Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Apresentação do meu 1º Aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

Chojin

Membro
Membro

Nome Real : João Encarnação
Gostos : 0

MensagemAssunto: Apresentação do meu 1º Aquário   Qui 23 Fev 2012, 23:42Responder ao tópico

Boas, venho aqui deixar aquilo que eu posso chamar de meu 1º aquário, pois a minha única experiência durou 1 mês e foi num aquário de 25L com peixes de água fria e sem plantas. O resultado, escusado será dizer, foi desastroso. Agora ao fim de muita pesquisa e num aquário de configurações totalmente diferentes espero que os resultados sejam muito melhores.

Equipamento:

Aquário Aquatlantis Elegance 120x40x60 - Iluminção T5 2x54W
Filtro RENA XP4
Bomba de Ar SERA R550 Plus
Termostato 300W Tecatlantis

Hardscape:

Tronco ramificado médio
2 Troncos Mopani pequenos
1 Gruta de Xisto (DiY)
2 Pedras de Xisto

Fauna:

3 Corydoras Sterbai
5 Corydoras Bronze
1 Casal de Colisas Azuis

A adquirir em breve:

1 Ancistrus
5 Otocinclus
15 Tetra Neon
6 ou 8 Escalares

Flora:

Vesicularia dubyana x 1
Fissidens Fontanus x2
Microsorum Pteropus Windelov x2 (deu para 6 locais)
Sagittaria Subulata x 3 (deu para 6 locais)
Anubias Barteri x3
Anubias Nana x1
Anubias Giletii x2
Ceratopteris thalictroides x1
Cabomba caroliniana x1
Bacopa Australis x2

Montagem:

- JBL Aquabasis Plus 10L

- JBL Manado 25L

Progresso:

1º e 2º dia - As fotos que tenho estão um pouco desfocadas =/ Não realizei testes.

3º dia - Testes - PH: 7.0 Amónia: 0.50mg/l NO3: 25mg/L NO2: 0mg/l Não tenho fotos

Seguiu-se a introdução da caverna de Xisto (DiY) como também de 3 ampulárias, pois um dos troncos estava coberto de algo que me pareceu serem algas (camada esbranquiçada e viscosa)

4º dia - Testes - PH: 7.0 Amónia: 0.25mg/l NO3: 10mg/L NO2: 0mg/l

Aparentemente as ampulárias fizeram o trabalho delas, pois a camada esbranquiçada do tronco praticamente que desapareceu. Decidi também introduzir os peixes (3 corydoras sterbai, 5 corydoras bronze, 1 casal de colisas), porque os parâmetros do aquário hospital apresentavam-se estranhamente muito piores (amónia a 1.0 e NO3 a 50mg/l).

Perfil:

Outras:

micael

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Micael Afonso

MensagemAssunto: Re: Apresentação do meu 1º Aquário   Qui 23 Fev 2012, 23:46Responder ao tópico

Os meus parabéns João!

putogiro

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Apresentação do meu 1º Aquário   Qui 23 Fev 2012, 23:54Responder ao tópico

Boas
Tá fixe, agora é deixar as plantas desenvolverem, e ver no que dá.
Penso que com um fundo preto ficava melhor.
Só tenho uma dúvida, o tronco maior é mesmo para ficar ao de cima, ou é para posteriormente ser colocado no substrato?

Chojin

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Apresentação do meu 1º Aquário   Qui 23 Fev 2012, 23:58Responder ao tópico

O tronco maior foi colocado assim porque simplesmente ainda nao foi abaixo, mas o mais certo é eu prende-lo por cima para ficar assim, porque liberta-me espaço e até gosto do efeito.

Ricardo Leite

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Ricardo Leite
Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: Apresentação do meu 1º Aquário   Sex 24 Fev 2012, 00:02Responder ao tópico

sinceramente tb gosto desse tronco .
é esperar para ver como cresce essa horta .

Chojin

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Apresentação do meu 1º Aquário   Sex 24 Fev 2012, 00:19Responder ao tópico

Ricardo Leite escreveu:
sinceramente tb gosto desse tronco .
é esperar para ver como cresce essa horta .

Só não sei é como o prender... Linha normal apodrece, fio de nylon parte ao fim de algum tempo devido à iluminação, só se fôr com corda marítima ou de fibra.

Jorge.A.

