| | será que meu aqua está super lotado? | |
| |
| Autor | Mensagem |
|---|
sabino b
 Iniciante no Fórum

Localização: curitiba Mensagens: 26 Data de inscrição: 17/07/2011

| |  | | Catarina Pinheiro
 Membro

| Assunto: Re: será que meu aqua está super lotado? 10/1/2012, 19:10 | |
| Boas Sabino
Para além de ser conveniente trocar as plantas de plástico por plantas naturais de baixa manutenção, a resposta à tua pergunta é mais relativa ao tipo de espécies que tens, ou seja:
9 platys 6 neons verdes 5 tanits 3 matogrosso 2 espadas um lira e outro comum -> são os dois machos, fêmeas ou um casal? se forem machos, vão lutar entre eles... 1 comedor de algas chinês -> vai crescer bastante, e vai ficar muito grande para esse aquário 1 colisa lalia -> deverias ter mais do que um 1 acara bandera que ainda é pequeno cerca de 6cm -> ele cresce, além disso prefere estar em grupos e em aquários grandes e altos 1 paulistinha onça -> peixe de cardume, deverias ter mais do que um
Em resumo, tens de escolher bem as espécies, para esse tipo de aquário e, na minha opinião, reduzia o número de espécies para 3 ou 4 (neons, tanits, colisa lalia e pouco mais) e apostava em formar um cardume com vários exemplares.
Mais alguma dúvida, diz |
|  | | sabino b
 Iniciante no Fórum

| Assunto: Re: será que meu aqua está super lotado? 10/1/2012, 21:07 | |
| | Catarina Pinheiro escreveu: | Boas Sabino
Para além de ser conveniente trocar as plantas de plástico por plantas naturais de baixa manutenção, a resposta à tua pergunta é mais relativa ao tipo de espécies que tens, ou seja:
9 platys 6 neons verdes 5 tanits 3 matogrosso 2 espadas um lira e outro comum -> são os dois machos, fêmeas ou um casal? se forem machos, vão lutar entre eles... 1 comedor de algas chinês -> vai crescer bastante, e vai ficar muito grande para esse aquário 1 colisa lalia -> deverias ter mais do que um 1 acara bandera que ainda é pequeno cerca de 6cm -> ele cresce, além disso prefere estar em grupos e em aquários grandes e altos 1 paulistinha onça -> peixe de cardume, deverias ter mais do que um
Em resumo, tens de escolher bem as espécies, para esse tipo de aquário e, na minha opinião, reduzia o número de espécies para 3 ou 4 (neons, tanits, colisa lalia e pouco mais) e apostava em formar um cardume com vários exemplares.
Mais alguma dúvida, diz |
obrigado pela dica. Eu tinha 3 paulistinha é que 2 deles ficavam beliscando os outros dai eu troquei eles na loja aki perto de casa depois que eu vi que o outro era paulistinha tambem o que fico é o paulistinha onça e os outro que eu tinha era paulistinhas véu por isso me confundi ai ficou só um em relaçao ao acara bandera o cara da loja que me disse que não tinha problema em ter ele só no aqua eu pretendo mudar de aqua daki uns 10 meses e quanto tempo demora para o comedor de algas chines crescer |
|  | | sabino b
 Iniciante no Fórum

| |  | | Tomás Melo
 ModeradorEspecífico

Localização: Aguiar da Beira Mensagens: 248 Data de inscrição: 18/12/2011

| |  | | Fernando Bagatelas
 AdminPeixeFauna

Localização: Portalegre Mensagens: 4246 Data de inscrição: 03/07/2009

| Assunto: Re: será que meu aqua está super lotado? 11/1/2012, 23:09 | |
| | clockworker escreveu: | Viva,
Sabino, existe uma das poucas regras que são fundamentais na aquariofilia que é :
1cm de peixes = 1 litro de agua!!!
atenção que quando falo nisto é a contar com o tamanho adulto!!! Tendo em conta que 90% do peixes que tens aí devem ser "crianças", digo-te que sim tens o aquário Super Lotado!!! |
Boas
Eu nao concordo com essa de 1cm de peixe = 1 litro de agua Para peixes pequenos ate pode dar, mas para peixes grandes nao da mesmo, nao metes um Oscar adulto "30cm" num aquario de 30 litros, ou 10 Oscares num aquario de 300 litros.
Um abraço _________
Assinatura: FERNANDO BAGATELAS BAGA http://viviparos.org
|
|  | | Tomás Melo
 ModeradorEspecífico

