Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Mudar substrato

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Rute Oliveira Pereira

Membro
Membro

Nome Real : Rute
Gostos : 0

MensagemAssunto: Mudar substrato   Ter 21 Fev 2012, 11:03Responder ao tópico

Olá montei o aquario com flora depot e cobri esta camada com rocha volcanica, acontece que queria substituir toda esta camada de rocha por outra, como é que acham que devo fazer em relação ao ciclo do azoto? Falaram-me que esta rocha para além de conter metais fertilizantes para as plantas como é o caso do ferro poderá ter outros mais toxicos para os peixes como é o caso do mercúrio.
Acham que tenho que reiniciar tudo de novo? ou basta-me tirar esta camada e colocar a nova...as plantas vou ter de as arrancar todas e replantar.

ALVELOS RAMIRO

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Ramiro
Gostos : 61

MensagemAssunto: Re: Mudar substrato   Ter 21 Fev 2012, 11:08Responder ao tópico

jà tens bactérias suficientes no filtro,àgua e substracto,por isso o ciclo està feito,quanto às rochas volcanicas nunca tive problemas mas....nao sei de onde vem as tuas......
quantos litros tem o teu aquario???
que filtro tens tu????
està bem ciclado????
Mudanças de àgua fazes?????quanto mudas????
que peixes tens????

Rute Oliveira Pereira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Mudar substrato   Ter 21 Fev 2012, 11:16Responder ao tópico

Oi...qto às pedras foram compradas numa loja não faço ideia a origem..o aqua tem 54L tenho um filtro interno (aquapor 300) com carvao activado e 5 barbos e 1 Betta femea O aquario já está mais cdo ciclado e tenho feito TPA (10%) todas as semanas

ALVELOS RAMIRO

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Ramiro
Gostos : 61

MensagemAssunto: Re: Mudar substrato   Ter 21 Fev 2012, 11:19Responder ao tópico

nesse caso faz o que tens a fazer nao hà problemas,nao mexas no filtro.

putogiro

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Mudar substrato   Ter 21 Fev 2012, 11:23Responder ao tópico

Boas
Nunca utilizei rocha vulcânica como substrato, tenho utilizado como aquilo que são "rochas".
Desconhecia essa possibilidade de ter produtos toxicos para os peixes, os meus pelo menos nunca se queixaram.
Foi um artigo que nunca vi á venda (também não procurei), mas que sempre pensei que o grande handicap que o mesmo poderia ter eram as arestas mais cortantes, que poderiam ser perigosas para alguns peixes, nomeadamente para os peixes de fundo.
Se queres retirar apenas a rocha, não será fácil deixar ficar o substrato fértil e retirar as rochas.
Não disses quanto tempo e tamanho tem o aqua, mas pensemos em +/- 60l e que o aqua tem pelo menos 6 meses.
Eu no tem lugar ía a uma loja dos chineses, comprava uma caixa para arrumações, lavava-a muito bem lavada, de preferência sem detergente, ou no máximo com detergente da loiça (pouco), passava-a várias vezes por água.
Passava grande parte da água do aqua para a caixa, passava os peixes e depois mais um bom bocado da água. punha o filtro dentro da caixa, e substituia a rocha.
Voltava a pôr uns 10 cm de água no aqua, plantava e depois fazia o inverso com o resto da água que estava na caixa.
Atenção se a nova camada de substrato for areão, este tem que ser fervido 1º, mas isso já deves saber.
Durante todo este processo mantinhas o filtro a funcionar e não o limpavas (apenas o desligavas por momentos para mudar do aqua para a caixa), deste modo diminuias ao máx. a perda de bactérias.
Atençaõ que isto depende do tamanho do aqua e das espécies que lá tens, mas normalmente se aproveitares o máx de água possivel e o filtro, dá para fazer a mudança sem problemas. Nesta altura tem atenção à tempª.

Rute Oliveira Pereira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Mudar substrato   Ter 21 Fev 2012, 11:27Responder ao tópico

Obrigada pela ideia Nuno, acabaste de me dar a solução...é isso mesmo que vou fazer.
Obrigada

putogiro

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Mudar substrato   Ter 21 Fev 2012, 11:35Responder ao tópico

Boas
Como disse antes tem atenção às baixas da tempª.
Eu á perto de um mês fiz o mesmo a 2 aquas de 100 e 140l, e correu tudo bem, só que por carolice tinha posto em 2 caixas, numa camarões wild noutra caracois helena (esstes apenas para contá-los), Quando voltei a pôr tudo nos aquas, fiz a ambientação aos camarões, mas esqueci-me de o fazer às helenas. Resultado de mais de 100 helenas, morreram +/- 40.
Há erros que se pagam caro.
Os animais podem ser resistentes, mas poucos aceitam uma variação térmica grande.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Mudar substrato   Responder ao tópico

Mudar substrato

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Dúvidas e Perguntas-