Peixefauna
Bem-vindo(a) Ao fórum PeixeFauna
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioParceriasLoginRegistrar-se

Bomba de circulação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

micael

Membro
Membro

MensagemAssunto: Bomba de circulação   26/1/2012, 01:20Responder ao tópico

Qual a vossa opinião sob a montagem de uma bomba de circulação num aqua de peixes de agua fria de 220L? Possui filtro externo.

nelsomsdias

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Bomba de circulação   26/1/2012, 02:10Responder ao tópico

perguntoantes qual a necessidade? sao muitos peixes ? sujam muito e fica sujidade acumulada? se nao ha necessidade pra que colocar??

micael

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Bomba de circulação   26/1/2012, 02:19Responder ao tópico

Sim! são perto de 16 é mesmo por causa da sujidade era para fazer um fluxo de agua para a zona onde o filtro extrai a agua

Nuno Moreira

ModeradorEspecífico
ModeradorEspecífico

MensagemAssunto: Re: Bomba de circulação   26/1/2012, 10:21Responder ao tópico

Boas
Eu tive um problema semelhante com um aqua comunitário de água quente, de 400l, na altura resolvi-o substituindo a flauta do filtro pelo bico de pato, isto acabou por fazer movimentar mais a água, impedindo assim muitos dos detritos de "poisarem" em cima das plantas e no solo, mantendo-os a flutuar/circular durante mais tempo aumenta as hipoteses de serem apanhados pelo filtro.
Posteriormente optei por comprar uma bomba de circulação de 1000l/h, na altura tive medo de comprar uma mais potente devido às plantas, e tive também em atenção o consumo indicado, pois era mais uma coisa ligada todo o dia.
Não tenho razão de queixas, mas para o aqua se fosse uma com o dobro da potência não fazia mal nenhum.
No teu caso são peixes de água fria, normalmente o areão é mais grosso, o que facilita a sifonagem.

_________

Assinatura:
Cumprimentos
Nuno Moreira
putogiro
ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Peixe-gato

http://www.peixefauna.com/t7904p75-fenix-1506055-nova-montagem
http://www.peixefauna.com/t6383-1506055-o-projeto-desde-o-inicio#64994

micael

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Bomba de circulação   26/1/2012, 23:25Responder ao tópico

De estas três hipoteses me acoselham relação qualidade/consumo? Ou outras sugestões tendo em conta os 220L de capacidade do aqua.

Sunsun surfer wave maker JVP 101

JVP 101
■Consumo: 6w
■Caudal: 5000L/h
■Alimentação 220v 50Hz
■Veios de titânio (modelo de ventosas)

Sunsun surfer wave maker

Bombas de design inovador para uma circulação de alto caudal

Com deflectores ajustavies de fluxo.

Caracteristicas:

■Power: 14w
■Output: 12000L/h
■Support 220v 50Hz

Resun surfer wave maker

Modelo: WM-015
■Volt.:220~240V
■Freq.: 50 / 60 Hz
■Consumo: 25W
■Qmax.FLOW: 1800l/h
■Volume de água recomendado 350L/Hr

Características: ■Bomba de baixa voltagem faz com que seja seguro para o utilizador e para o aquário
■Produz ondas pequenas, médias ou grandes ou remoinhos
■As ondas mudam automaticamente copiando as ondas verdadeiras e o movimento de circulação
■ Sistema avançado de controle para ajustar o tempo em ondas diferentes, de modo que a melhor condição pode ser produzido.

Nuno Moreira

ModeradorEspecífico
ModeradorEspecífico

MensagemAssunto: Re: Bomba de circulação   27/1/2012, 00:12Responder ao tópico

Boas
Tem atenção que as bombas de circulação são feitas para aquas de água salgada, para simular as correntes e os movimentos das ondas.
Pelo que sei os peixes que tens são peixes de lago, portanto não estão habituados/preparados para grandes correntezas.
Lembra-te também que estás a pensar numa bomba de circulação porque é mais comodo para ti (pensas ter menos trabalho a limpar o aqua), mas não te esqueças que quem lá vai viver são os peixes, o que deveria interessar era o bem estar deles, e o simulares o ambiente em que eles deviam estar a viver.
Como disse anteriormente no meu aqua plantado de 400l (uteis) tenho uma bomba de 1000l/h e chega, podia ter o dobro da potência, mas esta chega.
A bomba é americana é uma SEIO super flow pump M250MH, e tem a grande vantagem de ter um consumo de 1,7w - porque alguns de nós ainda têm que pensar na troica, e a electricidade tá cada vez mais cara.
Quanto à tua dúvida de qual das indicadas seria melhor, acho que para um aqua dessa dimensão mais de 2000l/h é capaz de ser muito forte, mas o aqua é teu e como tal a decisão é tua, volto no entanto a dizer que bombas de circulação em aquas de água doce. há pouco quem tenha, se conheceres quem tenha aquas de água salgada, esses serão os melhores para te aconselhar.

_________

Assinatura:
Cumprimentos
Nuno Moreira
putogiro
ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Peixe-gato

http://www.peixefauna.com/t7904p75-fenix-1506055-nova-montagem
http://www.peixefauna.com/t6383-1506055-o-projeto-desde-o-inicio#64994

nelsomsdias

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Bomba de circulação   27/1/2012, 01:37Responder ao tópico

ola

no meu malawi de 350 litros tenho uma de sicce de 6 000 l/h e parce me mais que suficiente pra remover tudo o que se junta no meio das pdras, para um aquario agua doce com plantas nunca utilizaria uma bomba tao forte , nem sei se acima dos 2 mil litros hora sera viavel, experimenta algumas abaixo disso e ve qual a que se adequa melhor ao teu aquario, como disseram acima, pensa tb no bem estar dos teus peixes. se tens um filtro externo uma opçao sera colocares a saida direcionada de modo a remover os detritos do fundo , tenta com flauta, sem flauta , aponta pra varias direcçoes e descobriras uma maneira melhor que a bomba circulaçao , caso nao encontres , opta por uma abaixo dos 2 mil litros ou revira te o aquario todo .

cumps

micael

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Bomba de circulação   28/1/2012, 23:47Responder ao tópico

OK obrigado pelas dicas malta!

tiago5400

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Bomba de circulação   31/1/2012, 08:17Responder ao tópico

Boas , eu no meu de 300 lt tenho uma bomba de circulação de 1000 lt\h e chega e sobra , Esta ligada ao relogio e só a ligo quando a luz desliga que é para não tirar co2 as plantas

Ricardo Santos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Bomba de circulação   2/2/2012, 14:52Responder ao tópico

Boas,

Eu tenho duas bombas de circulação no meu reef, nos de água doce não uso, nunca usei e nunca tive conhecimento de ninguem que usa-se.
Não digo que seja errado mas sinceramente e indo de encontro ao que já foi dito, não me parece nada válido para o bem estar dos teus vivos.
A correnteza que elas emitem é para simular um efeito parecido aos dos ambientes aquaticos maritimos.
Talvez seja melhor teres bastante atenção nos primeiros dias e acompanhares os comportamentos dos teus animais;)

Um abraço

micael

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Bomba de circulação   2/2/2012, 19:13Responder ao tópico

Obtei por agora ter introduzido um fitro interno que tinha que provoca coma queda de agua um fluxo legeiro de agua para a zona onde o filtro externo vai sugara a agua parece-me resultar. Vou a guardar os dias para ver os resultados, por outro lado é mais vantajoso pois oxigena a água deste modo, digamos que uma simbiose! Very Happy

Bomba de circulação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-