Localização: Aguiar da Beira Mensagens: 248 Data de inscrição: 18/12/2011

| |  | | Ricardo Santos
 Membro

| Assunto: Re: será que meu aqua está super lotado? 2/2/2012, 14:06 | |
| Boas,
Tens demasiados animais no teu aquário. Quais são os parametros da água do teu aquário? Fazes TPAs? Quase que aposto que tens amonia em demasia. E com esse povo todo devias mesmo fazer dois TPAs semanais. Para além disso, penso que devias fazer uma boa pesquisa sobre compatibilidades e exigencias das diferentes especies. Tens animais completamente desenquadrados daquilo que necessitam não para sobreviver mas sim para viverem em condições ideiais. Relativamente a regra de 1 litro por cm, é completamente errada e desenquadrada da realidade, quer seja elaborada pelo tamanho presente, quer seja elaborada a pensar no tamanho em adulto. Para haver equilibrio é necessário haver harmonia e essa para existir necessita de conhecimentos e de bom senso por parte do aquariofilico dono do respectivo aquário.
Devias dar, vender ou até trocar metade desses animais por plantas verdadeiras que inclusive te iriam ajudar a estabilizar o aquário a nivel de parametros da água.
Costumas fazer testes a água? Se sim coloca aqui os valores para dar mos uma olhada.
Um abraço a todos |
|  | | sabino b
 Iniciante no Fórum

| Assunto: Re: será que meu aqua está super lotado? 3/2/2012, 20:01 | |
| Olá faço somente o teste de amônia e de PH. TPAs somente a cada 10 dias com 40% da agua temperatura entre 27º à 26º graus PH=6.5 NH3=FICA EN 0,0 E 0,1 CREIO QUE ISSO NÃO TEM PROBLEMA ou tem ? na mensagem não sei se vc viu mas pretendo trocar de aqua daki alguns meses mas devido os peixes serem pequenos ainda não comprei outro o Acara bandeira está com uns 6 cm ainda medindo to topo ao final da nadadeira anal e o comedor de algas chines uns 3cm sei que eles vão crescer e precisar de + espaço. com esse de 72lts pretendo colocar camarões em relação as especies quais que não são compartíveis em meu aqua ? a não ser o paulistinha que já expliquei comecei agora tenho muito ainda pra aprender obrigado pelos comentários valeu galera.
|
|  | | Jorge.A.
 Membro

Localização: Gondomar, Porto Mensagens: 53 Data de inscrição: 21/01/2012

| |  | | jperafita
 Membro

| Assunto: Re: será que meu aqua está super lotado? 18/3/2012, 17:11 | |
| Deves reduzir essa fauna, ou poderes ter problemas.
Neste momento até pode ter o aquario a funcionar correctamente, mas ao primeiro erro (algo que acontece a todos) vais ter problemas, basta uma TPA mal feita e vais ter crises de nitratos e amonia.
Pensa bem na fauna e se poderes reduzir era o ideal |
|  | | Antonio Manuel
 Iniciante no Fórum

Localização: Entroncamento Mensagens: 20 Data de inscrição: 18/03/2012

| |  | | Chojin
 Membro

Localização: Castro Verde Mensagens: 90 Data de inscrição: 10/01/2012

| Assunto: Re: será que meu aqua está super lotado? 19/3/2012, 00:41 | |
| Boas, decididamente tens população a mais nesse aquário, já para não falar que a meu ver são demasiadas espécies diferentes e o mais certo é algumas dessas espécies não se darem propriamente bem em conjunto.
Vou-te dar uma análise resumida para teres uma ideia.
9 platys - até aqui tudo bem, ajudam-te até a eliminar alguns tipos de algas. Aquário mínimo recomendável para esta espécie 60x30x30cm (mais ou menos o que tens). PH ideal na ordem dos 7 a 7.5. Há é uma situação, os platys facilmente se reproduzem, mesmo em comunitários, por isso quando isso acontecer o que fazes às crias?
6 neons verdes - 1ª incompatibilidade - Esta variedade de neons deve ser a que mais baixos níveis de PH requer (4.0 - 6-5), dificilmente sobrevivendo em condiçoes de PH superiores a 7.0. 2ª incompatibilidade - É também uma espécie extremamente pequena, pelo que a convivência com espécies territoriais e agressivas torna-se algo de complicado (ex: Escalares - A ácara que tens, vai deliciar-se com eles em idade adulta).
5 tanits - Não posso falar da espécie.
3 matogrosso - Peixe agressivo na altura da alimentação em aquários demasiado populados. Gosta também de mordiscar as barbatanas de Escalares, Guppies, Anabantídeos. Prefere aquários com uma litragem superior a 80L.
2 Espadas - Tal como já foi dito, se forem 2 machos vão entrar em conflito.
1 comedor de algas chinês - Se estiveres a falar da espécie Gyrinocheilus aymonieri posso dizer-te que pode crescer até aos 28cm em idade adulta, ou seja, necessita dum aquário na ordem dos 250L no mínimo dos mínimos para a espécie prosperar.
1 colisa lalia - O ideal seria teres um casal. O macho é um pouco agressivo.
1 Ácara Bandeira - Aquário mínimo 90x37.5X30cm. Como já te tinha dito vai-se deliciar com os neons verdes. Prefere viver em cardumes não muito grandes, pelo que cerca de 6 espécimes seria talvez o ideal (noutro aquário como é óbvio).
1 paulistinha onça - É a espécie Brachydanio rerio? Se sim, este é um peixe extremamente activo, pelo que mesmo em pequenos cardumes necessita dum aquário mais ou menos com as dimensões do teu. Como é um peixe puro de cardume precisas no mínimo de 8 desta espécie para ele se sentir bem. É muito pequeno pelo que o mais certo é servir de aperitivo à Ácara.
Como podes ver, convém alterares e rápido a fauna do teu aquário. Conselho, fica-te por cerca de 5 espécies, já contando com a equipa de limpeza ex: corydoras, ancistrus, ampulárias, caridinas japónicas, etc... |
|  | | Chojin
 Membro

