Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

A Minha Historia pela Aquariofia :D

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

SMoreira

Membro
Membro

Nome Real : Silvanna Moreira
Gostos : 2

MensagemAssunto: A Minha Historia pela Aquariofia :D   Sex 10 Fev 2012, 06:30Responder ao tópico

Boas? :cheers:

A coisa de 2 meses iniciei a minha aventura pela aquariofilia, tudo comecou quando uma amiga minha me deu 2 peixes de Agua fria, e so consegui arranjar um GLOBO Evil or Very Mad
Os peixinhos Smile (Cuimbra e Firmino)

Infelizmente acabou por morrer o laranja(Firmino) Sad

Mas passados umas semanas, quando já ai comprar uma aqua, uma prima minha deu-me um aquario de 60cmx30cmx30cm(CxAxL), com tudo! Shocked

E ai comprei mais um peixe(Lisbon), para fazer companhia ao Cuimbra Razz

Mas como queria ter um aqua da agua quente, com Guppy's e etc. Tive que dar os meus peixinhos a minha irmã Wink
Então foi ai que o meu "primo" Putogiro, teve a gentileza de me ajudar com as plantas Very Happy
E depois de ajuda, o aqua ficou assim Embarassed

Passado 2semanas, eu e o meu namorado fomos comprar 3Guppys(2F+1M) e uma femea ja cheia no dia a seguir teve 13 caninos , e uma Corydora Aeneus. E aqui esta as fotos deles :
Mas infelizmente, ja morreram 2, a Femea saltou do aqua Shocked e o Macho simplesmente morreu. No

(Guppy-F)A mãe dos Alevinos

(Guppy-bebes) :bounce: :bounce:
Com 1dia.
Com 4dias. (Tem algum zoom) :lol:
E com 2 semanas.

(Corydora)

Os que ja não estão ca Sad
(Guppy-M)

(Guppy-F)

Que tal?? lol!

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: A Minha Historia pela Aquariofia :D   Sex 10 Fev 2012, 08:58Responder ao tópico

Boas

Para começar esta bom.
Eu substituia o areao, devido a esse ser um pouco grosso o que vai acumular alguma sugidade.

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA
http://viviparos.org

AdminístradorPeixeFauna

Tomás Melo

Membro
Membro

Nome Real : Tomás Melo
Gostos : 16

MensagemAssunto: Re: A Minha Historia pela Aquariofia :D   Sex 10 Fev 2012, 10:38Responder ao tópico

Viva,

Sê bem vinda ao forum e ao maravilhoso mundo (vicio) da aquariofilia!!!
Parabens pelos guppys bébé!
O aquario está muito engraçado e agradvel a vista
Como frisou o Fernando e bem o areão é um pouco grosso para usares em aquarios de vivparos!
Força nisso e continua postando a evolução do aquario e dos teu pequeninos!!!!

Ricardo Santos

Membro
Membro

Nome Real : Ricardo Santos
Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: A Minha Historia pela Aquariofia :D   Sex 10 Fev 2012, 10:58Responder ao tópico

Serei o único a reparar que ela não tem o ciclo de azoto concluido e que tem conchas do MAR metidas em ÀGUA DOCE, que só vai libertar cilicatos, poluindo a água aumentando o PH?
Que meteu os animais cedo em demasia?
Que o facto de um peixe ter saltado só indica amónia em demasia na água, precisamente por o ciclo estar mal feito?

Catarina Pinheiro

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: A Minha Historia pela Aquariofia :D   Sex 10 Fev 2012, 11:54Responder ao tópico

semnick, tens toda a razão.

Aliás, existem outros problemas, bem mais graves. O fluxo de bolhas de ar é exagerado, sobretudo para aquários abertos.

Aqueles restos de comida nos alevins assustam-me. É um exagero. As bocas dos filhotes são pequenas demais para flocos daquele tamanho.

Silvana, posta quais as condições da água (temperatura, pH, nitritos, nitratos...) para que possamos ajudar em tentar perceber porque morreram os adultos.

