Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

será que meu aqua está super lotado?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem

Pedro Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Qui 12 Abr 2012, 13:06Responder ao tópico

mad&mor escreveu:
Bem... Não quero que me "crucifiquem" mas... No nosso aqua de 60Lt temos:

6 Neons Verdadeiros (3 adultos)
6 Neons Cardinais (3 adultos)
6 Narizes Bêbado (2 adultos)
3 Corydora Jullie
1 Otocinclos Affinis (Para breve mais 2)

E os níveis de água estão sempre excelentes :|

Cumps.

Podes ter 50 pessoas numa sala pequena que a qualidade do ar pode ser fantástico se tiverem cuidado em o renovar.

Agora elas têm espaço?

Sentem-se confortáveis?

Eu retirava um dos cardumes de Neons e aumentava o número de corys e Otos para para 5 indivíduos cada.

Mesmo assim já eram bastantes mas sempre tinham mais espaço pois são espécies que ocupam locais diferentes!

Abraço!

mad&mor

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Qui 12 Abr 2012, 13:09Responder ao tópico

Pimba! O Prof. a dar nas orelhas do aluno!! xD EU sei amigo... Se soubesse nem neons tinha, gosto mais dos cardinais! Veremos com o tempo :3

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Qui 12 Abr 2012, 13:12Responder ao tópico

mad&mor escreveu:
Pimba! O Prof. a dar nas orelhas do aluno!! xD EU sei amigo... Se soubesse nem neons tinha, gosto mais dos cardinais! Veremos com o tempo :3

lol!

Longe de mim ser Prof. seja de quem for! Very Happy

Só dou a minha opinião!

Abraço!

mad&mor

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Qui 12 Abr 2012, 13:17Responder ao tópico

És és!! :3 Se não fosses tu eu ainda fazia borradas maiores!

Mais uma vez obg Incognitus! :3

Já agora saliento que eles parecem andar bem, passo horas a observa-los. Respiram normalmente, andam em cardumes bem apertados :3

Fazemos 2 TPAs por semana (3.ª Feira 10% e Sábado 25%) :3

Thiago Cardoso

Membro
Membro

Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Qui 12 Abr 2012, 16:47Responder ao tópico

semnick escreveu:
Se tu compras animais selvagens, nesse caso sim, terás que ter em conta o pH de onde eles vieram.
Presumo que no brasil haja muito mercado proveniente da Colombia e Venuzuela onde existe muita captura de vivos.
Se assim for então tem sempre em mente a questão do pH;)

Isso mesmo amigo...todos meus peixes são selvagens...a não ser um casal de Scalares Marmorato que foi os primeiros peixes que eu comprei...

Por isso sempre acabo falando em relação aos pH, pois já vi muitos peixes aqui no brasil agonizar por estar em pH e temperatura inadeguada

Pra mim peixe em pH diferente não vive, sobrevive... Wink

Ricardo Santos

Membro
Membro

Nome Real : Ricardo Santos
Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Sex 13 Abr 2012, 08:24Responder ao tópico

Desculpa contrariar te mas de todos os parametros da água os pH é o menos importante.
Apenas os Discus são demasiadamente sensinveis a eles, e estamos a falar de Discus selvagens.
Se eles apenas sobrevivessem, não conseguirias ter especies criadas em cativeiros pelos grande produtores mundias.
Álias posso te dizer que se fizesses testes nos tanques de criação dos mesmos irias notar por exemplo que o NH3 e o NO3 é elevadissimo.
Se são condições dignas? Claro que não, mas se eles não se preocupam com isso, muito menos o fazem com os parametros.
Eu sou defensor que os animais devem ter as melhores condições possíveis e mesmo com o pH tento sempre ter isso em mente mas se assim fosse quase ninguem teria corydoras.
Repara que as mesmas coabitam preferencialmente em pHs de 7 certo?
Eu no meu aquário com pH de 6.5 carregado de red cherrys e de Neons, tenho corydoras, vivas, saudáveis e felizes.
Indo pela tua teoria, elas deveriam estar apenas vivas e não saudáveis.
O pH tem uma relevancia minima, quase que insignificante para o metabolismo dos animais, o importante é a dureza da água, essa sim, pode levar a um choque osmotico que fará com que o animal possa morrer.
Apenas te deves preocupar com o pH se tiveres animais selvagens e mesmo assim podes ir alterando o mesmo levemente.
O que te posso dizer é que o pH tal como o cloro passa por mitos que inicialmente se formam devido a desconhecimento fruto da época e que depois persistiram por hábitos e por motivos económicos.

