Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Cascalhos x Tamanho aquário x Plantado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

eduamsouza

Membro
Membro

Nome Real : Eduardo Américo
Gostos : 0

MensagemAssunto: Cascalhos x Tamanho aquário x Plantado   Sab 11 Fev 2012, 00:58Responder ao tópico

Boa noite!

Tenho um aquário de 200 litros e desejo criar um plantado simples com elódeas, gramínia, cabombas e algumas outras plantas baratas. Tenho também 2 troncos e um conjunto de 5 pedras médias que já foi de outro aquário e gostaria de aproveitá-los, por fim, para montar esse fundo, gostaria de saber a quantidade de cascalho natural de rio (tamanho médio de 2 mm) que dêvo comprar, pois como irei fazer um plantado básico, colocarei também laterita e húmus de minhoca, acredito que com esses ingredientes já estaria o suficiente para quem está com o "caixa baixo", depois irei investir em adubos ou outra coisa parecida....

Mas o foco mesmo é saber qual a quantidade necessária de cascalho para esse tamanho de aquário, pois não quero comprar nem demais e nem de menos...

Obrigado!

Jorge.A.

Membro
Membro

Nome Real : Jorge

MensagemAssunto: Re: Cascalhos x Tamanho aquário x Plantado   Qua 15 Fev 2012, 13:18Responder ao tópico

Sujiro que na parte da frente do aquario tenhas pelo menos 2 cm de altura e atrás 4 ou 5 para que o "chão" não fique muito monótono.
Aconselho também a não escolheres um areao muito grosso, 2/3mm é o ideal.

LMTT

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Luis Torrão
Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: Cascalhos x Tamanho aquário x Plantado   Qua 22 Fev 2012, 10:23Responder ao tópico

Olá.
Para complementar aquilo que já foi dito, a quantidade e altura do substrato depende das medidas do aquário, quanto mais largo mais altura na traseira vais ter que fazer.
Uma nota importante é teres cuidado com o húmus de minhoca que vais usar, não só a quantidade mas também o tratamento que leva antes, se tiveres dúvidas posso te indicar um método. Atenção a mais uma coisa alguns húmus vem com aditivos cuidado.
Outra nota importante é a ordem que aplicas as camadas, 1º húmus, 2 º laterita, 3º uma camada compacta de areia fina e só depois a camada final de cascalho do rio.

eduamsouza

Membro
Membro

Nome Real : Eduardo Américo

MensagemAssunto: Re: Cascalhos x Tamanho aquário x Plantado   Qui 23 Fev 2012, 13:15Responder ao tópico

Opa!!

Li seu comentário e achei interessante em 2 aspectos:

- Quanto ao tratamento do húmus, quando compo em loja especializada de jardinagem, ela vem pura, eu faço uma boa lavagem apenas e coloco no aquário, creio que não seja o suficiente né? Poderia me dizer qual a forma mais certa?

- Quanto a camada de areia fina, onde compro? Como seria essa areia? Que tipo? Já li comentários que a areia fina, tende a compactar de tal forma que impede o processo das raízes das plantas, não sei se é verdade, poderia me ajudar?

Obrigado!

LMTT

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Luis Torrão
Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: Cascalhos x Tamanho aquário x Plantado   Qui 23 Fev 2012, 19:56Responder ao tópico

Com o húmus o que se passa é o seguinte, muitas vezes vem com ativadorers biológicos , isto porque estão em pré decomposição ou mesmo sem eles é essencial completar o clico de decomposição fora do aquário, caso contrario corres um risco de surto de no2 e amónia.
O que podes fazer é o seguinte ferve o húmus , escorre a agua o melhor que possas , deixa o de molho( com agua nova) uma semana, a meio da semana troca a agua depois está pronto. Podes juntar umas doses de activador biológico dos aquários (Ciclo ) na segunda muda que só lhe vai fazer bem.
A areia fina é para evitar a carga de nutrientes passar para a coluna de água, atrasa um pouco o enraizamento das plantas mas também não é nenhum drama.

O tipo de areia que uso é areia fina do rio que se usa nas obras , não calcaria.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Cascalhos x Tamanho aquário x Plantado   Responder ao tópico

Cascalhos x Tamanho aquário x Plantado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Plantas :: Substratos e fertilização-