Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Substrato para amazonico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

simoes7

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Substrato para amazonico   Seg 05 Mar 2012, 19:50Responder ao tópico

Boas Pessoal

Venho expor a minha duvida a respeito de substratos para amazonico. Como alguns sabem eu estou a construir um biotopo do rio negro e neste momento a minha maior duvida é mesmo a respeito do substrato.

O substrato do aquario vai ser composto por 3 camadas, uma camada fertil (Humos) e duas camadas não "inertes" e são nestas camadas que eu tenho mais duvidas uma vez que quero ser o mais rigoroso possivel ao habitat.

Tinha pensado em colocar areia de filtro de piscina, areia de silica ou areia de rio, esta zona não vai levar plantas nenhumas, vai ser um espaço amplo para os peixes passearem e onde vai levar uma camada de folhas de carvalho e amendoeira.

Para a outra zona onde levará as plantas eu pretendo um substrato mais escuro e poroso, onde as plantas de consigam enraizar bem e que tenham boa circulação de agua nas raizes, para isso tinha pensado ou em Akadama shohin, Ada Amazonia ou jbl manado, agora preciso das vossas opiniões e ideias, porque quero andar com isto para a frente pois estou ansioso por montar este aquario. Smile

Os possiveis layouts são os seguntes:

Opção 1

Opção 2

Opção 3

Opção 4

Agradeço toda a ajuda que me possam dar e deêm uma opinião acerca dos layouts. Smile

putogiro

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Substrato para amazonico   Seg 05 Mar 2012, 21:25Responder ao tópico

Boas
Dizes que queres criar um biotopo, do rio negro. Não sei qual é o ph tipico desse rio, mas penso que não deve ser superior a 6, qual é o ph que tens em casa?
O valor do ph é muito importante neste caso. Por ex. o substrato da ADA faz baixar o PH, penso que o amazonico não é o que baixa mais o ph, penso que há um outro que ainda faz baixar mais. tens que pensar nisso para decidires depois o que vais por.
Imagina que tens o PH a 7,5, no rio negro o PH é de 6 (???), vais estar a pôr quimicos, osmose?
Neste caso seria melhor escolheres um substrato que te ajudasse a baixar o PH.
Boa sorte

simoes7

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Substrato para amazonico   Seg 05 Mar 2012, 22:25Responder ao tópico

Boas

As características da agua neste biotopo é a seguinte:

PH - 6.2 - 6.5
DH - 2 - 5
Temp. - 25º

A agua aqui em minha casa sai a 7, mas vou utilizar agua de garrafão com ph 6.5 dh 3.

putogiro

MensagemAssunto: Re: Substrato para amazonico   Seg 05 Mar 2012, 23:46Responder ao tópico

Boas
Então aconselho-te a informares-te bem, porque penso que o ideal seria o amazonia da ADA, isto porque eu posso tar enganado, mas penso que este substrato vai baixar o teu ph de 7 para 6, o que ia fazer com que não necessitasses de utilizar água engarrafada, e não estou a falar do preço, se optares por isso, vais ver o trabalho que passas a ter, mas... tu é que sabes.
Eu aconselho o ADA amazonia, para além de tudo fica com uma cor quase preta (podes vêr no meu tópico, depois das algas).

ALVELOS RAMIRO

Membro
Membro

Nome Real : Ramiro
Gostos : 61

MensagemAssunto: Re: Substrato para amazonico   Ter 06 Mar 2012, 12:28Responder ao tópico

Eu aqui perguntaria em primeiro que orçamento tens tu para essa projecto????
Estou confuso,substractos da ADA custa os olhos da cara e tu falas em ADA e areia de piscina!!!!!!!!
Nao entendo,ou tens meios e compras tudo 5 estrelas ou entao fazes tu de A a Z e também fica bom,na net à receitas de substactos que para fazeres puxar echinodorus servem perfeitamente.Outra coisa,se a memoria nao me falha um biotipo de àgua negra nao tem vegetaçao,tem apenas raizes e muitas folhas no chao porque a àgua escura cor de chà nao deixa passar luz suficiente para as plantas.
Neste caso tu tens montes de Echinos que querem uma iluminaçao muito forte, ou tu tens que compensar com uma iluminaçao mesmo muito forte ou entao tens que pôr àgua limpida e reveres a fauna que queres.

simoes7

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Substrato para amazonico   Ter 06 Mar 2012, 17:34Responder ao tópico

Boas Lusitano

Eu criei este topico para pedir opiniões, se eu já soubesse o que iria colocar não tinha criado este topico.

