Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

será que meu aqua está super lotado?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem

sabino b

Membro
Membro

Gostos : 1

MensagemAssunto: será que meu aqua está super lotado?    Ter 10 Jan 2012, 13:06Responder ao tópico

VIVA Olá galera sou novo nesse hobby
tenho um aqua de, 60x40x30 com 72 lts de aguá, tenho cascalho de rio um tronco ,um musgo de java e algumas plantas artificiais.
de peixes tenho:
9 platys
6 neons verdes
5 tanits
3 matogrosso
2 espadas um lira e outro comum
1 comedor de algas chinês
1 colisa lalia
1 acara bandera que ainda é pequeno cerca de 6cm
1 paulistinha onça

Rolling Eyes
O que vcs acham Question Question

Catarina Pinheiro

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Ter 10 Jan 2012, 19:10Responder ao tópico

Boas Sabino

Para além de ser conveniente trocar as plantas de plástico por plantas naturais de baixa manutenção, a resposta à tua pergunta é mais relativa ao tipo de espécies que tens, ou seja:

9 platys
6 neons verdes
5 tanits
3 matogrosso
2 espadas um lira e outro comum -> são os dois machos, fêmeas ou um casal? se forem machos, vão lutar entre eles...
1 comedor de algas chinês -> vai crescer bastante, e vai ficar muito grande para esse aquário
1 colisa lalia -> deverias ter mais do que um
1 acara bandera que ainda é pequeno cerca de 6cm -> ele cresce, além disso prefere estar em grupos e em aquários grandes e altos
1 paulistinha onça -> peixe de cardume, deverias ter mais do que um

Em resumo, tens de escolher bem as espécies, para esse tipo de aquário e, na minha opinião, reduzia o número de espécies para 3 ou 4 (neons, tanits, colisa lalia e pouco mais) e apostava em formar um cardume com vários exemplares.

Mais alguma dúvida, diz

sabino b

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Ter 10 Jan 2012, 21:07Responder ao tópico

Catarina Pinheiro escreveu:
Boas Sabino

Para além de ser conveniente trocar as plantas de plástico por plantas naturais de baixa manutenção, a resposta à tua pergunta é mais relativa ao tipo de espécies que tens, ou seja:

9 platys
6 neons verdes
5 tanits
3 matogrosso
2 espadas um lira e outro comum -> são os dois machos, fêmeas ou um casal? se forem machos, vão lutar entre eles...
1 comedor de algas chinês -> vai crescer bastante, e vai ficar muito grande para esse aquário
1 colisa lalia -> deverias ter mais do que um
1 acara bandera que ainda é pequeno cerca de 6cm -> ele cresce, além disso prefere estar em grupos e em aquários grandes e altos
1 paulistinha onça -> peixe de cardume, deverias ter mais do que um

Em resumo, tens de escolher bem as espécies, para esse tipo de aquário e, na minha opinião, reduzia o número de espécies para 3 ou 4 (neons, tanits, colisa lalia e pouco mais) e apostava em formar um cardume com vários exemplares.

Mais alguma dúvida, diz

:bounce: :lol: obrigado pela dica. Eu tinha 3 paulistinha é que 2 deles ficavam beliscando os outros dai eu troquei eles na loja aki perto de casa depois que eu vi que o outro era paulistinha tambem o que fico é o paulistinha onça e os outro que eu tinha era paulistinhas véu por isso me confundi confused ai ficou só um
em relaçao ao acara bandera o cara da loja que me disse que não tinha problema em ter ele só no aqua
eu pretendo mudar de aqua daki uns 10 meses
e quanto tempo demora para o comedor de algas chines crescer :cheers: lol!

sabino b

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Ter 10 Jan 2012, 21:08Responder ao tópico

lol! lol! lol! lol!

Tomás Melo

Membro
Membro

Nome Real : Tomás Melo
Gostos : 16

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Qua 11 Jan 2012, 22:47Responder ao tópico

Viva,

Sabino, existe uma das poucas regras que são fundamentais na aquariofilia que é :

1cm de peixes = 1 litro de agua!!!

atenção que quando falo nisto é a contar com o tamanho adulto!!!
Tendo em conta que 90% do peixes que tens aí devem ser "crianças", digo-te que sim tens o aquário Super Lotado!!!