Cumprimentos

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Sex 13 Abr 2012, 08:35Responder ao tópico

semnick escreveu:

Repara que as mesmas coabitam preferencialmente em pHs de 7 certo?
Eu no meu aquário com pH de 6.5 carregado de red cherrys e de Neons, tenho corydoras, vivas, saudáveis e felizes.
Indo pela tua teoria, elas deveriam estar apenas vivas e não saudáveis.
O pH tem uma relevancia minima, quase que insignificante para o metabolismo dos animais, o importante é a dureza da água, essa sim, pode levar a um choque osmotico que fará com que o animal possa morrer.
Apenas te deves preocupar com o pH se tiveres animais selvagens e mesmo assim podes ir alterando o mesmo levemente.
O que te posso dizer é que o pH tal como o cloro passa por mitos que inicialmente se formam devido a desconhecimento fruto da época e que depois persistiram por hábitos e por motivos económicos.

Cumprimentos

Completamente de acordo!

Acrescento o exemplo do meu comunitário que tem guppys num pH de 6,0 a 6,5 consoante a hora do dia!

Abraço!

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Sex 13 Abr 2012, 09:50Responder ao tópico

Boas,

É por essas e por outras que eu nem sequer faço testes para saber qual o pH.
E tenho, no mesmo aquário, Neons, Guppys, Corydoras e Red Cherry.
Tudo a crescer e a reproduzir bem. Fauna bastante saudável.

Abraço

putogiro

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Sex 13 Abr 2012, 09:54Responder ao tópico

Hugo Saldanha escreveu:
Boas,

Abraço

Boas
Tás como eu, apenas faço os testes no inicio da montagem para saber os valores, a partir do momento em que os valores estabilizam, só volto a fazer quando se dá alguma situação que posso provocar uma alteração significativa dos valores.

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Sex 13 Abr 2012, 09:58Responder ao tópico

Hugo Saldanha escreveu:
Boas,

Abraço

Se lhe juntares Otocinclus affinis, um Pleco e Rasboras Harlequim tens o meu! Wink

Abraço!

local

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Sex 13 Abr 2012, 13:00Responder ao tópico

"Neons, Guppys e Red Cherry" Very Happy

Ricardo Santos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Sex 13 Abr 2012, 13:08Responder ao tópico

Atenção que esta questão é irrelevante apenas em água doce, se falarmos de salgados a história já é outra.

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Sex 13 Abr 2012, 13:32Responder ao tópico

Ricardo Santos escreveu:
Atenção que esta questão é irrelevante apenas em água doce, se falarmos de salgados a história já é outra.

Claro!

Até porque se estivessemos a falar de água salgada, o moderador (ouvi dizer que é um gajo que gosta de uns pós... Smile ) do fórum de Água Doce - Iniciação à Aquariofilia já tinha movido o tópico! Smile

Abraço!

Thiago Cardoso

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Sex 13 Abr 2012, 14:40Responder ao tópico

Então, eu não ligava no começo até ver que meus ramirezis estavam agonizando em pH fora da realidade deles...

Eu como um criador de Scalares e Ramirezi, estaria indo contra aos princípios que aprendi em 15 anos de aquarista...

Não estou dizendo quem está certo ou errado, mais é a minha forma de pensar...

Amigos, vou tentar colocar da forma mais simples e direta possível, como uma sequência de afirmações:

1) O pH é um parâmetro químico que afeta praticamente todas as reações químicas em meio aquoso.

2) O metabolismo de um peixe (assim como qualquer outro ser vivo), nada mais é do que uma enorme sequência de reações químicas em meio aquoso.

3) Através da pele, guelras, boca, etc...o metabolismo interno de um peixe está conectado diretamente à água em sua volta, e portanto é afetado pelas condições físico-químicas dessa água, incluindo o pH.

4) Ao longo dos milênios, a evolução de uma espécie é tal que o seu metabolismo se adapta às condições físico-químicas da água no habitat em que esta ocupa.

5) Se um peixe é mantido por muito tempo em água muito diferente daquela encontrada onde a sua espécie evoluiu, o seu metabolismo não aprendeu a lidar com aquela situação, e importantes reações químicas dentro do corpo dele deixam de funcionar a contento, podendo levar a desconforto, stress, debilidade na saúde, encurtamento da expectativa de vida, e até a morte súbita na pior das hipóteses.

6) Peixes cuja espécie evoluiu em águas que naturalmente variam bastante as condições físico-químicas tendem enfrentar essa situação muito melhor do que aqueles cuja espécie evoluiu em águas bastante estáveis. Por isso existem peixes bem resistentes a uma larga faixa de pH, e outros peixes mais sensíveis que só vivem bem em uma faixa bastante estreita.

