Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Os meus dois aquários 96 e 30 litros brutos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem

local

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Os meus dois aquários 96 e 30 litros brutos   Ter 14 Fev 2012, 13:34Responder ao tópico

Boa tarde.
Aqui estão os meus dois aquários, um com 96 litros brutos e o outro com 30 litros brutos.

Setup:
aquário 96 litros
substrato inerte
tronco de oliveira em "v"
pedaço de oliveira em forma de "u" invertido (onde está a anúbia)
6 pedras da ribeira
termostato de 100W
filtro externo (depois direi a marca)
tpa semanal
fertilização semanal

Flora:
Vallisnérias
Anúbia nana
Feto de java
duas aegagropila Cladophora
diversos pés de Cryptocorine Becketii
diversos pés de Rotala Rotundifolia
outro tipo de flora não identificada (foram oferta)
Musgo de Java

Fauna:
13 gambuzias
1 peixe rei
2 SAE
1 CAE
1 Colisa Lalia
alguns planorbis corneus
Algumas ameijoas

Visão geral do aquário de 96 litros, com móvel DIY

visão geral apenas do aquário

visão lateral

visão da parte de trás, em especial do tamanho da mangueira

visão do topo do aquário, em especial a entrada e saída da tubagem

Aquário de 30 litros

Setup:
substrato inerte
dois troncos de oliveira
filtro interno eheim
termostato de 50w
tpa semanal
fertilização semanal

Flora:
Vallisnérias
musgo de java
dois tipos de flora não identificadas (foram oferta)

Fauna:
3 guppies (2 fémeas e 1 macho)
4 neons
vários alevins de guppies
2 corydoras Juli
10 Red Cherrys
um batalhão de planorbis corneus e alguns caramujos

visão geral do aquário

visão lateral do aquário

Alimento duas vezes por dia e não utilizo iluminação pois a sala é muito iluminada. Também não tenho co2.

Obrigado desde já pelos vossos comentários

Última edição por local em Qua 11 Jul 2012, 15:59, editado 3 vez(es)

local

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Os meus dois aquários 96 e 30 litros brutos   Ter 14 Fev 2012, 13:43Responder ao tópico

O aqua de 96 litros não apanha sol directo no Inverno, o aqua de 30 litros apanha sol directo.

Hugo Saldanha

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Os meus dois aquários 96 e 30 litros brutos   Ter 14 Fev 2012, 14:39Responder ao tópico

Boas,

Tens uma montagens porreirinhas, acho que algumas plantas ainda são das minhas, correcto? Wink

No de 96 litros podes ir agrupando a valisneria para dar o efeito de moita, fica muito porreiro.

No de 30 litros, apenas retiraria os neos, e deixava-o apenas como aquário de crescimento dos guppys Wink

Abraço e boa continuação

local

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Os meus dois aquários 96 e 30 litros brutos   Ter 14 Fev 2012, 15:01Responder ao tópico

São sim Very Happy
Estava à espera de ter mais vallisnérias para conseguir tapar a traseira do aquário. Tenho lá um buraco pois as cabombas que tinha não pegaram.

As Cryptocorine Becketii estão um pouco pequenas mas com o tempo vão crescer.

Estou à espera de arranjar um sítio ou alguém para ficar com as gambuzias, pois não as posso juntar aos guppies (chamam-lhes um figo). Depois farei o que disseste. Smile

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Os meus dois aquários 96 e 30 litros brutos   Ter 14 Fev 2012, 15:11Responder ao tópico

Eich, desculpa, nem me lembrei que tinhas gambusias no outro aquário... Elas são terríveis, com qualquer peixe. São mesmo muito agressivas.

Que iluminação tens?
Olha que as cryptocorines becketti crescem bem.

local

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Os meus dois aquários 96 e 30 litros brutos   Ter 14 Fev 2012, 15:31Responder ao tópico

Tinha um chanchito que os metia na ordem Very Happy
Agora vou deixar passar o inverno para lhes arranjar uma nova casa.
Iluminação tem daquelas lâmpadas flurescentes, mas raramente as ligo. Os aquas recebem luz quase do nascer ao pôr-do-sol.

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Os meus dois aquários 96 e 30 litros brutos   Ter 14 Fev 2012, 15:34Responder ao tópico

Pois, a luz do Sol não é uma boa opção por causa das algas...
Nunca tiveste problemas?

local

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Os meus dois aquários 96 e 30 litros brutos   Qua 15 Fev 2012, 10:34Responder ao tópico

Passei a ter problemas quando coloquei uma alga que julgava ser aegagropila cladophora. Em vez de se desenvolver "em bola" espalhou-se pelo aquário. Agora ando a retirar molhos de algas quando faço os tpa's semanais.
Só quando puder fazer um móvel para ele é que poderei retirá-lo do local onde está.