Membro
Membro

Nome Real : Jorge

MensagemAssunto: Re: Apresentação do meu 1º Aquário   Sex 24 Fev 2012, 13:15Responder ao tópico

A montagem está agradável, no entanto vou fazer uns reparos que surgiram assim rapidamente:
1- Eu tirava esse jarro dentro do aquário porque, na minha humilde opinião, fica horrível em qualquer aquário com plantas. Jarros, castelos, moinhos... a meu ver dão um aspecto muito artificial ao aquário e com isto estraga a beleza dele.

2- Ha algum motivo par teres essa bomba de ar a funcionar? Já pensaste em injetar co2? Com isto consegues ajudar a flora a desenvolver e também a evitar algumas algas, algas estas que com o substrato que tens juntando á pouca flora tenderão a atacar em força.

3- Para plano de fertilização já tens algo estipulado?

4- Reparei que tens a Bacopa Australis aí no aqua, tens mesmo a certeza que é essa planta?
Se sim e se estiveres interessado em vender um pé dela entra em contacto comigo... Wink

De resto nesta fase inicial vou sugerir que faças tpa's muito regulares ( pelo menos dia sim dia não de 50% ) durante a primeira semana. A iluminação deve estar ligada 6/7 horas diárias nos primeiros dias (para evitar o surto de algas ) e daqui a uma semana passa para as 8h diárias . Aconselho que metas co2 nisso e a bom ritmo se te for possível (ao inicio de forma moderada para não teres baixas na fauna.

Estás de parabéns e boa sorte! Wink

Cumprimentos

Chojin

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Apresentação do meu 1º Aquário   Sex 24 Fev 2012, 22:18Responder ao tópico

Boas. Desde já agradeço os comentários.

Respondendo às questões do Jorge.A. :

1 - Eu de facto queria mesmo fugir ao artificial, mas este jarro foi comprado por forma a dar um bom espaço de esconderijo a peixes como as colisas, claro que posso perfeitamente fazer mais grutas com xisto (tenho cerca de 30Kg de xisto no quintal), mas o jarro tirando a base que é um pouco colorida, visto ao vivo até nem parece muito artificial, contudo é um ponto que poderei rever em breve.

2 - Comprei esta bomba devido a falarem muito bem da mesma, aliás, os comentários que vi eram correspondentes à R275 (2 saídas apenas), e como queria fazer 4 cortinas com as pedras optei por esta porque a diferença de preço era muito pouco significativa.
Quanto ao CO2, realmente a minha ideia original era mais tarde comprar o sistema completo de CO2, até porque tinha ideias de adicionar plantas como a Ludwigia repens ´Rubin´, Proserpinaca Palustris e Blyxa Japónica, o problema é que adquiri as ampulárias, que devo dizer, têm feito um trabalho excelente a nível de limpeza. Como pelo que me foi explicado, a casca das ampulárias é composta de calcário e o CO2 corroi o mesmo, elas acabariam por morrer.
Em relação à flora, será assim tão pouca? É que a cabomba e a samambaia têm um crescimento extremamente rápido, mais a bacopa que é rápida também (mas não tenho notado tanto), já para não falar na Microsorum Pteropus Windelov que apesar de eu a ter comprado como sendo planta de crescimento lento a médio, tem crescido de forma muito surpreendente.
Sei que o número de plantas poderia ser superior, mas este investimento já ultrapassou o dinheiro que tinha destinado para ele em pelo menos 2 centenas de euros, pelo que para já é complicado. Relativamente às algas, espero realmente que a equipa de limpeza (3 ampulárias, 8 corys, 5 otos e 1 ancistrus) consigam dar conta delas.

3 - Ainda não tenho nada estipulado nem estruturado. Tenho apenas o Plant Gro da Nutrafin (não sei se é grande coisa) comprado, mas por acaso não tencionava usá-lo tão cedo, pelo que se me puderes ajudar nisto agradecia imenso.

4 - Esta planta foi-me de facto vendida como Bacopa Australis e pelo que vi na net, corresponde, depois coloco uma foto mais próxima para nos certificarmos. Em relação a arranjar-te um pé da mesma, não deve ser muito fácil porque eu moro em Castro Verde (baixo alentejo), pelo que ir até ao Porto...

No que diz respeito às TPAs não contava ter necessidade de as fazer tão frequentemente na 1ª semana, no entanto, já fiz 2 pseudo-TPAs (apenas 10%), que não estavam agendadas e por outras razões. Quanto à iluminação pelos vistos tenho feito asneira, porque pensei que fossem 12H diárias e tem estado assim desde o 1º dia. Vou corrigir esta questão ainda hoje.