Ricardo Santos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Sex 13 Abr 2012, 15:08Responder ao tópico

Toreto escreveu:

5) Se um peixe é mantido por muito tempo em água muito diferente daquela encontrada onde a sua espécie evoluiu, o seu metabolismo não aprendeu a lidar com aquela situação, e importantes reações químicas dentro do corpo dele deixam de funcionar a contento, podendo levar a desconforto, stress, debilidade na saúde, encurtamento da expectativa de vida, e até a morte súbita na pior das hipóteses.

O que tu lês, erradamente refere-se a condições referentes e a animais encontradas(os) na natureza e não em viveiros de criação.
Estas a debater algo que não vai de encontro ao que te estou a tentar dizer.
As especies que encontras a venda em lojas, na sua maioria são especies que nunca tiveram contacto com a natureza, nada mais conhecem do que 4 paredes de vidro.
Tanto elas, como as milhares de gerações posteriores que também foram criadas em cativeiro.
As mollys na natureza vivem em águas salobras, agora pensa se alguma molly das que encontras a venda, alguma vez terá nadado em águas com 1 grama se sal...

o pH não altera a água como tu pensas, não a nível de alterações nos animais. O pH quanto muito torna-se perigoso e nesse sentido sim, devemos ter cuidado, se houver uma descida abrupta de vários valores o que poderá ir causar uma alteração quimica na dureza da água que ao alterar os sais da mesma, irá provocar um choque osmotico no animal levando á uma provavel morte do mesmo.

Eu já tive guppies criados e descendentes de gerações criadas em águas frias a rondar os 14 graus, com pHs de 6.5 e posso te dizer que para além de terem umas cores bem vivas, tinham uma taxa de reprodução enorme.

Eu entendo o que tu queres dizer, mas isso refere-se a animais que são colectados da natureza a introduzidos em cativeiro.

A diferença é tão grande, que se fores a ver uma especie de cativeiro e a comparares com a especie original selvagem, de onde a primeira é originária, vais notar que quase não a reconheces. Os animais sofrem alterações de cores, tamanho etc, e as suas proprias exigencias e necessidades foram se alterando.
Se o pH fosse tão importante como alegas, não havia peixes a venda, morriam 90% nos criadores, e os restantes na lojas.

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Sex 13 Abr 2012, 15:27Responder ao tópico

Ricardo Santos escreveu:

Eu entendo o que tu queres dizer, mas isso refere-se a animais que são colectados da natureza a introduzidos em cativeiro.

Mesmo os selvagens têm uma "resistência" a variações de pH bem maiores do que muita gente pensa.

Muito mais grave que o pH é a variação de sais que levam a choques osmóticos medido, por exemplo, pelo gH.

Depois importa referir porque é que determinada água tem este ou aquele pH.

O exemplo mais concreto e fácil é o uso de CO2. Uma quebra de pH provocado pela injecção de CO2 não é igual a uma quebra por outras formas.

Para o aquariofilista comum, de água doce, na minha opinião, o pH é algo que pouco interessa!

O exemplo dos guppys é um excelente exemplo! Supostamente habitam em pHs de 7,5 a 8,0.
Os meus estão num pH de 6,0 a 6,5 e têm cores fabulosas e reproduzem-se de forma perfeitamente natural!

Abraço!

Ricardo Santos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Sex 13 Abr 2012, 15:43Responder ao tópico

[quote="InCoGniTuS"]
Ricardo Santos escreveu:

O exemplo dos guppys é um excelente exemplo! Supostamente habitam em pHs de 7,5 a 8,0.

Entre 7 a 7.5.

De resto concordo totalmente Very Happy

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Sex 13 Abr 2012, 15:49Responder ao tópico

Ricardo Santos escreveu:

Entre 7 a 7.5.

De resto concordo totalmente Very Happy

Depende de onde vires...

Retirado de um outro fórum relativo à ficha do guppy:

pH:7.0 a 8.5 ideal entre 7,5 e 8,0.

Smile

Ricardo Santos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Sex 13 Abr 2012, 15:53Responder ao tópico

8.5 mantinha eu os meus...do salgado Shocked

Thiago Cardoso

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Sex 13 Abr 2012, 17:09Responder ao tópico

Bom amigos, não vou dar continuidade a esse assunto, pois acada um de nós aprendemos de um jeito...hoje já se faz 15 anos que estou no hobby e as únicas baixas que tive até hoje foi no meu primeiro aquário

Pra você ter como noção: Comprei um Ramirezi das lojas que colocam eles em qualquer tipo de água...e ele não durou num um ano...