Quero opiniões sobre o melhor substrato a colocar para o amazonico, o que queria mesmo era akadama, mas está dificil de encontrar, por isso quero saber o que acham que podia colocar.

Em relação ao biotopo, tens razao, mas o rio negro é muito grande e por exemplo o que quero fazer é deste aqui, Blackwater creek que tem bastantes plantas.

Thiago Cardoso

Membro
Membro

Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: Substrato para amazonico   Ter 06 Mar 2012, 17:50Responder ao tópico

Bom tenho um biótopo do Orinoco alto rio negro - http://www.peixefauna.com/t9812-biotopo-delta-do-orinoco-e-alto-do-rio-negro ...e a temperatura achei um pouco abaixo do normal da região...essa temperatura é normal ao anoitecer ou em tempos chuvosos

Em relação a flora, algumas não fazem parte do biótopo...se me passar a região certa posso te passar tudo que vai precisar para o biótopo...

Me relação ao substrato uso o da Azoo, mais ADA ou Mbreda são ótimos

simoes7

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Substrato para amazonico   Qua 07 Mar 2012, 19:35Responder ao tópico

Boas Toreto

Pois em relação a tmp tens razão, foi um erro meu, enganei-me a colocar a temperatura. lol é mais os 27/28º.

Pois a flora eu sei que nem toda faz parte da região, por exemplo as lotus são africanas, as ozelot fazem parte doutra zona do amazonas, etc, mas como são plantas que gosto e se encaixam bem neste biotopo decidi colocar.

cumps e obrigado

Thiago Cardoso

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Substrato para amazonico   Qua 07 Mar 2012, 19:48Responder ao tópico

Opa...importante é que você goste o resto agente da um jeito...rs...Abraço

ALVELOS RAMIRO

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Substrato para amazonico   Qui 08 Mar 2012, 17:01Responder ao tópico

quantos litros tem o teu aquario???????
que orçamento tens tu?????
que peixes vais là tu meter????
qual a tua iluminaçao????
quais os teus parametros de àgua????

simoes7

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Substrato para amazonico   Qui 08 Mar 2012, 18:56Responder ao tópico

Isso está tudo num outro topico lusitano, biotopo amazonico - Rio Negro

ALVELOS RAMIRO

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Substrato para amazonico   Sex 09 Mar 2012, 17:45Responder ao tópico

Entao este para que é?????!!!!!!!!!!

simoes7

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Substrato para amazonico   Sab 10 Mar 2012, 00:22Responder ao tópico

Lê o titulo que percebes, acho que não é assim tão complicado. Tens estado a responder ao quê afinal? nem sequer sabes do que se trata?

Um fala do aquario que estou a montar, outro estou a pedir ajuda numa duvida, já entendes-te?

Thiago Cardoso

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Substrato para amazonico   Sab 10 Mar 2012, 04:22Responder ao tópico

Amigos, vamos manter a calma que tudo se resolve

putogiro

MensagemAssunto: Re: Substrato para amazonico   Sab 10 Mar 2012, 08:35Responder ao tópico

simoes7 escreveu:
Isso está tudo num outro topico lusitano, biotopo amazonico - Rio Negro

simoes7 escreveu:
Lê o titulo que percebes, acho que não é assim tão complicado. Tens estado a responder ao quê afinal? nem sequer sabes do que se trata?

Um fala do aquario que estou a montar, outro estou a pedir ajuda numa duvida, já entendes-te?