Ricardo Santos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: A Minha Historia pela Aquariofia :D   Sex 10 Fev 2012, 15:02Responder ao tópico

Silvana quando se monta um aquário, este tem que estabilizar para proporcionar condições que permitam a sobrevivencia das especies.
A este processo chama mos de "ciclo de azoto", em traçoes gerais o mesmo passa no inicio por 3 a 4 semanas (pode ser menos, pode ser mais) em que se dão picos de substancias na água por ainda não haver bacterias colonizadas no teu aquário.
Nos primeiros dias cria-se um pico de amónia que é reduzido assim que aparecem as primeiras bacterias que consomem a mesma e que a transforam em nitritos. Passado está fase, os nitritos formam um novo pico até existirem novas bacterias que consomem o mesmo criando nitratos.
Quando se dá o ultimo grande pico de nitratos, então temos o ciclo estável e pronto para receber animais (poucos de cada vez).

Tu colocaste peixes de água fria, que ainda por cima são animais que criam grandes quantidades de dejectos, numa água que não estava preparada para ter ainda vivos.
Com isto e com o excesso de alimentação que provavelmente lhes destes o que aind avai piorar mais, criaste condições para um pico de amonia exagerado sem que houvessem colonias que o convertessem.

Ou seja, tens o aquário destabilizado.

Quando um peixe salta para fora do aquário, é sinal que tenta fugir daquela área, tal como faria se fosse selvagem, fungindo para outras áreas, só que neste caso fugiu da morte para a morte, é o instinto da sobrevivencia a falar mais alto.

Depois temos o caso das conchas, que é daquelas coisas que eu simplesmente nao consigo entender, eu não vejo conchas do mar nos rios ou nos lagos tu vês?
Porque raio tu e tantos outros cometem esse erro?
Estas a libertar cilicatos para a água, que para além de serem toxicos aumentam te o PH.

Pois o fluxo das bolhas de facto nem tinha notado, só agora vi nas fotos.

Pedras difusoras não são necessárias e só fazem com que a porcaria que está no fundo seja levada para cima, aumentado a degradação da água.

P.S - Catarina também sou de Braga:) Até que enfim que encontro uma mulher desta cidade que gosta de aquariofilia:)
Muito prazer em conhecer te:)

Catarina Pinheiro

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: A Minha Historia pela Aquariofia :D   Sex 10 Fev 2012, 15:51Responder ao tópico

Ricardo

Até que enfim que encontro alguém de perto por cá. Temos de ir tomar um cafezinho. E se precisares de alguma coisa, avisa. Tenho lá por casa alguns peixes e invertebrados "a mais" :-)

Silvana

Essa corrente de bolhas de ar pode ser uma das causas do peixe saltar do aquário. Ele pode muito bem ser apanhado pela corrente, assustar-se e para se tentar libertar salta.

E além disso, é preciso avaliar muito bem a quantidade e qualidade da comida...

Ricardo Santos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: A Minha Historia pela Aquariofia :D   Sex 10 Fev 2012, 17:06Responder ao tópico

Catarina Pinheiro escreveu:
Ricardo

Até que enfim que encontro alguém de perto por cá. Temos de ir tomar um cafezinho. E se precisares de alguma coisa, avisa. Tenho lá por casa alguns peixes e invertebrados "a mais" :-)

Yap, é so combinar e vamos Very Happy
Invertebrados tipo red cherrys?

Catarina Pinheiro

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: A Minha Historia pela Aquariofia :D   Sex 10 Fev 2012, 17:38Responder ao tópico

Não, invertebrados tipo planorbis.

Red cherrys até precisava...

SMoreira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: A Minha Historia pela Aquariofia :D   Sex 10 Fev 2012, 18:23Responder ao tópico

Fernando Bagatelas escreveu:
Boas

Para começar esta bom.
Eu substituia o areao, devido a esse ser um pouco grosso o que vai acumular alguma sugidade.