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Qua 11 Jan 2012, 23:09Responder ao tópico

clockworker escreveu:
Viva,

Sabino, existe uma das poucas regras que são fundamentais na aquariofilia que é :

1cm de peixes = 1 litro de agua!!!

atenção que quando falo nisto é a contar com o tamanho adulto!!!
Tendo em conta que 90% do peixes que tens aí devem ser "crianças", digo-te que sim tens o aquário Super Lotado!!!

Boas

Eu nao concordo com essa de 1cm de peixe = 1 litro de agua
Para peixes pequenos ate pode dar, mas para peixes grandes nao da mesmo, nao metes um Oscar adulto "30cm" num aquario de 30 litros, ou 10 Oscares num aquario de 300 litros.

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA
http://viviparos.org

AdminístradorPeixeFauna

Tomás Melo

Membro
Membro

Nome Real : Tomás Melo
Gostos : 16

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Qui 12 Jan 2012, 20:18Responder ao tópico

Viva,

Fernando claro que a regra não é geral!!
Um oscar de 30cm num aquário de 30lts nem a boca abria lol!
O que eu queria referir é que cerca de 90% dos peixes que vemos nas lojas tem poucos anos para não dizer meses ou semanas de vida! Logo, quando introduzimos um peixe no aquário devemos ter em conta o tamanho e proporção que o mesmo vai atingir!!!
Não é tudo a molha e fé em Deus lol!

Ricardo Santos

Membro
Membro

Nome Real : Ricardo Santos
Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Qui 02 Fev 2012, 14:06Responder ao tópico

Boas,

Tens demasiados animais no teu aquário. Quais são os parametros da água do teu aquário? Fazes TPAs?
Quase que aposto que tens amonia em demasia. E com esse povo todo devias mesmo fazer dois TPAs semanais.
Para além disso, penso que devias fazer uma boa pesquisa sobre compatibilidades e exigencias das diferentes especies.
Tens animais completamente desenquadrados daquilo que necessitam não para sobreviver mas sim para viverem em condições ideiais.
Relativamente a regra de 1 litro por cm, é completamente errada e desenquadrada da realidade, quer seja elaborada pelo tamanho presente, quer seja elaborada a pensar no tamanho em adulto.
Para haver equilibrio é necessário haver harmonia e essa para existir necessita de conhecimentos e de bom senso por parte do aquariofilico dono do respectivo aquário.

Devias dar, vender ou até trocar metade desses animais por plantas verdadeiras que inclusive te iriam ajudar a estabilizar o aquário a nivel de parametros da água.

Costumas fazer testes a água? Se sim coloca aqui os valores para dar mos uma olhada.

Um abraço a todos

sabino b

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Sex 03 Fev 2012, 20:01Responder ao tópico

Olá faço somente o teste de amônia e de PH. TPAs somente a cada 10 dias com 40% da agua
temperatura entre 27º à 26º graus
PH=6.5
NH3=FICA EN 0,0 E 0,1 CREIO QUE ISSO NÃO TEM PROBLEMA ou tem ?
na mensagem não sei se vc viu mas pretendo trocar de aqua daki alguns meses
mas devido os peixes serem pequenos ainda não comprei outro o Acara bandeira está com uns 6 cm ainda medindo to topo ao final da nadadeira anal
e o comedor de algas chines uns 3cm sei que eles vão crescer e precisar de + espaço.
com esse de 72lts pretendo colocar camarões
em relação as especies quais que não são compartíveis em meu aqua ? a não ser o paulistinha que já expliquei
comecei agora tenho muito ainda pra aprender
obrigado pelos comentários valeu galera.

Jorge.A.

Membro
Membro

Nome Real : Jorge

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Qui 16 Fev 2012, 00:17Responder ao tópico

Sim acho que tens excesso de população...
Mas talvez uma foto panoramica do aqua desse para ver melhor...

jperafita

Membro
Membro

Nome Real : Joel Maceda

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Dom 18 Mar 2012, 17:11Responder ao tópico

Deves reduzir essa fauna, ou poderes ter problemas.

