Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Ajuda africanos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

tiago5400

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Ajuda africanos    Qua 08 Fev 2012, 08:07Responder ao tópico

Boas , arranjaram-me uns quantos ciclideos africanos . Como tinha um aqua livre fiquei com eles. O grande problema é que não sou grande entendido em africanos. E apesar da pesquisa agradecia alguns concelhos . O aqua tem 120cm por 40cm por 70cm . Tem dois filtros um interno de 1400l\h e outro externo de 1500l\h. Tem tambem alguns troncos de red wood umas valisnerias gigantea e uns pés de polysperma . Os peixes são 15 msobo 6cm ,7 johannis 5cm ,6 Nigrofasciatus 4 a5 cm e 11 Aulonocara jacobfreibergi 2cm . Para já o meu grande problema é aumentar o ph que esta nos 7.2 +- . Outro é que segundo li os cilclideos africanos gostam muito de rochas e eu não tenho nenhuma a minha duvida é se é mesmo necessário ter rochas .. Desde já obrigada pela ajuda

Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Ajuda africanos    Qua 08 Fev 2012, 08:48Responder ao tópico

Boas

Em primeiro lugar vais ter de diminuir o numero de peixes, o que ai tens é exessivo, de momento pelo que dizes ainda sao juvenis mas depressa vao crescher e isso vai ficar superlotado e vais ter problemas, nao so pelas brigas entre eles como tambem com a sujidade do aquario, para ja tiravas os Nigrofasciatus, sao mesmo velhacos.
Quanto ao filtro esterno é um pouco fraco, faz cerca de 5 vezes a capacidade do aquario por hora e o ideal para esses maninos seria 7, pois sao peixes muito porcalhoes, o interno pode ajudar mas muito pouco.
Para subires o ph, em primeiro lugar podes começar por retirar os troncos, meteres umas pedras calcarias e podes usar no filtro como materia filtrante areao de coral.
Nao falas no substrato que tens, o melhor seria areia de praia.

Um abraço

tiago5400

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda africanos    Qua 08 Fev 2012, 13:21Responder ao tópico

Boas , eu sei que são bastantes peixes mas estou a espera de conseguir entender quais são os machos e as femeas para depois selecionar os casais e o resto vai tudo embora .Em relação ao filtro tambem tenho consciençia disso mas a troika não por isso por enquanto vai ter de ser mesmo assim . Tentar ajudar o filtro com tpa´s e aspirar o fundo mais regularmente . Em relação ao fundo é areão de silica com granulometria de 5mm . Eu preparei o aqua para levar ciclideos americanos e não africanos mas como me arranjaram estes e eu já estava para experimentar com os africanos a uma temporada ... Agora o probema é que vivo bastante longe da praia e por isso conchas e areia de praia por agora esta fora de questão ...

libermar

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda africanos    Seg 13 Fev 2012, 19:23Responder ao tópico

tiago5400 escreveu:
... Agora o probema é que vivo bastante longe da praia e por isso conchas e areia de praia por agora esta fora de questão ...

Em ultimo caso, deves ter alguma loja perto!?!?! Se tiveres experimenta passar lá, ou entao mete um anuncio no espaço de classificados do forum a dizer que procuras o tipo de material que precisas.
Possivelmente alguém perto de ti irá responder.

hugosimoes

Membro
Membro

Nome Real : Hugo Simões
Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: Ajuda africanos    Seg 13 Fev 2012, 19:54Responder ao tópico

Queres areia de praia? Procura uma casa em obras, ou vai a um armazem de materiais de construção que eles devem ter areia fina lá.

socodes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda africanos    Seg 13 Fev 2012, 20:03Responder ao tópico

Essa areia de obra, é preta né? e serve de substrato né? mas nao causará efeito na claridade da agua? ou poluir?

Ricardo Santos

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Ricardo Santos

MensagemAssunto: Re: Ajuda africanos    Seg 13 Fev 2012, 21:34Responder ao tópico

Boas, se queres fazer subir o pH, tens duas hipoteses.
1 - Usar quimicos, poderás usar bicabornato para aumentar primeiro o KH e depois outro produto para aumentar o pH.
2 - Se usares algumas conchas partidas no filtro isso vai te fazer subir o PH de certeza.

QUanto a areia da praia, penso que estarão a confundir com silica, mas essa não aumenta o pH.
Se estiverem a falar de areia de piscina, essa sim aumenta mas não aconselho.
Quanto a areia de praia posso te dizer que nem nos reefs se usa areia de praia devido a contaminação que a mesma pode trazer para os aquarios e neste caso falo de salgados para salgados, logo para aquarios de água doce, penso que não será mesmo uma boa opção;)

hugosimoes

Membro
Membro

Nome Real : Hugo Simões

MensagemAssunto: Re: Ajuda africanos    Seg 13 Fev 2012, 23:19Responder ao tópico

socodes escreveu:
Essa areia de obra, é preta né? e serve de substrato né? mas nao causará efeito na claridade da agua? ou poluir?