Um abraço

Ola Fernando
Sim, ja tinha pensado em mudar o areão, para um mais fino:)

Abraço.

clockworker escreveu:
Viva,

Sê bem vinda ao forum e ao maravilhoso mundo (vicio) da aquariofilia!!!
Parabens pelos guppys bébé!
O aquario está muito engraçado e agradvel a vista
Como frisou o Fernando e bem o areão é um pouco grosso para usares em aquarios de vivparos!
Força nisso e continua postando a evolução do aquario e dos teu pequeninos!!!!

Ola clockworker Smile
Muito Obrigada, Como disse la em cima irei trocar!

semnick, tens toda a razão.

Aliás, existem outros problemas, bem mais graves. O fluxo de bolhas de ar é exagerado, sobretudo para aquários abertos.

Aqueles restos de comida nos alevins assustam-me. É um exagero. As bocas dos filhotes são pequenas demais para flocos daquele tamanho.

Silvana, posta quais as condições da água (temperatura, pH, nitritos, nitratos...) para que possamos ajudar em tentar perceber porque morreram os adultos.

Ola Catarina,

Nas fotos, o musgo tem bolhinhas de ar, porque fiz mudança de agua, e ficou assim Smile
Sim, Foi um exagero. foi na primeira vez que dei comer a ele não sabia com fazer, entao coloque grande :| Mas agora ja sei, tenho desfeito com os dedos, assim fica muito pequeno e ja comem Very Happy

Temperatura: 24ª/26ª
Ph: 7.4

....

Silvana

Essa corrente de bolhas de ar pode ser uma das causas do peixe saltar do aquário. Ele pode muito bem ser apanhado pela corrente, assustar-se e para se tentar libertar salta.

E além disso, é preciso avaliar muito bem a quantidade e qualidade da comida...

A comida é da marca tropical, especial para guppy Very Happy

Catarina Pinheiro

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: A Minha Historia pela Aquariofia :D   Sex 10 Fev 2012, 18:30Responder ao tópico

Silvana

É mesmo isso, muita pouca comida de cada vez. É preferível dar de comer duas vezes seguidas e pouco de cada vez, do que uma e muito...

A comida é boa, continua.

O pH está razoável, mas tira a concha e vais ver que ele vai variar um bocadinho, ou seja, vai descer.

E se já tens um filtro não precisas das bolhas de ar para nada.

Parabéns pela tua vontade em aprender e melhorar.

Ricardo Santos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: A Minha Historia pela Aquariofia :D   Sex 10 Fev 2012, 21:03Responder ao tópico

Bem, visto que fui o único membro que escrevi para as paredes e por sinal até escrevi bastante.
Sendo que não gosto propriamente de falar para as paredes, muito menos de perder o meu tempo a escrever testamentos de forma a que as pessoas possa ter acesso mais facilmente a informação, para depois ver que a pessoa em questão se preocupa mais com pormenores unicamente estéticos em vez de se preocupar com situações importantes como o ciclo do azoto, basicamente não volto a perder o meu tempo com o membro em causa.
Nem agora nem nunca mais.

Cumprimentos

SMoreira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: A Minha Historia pela Aquariofia :D   Dom 12 Fev 2012, 01:12Responder ao tópico

Silvana

É mesmo isso, muita pouca comida de cada vez. É preferível dar de comer duas vezes seguidas e pouco de cada vez, do que uma e muito...

A comida é boa, continua.

O pH está razoável, mas tira a concha e vais ver que ele vai variar um bocadinho, ou seja, vai descer.

E se já tens um filtro não precisas das bolhas de ar para nada.

Parabéns pela tua vontade em aprender e melhorar.

Boas Smile

Tenho dado sempre 2 vezes/dia ou 3, Depende do tempo que tenho Smile

Eu nao uso a bolhas de ar.