De acrescento digo que tive de facto um problemita após o 2º dia de montagem, tendo aparecido num dos troncos mopani, uma camada viscosa e branca sobre grande parte do mesmo. Probleminha este que foi aniquilado durante a 1a noite em que as ampulárias estiveram no aqua. Outro problema que tenho e este mais penoso é a Colisa macho encontrar-se com a barbatana traseira toda roída, possivelmente fungo, pelo que já se encontra de quarentena no aquário hospital e a ser tratado com eSHa2000. Espero que melhor em breve.

Mais uma vez obrigado.

Jorge.A.

Membro
Membro

Nome Real : Jorge

MensagemAssunto: Re: Apresentação do meu 1º Aquário   Sab 25 Fev 2012, 03:20Responder ao tópico

Ola,
O numero de plantas que tens no aqua parece-me ser ainda pouco o que me parece que se não tiveres cuidado vais ter problemas com algas.
A falta de injeção de co2 vai ajudar a elas aparecer, devias ter este aspeto em atenção.
12 horas diarias de fotoperiodo é muito, faz como disse em cima e vais ver que chega bem e ainda poupas na fatura da EDP! Wink
Quanto à planta, e se assim quiseres podes enviar por correio verde para a minha morada.
Posso pagar ou posso-te oferecer algumas plantas que tenho em sobra das podas, é so pedires.
As TPA's são muito importantes na primeira semana, aconselho a fazeres como te disse.
Sobre os fertilizantes eu uso os da Elos, mas tens outras opções bem mais baratas e que resultam muito bem.
Boa sorte.

Cumprimentos

Chojin

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Apresentação do meu 1º Aquário   Qui 01 Mar 2012, 22:58Responder ao tópico

Actualização do AQUA - Fotos do Dia 01 Março

Esta Saggitaria é provavelmente a planta que mais me está a fascinar

As gilletii tenho impressão que já cresceram bastante

Bacopa Australis já com poda feita e uma parte da nova Egeria Densa (Elódea)

Cabomba já com poda feita

Plantas Novas:

Egeria Densa
Vallisneria Gigantea

Peixes Novos:

1 Ancistrus (não consegui tirar foto)
11 Neons Cardinal

Hardscape:

Poster de fundo 3D

Actualizações para breve (quando houver dinheiro):

10 Eleocharis Parvula
3 ou 4 Platys
1 Betta Splendens
6 Escalares
6 Camarões
Sistema de CO2

Remoção da bomba de ar e pedras difusoras (que desperdicio de dinheiro...)
Remoção da enfusa para substituir por mais 1 ou 2 cavernas de xisto e mais algumas pedras dispersas

Última edição por Chojin em Sex 02 Mar 2012, 20:06, editado 1 vez(es)

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: Apresentação do meu 1º Aquário   Qui 01 Mar 2012, 23:06Responder ao tópico

Parece estar a tomar forma, mas essa talha, tentava cubri-la o máximo possível, tens espaço vazio a mais à frente, mas já vi que tens planos para colmatar isso no futuro.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

Chojin

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Apresentação do meu 1º Aquário   Qui 01 Mar 2012, 23:23Responder ao tópico

Sim, sem dúvida que a parte da frente está muito despida... A minha ideia é cobrir uma parte do meio com terraços em xisto e à frente iniciar uma carpete com a Eleocharis Parvula. Os musgos também poderão ser uma alternativa. Ou então passar o tronco que tenho em cima para baixo.

Outras plantas que estou a equacionar para a frente sao; CRYPTOCORYNE BECKETTII e Hygrophila difformis.

Chojin

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Apresentação do meu 1º Aquário   Sab 07 Abr 2012, 19:47Responder ao tópico

Actualização 5 de Abril

Plantas Novas:

10 x Eleocharis "Parvula"
1 x Echinodorus "Rose"
1 x Ludwigia Repens "Rubin"
1 x Duo Alternanthera Sessilis + Polygonum Sp.

Fotos:

Comentem xD

Ricardo Leite

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Ricardo Leite
Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: Apresentação do meu 1º Aquário   Sab 07 Abr 2012, 19:58Responder ao tópico

esta a ficar com um verde muito agradável, para quando tirar dai o "penico" lol! ?