Nada disso, branca e fina como areia da praia. Já a usei em áquarios mas tens de colocar substrato a parte e aconselho-te a lavares bem a areia.

semnick sim é areia silica! Normalmente empregue nos acabementos das casas, é com esta areia que as casas adquirem aquele tom cinzento.

tiago5400

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda africanos    Ter 14 Fev 2012, 07:38Responder ao tópico

Mas então aquela areia fina que se usa normalmente para "arear" as paredes (é assim que se diz na minha terra) é igual a de praia ? Tem os mesmos benefiçios em termos de ph ? A granulometria não é muito pequena ?

Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Ajuda africanos    Ter 14 Fev 2012, 08:48Responder ao tópico

semnick escreveu:
Boas, se queres fazer subir o pH, tens duas hipoteses.
1 - Usar quimicos, poderás usar bicabornato para aumentar primeiro o KH e depois outro produto para aumentar o pH.
2 - Se usares algumas conchas partidas no filtro isso vai te fazer subir o PH de certeza.

QUanto a areia da praia, penso que estarão a confundir com silica, mas essa não aumenta o pH.
Se estiverem a falar de areia de piscina, essa sim aumenta mas não aconselho.
Quanto a areia de praia posso te dizer que nem nos reefs se usa areia de praia devido a contaminação que a mesma pode trazer para os aquarios e neste caso falo de salgados para salgados, logo para aquarios de água doce, penso que não será mesmo uma boa opção;)

Boas

Desculpa la mas nao concordo contigo.
A areia que é usada nos filtros de piscina nao aumenta o ph.
Quanto á areia de praia eu uso á varios anos e nunca tive qualquer problema e conheço muita gente que a usa tambem e sem problemas.
É claro que a areia de praia é lavada antes de entrar nos aquarios.

Um abraço

Ricardo Santos

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Ajuda africanos    Ter 14 Fev 2012, 09:36Responder ao tópico

Fernando Bagatelas escreveu:

Boas

Desculpa la mas nao concordo contigo.
A areia que é usada nos filtros de piscina nao aumenta o ph.
Quanto á areia de praia eu uso á varios anos e nunca tive qualquer problema e conheço muita gente que a usa tambem e sem problemas.
É claro que a areia de praia é lavada antes de entrar nos aquarios.

Um abraço

Boas,

Ainda bem que não concordas, é com debates abertos que muitas vezes conseguimos evoluir e trocar ideias Very Happy
Não tens que pedir desculpa de nada, é a tua opnião Very Happy

As areias que são usadas nos filtros das piscinas, pelo que tenho lido (nunca usei) dão regra geral aumentos conseideraveis de pH, apesar de ser parecida com silica não é a mesma coisa.

Um dos metodos usados para se fazer subir o pH é a colocação de uma pequena porção de conchas no filtro, as mesmas com a libertação de silicatos fazem o Ph subir.
Este metodo nunca usado por mim pois conforme já aqui disse também tenho salgados e tenho bastantes receios de introduzir seja o que for que provenha do mar, apesar disso, consegue ter uma margem de controlo efectiva.
Repara que ao colocares conchas, a qualquer momento sendo que estamos a falar de uma pequena porção, podes retirar as mesmas e terminar assim o contágio de silicatos.
Com areão do mar, por mais que laves o mesmo, podes retirar parte da poluição que as mesmas incorporam, e mesmo assim tenho sérias dúvidas, mas não podes de forma alguma tirar milhões de anos de processos da natureza que fizeram com que as mais váriadas formas de vida ou rochas formassem os areões encontrados nas praias.
Ao colocares vários quilos do mesmo num aquário de água doce, não vais ter uma pequena porção de material que te sobe o PH, vais ter uma carga enorme de contágio na tua água.
Eu acredito que já o tenhas feito e que conheças membros que tb o tenham feito e aparentemente com bons resultados, mas na minha opnião o que fazes é errado e pode dar mau resultado.

Não existe ninguem na aquariofilia salgada, pelo menos que até hoje eu tenha conhecimento, que arrisque colocar areia de praia num reef, e estamos a falar de salgados para salgados.

Não nos podemos esquecer que o areão de praia está em contacto directo com um ambiente totalmente diferente daquele que encontramos nos rios ou lagos, o pH do mar oscila em média nos 8.4 e tem parametros totalmente diferentes dos de água doce.
Não é com lavagens que consegues alterar o efeito que ele te vai provocar em água doce.

