Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Pinhas de amieiro - o que fazer

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

putogiro

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Pinhas de amieiro - o que fazer   Qua 07 Mar 2012, 23:30Responder ao tópico

Boas
Recentemente dei com um local onde há pinhas de amieiro, apenas tem dois problemas, os ramos mais baixos das arvores foram podados, ou seja, nem com um escadote chego às pinhas, num outro local dá para chegar, mas além de estarem rodeadas de estradas, ainda estão junto à linha da CP, pelo que as pinhas têm uma camada de pó e outros.
Junto das 1ª árvores à muitas pinhas no chão, como é um parque de estacionamento, a maior parte delas estão esborrachadas.
1 - Estas pinhas darão para aproveitar?
2 - Qual a melhor altura para apanhar as pinhas?
3 - Como é que se sabe se já estão secas/prontas?
4 - As pinhas que estão sujas da poluição, há algum tratamento que se possa fazer, para ficarem boas para pôr nos aquas?
5 - Qual o tratamento que se deve dar às pinhas?
6 - Que quantidade de pinhas se pode/deve pôr num aqua de (por ex. 50l).
Obrigado

Carlos Couceiro

Criador

Nome Real : Carlos Couceiro
Gostos : 79

MensagemAssunto: Re: Pinhas de amieiro - o que fazer   Qua 07 Mar 2012, 23:34Responder ao tópico

boas

eu nao apanhava nem num lado nem noutro

deves panhar em zonas florestais ou em quintas sem pesticidas

para saberes as que estao protas a colher para os aquas, deves ver se estao bem castanhas e a abrir, e que se soltem com um puxao fraquinho

para um aqua de 50L 4 pinhas chegam por uns tempos, têm muitos taninos, mas perdem a força em pouco tempo

putogiro

MensagemAssunto: Re: Pinhas de amieiro - o que fazer   Qua 07 Mar 2012, 23:39Responder ao tópico

Boas
Eu apanhei algumas no parque de estacionamento, mas escolhio as que estavam inteiras e já abertas, embora ainda vá dar mais uma escolha.
Costumas fazer algum tratamento?
O meu objetivo é utilizá-las para baixar a dureza da água para auxiliar a reprodução de coridoras.

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Pinhas de amieiro - o que fazer   Qua 07 Mar 2012, 23:41Responder ao tópico

Boas Nuno

Como dizes que as pinhas estao sujas eu nao aproveitava essas.
A melhor altura para as apanhar é ai por Outubro que é quando elas começam a secar e depois pomo-las mais algum tempo a secar.
Eu antes de as por no aquario dou-lhes apenas uma passagem por agua.
Num aquario de 50 litros ponho 5/6 pinhas, quando algumas começam a ficar decompostas meto mais 2/3.

Se quiseres posso te levar umas dia 31.

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA
http://viviparos.org

AdminístradorPeixeFauna

putogiro

MensagemAssunto: Re: Pinhas de amieiro - o que fazer   Qui 08 Mar 2012, 00:10Responder ao tópico

Boas
É daquelas coisas que se agradecem, porque fazem sempre falta, no entanto vou tentar apanhar algumas.
As do parque de estacionamento estão boas, porque os carros circulam devagar e não há quase transito, das que apanhei, metade devem ser para o lixo, as que ainda estão nas árvores parecem estar todas boas, mas não vou levar uma escada para as apanhar e os ramos mais baixos estão a pelo menos 3 metros de altura.
As outras que dá para apanhar na boa, estão cobertas por uma espécie de pó branco, e ainda tão completamente verdes, é uma zona de muito transito e não penso que estejam em condições (por isso não apanhei nenhuma).

Carlos Couceiro

Criador

MensagemAssunto: Re: Pinhas de amieiro - o que fazer   Qui 08 Mar 2012, 01:11Responder ao tópico

nuno, manda-se a tua morada por MP

Joao_Costa

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : João Costa
Gostos : 40

MensagemAssunto: Re: Pinhas de amieiro - o que fazer   Qui 08 Mar 2012, 10:52Responder ao tópico

Boas,

Ola Nuno. Eu concordo com o que o pessoal disse.
Tb tenho pinhas de amieiro perto de mim, mas sendo zona residencial com carros opto por não apanhar.