Muito Obrigada Wink

Cump'ss

SMoreira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: A Minha Historia pela Aquariofia :D   Dom 12 Fev 2012, 01:18Responder ao tópico

semnick escreveu:
Bem, visto que fui o único membro que escrevi para as paredes e por sinal até escrevi bastante.
Sendo que não gosto propriamente de falar para as paredes, muito menos de perder o meu tempo a escrever testamentos de forma a que as pessoas possa ter acesso mais facilmente a informação, para depois ver que a pessoa em questão se preocupa mais com pormenores unicamente estéticos em vez de se preocupar com situações importantes como o ciclo do azoto, basicamente não volto a perder o meu tempo com o membro em causa.
Nem agora nem nunca mais.

Cumprimentos

Boas

Peço imensas desculpas, pois fiquei sem tempo, tinha um jantar na sexta, Ja sabe como é as mulheres demoram muito Razz
Entao não tive mesmo tempo, senão o meu namorado "matava-me", pois fartou-me de chamar :S

Muito Obrigado pelo seu "testamento" Razz , pois deu para me ensinar muitas coisa que não sabia Very Happy

Mais uma vez peço desculpas por não responder a sua mensagem, pelo que vou fazer agora Very Happy

Cump's

SMoreira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: A Minha Historia pela Aquariofia :D   Dom 12 Fev 2012, 01:32Responder ao tópico

semnick escreveu:
Silvana quando se monta um aquário, este tem que estabilizar para proporcionar condições que permitam a sobrevivencia das especies.
A este processo chama mos de "ciclo de azoto", em traçoes gerais o mesmo passa no inicio por 3 a 4 semanas (pode ser menos, pode ser mais) em que se dão picos de substancias na água por ainda não haver bacterias colonizadas no teu aquário.
Nos primeiros dias cria-se um pico de amónia que é reduzido assim que aparecem as primeiras bacterias que consomem a mesma e que a transforam em nitritos. Passado está fase, os nitritos formam um novo pico até existirem novas bacterias que consomem o mesmo criando nitratos.
Quando se dá o ultimo grande pico de nitratos, então temos o ciclo estável e pronto para receber animais (poucos de cada vez).

Como sei que se dá o ultimo grande pico de nitratos?? Question

semnick escreveu:
Tu colocaste peixes de água fria, que ainda por cima são animais que criam grandes quantidades de dejectos, numa água que não estava preparada para ter ainda vivos.
Com isto e com o excesso de alimentação que provavelmente lhes destes o que aind avai piorar mais, criaste condições para um pico de amonia exagerado sem que houvessem colonias que o convertessem. Ou seja, tens o aquário destabilizado.

Pois de ter os peixes de agua fria, mudei a agua, lavei tudo. Pasados uma semana coloquei as plantas.
Fiz mal em meter as plantas um semana depois??

semnick escreveu:

Quando um peixe salta para fora do aquário, é sinal que tenta fugir daquela área, tal como faria se fosse selvagem, fungindo para outras áreas, só que neste caso fugiu da morte para a morte, é o instinto da sobrevivencia a falar mais alto.

Porque que isso acontece?? Question Question

semnick escreveu:

Depois temos o caso das conchas, que é daquelas coisas que eu simplesmente nao consigo entender, eu não vejo conchas do mar nos rios ou nos lagos tu vês?
Porque raio tu e tantos outros cometem esse erro?
Estas a libertar cilicatos para a água, que para além de serem toxicos aumentam te o PH.

Por acaso, não sabia que a concha fazia tanto mal aos peixes :|
A concha apesar um ar bonito ao aqua, ja não se encontra nele Razz

semnick escreveu:

Pois o fluxo das bolhas de facto nem tinha notado, só agora vi nas fotos.

Pedras difusoras não são necessárias e só fazem com que a porcaria que está no fundo seja levada para cima, aumentado a degradação da água.
....
Eu não uso as pedras difusoras, o musgo so estava assim porque tinha feito mudança de agua Smile (Como voçes dizem TAP(penso que seja assim Razz))

Cump's e mais uma vez desculpe!
Silvanna

Ricardo Santos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: A Minha Historia pela Aquariofia :D   Dom 12 Fev 2012, 13:42Responder ao tópico

Boas,

Para saberes como andam s parametros da tua água, ou nerste caso concreto, em que fase se encontra o ciclo de azoto, tens que efectuar testes na tua água, testes esses que terás que adquirir numa loja de aquariofilia.

