Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Bomba de circulação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

micael

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Micael Afonso
Gostos : 0

MensagemAssunto: Bomba de circulação   Qui 26 Jan 2012, 01:20Responder ao tópico

Qual a vossa opinião sob a montagem de uma bomba de circulação num aqua de peixes de agua fria de 220L? Possui filtro externo.

nelsomsdias

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Bomba de circulação   Qui 26 Jan 2012, 02:10Responder ao tópico

perguntoantes qual a necessidade? sao muitos peixes ? sujam muito e fica sujidade acumulada? se nao ha necessidade pra que colocar??

micael

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Bomba de circulação   Qui 26 Jan 2012, 02:19Responder ao tópico

Sim! são perto de 16 é mesmo por causa da sujidade era para fazer um fluxo de agua para a zona onde o filtro extrai a agua

putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Bomba de circulação   Qui 26 Jan 2012, 10:21Responder ao tópico

Boas
Eu tive um problema semelhante com um aqua comunitário de água quente, de 400l, na altura resolvi-o substituindo a flauta do filtro pelo bico de pato, isto acabou por fazer movimentar mais a água, impedindo assim muitos dos detritos de "poisarem" em cima das plantas e no solo, mantendo-os a flutuar/circular durante mais tempo aumenta as hipoteses de serem apanhados pelo filtro.
Posteriormente optei por comprar uma bomba de circulação de 1000l/h, na altura tive medo de comprar uma mais potente devido às plantas, e tive também em atenção o consumo indicado, pois era mais uma coisa ligada todo o dia.
Não tenho razão de queixas, mas para o aqua se fosse uma com o dobro da potência não fazia mal nenhum.
No teu caso são peixes de água fria, normalmente o areão é mais grosso, o que facilita a sifonagem.

micael

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Bomba de circulação   Qui 26 Jan 2012, 23:25Responder ao tópico

De estas três hipoteses me acoselham relação qualidade/consumo? Ou outras sugestões tendo em conta os 220L de capacidade do aqua.

Sunsun surfer wave maker JVP 101

JVP 101
■Consumo: 6w
■Caudal: 5000L/h
■Alimentação 220v 50Hz
■Veios de titânio (modelo de ventosas)

Sunsun surfer wave maker

Bombas de design inovador para uma circulação de alto caudal

Com deflectores ajustavies de fluxo.

Caracteristicas:

■Power: 14w
■Output: 12000L/h
■Support 220v 50Hz

Resun surfer wave maker

Modelo: WM-015
■Volt.:220~240V
■Freq.: 50 / 60 Hz
■Consumo: 25W
■Qmax.FLOW: 1800l/h
■Volume de água recomendado 350L/Hr

Características: ■Bomba de baixa voltagem faz com que seja seguro para o utilizador e para o aquário
■Produz ondas pequenas, médias ou grandes ou remoinhos
■As ondas mudam automaticamente copiando as ondas verdadeiras e o movimento de circulação
■ Sistema avançado de controle para ajustar o tempo em ondas diferentes, de modo que a melhor condição pode ser produzido.

putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Bomba de circulação   Sex 27 Jan 2012, 00:12Responder ao tópico

Boas
Tem atenção que as bombas de circulação são feitas para aquas de água salgada, para simular as correntes e os movimentos das ondas.
Pelo que sei os peixes que tens são peixes de lago, portanto não estão habituados/preparados para grandes correntezas.
Lembra-te também que estás a pensar numa bomba de circulação porque é mais comodo para ti (pensas ter menos trabalho a limpar o aqua), mas não te esqueças que quem lá vai viver são os peixes, o que deveria interessar era o bem estar deles, e o simulares o ambiente em que eles deviam estar a viver.
Como disse anteriormente no meu aqua plantado de 400l (uteis) tenho uma bomba de 1000l/h e chega, podia ter o dobro da potência, mas esta chega.
A bomba é americana é uma SEIO super flow pump M250MH, e tem a grande vantagem de ter um consumo de 1,7w - porque alguns de nós ainda têm que pensar na troica, e a electricidade tá cada vez mais cara.
Quanto à tua dúvida de qual das indicadas seria melhor, acho que para um aqua dessa dimensão mais de 2000l/h é capaz de ser muito forte, mas o aqua é teu e como tal a decisão é tua, volto no entanto a dizer que bombas de circulação em aquas de água doce. há pouco quem tenha, se conheceres quem tenha aquas de água salgada, esses serão os melhores para te aconselhar.

nelsomsdias

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Bomba de circulação   Sex 27 Jan 2012, 01:37Responder ao tópico

ola

no meu malawi de 350 litros tenho uma de sicce de 6 000 l/h e parce me mais que suficiente pra remover tudo o que se junta no meio das pdras, para um aquario agua doce com plantas nunca utilizaria uma bomba tao forte , nem sei se acima dos 2 mil litros hora sera viavel, experimenta algumas abaixo disso e ve qual a que se adequa melhor ao teu aquario, como disseram acima, pensa tb no bem estar dos teus peixes. se tens um filtro externo uma opçao sera colocares a saida direcionada de modo a remover os detritos do fundo , tenta com flauta, sem flauta , aponta pra varias direcçoes e descobriras uma maneira melhor que a bomba circulaçao , caso nao encontres , opta por uma abaixo dos 2 mil litros ou revira te o aquario todo .

cumps

micael

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Bomba de circulação   Sab 28 Jan 2012, 23:47Responder ao tópico

OK obrigado pelas dicas malta!

tiago5400

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Bomba de circulação   Ter 31 Jan 2012, 08:17Responder ao tópico

Boas , eu no meu de 300 lt tenho uma bomba de circulação de 1000 lt\h e chega e sobra , Esta ligada ao relogio e só a ligo quando a luz desliga que é para não tirar co2 as plantas

Ricardo Santos

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Ricardo Santos
Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: Bomba de circulação   Qui 02 Fev 2012, 14:52Responder ao tópico

Boas,

Eu tenho duas bombas de circulação no meu reef, nos de água doce não uso, nunca usei e nunca tive conhecimento de ninguem que usa-se.
Não digo que seja errado mas sinceramente e indo de encontro ao que já foi dito, não me parece nada válido para o bem estar dos teus vivos.
A correnteza que elas emitem é para simular um efeito parecido aos dos ambientes aquaticos maritimos.
Talvez seja melhor teres bastante atenção nos primeiros dias e acompanhares os comportamentos dos teus animais;)

Um abraço

micael

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Bomba de circulação   Qui 02 Fev 2012, 19:13Responder ao tópico

Obtei por agora ter introduzido um fitro interno que tinha que provoca coma queda de agua um fluxo legeiro de agua para a zona onde o filtro externo vai sugara a agua parece-me resultar. Vou a guardar os dias para ver os resultados, por outro lado é mais vantajoso pois oxigena a água deste modo, digamos que uma simbiose! Very Happy

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Bomba de circulação   Responder ao tópico

Bomba de circulação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-