As pinhas são verdes no seu estado inicial, apanha só mesmo as castanhas secas, abertas e duras. Sem vestigios de resina. Elas deitam um liquido na secagem. Não te sei dizer época ideal para a apanha, depende de vários factores onde a árvore esteja.
Eu ja apanhei verdes e deixei secar, ficam mais pequenas no processo de secagem artesanal que natural.

Ha um estudo de um biólogo que com pinhas que conseguiu baixar em mto o ph do seu aquário usam só as pinhas. Dai para 50 lts indicarem 5 a 6 pinhas apenas para que não haja uma grande variação do ph.

Abraço

João

Carlos Couceiro

Criador

MensagemAssunto: Re: Pinhas de amieiro - o que fazer   Qui 08 Mar 2012, 16:20Responder ao tópico

Nuno, amanha deves ter pinhas em tua casa para o projecto das corys

boa sorte

putogiro

MensagemAssunto: Re: Pinhas de amieiro - o que fazer   Qui 08 Mar 2012, 16:30Responder ao tópico

Boas
Obrigado

putogiro

MensagemAssunto: Re: Pinhas de amieiro - o que fazer   Sex 09 Mar 2012, 14:57Responder ao tópico

Carlos Couceiro escreveu:
Nuno, amanha deves ter pinhas em tua casa para o projecto das corys

boa sorte

Boas
Já chegaram, e ainda bem, porque quer-me parecer que o que eu tinha não era o que pensava, pois para além de ainda estarem verdes, a unica semelhança parece ser o tamanho e a forma exterior, as "folhas" da pinha são totalmente diferentes, as que eu tenho parecem quase uma colmeia de abelhas.
Tenho que descobrir o que isto é, vou guardá-las para as levar para o almoço, e alguém deve saber dizer do que se trata.
Tive a vêr na net e como é lógico, não é amieiro, as "pinhas" até são parecidas, agora a árvore não tem nada a vêr, onde apanhei as "pinhas", as árvores têm folhas semelhantes às dos pinheiros, só que mais finas e mais macias.
Alguém sabe o que é?

Carlos Couceiro

Criador

MensagemAssunto: Re: Pinhas de amieiro - o que fazer   Sex 09 Mar 2012, 15:18Responder ao tópico

pela forma como descreves as pinhas e as folhas da arvore, devem ser cedros

putogiro

MensagemAssunto: Re: Pinhas de amieiro - o que fazer   Sex 09 Mar 2012, 17:05Responder ao tópico

Boas
Não me parece que seja, cedros conheço eu desde puto e são diferentes, as "pinhas", seriam maiores, e são do mesmo tamanho das de amieiro.
deixa tar não te preocupes eu heide descobrir.

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

Nome Real : Nick : Domm
Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: Pinhas de amieiro - o que fazer   Sab 21 Jul 2012, 18:39Responder ao tópico

Boas.

Nuno, desculpa estar a usar o teu topico mas tenho umas questoes sobre as pinhas de amieiro que gostava de colocar.

O aqua onde vou colocar os meus reds esta com um pH de 7,5 , kH de 5 e gH de 10. Se em relaçao às durezas as coisas parecem-me, ja o pH parece estar um pouco alto. Aconselham-me a usar as ditas pinhas para baixar o pH? Sera que nao vai baixar de mais as durezas? E a cor da agua, nao fica muito escura?

Obrigado pela ajuda!

Abraço

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Pinhas de amieiro - o que fazer   Sab 21 Jul 2012, 21:25Responder ao tópico

Boas

Convinha saber os litros do aquario para vermos +/- a quantidade de pinhas a meter.

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA

AdminístradorPeixeFauna

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

Nome Real : Nick : Domm
Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: Pinhas de amieiro - o que fazer   Dom 22 Jul 2012, 01:04Responder ao tópico

Boas Fernando.

É um aquário de 54L brutos (60x30x30). Agradeço que, além do numero de pinhas necessárias, me possas esclarecer as outras dúvidas!

Abraço

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Pinhas de amieiro - o que fazer   Dom 22 Jul 2012, 10:24Responder ao tópico

Boas

Eu metia umas 6 pinhas e depois esperava um pouco para ver como ficam os parametros.
As pinhas vao escurecer um pouco a agua, lava-as primeiro antes de meter no aquario.

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA

AdminístradorPeixeFauna

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Pinhas de amieiro - o que fazer   Hoje à(s) 00:09Responder ao tópico

Pinhas de amieiro - o que fazer

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Dúvidas e Perguntas-