Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Plantas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

socodes

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Plantas   Ter 14 Fev 2012, 14:39Responder ao tópico

Boas, estava interessado em plantas que se agarrem as rochas e a troncos (estou a pensar tratar de um tronco de castanheiro), e que fossem de fácil manutençao , que exemplos me poderiam dar?

Hugo Saldanha

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Plantas   Ter 14 Fev 2012, 15:16Responder ao tópico

Boas,

As plantas que melhor se adaptam a isso são as Anúbias (tens várias "espécies" com tamanhos diferentes). As que mais gosto são as Anúbia Nana. Os fetos de Java também pode ser utilizados.

Para além destas plantas, podes considerar os musgos, existem vários tipos de musgo.

Abraço

Loureiro

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Plantas   Qui 23 Fev 2012, 14:14Responder ao tópico

boas sou novo nestas coisas e gostava k me ajudassem se possivel..
tenho aqua de 260l com discus coridoras botias bebados cardinais entre outros..
a mh maior duvida é nas plantas k ja th algumas mas como nao pus substrato gostava de saber se elas s dao??ou kais mais indicadadas th anubias fetos de java e valisnerias mas nao ponho qualquer fertelizante e disseram m k vao morrer k toda planta precisa de substrato..
como ja th tudo montado nao vou retirar tudo de novo,ja tou desanimar um pouco!!
pk a kem me diga k s dao e outros nao..
agradecia voca ajuda
obrigado

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Plantas   Qui 23 Fev 2012, 16:09Responder ao tópico

Boas Lourenço,

Antes de mais, bem vindo ao Peixe Fauna. Peço-te que faças a tua apresentação aos restantes membros, para que todos te possam ficar a conhecer. Vê aqui:
http://www.peixefauna.com/f46-apresentacoes

Depois, tenta evitar a escrita em estilo "sms". Sei que por vezes é difícil. Mas aqui presamos a escrita em Português.

Espero que não leves a mal estes meus "reparos" mas fazem parte das regras do Peixe Fauna.

Em relação à tua questão, não sei o que te disseram sobre plantas e plantados, mas as plantas que mantens podem perfeitamente viver sem substrato fértil. Eu já as mantive assim durante 2 anos sem problemas nenhuns, excepto no crescimento, que era mesmo muito. Ah, e não fertilizava com líquidos Wink Por isso não te preocupes.

Mostra ao pessoal as fotos do teu aquário, assim também se torna mais fácil ajudar-te nas tuas questões.

E sempre que tiveres uma dúvida, abre um tópico em vez de responderes num já existente, é mais fácil para o pessoal identificar o teu problema.

Espero ter ajudado.

Abraço

Loureiro

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Plantas   Qui 23 Fev 2012, 16:41Responder ao tópico

Obrigado Hugo pela sua resposta esclarecedora das minhas duvidas..Era isso que precisava de ouvir porque como ja citei sou novo nesta materia.

Na loja onde fui comprar umas plantas foi isso que disseram,todas as plantas sem substrato acabam por morrer e eu axo que meu aqua precisa de umas plantas!!
Pesquisei sobre anubias,valisnerias e fetos java que sao bastante resistentes e se alimentao de pequenos nutrientes existentes na propria agua...?

Um outro reparo é que tenho uma areia branca muito fina,pelos vistos é má para elas,certo??
Quando comprei nao tencionava por plantas,mas sao indespensavei ainda para + com peixes que dou preferencia Wink

Ok vou colocar fotos.

Abraço

putogiro

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Plantas   Qui 23 Fev 2012, 17:38Responder ao tópico

Boas
Não enterres as anubias, ou seja enterra apenas as raizes, de forma a que o rizoma fique de fora, senão vai-te apodrecer, principalmente com areia tão fina como dizes que tens.

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Plantas   Sex 24 Fev 2012, 09:28Responder ao tópico

Boas,

O Nuno tem razão, as plantas de rizoma, como as anúbias e os fetos de Java não podem ter o rizoma enterrado, caso contrário irão apodrecer. Apenas as raízes podem ser enterradas.

Abraço

Ricardo Santos

Membro
Membro

Nome Real : Ricardo Santos
Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: Plantas   Sex 24 Fev 2012, 10:16Responder ao tópico

Boas,

Eu tenho areia de silica, que é praticamente igual a areia da praia a nivel de espessura, e tanto as anubias como os fetos estão todos vivos e recomendam se.
Visto que são plantas que conforme já foi dito, não devem ser enterrada independentemente do areão que tenhas é completamente indiferente.
Claro que as lojas te aconselharam a comprar substracto e até me admira não te terem aconselhado também a comprar mil e uma coisas.
Sinceramente e sem desvalorizar ninguém, na minha opnião e experiencia pessoal, 80% das lojas de aquariofilia não percebe nada sobre o assunto e apenas querem é vender.

Anubias, Elodeas, Fetos de Java, musgo de java, tens uma quantidade bem grande de flora que poderás meter sem te preocupares com isso;)

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Plantas   Sex 24 Fev 2012, 10:58Responder ao tópico

Boas,

Eu diria mais que algumas lojas de aquariofilia se aproveitam dos poucos conhecimentos de quem está a comprar para venderem coisas completamente desnecessárias.

Aqui na nossa zona temos uma excelente loja com um dono fantástico, sempre pronto para ajudar e aconselhar. Devo agradecer-lhe também os poucos conhecimentos que tenho na aquariofilia.

O conselho que dou é, antes de se fazer qualquer compra, deve-se pesquisar o máximo de informação possível. Só assim se fica a saber o que se deve comprar e o que realmente nos faz falta Wink

Abraço

Loureiro

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Plantas   Sex 24 Fev 2012, 16:55Responder ao tópico

Obrigado a todos pela ajuda,esta ser muito util..

Em relacao adubos em pastilha e gotas nao preciso?para este tipo plantas.

Mais uma questam:Eu pus uma lampada azul que da uma beleza e claridade fantastisca mas pelo que me informei nao se deve por,certo?mas entao porque?Se estes peixes ja sao todos de cativeiro e nas proprias lojas o têm?
Fará mal aos peixes?

Abraço

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Plantas   Responder ao tópico

Plantas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Dúvidas e Perguntas-