Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

ALTERAÇÃO DE CALHA T8 para T5 - €€€€€

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: ALTERAÇÃO DE CALHA T8 para T5 - €€€€€   Seg 19 Mar 2012, 20:01Responder ao tópico

Boas
Tenho um aqua da aquapor, o pro90 (penso eu). O mesmo vem equipado com uma calha com 2 lampadas T8 de 25w, ora estas lampadas além de dificeis de arranjar, são caras (+/- 15€ cada), a semana passada fundiu-se uma e a outra está quase.
Fui aconselhado a aproveitar e mudar para T5, avendo 2 hipóteses:
1ª passar para lampadas T5 de 35w (ficava com o mesmo comprimento)
2ª passar para lampadas T5 de 24w (tinha que alterar a calha)
Em ambos os casos ficava com mais luz do que inicialmente, embora no 1º, a diferença fosse maior.
Mas... a troica anda aí, e isto tá dificil, até que ponto os balastros eletrónicos, que vinham com a calha, dão para as lampadas T5? Em caso afirmativo dão para as de 35w ou apenas para as de 24w.
É que mudar as lampadas e os "casquilhos" é uma coisa, mudar também os balastros, é outra. €€€€€

hugovcd

Membro Plus
Membro Plus

Gostos : 33

MensagemAssunto: Re: ALTERAÇÃO DE CALHA T8 para T5 - €€€€€   Seg 19 Mar 2012, 21:13Responder ao tópico

se poder coloque a referência dos balastros

putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: ALTERAÇÃO DE CALHA T8 para T5 - €€€€€   Seg 19 Mar 2012, 21:16Responder ao tópico

hugovcd escreveu:
se poder coloque a referência dos balastros

Boas
Para já não dá, a calha ainda tá a funcionar, vou vêr se amanhã a consigo desmontar.

hugovcd

Membro Plus
Membro Plus

MensagemAssunto: Re: ALTERAÇÃO DE CALHA T8 para T5 - €€€€€   Seg 19 Mar 2012, 21:19Responder ao tópico

mas em principio na melhor das hipoteses apenas vais conseguir colocar as t5 de 24wtt

João_Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Nick: j-santos
Gostos : 93

MensagemAssunto: Re: ALTERAÇÃO DE CALHA T8 para T5 - €€€€€   Ter 20 Mar 2012, 12:43Responder ao tópico

se forem balastros electronicos podes alterar para a t5 24w se forem ferromagneticos nao da para alterar.
mas para alterares para t5 24w nao estas a ter mais luz estas a ter a mesma luz que tinhas.

putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: ALTERAÇÃO DE CALHA T8 para T5 - €€€€€   Ter 20 Mar 2012, 14:06Responder ao tópico

j-santos escreveu:
se forem balastros electronicos podes alterar para a t5 24w se forem ferromagneticos nao da para alterar.
mas para alterares para t5 24w nao estas a ter mais luz estas a ter a mesma luz que tinhas.

Boas
A diferença será minima, pois a T5 de 24w, pouca luz dá a mais do que a T8 de 25w, a grande diferença está no preço das lampadas (T8=2xT5) e na grande dificuldade que há em arranjar lampadas T8 de 25w.

hugovcd

Membro Plus
Membro Plus

MensagemAssunto: Re: ALTERAÇÃO DE CALHA T8 para T5 - €€€€€   Ter 20 Mar 2012, 21:58Responder ao tópico

mas já sabe qual o balastro???

putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: ALTERAÇÃO DE CALHA T8 para T5 - €€€€€   Ter 20 Mar 2012, 22:39Responder ao tópico

Boas
Ainda não, problemas no trabalho e já cheguei muito tarde a casa, vou tentar desmontar ainda.

putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: ALTERAÇÃO DE CALHA T8 para T5 - €€€€€   Ter 20 Mar 2012, 23:47Responder ao tópico

Boas
Depois de bastante esforço, lá consegui abrir a calha (os parafusos estavam colados), como não percebo grande coisa de eléctricidade, decidi postar fotos do balastro, que como disse anteriormente, vinha com a calha, para 2 lampadas T8 de 25w.

Carlos Couceiro

Criador

Nome Real : Carlos Couceiro
Gostos : 79

MensagemAssunto: Re: ALTERAÇÃO DE CALHA T8 para T5 - €€€€€   Qua 21 Mar 2012, 00:36Responder ao tópico

vai ver as lampadas novamente, porque eu acho que o que tu tens nao sao lampadas de 25W, mas sim de 30 que medem cerca de 90cm, se realmente forem de 25W é normal que as lampadas nao aguentem muito porque o balastro esta preparado para 2x30W

diz-me uma coisa, qual é o comprimento da tua calha, ou melhor, qual é o espaço util que podes utilizar para lampadas?(c x l)

putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: ALTERAÇÃO DE CALHA T8 para T5 - €€€€€   Qua 21 Mar 2012, 09:51Responder ao tópico

Boas
Só agora vi a tua resposta e já não posso medir a calha, mas é assim: o aqua tem 90cm de comprimento e penso que 38cm de largura, a calha vem preparada para lampadas T8 de 25w (74cm).
Pensava alterar a calha, pois alterar a estrutura da tampa, dava para alterar a calha até aos 82cm por 25cm, mas depois de abrir a calha constatei que não é assim tão fácil de alterar, por isso neste momento, não sei se vou manter lampadas T8 de 25w, ou se passo para as T5 de 35w, neste caso bastava alterar as lampadas, os casquilhos e os balastros (estes se calhar espero mais um mês e altero-os nessa altura), é tudo uma questão de €€€.
Só mais uma coisa, eu não me queixei da duração das lampadas, visto que estas já têm 3 anos (+/- 8000h de uso).

João_Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Nick: j-santos
Gostos : 93

MensagemAssunto: Re: ALTERAÇÃO DE CALHA T8 para T5 - €€€€€   Qua 21 Mar 2012, 12:21Responder ao tópico

boas!
acho que a melhor coisa a fazeres é mesmo alterares para as t5 de 35
se acenderes as 2 lampadas ao mesmo tempo só precisas de um balastro e isso nao ultrapassa os 15€. e assim ficas bem servido

hugovcd

Membro Plus
Membro Plus

MensagemAssunto: Re: ALTERAÇÃO DE CALHA T8 para T5 - €€€€€   Qua 21 Mar 2012, 13:03Responder ao tópico

eu alterava para uma t5 e duas economizadoras assim já obtias uma solução barata

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: ALTERAÇÃO DE CALHA T8 para T5 - €€€€€   Responder ao tópico

ALTERAÇÃO DE CALHA T8 para T5 - €€€€€

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-