Neste momento até pode ter o aquario a funcionar correctamente, mas ao primeiro erro (algo que acontece a todos) vais ter problemas, basta uma TPA mal feita e vais ter crises de nitratos e amonia.

Pensa bem na fauna e se poderes reduzir era o ideal

Antonio Manuel

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Dom 18 Mar 2012, 19:51Responder ao tópico

Arranje um aquario maior. :pirat:

Chojin

Membro
Membro

Nome Real : João Encarnação

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Seg 19 Mar 2012, 00:41Responder ao tópico

Boas, decididamente tens população a mais nesse aquário, já para não falar que a meu ver são demasiadas espécies diferentes e o mais certo é algumas dessas espécies não se darem propriamente bem em conjunto.

Vou-te dar uma análise resumida para teres uma ideia.

9 platys - até aqui tudo bem, ajudam-te até a eliminar alguns tipos de algas. Aquário mínimo recomendável para esta espécie 60x30x30cm (mais ou menos o que tens). PH ideal na ordem dos 7 a 7.5. Há é uma situação, os platys facilmente se reproduzem, mesmo em comunitários, por isso quando isso acontecer o que fazes às crias?

6 neons verdes - 1ª incompatibilidade - Esta variedade de neons deve ser a que mais baixos níveis de PH requer (4.0 - 6-5), dificilmente sobrevivendo em condiçoes de PH superiores a 7.0.
2ª incompatibilidade - É também uma espécie extremamente pequena, pelo que a convivência com espécies territoriais e agressivas torna-se algo de complicado (ex: Escalares - A ácara que tens, vai deliciar-se com eles em idade adulta).

5 tanits - Não posso falar da espécie.

3 matogrosso - Peixe agressivo na altura da alimentação em aquários demasiado populados. Gosta também de mordiscar as barbatanas de Escalares, Guppies, Anabantídeos. Prefere aquários com uma litragem superior a 80L.

2 Espadas - Tal como já foi dito, se forem 2 machos vão entrar em conflito.

1 comedor de algas chinês - Se estiveres a falar da espécie Gyrinocheilus aymonieri posso dizer-te que pode crescer até aos 28cm em idade adulta, ou seja, necessita dum aquário na ordem dos 250L no mínimo dos mínimos para a espécie prosperar.

1 colisa lalia - O ideal seria teres um casal. O macho é um pouco agressivo.

1 Ácara Bandeira - Aquário mínimo 90x37.5X30cm. Como já te tinha dito vai-se deliciar com os neons verdes. Prefere viver em cardumes não muito grandes, pelo que cerca de 6 espécimes seria talvez o ideal (noutro aquário como é óbvio).

1 paulistinha onça - É a espécie Brachydanio rerio? Se sim, este é um peixe extremamente activo, pelo que mesmo em pequenos cardumes necessita dum aquário mais ou menos com as dimensões do teu. Como é um peixe puro de cardume precisas no mínimo de 8 desta espécie para ele se sentir bem. É muito pequeno pelo que o mais certo é servir de aperitivo à Ácara.

Como podes ver, convém alterares e rápido a fauna do teu aquário. Conselho, fica-te por cerca de 5 espécies, já contando com a equipa de limpeza ex: corydoras, ancistrus, ampulárias, caridinas japónicas, etc...

Chojin

Membro
Membro

Nome Real : João Encarnação

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Seg 19 Mar 2012, 00:44Responder ao tópico

Esqueci-me de mencionar, pelo menos 1 destas espécies mas provavelmente mais, gosta de aquários densamente plantados, pelo que o musgo e as plantas artificiais são insuficientes.

TPA de 10 em 10 dias de 40% = Demasiada quantidade de água e demasiado espaço de tempo. Convinha mudares talvez para cerca de 15 a 20% 2 vez por semana.

