Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

será que meu aqua está super lotado?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3
AutorMensagem

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 405

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Seg 16 Abr 2012, 10:31Responder ao tópico

Concordo com o que dizes Solange, eu neste momento apenas mantenho discos, mas cheguei a ter 4 casais a criar, do que tive nos últimos 8 anos, alguns comprei outros nasceram cá por casa, dos que comprei a maioria vinha de águas na casa dos 6.5-7, eu na altura tinha água da torneira com PH-7.5 - 8. Para os casais tinha de usar osmose obviamente, mas para todos os outros não, raramente me morria um peixe, os pequenitos cresciam mais rápidamente e sinceramente eram mais saudáveis do que agora que os parametros da minha água da torneira baixaram. Por isso concordo plenamente é preferível tentar ambientar os peixes à nossa água desde que a diferença não seja substancial, do que usar produtos quimicos, enfraquecendo o peixe, claro que não posso colocar um ciclideo africano num PH-6.5, possivelmente definhará e morre.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

Ricardo Santos

Membro
Membro

Nome Real : Ricardo Santos
Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Seg 16 Abr 2012, 12:19Responder ao tópico

Francisco Ramalho escreveu:
claro que não posso colocar um ciclideo africano num PH-6.5, possivelmente definhará e morre.

Na realidade, desde que faças a descida do pH muito calmamente e desde que te preocupes com o gH que esse sim, tem uma importancia enorme, o animal não iria morrer.
A questão do pH terminou quando as especies foram alteradas geneticamente durantes os longos anos de produção industrial em cativeiro.

Thiago Cardoso

Membro
Membro

Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Seg 16 Abr 2012, 13:21Responder ao tópico

Ricardo Santos escreveu:
Boas,
E se o pH fosse muito alto para ramirezis por exemplo? Como farias?
Ficam as perguntas;)

Bom a água da torneira de casa sai entre 7.4-7.5...muito alcalino para meus ramirezi...quando introduzo eles adiciono apenas troncos de madeiras...não uso nem turfa...apenas os troncos já acidifica a água em 6.2-6.4...ideal para os ramirezi...

Aqui no brasil é difícil ter peixes de pH alcalino...a maioria dos peixes aqui são água extremamente ácida e muito quente...

Em caso tivesse que usar peixes de água alcalina e o pH da torneira fosse ácida, usaria rochas alcalinizantes Ex: Pedras calcáreas (Mármore)...

Gosto desse fórum, aliás foi o que mais me identifiquei, devido ao inúmeros conhecimento dos amigos e da forma que são colocadas diversos assuntos aqui...

Além da turma ser bem ativa e muito hospitaleira...

putogiro

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Seg 16 Abr 2012, 13:37Responder ao tópico

Boas
Quando comecei na aquáriofilia morava noutra casa, a água saída da torneira com PH de 6,2 a 6,4 - Como nada sabia comecei como a maior parte, pelos guppys, na loja pouco mais do que como fazer a ambientação me explicaram, na altura estava noutro forum em que só repondiam aos amigos (quase), por isso limitei-me a ter cuidado com a ambientação.
O certo é que sempre tive guppys, com PH's que chegaram aos 5,5 (num regresso de férias), nunca tive baixas fora do normal, a minha 1ª femea morreu grávida, por não aguentar mais, a gravidez anterior tinham sobrevivido 99 alevins, entre os quais 2 "casais" siameses, os quais consegui separar, tendo sobrevivido 3 alevins (o 4º não estava completamente formado).
Mudei de casa, e apesar de haver apenas +/- 500 metros em linha reta e ficar na mesma localidade, passeie para um PH na torneira de 8, foi preciso muita paciência para fazer a ambientação, mas foi feita e sem baixas.
Tudo isto para dizer que já criei guppys com PH's de 6 e de 8, desde que não haja os chamados choques, que a ambientação seja cuidada, as coisas correm bem.
Os peixes não são assim tão diferentes das pessoas. Nós não nos constipamos com o frio, mas sim com a diferença de tempª. São principalmente as mudanças bruscas que matam os peixes, e não os valores em si.

Ricardo Santos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Ter 17 Abr 2012, 12:30Responder ao tópico

Nuno Moreira escreveu:
Boas
São principalmente as mudanças bruscas que matam os peixes, e não os valores em si.