Chojin

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Apresentação do meu 1º Aquário   Sab 07 Abr 2012, 20:08Responder ao tópico

Ao vivo não fica assim tão mal ;P
Aliás a camara fotografica do tlm não faz juz ao que aparenta ao vivo =(

Mas pronto, sinceramente já estive para tirar a anfora, mas tendo em conta que é o esconderijo preferido da colisa e do ancistrus, acabei por não a tirar.

a.ferreira

Membro Ouro
Membro Ouro

Nome Real : Abel Ferreira
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: Apresentação do meu 1º Aquário   Dom 08 Abr 2012, 11:36Responder ao tópico

Se estas determinado a usar a anfora podes amarrar umas anubias fetos de java ou uns musgos ajudava a disfarçar e na minha opiniao ficava melhor.

Chojin

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Apresentação do meu 1º Aquário   Dom 08 Abr 2012, 20:53Responder ao tópico

A anfora já tem 1 anubia barteri, vesicularia dubyana e musgo de java agarrados =)
À medida que o musgo desenvolver há-de cobrir grande parte da anfora. Obrigado à mesma pela opinião.

hugovcd

Membro Plus
Membro Plus

Gostos : 33

MensagemAssunto: Re: Apresentação do meu 1º Aquário   Seg 09 Abr 2012, 08:33Responder ao tópico

está a ficar muito bonito. eu até gosto da anfora..

putogiro

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Apresentação do meu 1º Aquário   Seg 09 Abr 2012, 11:24Responder ao tópico

Boas
O aqua tá a ficar agradável á vista, ainda continua um bocado despido à frente, mas é preciso esperar que as plantas cresçam.
Quanto à anfora, não á duvida que é uma questão de gosto, eu por mim não gosto, no entanto se é para servir de esconderijo, penso que ficava melhor se estivesse na parte de trás do aqua, aí à frente, mesmo depois de parcialmente coberta, vai parecer sempre um mamarracho, pois é muito grande.

hugovcd

Membro Plus
Membro Plus

Gostos : 33

MensagemAssunto: Re: Apresentação do meu 1º Aquário   Seg 09 Abr 2012, 12:37Responder ao tópico

sim que é um pouco grande também concordo....

micael

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Micael Afonso

MensagemAssunto: Re: Apresentação do meu 1º Aquário   Seg 09 Abr 2012, 16:31Responder ao tópico

Posso dizer que ao vivo é bonito!
Em relação ao "penico" (essa é boa) sem ele ficará melhor sem dúvida mas é como tudo gostos não sem discutem! Parabéns João para quem começou do zero á tão pouco tempo, muito bom trabalho!

André deVil

Membro
Membro

Nome Real : André de Vilhena

MensagemAssunto: Re: Apresentação do meu 1º Aquário   Ter 10 Abr 2012, 00:22Responder ao tópico

Oi,

Também gostei do aspeto em geral, apesar de achar que o tapete de eleocharis parvula que falaste ou outro vai compor mais o aquario...

Quanto à anfora, eu não utilizaria, mas também não acho que fique mal quando as plantas estiverem mais desenvolvidas... Neste momento quando olhas para o aqua a anfora, mesmo as fotos sendo de baixa qualidade, destaca se logo no layout...

Como já foi dito secalhar um bocado mais atrás \ escondida ficava melhor...

De resto ⭐ ⭐ ⭐ ⭐ ⭐

Vai mantendo atualizando!!!

Abraço.

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Apresentação do meu 1º Aquário   Seg 18 Jun 2012, 11:13Responder ao tópico

Boas!

Então e novidades??

Coloca aí umas fotos!

Abraço!

Chojin

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Apresentação do meu 1º Aquário   Sab 23 Jun 2012, 20:12Responder ao tópico

Estou a tentar colocar aqui um vídeo do aquário feito à dias... Já converti para AVI porque em .3gp não o consegui colocar. Espero que seja desta =)

Chojin

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Apresentação do meu 1º Aquário   Sab 23 Jun 2012, 20:13Responder ao tópico

Espero que seja desta. Actualização de Junho. Peço desculpa pela qualidade de imagem, mas telemóvel de pobre já se sabe como é =)

Desfrutem.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Apresentação do meu 1º Aquário   Responder ao tópico

Apresentação do meu 1º Aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: As Nossas Montagens :: Plantados-