Boas
Tens que ter calma, porque para se poder dar-te um conselho sobre o substrato todos os valores pedidos são para ter em conta.
Há substrato que influência a côr da água, logo o modo como a luz chega ao fundo, há outros que alteram o ph, logo devemos saber o que tens e com que ph queres ficar no fim.
Para te aconselhar-mos, não é chegar e mandar para o ar, "põe areão porque eu gosto", é indicar um substrato e dizer o porquê dessa opção ser válida.

simoes7

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Substrato para amazonico   Sab 10 Mar 2012, 18:18Responder ao tópico

Pessoal eu não disse nada de mal, apenas achei um pouco ridículo a pergunta de para que era este topico, se tivesse lido desde o inicio era facil de perceber, acho eu.

Nuno, está tudo dito neste topico, basta procurar, cor da agua, se é do rio negro logo não vai ter agua transparente, mas sim com um ligeiro tom de chã, os valores de ph, dureza e temp, já foram referenciados uns post acima. PH - 6.2 - 6.5 DH - 2 - 5 Temp. - 27/28º.

Pois exactamente para me aconselharem têm que ter conhecimento de algumas coisas, mas tudo o que é necessário para a minha duvida está presente neste topico, agora não vou estar a responder a perguntas acerca da litragem do aquario, dos peixes e da iluminação neste topico, não é relevante, eu apenas gostava de umas opiniões do que poderá ficar melhor, disseram-me que será complicado manter as echinodorus em areia com o substrato fertil por baixo, daí ter decidido colocar algo sem ser a areia para que as consiga desenvolver. Logo queria opiniões.

cumps e obrigado

Thiago Cardoso

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Substrato para amazonico   Sab 10 Mar 2012, 19:36Responder ao tópico

Cascalho de rio seria uma boa para que as echinodorus cresçam, eu mesmo usa arei bem fina e minhas echinodorus estão se evoluindo...graças ao Co2 , e tamém fertilizantes liquindos e também com a ajuda de uma boa iluminação...

ALVELOS RAMIRO

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Substrato para amazonico   Sab 10 Mar 2012, 22:12Responder ao tópico

Simoes,eu nem me tinha apercebido que o outro topico era teu também!!!!!
Venho aqui para passar o tempo e para lêr e escrever em portugués porque vivo no estrangeiro.Ao mesmo tempo troco ideias com o pessoal.
Agora é assim se o pessoal (EU) te peço o maximo de informaçoes é para te dar as dicas o melhor possivel e tendo em conta que nao gastes muitos $$$$$$$$$$$$$$$.
Ainda nao percebi porque é que é preciso 2 topicos para o mesmo aquario mas ok,se eu fizesse como tu teria que abrir 10 topicos,porque tenho 5 aquarios e tenho 5 substactos!!!!!!
Para o teu substracto sinseramente nao vale a pena matares a cabeça,seja rio negro ou àguas brancas o principio é o mesmo a unica diferença para fazer puxar as plantas é a penetraçao da iluminaçao porque em àgua cor de chà a luz penetra menos.
Aqui fica um esquema para TODO o tipo de plantas.

No vidro do aquario colocas uma camada de lã filtrante,nessa camada fazes uns furitos para as ventosas do cabo de aquecimento-Dennerle Eco-Line ThermoTronic ,dessa maneira o cabo aqueçe menos o vidro e tem sempre uma camada de àgua na lã que aquece e sobe para as raizes das plantas.
Por cima do cabo colocas Deponit Mix Dennerle Professionnal ou JBL Aquabasis
e depois vais a uma loja de materias e compras um rolo de rede em pvc daquelas contra os mosquitos.Cortas à medida do aquario e pousas em cima do substracto e areia JBL MANADO por cima da dita rede que tem malha ligeiramente pequena pois é contra os mosquitos.As plantas passam as raizes nos buracos da rede até ao substracto e quando as arrancares se quizeres mudar alguma coisa nao vem o substracto ao de cima e nao se mistura com a areia.
Com esta configuraçao podes plantar qualquer tipo de planta dificil,é tudo uma questao de $$$$$$$$$$$.
Para os parametros de àgua compras um filtro de osmose e jà preparas a àgua para os valores que queres,fazes uma busca e tens um topico meu a responder como se faz isso.

simoes7

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Substrato para amazonico   Dom 11 Mar 2012, 01:16Responder ao tópico

Toreto as tuas echinodorus desenvolvem-se bem na areia? as minhas tenellus que tenho num outro aquario estão a ter dificuldades em lançar runners, mas as restantes estão bastante bem.