Ricardo Santos

Membro
Membro

Nome Real : Ricardo Santos
Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: Os meus dois aquários 96 e 30 litros brutos   Qua 15 Fev 2012, 10:43Responder ao tópico

Boas, gostei bastante do que vi, parabéns.

Pessoalmente duas coisas que mudava já:

O uso daquele iman para limpar os vidros vai te riscar os mesmos e meter o aquário feio, nada como uma esponja normal que nunca tenha sido usada para limpar os vidros, acredita que serve perfeitamente e não risca.
O sol directo no de 30 L vai te dar um bilhete não tarda para o mundo das filamentosas e vai ser um bilhete para a primeira fila com tudo incluido, muda o aquário de sitio ou mete um cortinado.

Relativamente aos aquários em si, eu no maior, fazia montes com o areão, ou seja, em vez de estar tudo a direito, criava flutuações no areão, penso que iria ficar mesmo bem.
No mais pequeno, não sou grande adepto desse tipo de areão de rio, usava algo diferente, mas isso são gostos;)
Acho que te falta meter um fundo nos aquários que faça com que fique mais preenchido, para além de poderes também esconder o termoestato com a flora:)

Estas a usar que tipo de fertilizantes?

local

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Os meus dois aquários 96 e 30 litros brutos   Qua 15 Fev 2012, 11:45Responder ao tópico

vou então passar a usar uma esponja normal.
O sol directo já provocou a explosão de filamentosas, que tenho que retirar todas as semanas. Para mudar de sítio terei que fazer um móvel para ele.

Já tentei fazer os montes que dizes, mas a circulação de água desfaz os mesmos e a tendência é ficar tudo nivelado.

Os fundos terei mesmo que arranjar, estou a pensar preto ou azul escuro.

O areão do aquário mais pequeno já vem do tempo do meu primeiro aqua, e foi só para encher. Também noto que as plantas têm alguma dificuldade em enraizar. Que tipo de areão aconselhas?

Estou à espera que as plantas fiquem maiores para depois conseguir escondê-los.

O fertilizante digo-te depois do almoço pois não sei de cor.

Ricardo Santos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Os meus dois aquários 96 e 30 litros brutos   Qua 15 Fev 2012, 12:10Responder ao tópico

Pah, a nível de areões eu acho que não tem que haver propriamente uma escolha mais ou menos correcta.
Passa por gostos pessoais.
Quanto muito pode se falar da preferencia de certas plantas por substractos menos finos, ou da preferencia de alguns peixes por alguns mais ou menos finos mas de resto é igual ao litro.
Eu neste momento tenho areão (silica) fino e branco no aquário, anteriormente tinha um grosso e preto por isso...
A nível de plantas eu acho que nem muito fino nem muito grosso é a melhor opção, mas para fauna tens o Hugo que melhor do que eu te aconselha a melhor opção.

local

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Os meus dois aquários 96 e 30 litros brutos   Qua 15 Fev 2012, 15:30Responder ao tópico

O fertilizante que uso é o Aqua Plant Plus da Aquatic Nature (300 ml). Para as necessidades dos meus aquas dão muito bem.

Ricardo Santos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Os meus dois aquários 96 e 30 litros brutos   Qua 15 Fev 2012, 15:37Responder ao tópico

Parece me bem, mas para flora tens o grande mestre hugo saldanha que te dá já melhores hipoteses se pretenderes;)
Flora comigo só o básico;)

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Os meus dois aquários 96 e 30 litros brutos   Qua 15 Fev 2012, 16:41Responder ao tópico

Boas,

Hugo Saldanha apresenta-se ao serviço, eheh...
E não sou mestre nenhum, longe disso.

A nível de substratos inertes ou pseudo-inertes (pois alguns contém micronutrientes), para um plantado aconselho sempre algo com granulometria 2/3 mm. É o ideal, não compacta as raízes e deixa-as crescer livremente.

Depois, existem vários substratos que podem ser utilizados. O vulgar areão de rio, areão de quartzo, areão vulcânico, etc... Eu já utilizei areão preto, mas como tinha uma textura um pouco lisa, dificultava a fixação das raízes das plantas.
Por isso decidi investir num bom substrato pseudo-inerte.

Actualmente uso o Ferti-Soil da Aquatic Nature (muito semelhante aos substratos da ADA, mas com uma vantagem, não se desfaz com o tempo - pelo menos o meu ainda não mostrou sinais disso).
Vejam aqui:
http://www.aquatic-nature.be/2eng_bemesting.html
Para além de conter micronutrientes, estabiliza o pH e estimula a fixação das raízes das plantas.
Existem várias cores disponíveis que permitem brincar com os layouts de acordo com a preferência de cada um.