Não, não fizeste mal em colocar plantas, a flora pode ser colocada logo no primeiro dia.

O teu peixe saltou do aquário, tentando fugir para águas mais adequadas a ele. Isso acontece quando a água se encontra "poluida" ou com parametros incorrectos. Podes ter um pico de amónia por exemplo.
Águas destabilizadas, seja por excesso de excrementos, seja por parametros incorrectos levam a morte dos animais.

SMoreira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: A Minha Historia pela Aquariofia :D   Dom 12 Fev 2012, 15:56Responder ao tópico

semnick escreveu:
Boas,

Para saberes como andam s parametros da tua água, ou nerste caso concreto, em que fase se encontra o ciclo de azoto, tens que efectuar testes na tua água, testes esses que terás que adquirir numa loja de aquariofilia.

Não, não fizeste mal em colocar plantas, a flora pode ser colocada logo no primeiro dia.

O teu peixe saltou do aquário, tentando fugir para águas mais adequadas a ele. Isso acontece quando a água se encontra "poluida" ou com parametros incorrectos. Podes ter um pico de amónia por exemplo.
Águas destabilizadas, seja por excesso de excrementos, seja por parametros incorrectos levam a morte dos animais.

Muito Obrigada Ricardo por ter voltado para o meu topico :cheers:

Terei que ir comprar Smile

Nunca mais ninguem saltou! A que saltou foi logo no dia a seguir de ter chegado ao aqua Evil or Very Mad

Cump'S
Silvanna

Ricardo Santos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: A Minha Historia pela Aquariofia :D   Seg 13 Fev 2012, 08:49Responder ao tópico

Primeiramente trata me por "tu" p.f, não sou nenhum cota;)
Para se saber melhor o que se está a passar só mesmo com testes.
Assim que os comprares e os testares, posta aqui os valores para se dar uma olhada nisso e tirar mos as conclusões possíveis.

SMoreira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: A Minha Historia pela Aquariofia :D   Seg 13 Fev 2012, 22:33Responder ao tópico

Smile por mim, tudo bem!

Sim haver se compre os testes, e pois coloco aqui os valores Very Happy

Cump's

SMoreira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: A Minha Historia pela Aquariofia :D   Dom 19 Fev 2012, 23:54Responder ao tópico

Qual é o tipo de teste tenho de comprar??
como se chama?
abracos

Ricardo Santos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: A Minha Historia pela Aquariofia :D   Seg 20 Fev 2012, 11:40Responder ao tópico

Em qualquer casa de aquariofilia compras testes para água.
Deverás comprar pelo menos os seguintes:

PH
Amónia
Nitritos
Nitratos
KH - não é tão importante mas se tiveres variações de ph já é necessário ver os valores do mesmo.

Existem testes de tiras que são mais baratos e onde consegues logo saber os valores todos, não são muito precisos, eu pessoalmente uso-os pois como faço testes regularmente, gasto desses.
Quando quero aprofundar mesmo alguma variante, então uso os testes das gotas que são individuais e mais caros mas bastante mais precisos e de confiança.

SMoreira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: A Minha Historia pela Aquariofia :D   Ter 21 Fev 2012, 22:40Responder ao tópico

Boa noite!

Do ph ja tenho, e vou arranjar-o de amonia Razz

Os outros tenho que ver se arranjo baratos Wink

Obrigada
Silvanna

Ricardo Santos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: A Minha Historia pela Aquariofia :D   Qua 22 Fev 2012, 09:36Responder ao tópico

Já testaste o pH?

SMoreira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: A Minha Historia pela Aquariofia :D   Qua 22 Fev 2012, 22:55Responder ao tópico

Sim esta a 7.4ph

A Minha Historia pela Aquariofia :D

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-