Lusitano eu criei este topico simplesmente para tirar as minhas duvidas, e para que outras pessoas que as tenham as possam tirar tambem, foi simplesmente por isso percebes? O outro foi para o aquario em si, quando estiver montado.

Queria opiniões, pessoas que percebam mais que eu, que tenham projectos parecidos, etc.

A tua ideia é boa, mas não gosto de usar aquecedores de fundo, depois o meu substrato fertil será humos, pois é das melhores coisas que aí andam e a um optimo preço, a minha unica duvida era no substrato principal, pois não sabia se colocaria, akadama, jbl manado ou ada amazonico.

Thiago Cardoso

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Substrato para amazonico   Dom 11 Mar 2012, 01:48Responder ao tópico

simoes7 escreveu:
Toreto as tuas echinodorus desenvolvem-se bem na areia? as minhas tenellus que tenho num outro aquario estão a ter dificuldades em lançar runners, mas as restantes estão bastante bem.

Isso mesmo, tanto as echinodorus ozelot, red diamond, e a tenellus estão que estão bonitas...tenta usas fertilizantes liquido sempre após as TPA´s

simoes7

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Substrato para amazonico   Dom 11 Mar 2012, 02:02Responder ao tópico

Eu faço fertilização liquida após as tpas

Carlos Couceiro

Criador

Nome Real : Carlos Couceiro
Gostos : 79

MensagemAssunto: Re: Substrato para amazonico   Dom 11 Mar 2012, 03:11Responder ao tópico

eu sou sincero, ou queres um plantado ou queres um biotopo

ao quereres este biotopo em particular acho que deves ir pelos pontos chave e so depois ir para o resto

pontos chave a meu ver

troncos, logo água escura
folhas
areia

depois de determinares estes pontos como preoridade, vamos ver como meter plantas.
como a água se torna mais escura, a penetraçao é dificultada, mas as echinodorus sao plantas altas, pelo que nao haverá grandes problemas

quanto a substrato para puxar pelas plantas, ja tive varias especies de echinodorus na configuraçao de humus+granulado NPK+laterita em pó com areia de rio em cima. posso dizer que as plantas desenvolveram tanto que sairam fora de água apenas nao mandavam muitos runners. podes fazer como o amigo lusitano disse em relação á rede a separar a parte fertil da inerte, fica pratico

simoes7

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Substrato para amazonico   Dom 11 Mar 2012, 03:49Responder ao tópico

Boas carlos

A minha ideia é mesmo essa, em primeiro o biotopo, em que só falta mesmo a escolha do substrato principal, mas se me dizem que com a areia dá para as echinodorus, então está tudo decidido.

A escolha das echinodorus foi mesmo por isso , por serem plantas altas que iram buscar a luz ao exterior, tal como a lotus, a mais complicada talvez a tenellus, mas isso logo se vê.

a rede vai ser colocada, essa já é pratica actual nos meus aquarios. Smile

putogiro

MensagemAssunto: Re: Substrato para amazonico   Dom 11 Mar 2012, 09:23Responder ao tópico

Boas
Como é que só agora soube dessa situação da rede, devia ter sabido mais cedo que bem jeito me dava, entre outras coisas, se um dia quisesse substituir o sreão por outro substrato, podia aproveirar o substrato fértil, sempre sou cá um nabo.

lol! lol! lol!

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Substrato para amazonico   Responder ao tópico

Substrato para amazonico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Plantas :: Substratos e fertilização-