Localização: Castro Verde Mensagens: 90 Data de inscrição: 10/01/2012

| Assunto: Re: será que meu aqua está super lotado? 19/3/2012, 00:44 | |
| Esqueci-me de mencionar, pelo menos 1 destas espécies mas provavelmente mais, gosta de aquários densamente plantados, pelo que o musgo e as plantas artificiais são insuficientes.
TPA de 10 em 10 dias de 40% = Demasiada quantidade de água e demasiado espaço de tempo. Convinha mudares talvez para cerca de 15 a 20% 2 vez por semana. |
|  | | Ricardo Santos
 Membro

| Assunto: Re: será que meu aqua está super lotado? 11/4/2012, 13:55 | |
| | sabino b escreveu: | Olá faço somente o teste de amônia e de PH. TPAs somente a cada 10 dias com 40% da agua temperatura entre 27º à 26º graus PH=6.5 NH3=FICA EN 0,0 E 0,1 CREIO QUE ISSO NÃO TEM PROBLEMA ou tem ? na mensagem não sei se vc viu mas pretendo trocar de aqua daki alguns meses mas devido os peixes serem pequenos ainda não comprei outro o Acara bandeira está com uns 6 cm ainda medindo to topo ao final da nadadeira anal e o comedor de algas chines uns 3cm sei que eles vão crescer e precisar de + espaço. com esse de 72lts pretendo colocar camarões em relação as especies quais que não são compartíveis em meu aqua ? a não ser o paulistinha que já expliquei comecei agora tenho muito ainda pra aprender obrigado pelos comentários valeu galera.
|
Olá novamente.
Os Tpas devem ser semanais, muito mais quando tens fauna em exagero. Uma vez que não fazes fertilizações, não necessitas em situações normais de fazer uma percentagem tão grande de TPAs. Mas, por agora, enquanto tiveres esse excesso de população, será melhor aumentares para 50%.
|
|  | | | será que meu aqua está super lotado? | |
|
| Página 1 de 5 | Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  |
| | Permissão deste fórum: | Você não pode responder aos tópicos neste fórum
| |
| |
| | Colaboradores Online |
Visite os nossos colaboradores:
Espaço destinado a Parcerias Online
Contacte-nos! |
| Quem está conectado | Há 88 usuários online :: 25 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 63 Visitantes :: 2 Motores de busca appaf, carocha25, Catarina Pinheiro, disculandia, Eduardo Manuel, Gabriel P., godnelson, Hugo Fanica, Jorge Oliveira, João Pereira, kripton, luiscosta1979, Miguel Guerreiro, Nuno Moreira, Nuno Oliveira, Pedro Santos, RCoutinho, rgarcia, Ricardo Leite, Rikardo, rukatny_21, samuel_fragoso, Santiago2six, Thiago Cardoso, Tiago RochaO recorde de usuários online foi de 569 em 2/4/2011, 07:07 |
| Os membros mais ativos da semana | |
| Votação | | | Como tiveram conhecimento do forúm Peixefauna? | | Num motor de busca | | 54% | [ 407 ] | | Por PM noutro forúm | | 5% | [ 38 ] | | Por indicação de amigo/conhecido | | 21% | [ 161 ] | | Num blog | | 3% | [ 26 ] | | Outra forma | | 6% | [ 43 ] | | Por outro site | | 10% | [ 74 ] | | Numa loja | | 1% | [ 8 ] |
| | Total dos votos : 757 |
|
|