Quanto a granulometria da silica, sim ela é bem mais pequena, nem toda a flora poderá sobreviver na mesma devido a possivel asfixia das raizes, mas isso é uma questão que tem que ser bem pondera pelo aquariofilo que a irá introduzir, escolhendo correctamente as especies de flora que irá introduzir.

tiago5400

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda africanos    Ter 14 Fev 2012, 14:17Responder ao tópico

Boas semenick então se eu entendi bem o ponto é mesmo deixar a areão de silica que tenho e apostar mesmo por por conchas no filtro. Certo ?
Já agora gostava que me dessem umas dicas sobre as espécies que tenho no aquário . Mais sobre alimentação e de como lhes poder proporcionar um bom aqua...

Ricardo Santos

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Ajuda africanos    Ter 14 Fev 2012, 15:12Responder ao tópico

Boas, ora vamos lá então desmembrar a informação toda e compilar os resultados lol.

120X40X70 = 312 litros brutos arrendondemos para 300 para facilitar as contas.

Tens dois filtros 1 interno de 1400 L/H e outro externo de 1500 L/H

FIltração deve ser 5 vezes superior ao nível total de água, no entanto e como já foi debatido, como os filtros diminuem o seu caudal ao longo do funcionamento em médio prazo e a curto prazo mal colocamos as máterias filtrantes, devemos ter pelo menos 7 vezes mais de potencia.

Assim - 300 X 7 = 2100 l/h

Tu tens 1400 + 1500 = 2900 l/h

A nível de filtragem aparentemente houston you have green line.

No entanto, eu (se fosse eu), tirava esse interno que só te ocupa espaço e comprava outro externo.
Talvez apostasse num 1900 L/h ou pelo menos num igual de 1500 L/H.
Podem achar exagero, mas eu em filtragem gosto de ser exagerado, para além do mais, ciclideos africanos a nivel de carga organica, são praticamente iguais aos vulgos peixes de água fria. Ou seja, mais carga organica, mais necessidade de uma boa filtragem.
Agora, ainda tens outra questão, as algas aparecem essencialmente, não devido a excesso de nutrientes, mas sim devido a excesso de amonia e nitritos, os nitratos nem são os mais importantes.
Para reduzires ao máximo a amonia, tens que ter uma boa filtragem.
Muito mais quando com ciclideos africanos, não podes meter quase nada de flora, a não ser algo robusto e grande que eles não arranquem diáriamente.

Tens peixes a mais, metade disso é melhor despachares.
Quanto as suas preferencias, podes meter silica sem problema algum, eles gostam de areão fino, e podes também meter rochas a tua vontade, é uma questão de ires aos montes procurar xisto, lava-lo bem e siga lá para dentro.
Para aumentares o Ph, não sei como anda o teu Kh, se estiver abaixo dos 5, compra na farmacia cloreto de sódio, tiras meio litro de água do aquário para uma garrafa, metes duas colheres de café semi cheias, agitas, deixas repousar umas horas e metes no aquário.
Quando o kH estiver nivelado nos 5, podes tentar com melhor sucesso estabilizar o pH. Para isso podes meter umas conchas dentro do filtro externo que te deve dar resultados satisfatórios.

Podes meter plantas de superficie que te irão ajudar a combater os nitratos e que não necessitam de grande luz. Quanto a luz diminui ao máximo para evitar as filamentosas visto que vais ter muita carga organica e praticamente nada de flora.

Alimentação é a normal, flocos lá para dentro e siga o rancho;)

tiago5400

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda africanos    Ter 14 Fev 2012, 18:56Responder ao tópico

Por enquanto o filtro vai ter mesmo de ficar este porque os euros não são muitos(espero daqui a uns mesitos poder comprar outro externo ). Quanto aos peixes eles ainda estão no seu estado juvenil o que não ajuda um nabo (eu) a perceber se são machos ou femeas por isso estou a pensar esperar que cresçam um pouco para depois formar casais e o resto sai do aqua . Ou será melhor tirar já ?
Neste momento já la tenho silica mas não é bem areia é mais areão .
Neste momento os peixes tirando os nigros e os Aulonocara jacobfreibergi cada ves que me aproximo desaparecem para traz dos troncos . É normal ou é da adaptação ao aqua ?

Catarina Pinheiro

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda africanos    Ter 14 Fev 2012, 19:18Responder ao tópico

Boas Tiago

Convém tirares esses troncos. Os taninos que eles libertam em nada benefeciem os africanos.

Aposta nas rochas, vai procurar em montes, ou então vai a uma loja tipo maxmat e encontras lá seixos rolados de rio e lajes que dão óptimos esconderijos. É o que eu tenho no meu aquário de malawis. Pedras calcárea só tenho duas ou três para estabilizar o ph.

