Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Aquario Plantado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Tomás Melo

Membro
Membro

Nome Real : Tomás Melo
Gostos : 16

MensagemAssunto: Aquario Plantado   Dom 04 Mar 2012, 19:47Responder ao tópico

Viva,

Após umas voltinhas na secção de fotos e videos atacou-me o bichinho dos plantados!
Tenho mantido alguns aquarios com plantas apenas para reprodução mas com o passar dos tempos as mesmas coitadas vão a vida!
Tenho para ali um aquario de 100x40x40 desativado e esta~va a pensar fazer um aquario plantado para por na sala!!
O Pior vai ser convençer a Maria a deixar

Começando pelo basico:

Qual o substrato fertil que me aconselham???
Tenho visto alguns usar humus de minhoca, outros da elos outros da ADA.
Pessoalmente não sou muito fã das marcas mas se neste caso for necessario que seja

simoes7

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Aquario Plantado   Dom 04 Mar 2012, 20:46Responder ao tópico

Boas

Olha tudo depende dos € que estejas disposto a gastar, os substratos férteis da ada e da elos, são muito bons, são substratos produzidos unicamente para plantas aquáticas, já o humos é um substrato orgânico que foi adaptado ao uso em aquários plantados, mas falando dos preços de cada um para te dar uma ideia.

Power Sand M 2Lt - + ou - 25€

Elos Botton Mineral 5 Lt - + ou - 28€

Humos 100% Natural 10 Lt - + ou - 2€

Percebes a diferença nestes casos? No meu ver não compensa tar a gastar tanto dinheiro numa coisa de existem alternativas bem mais baratas e que fazem bem o trabalho, mas fica ao critério de cada um.

Tomás Melo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquario Plantado   Dom 04 Mar 2012, 22:25Responder ao tópico

Viva,

Tenho alguma (pouca) experiençia com o humus e com o passar do tempo deixa passar demasiados nutrientes para a coluna de agua, logo um BOOM de algas!!!
Mas tambem quando o experimentei tava na fase dos Discus (papas caseira, temp de 29/30ºC)!
Por isso a minha duvida!!
De momento estava a pensar em fazer um montagem para Viviparos (que pancadão lol! ) logo tenho esses 2 elementos mais controlados!!
Alguem tem alguma experiençia com esses 2 subtratos (Elos/ADA)???

Hugo Saldanha

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Aquario Plantado   Dom 04 Mar 2012, 23:13Responder ao tópico

Boas,

A nível de substrato fértil recomendo o JBL Aquabasics Plus, é muito porreiro e tem uma excelente relação qualidade/preço. É o que uso em todas as montagens e não tenho razão de queixa. De salientar que eu não mantenho plantas muitos exigentes a nível de nutrientes, e que também faço uma fertilização liquida.

Fico muito contente por começares a ter vontade de montar um aquário plantado Wink
Pesquisa o mais que consigas pois é um novo mundo que terás pela frente Very Happy

Do que precisares já sabes...

Abraço

Tomás Melo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquario Plantado   Dom 04 Mar 2012, 23:15Responder ao tópico

Viva,

Hugo, por acaso já me tinha debruçado sobre esses produtos da JBL!
Estava a pensar em aquabasic (fertil) e Manado (inerte) que achas???

Hugo Saldanha

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Aquario Plantado   Dom 04 Mar 2012, 23:20Responder ao tópico

Boas,

Aquabasic, recomendo vivamente Wink
Quanto ao Manado, pessoalmente não gosto muito da sua cor, mas isso é mesmo paranóia minha.

Se tiveres possibilidade de apostar num substrato "inerte", aconselho a gama da Aquatic Nature onde tens várias cores e granulometrias à escolha. Muito fixe mesmo. Eu comprei a 30€ cada saco de 5 kg. Não posso dizer que seja barato, mas estou muito satisfeito com os resultados.
Vê aqui o meu aquário onde utilizo o Aquatic Nature:
http://www.peixefauna.com/t8297-ninho-de-agua-60-litros

Agora tudo depende do orçamento que dispões.

A Akadama também pode ser uma boa solução, mas eu nunca experimentei.

O truque para o substrato inerte é que tenha alguma porosidade que ajude a fixar as raízes das plantas. Não pode ser muito grosso (para não deixar escapar os nutrientes para a coluna de água) nem demasiado fino (para não compactar em demasia). O ideal é cerca de 2-4 mm de granulometria (mas isso já deves saber não é?).

Abraço

Última edição por Hugo Saldanha em Dom 04 Mar 2012, 23:24, editado 1 vez(es) (Razão : Adição de link)

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Aquario Plantado   Responder ao tópico

Aquario Plantado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Dúvidas e Perguntas-