Agora depois que comecei a pesquisa a relação de TODOS PARÂMETROS DA ÁGUA, hoje tenho ramirezi com mais de 5 anos, coisa que é bem difícil pra espécie chegar a tanto tempo...

Tetra Neons que chega no máximo a a 4cm os meus estão com 6cm...pois os parâmetros e espaço x alimentação faz com que ele atinja esses tamanho...

Como disse não estou aqui pra falar quem está certo ou errado: Mais tenho um filosofia de trabalho com os meus peixes...

Grande Abraço a todos

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Sex 13 Abr 2012, 17:29Responder ao tópico

Ninguém diz que estás errado! Smile

Claro que se tudo for ideal melhor!

O que digo é que muitas vezes, pelo menos cá em Portugal, os aquariofilistas e as lojas da especialidade preocupam-se em demasia com o pH e depois enchem o aquário de químicos para obterem os valores que querem e esquecem-se de outros que, na minha opinião, são muitíssimo mais importantes.

Se se preocupassem como tu com todos os parâmetros não dizia nada! Smile

O que digo é uma chamada de atenção nesse sentido! De lembrar que há muito mais além do pH!

Abraço!

Thiago Cardoso

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Sex 13 Abr 2012, 17:36Responder ao tópico

Não...não levei por esse lado não...aqui é um fórum de discussão...imagine se todos nós gostasse de scalares o que seria dos neons, rodostomus e por ai vai... :lol:
Sim...concordo plenamente...Amônia, Nitrito e Nitrato são outros parâmetros muito importante também...

É que aqui nas lojas, vejo coisas legais com o tratamento dos peixes...mais tem umas que pelo amor de Deus...

Uma coisa que até aqui tem nas lojas são os maus tratamentos com bettas...aqui se mantem eles em copos d´água ... acho muito errado isso, mais é outro assunto

Peço desculpa se alguém me achou ofensivo...não foi minha intenção

Ricardo Santos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Seg 16 Abr 2012, 08:37Responder ao tópico

Boas,

Este fórum serve para tirar dúvidas, conversar, debater e conviver. O que aqui foi criado, parece me a mim um debate extremamente interessante e que ninguém poderá levar a mal.
Eu entendi perfeitamente o que quiseste dizer desde o início e louvo a tua preocupação para com os teus animais (antes todos fossem assim), no entanto o que te estou a tentar dizer desde o inicio, é que o pH de todos os parametros é o menos importante.
Eu acredito que no Brasil muitos ou quase todos dos vivos que são vendidos, são animais capturados e não criados em cativeiro o que faz com que a realidade seja completamente diferente da encontrada na Europa.
Nesse caso sim, o ph acaba por ser bastante importante.
Agora claro que não foste ofensivo, a ideia principal aqui é todos evoluirmos uns com os outros e nesse sentido este tipo de debates são essenciais.
No entanto o Incognitus acabou por referir algo que considero de uma importância extrema.
Será preferivel usarem quimicos nas águas para andarem constamente a alterar o pH?
Eu tenho pH a 6.4 vindo da torneira, consegui que o mesmo fosse para 6.8 com a introdução de conchas partidas no filtro mas de forma natural mais que isso não me é possível fazer subir.
Se quiser meter Guppies, das duas uma, ou meto quimicos para subir o pH, ou então não meto guppies.
Como é que tu fazes nestas situações?
E se o pH fosse muito alto para ramirezis por exemplo? Como farias?
Ficam as perguntas;)

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Seg 16 Abr 2012, 09:09Responder ao tópico

Com os peixes que são vendidos por cá...

Punha os peixes e não me preocupava muito com o pH! Wink

Preocupava-me sim com gH por exemplo...

Abraço!

Solange Sousa

Gostos : 56

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Seg 16 Abr 2012, 09:51Responder ao tópico

Temos de ter óbvio em conta o ph...mas também quando compramos um animal da loja temos de fazer a transferência dele para o nosso aquário como já sabemos :bounce:
abrir o saco e ir deixando entrar agua com intervalos de descanso assim dependentemente do ph que tenhamos sempre não é um choque... eventualmente o animal consegue adaptar-se ao que temos e dar-se bem Smile

por experiência própria no inicio andava sempre preocupada com o ph sempre a fazer testes, gastar quimicos para meter aquilo tudo bem e a verdade é que tinha muitas perdas...

agora tenho 10 cardinais, milhões de red cherry e um casal de ancistrus e simplesmnete há harmonia e bem estar lá Smile

resumindo, não temos de ficar malucos naquilo, mas ter sempre em conta a necessidade deles, e claro tpa muito importante para manter a qualidade.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Hoje à(s) 08:39Responder ao tópico

será que meu aqua está super lotado?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-