No substrato, usei uma mistura de areia de sílica e de areia de coral. Ajuda a manter o pH certinho, mas cuidado que se a água da torneira ou poço tiver um teor de minerais muito baixo, as reservas de minerais da areia de coral vai diminuindo e é necessário repor alguma dessa areia.

As plantas não têm grande sucesso com estes peixes, porque eles desenterram tudo. Se estiverem bem adaptados no aquário, vais ficar admirado com quantas vezes aquelas criaturas mudam a casa... E não te admires se começares a ver o fundo do aquário a aparecer no meio da areia... É normalíssimo, deve ser mania, mas eles adoram fazer isso. Depois ficam feitos palermas a olhar para o vidro do fundo.

O facto deles estarem a fugir pode dever-se à falta de esconderijos naturais (as pedras). Por norma, os africanos são peixes muito curiosos, que podem chegar a vir à mão do dono (os meus L. cauruleus vêm buscar os sticks à minha mão), mas qualquer movimento brusco faz com que eles se assustem. Se aliares isso à falta de um habitat adequado (pH mais alto, mais minerais na água), é normal esse comportamento.

tiago5400

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda africanos    Ter 14 Fev 2012, 23:40Responder ao tópico

O meu ph apesar de tudo esta ato esta nos 7.5 e eles nos troncos tem bastantes esconderijos. Eu estava a pensar misturar os calhaus com os troncos , também porque estou a pensar meter alguns ancistrus .Aqui deixo algumas fotos de muita má qualidade do aquario para me darem uma opinião .
By tiago5400 at 2012-02-14[/img]
Já agora arranjei este calhau que foi apanhado na praia poderei mete-lo no aqua ?

Catarina Pinheiro

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda africanos    Qui 16 Fev 2012, 09:08Responder ao tópico

Bom dia Tiago

COmo já te disseram anteriormente, troncos e africanos não é boa ideia.

Os taninos dos troncos vão desmineralizar a água, e a não ser que queiras uma epidemia da doença dos buracos na cabeça, eu retirava já os troncos.

tiago5400

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda africanos    Qui 16 Fev 2012, 13:10Responder ao tópico

Mas assim fico sem esconderijos .... Já agora achas que posso meter o calhau da foto ?? é da praia já o fervi

Ricardo Santos

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Ajuda africanos    Qui 16 Fev 2012, 13:15Responder ao tópico

Pessoalmente eu não meto nada de nada que venha das praias, dentro de um aquário de água doce.

tiago5400

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda africanos    Qui 16 Fev 2012, 13:35Responder ao tópico

é que eu assim fico num dilema . se tiro os troncos eles ficam se esconderijos mas se os tronco fazem assim tão mal eu tiro-os mas até ao fim de semana não consigo arranjar calhaus .

Catarina Pinheiro

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda africanos    Qui 16 Fev 2012, 13:51Responder ao tópico

Certamente terás algum centro de jardinagem ou um maxmat ou aki aí por perto.

Eles teem seixos rolados aos quilos e baratos.

E prepara-te para fazeres grandes tpa´s a esse aquário. A água para os africanos tem de ser cristalina, e não castanha e cheia de taninos.

tiago5400

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda africanos    Qui 16 Fev 2012, 14:01Responder ao tópico

a agua não esta amerala a luz é que é amarela .... Apesar de que tenho outras lampadas brancas no sitio das plantas . Mas tenho feito ultimamente pelo menos 15% de dois em dois dias .

tiago5400

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda africanos    Qui 16 Fev 2012, 14:05Responder ao tópico

Gostava se possivel é que me dissessem se a stress de meter o calhau ele já tem uns anos fora da praia Já apanhou muitas chuvadas por isso acredito que grande parte das bactérias e e outras coisas que tivessem desapareceu . Já a fervi e passei por agua varias vexes para lhe tirar o lixo que tinha . Acham que mesmo assim a stress ?

Ricardo Santos

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Ajuda africanos    Qui 16 Fev 2012, 14:09Responder ao tópico

Não metas a pedra, não tem nada haver com bacterias, tem haver sim com os materiais sobre a qual a mesma se formou.
O que é da praia é da praia não é dos rios.

tiago5400

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda africanos    Qui 16 Fev 2012, 14:11Responder ao tópico

Ok obrigada semnick .E desculpa a insistência mas é que muitos disseram-me para por areia de praia e conchas dai a eu pensar que o calhau também não faria mal ..

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ajuda africanos    Responder ao tópico

Ajuda africanos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Ciclideos :: Ciclídeos Africanos :: Lago Malawi-