Relativamente ao pH é mais ou menos isso sim Very Happy

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Ter 17 Abr 2012, 12:32Responder ao tópico

Ricardo Santos escreveu:
Nuno Moreira escreveu:
Boas
São principalmente as mudanças bruscas que matam os peixes, e não os valores em si.

Relativamente ao pH é mais ou menos isso sim Very Happy

Não só em relação ao pH, mas também! Smile

Ricardo Santos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Seg 23 Abr 2012, 10:38Responder ao tópico

Incognitus se o teu ph for descendo lentamente abaixo de 5 valores os teus animais morrem.
Não podemos considerar apenas as mudanças bruscas, existem valores que demasiado baixos ou demasiados altos vão levar á morte do animal.
Eu sei que nesse aspecto o kH e principalmente o gH têm uma grande palavra nesta questão, mas temos que ter em conta que valores demasiado baixos ou demasiado altos de pH levam a morte dos animais.
E isso é independente de que estes estejam estáveis ou a serem alterados de forma vagarosa, que estejam a ser alterados de forma brusca.

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Seg 23 Abr 2012, 10:59Responder ao tópico

Ricardo Santos escreveu:
Incognitus se o teu ph for descendo lentamente abaixo de 5 valores os teus animais morrem.
Não podemos considerar apenas as mudanças bruscas, existem valores que demasiado baixos ou demasiados altos vão levar á morte do animal.
Eu sei que nesse aspecto o kH e principalmente o gH têm uma grande palavra nesta questão, mas temos que ter em conta que valores demasiado baixos ou demasiado altos de pH levam a morte dos animais.
E isso é independente de que estes estejam estáveis ou a serem alterados de forma vagarosa, que estejam a ser alterados de forma brusca.

Claro!

Mas estamos a falar de valores relativamente normais!

Ou seja, se estivermos a falar de descida por introdução de CO2 muito dificilmente passará dos 6,0... Se falares de subida por introdução de pedras calcárias dificilmente passará muito dos 8,0...

Dentro destes limites a tolerância dos peixes é muito maior do que normalmente se pensa!

E verdade seja dita que para teres pHs fora deste intervalo é preciso puxar pela imaginação...

Claro que se tiveres o pH a 4,0 ou 5,0 muito provavelmente morre tudo! Mas também muito provavelmente se meteres a mão lá dentro te queimas! Very Happy

Thiago Cardoso

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Seg 23 Abr 2012, 12:50Responder ao tópico

Poderíamos, abrir um tópico e fixa-lo , pois esse assunto muito interessa os membros do fórum...é um assunto que abrange muitos conhecimentos de cada um...

Ricardo Santos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Seg 23 Abr 2012, 14:32Responder ao tópico

Toredo o que sugeres?

Ricardo Santos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Seg 23 Abr 2012, 14:37Responder ao tópico

[quote="InCoGniTuS"]
Ricardo Santos escreveu:

Claro!

Mas estamos a falar de valores relativamente normais!

Ou seja, se estivermos a falar de descida por introdução de CO2 muito dificilmente passará dos 6,0... Se falares de subida por introdução de pedras calcárias dificilmente passará muito dos 8,0...

Caro Peter isso pode não ser exactamente assim.
Sabemos que o pH vai flutuando durante o dia, sendo que no periodo da noite é quando o mesmo atinge valores mais baixos.
Sabemos também que a flora tem um papel a dizer sobre este facto.
Agora pensa no meu caso, tenho pH a sair da torneira a 6.4, com a introdução de Co2 é completamente possivel que caia para 5.9 ou 5.8.
Facto esse que me levou concretamente a colocar um filtro interno pequeno com conchas trituradas para o elevar um pouco e ter uma margem de confiança.

Sendo assim com o Co2 o meu pH ronda os 6,5 mais coisa menos coisa já com pH e também como tu sabes e indo de encontro a esta conversa, os tais animais que pHs 7.5 (espadas - viviparos), coabitam nessas mesmas águas e até já tenho uma fêmea a ficar bem gorda;)

Importancia do pH em especies de cativeiro = quase 0%

Thiago Cardoso

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Seg 23 Abr 2012, 14:41Responder ao tópico

Amigo Ricardo, já tem o tópico - http://www.peixefauna.com/t10338-a-importancia-do-ph-topico-de-discussao

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Hoje à(s) 20:54Responder ao tópico

será que meu aqua está super lotado?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-