Outra solução interessante é a Akadama, que não nada mais nada menos do que argila cozida. É muito útil para fixar nutrientes pois tem a capacidade de os absorver, assim, cria-se uma fonte de alimento para as plantas a médio prazo.

Espero ter ajudado.

Abraço

symphysodon

Membro
Membro

Nome Real : Nuno
Gostos : 156

MensagemAssunto: Re: Os meus dois aquários 96 e 30 litros brutos   Qui 16 Fev 2012, 19:15Responder ao tópico

Cuidado com o exesso de luz que faz nascer algas... Very Happy
De resto está engraçado.
Very Happy

local

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Os meus dois aquários 96 e 30 litros brutos   Sex 17 Fev 2012, 14:27Responder ao tópico

Bem, para tentar controlar as algas irei mudar o aquário de sítio. Mas para tal terei que fazer um móvel novo. Very Happy

Vou procurar nas bases de dados para arranjar um projecto tudo incluído. Estou a pensar fazer o móvel, sump e ligação eléctrica. Vou dando aqui conta dos avanços.

Obrigado pela actual e futura ajuda, pois vou precisar. :sunny:

putogiro

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Os meus dois aquários 96 e 30 litros brutos   Sex 17 Fev 2012, 14:38Responder ao tópico

Boas
Eu acho que devias pôr um fundo (preferência preto) em ambos os aquas, não é caro e dá logo outro aspeto aos aquas. De resto acho que tá tudo bem.

local

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Os meus dois aquários 96 e 30 litros brutos   Sex 17 Fev 2012, 14:59Responder ao tópico

vou fazer isso sim.
Já agora uma questão acerca da colocação do tubo de saída do filtro externo no aqua de 96 litros.
Eu coloquei-o um pouco acima da superfície de forma a promover as trocas gasosas. Mas ele faz um barulho dos diabos, por vezes, para dormir tenho que fechar a porta da sala. Como poderei minimizar esse barulho, será que se o submergir ainda vai transformar o co2 em o2?

putogiro

MensagemAssunto: Re: Os meus dois aquários 96 e 30 litros brutos   Sex 17 Fev 2012, 15:04Responder ao tópico

Boas
Penso que a saida do filtro, ficar fora de água, apenas aumenta o movimento da superficie da água e a oxigenação da mesma, não vai transformar o co2 em o2, isso quem pode fazer são as plantas, durante a fotossintese, mas pode ser que o movimento na superficie da água ajude a libertar algum do co2 existente na água, mas mais do que isso acho dificil.

local

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Os meus dois aquários 96 e 30 litros brutos   Sex 17 Fev 2012, 15:45Responder ao tópico

É o que dá tentar dar uma de químico... Embarassed
A saída do filtro fora de água aumenta a sua oxigenação. Mas é mesmo necessário ou a oxigenação também pode ser feita com a saída do filtro submergida (por exemplo virada para a frente do aqua provocando a movimentação de água).

Obrigado

putogiro

MensagemAssunto: Re: Os meus dois aquários 96 e 30 litros brutos   Sex 17 Fev 2012, 16:05Responder ao tópico

Boas
A oxigenação pode nem ser necessário ser reforçada depende da quantidade de peixes e plantas que tens.

local

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Os meus dois aquários 96 e 30 litros brutos   Sex 17 Fev 2012, 16:17Responder ao tópico

Sendo assim vou ter dentro de pouco tempo um aquário muito mais silencioso. A Maria agradece. Very Happy

ian carlos

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Os meus dois aquários 96 e 30 litros brutos   Dom 04 Mar 2012, 02:12Responder ao tópico

presisa de peixes grandes como oscar,disco,papagaios e outros

local

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Os meus dois aquários 96 e 30 litros brutos   Dom 04 Mar 2012, 15:44Responder ao tópico

Mas os óscares e papagaios não são incompatíveis com flora?
Discos ainda não, pois ainda estou a aprender a manter os peixes vivos, necessito de peixes fáceis de manter.
Estou a pensar colocar uns colisa, passar os neons e guppies adultos para o aqua grande e deixar o pequeno para os alevins.

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Os meus dois aquários 96 e 30 litros brutos   Dom 04 Mar 2012, 17:01Responder ao tópico

Boas,

Esses peixes não são é compatíveis com o volume dos teus aquários Wink
Antes de se dar uma sugestão convém que se tenha a mínima noção do que se está a dizer...

Quanto às colisas, acho uma boa ideia Wink Pode ser que tenhas sorte e que as consigas reproduzir. Mas vais introduzi-las no aquário grande, certo?

Abraço

Os meus dois aquários 96 e 30 litros brutos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  As Nossas Montagens :: Comunitários-