Ricardo Santos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Qua 11 Abr 2012, 12:55Responder ao tópico

sabino b escreveu:
Olá faço somente o teste de amônia e de PH. TPAs somente a cada 10 dias com 40% da agua
temperatura entre 27º à 26º graus
PH=6.5
NH3=FICA EN 0,0 E 0,1 CREIO QUE ISSO NÃO TEM PROBLEMA ou tem ?
na mensagem não sei se vc viu mas pretendo trocar de aqua daki alguns meses
mas devido os peixes serem pequenos ainda não comprei outro o Acara bandeira está com uns 6 cm ainda medindo to topo ao final da nadadeira anal
e o comedor de algas chines uns 3cm sei que eles vão crescer e precisar de + espaço.
com esse de 72lts pretendo colocar camarões
em relação as especies quais que não são compartíveis em meu aqua ? a não ser o paulistinha que já expliquei
comecei agora tenho muito ainda pra aprender
obrigado pelos comentários valeu galera.

Olá novamente.

Os Tpas devem ser semanais, muito mais quando tens fauna em exagero. Uma vez que não fazes fertilizações, não necessitas em situações normais de fazer uma percentagem tão grande de TPAs.
Mas, por agora, enquanto tiveres esse excesso de população, será melhor aumentares para 50%.

Thiago Cardoso

Membro
Membro

Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Qua 11 Abr 2012, 13:40Responder ao tópico

9 Plati = pH alcalino, água morna, entre 25-26º

6 neons verdes = pH ácido, água quente, entre 28-29º

5 tanits = pH alcalino, água fria...entre 18-20º, não são tolerantes a água morna

3 matogrosso = Peixes cardumeiros no mínimo 5 indivíduos

2 espadas = Se for o Trichiurus lepturus, macho atinge 10cm e fêmea 11, agora se for Xiphophorus montezumae, atigem cerca de 6cm

1 comedor de algas chinês =pH alcalino, e atinge 25cm quando adulto

1 colisa lalia = pH ácido

1 acara bandera = peixe cardumeiro, mínimo 5 indivíduos, pH ligeiramente ácido

1 paulistinha onça = esse eu não sei qual espécie é

Ricardo Santos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Qua 11 Abr 2012, 14:37Responder ao tópico

Boas Toredo, esquece o pH.
Os animais que compramos nunca viram condições semelhantes ou sequer próximas das gerações selvagens de onde são oriundos.
São animais que viveream sempre dentro de 4 paredes de vidro sem condições de estabilidade e que não sentem privação do pH que deveriam ter em habitat natural.
Apenas os animais capturados são sensiveis ao pH.
Deves te preocupar com o Nh3- No2- No3 e com a dureza carbonatária, essa sim pode originar um choque osmotico nos animais e mata-los.
De resto, acredita que contrariamente ao que se pensa, o pH é o menos importante de todos.
Um abraço

Thiago Cardoso

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Qua 11 Abr 2012, 14:57Responder ao tópico

Então amigo semnick, nas lojas aqui do brasil aonde compro...vende muitos exemplares de peixes...de todos dos tipos que você imagina...

E aqui eles seguem a risca os parâmetros da água...
água de poço, se o peixe é o neon, colocam troncos para acidificar a água...se o peixe é Tanga ou malawi, usam aragonita ou conchas moídas...aqui o tratamento que os peixes tem são muito bom...seguindo os parâmetros da vida selvagem...

Que na minha humilde opinião é o certo

Ricardo Santos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Qua 11 Abr 2012, 15:15Responder ao tópico

Eu entendo o que queres dizer, aqui em Portugal acontece o mesmo, mas a questão é que os animais que são criados em cativeiro, nunca tiveram contacto com as condições naturais que os seus ancestrais selvagens têm.
Eles não sentem necessidade de viverem em phs mais altos ou mais baixos, porque desde que nasceram passaram por uma quantidade águas intermináveis(na sua maioria carregadas de amónia), o que os fez ficar bastante mais resistentes.
Retirando os Discus os restantes animais adaptam se facilmente a qualquer pH.

Queres um exemplo? Se pegares em guppies e os colocares em águas mais frias eles não morrem, poderás dizer que não é a temperatura a que estão habituados, mas e as gerações que irão nascer nessas águas?
Elas nunca conheceram outro tipo de temperatura e vão se dar bem nessas águas, desde que a temperatura minima não seja demasiado baixa claro.
O pH é um mito que vendeu e ainda vende muito no mundo da aquariofilia, basicamente é como o mito do cloro que apenas 50% é verdade.

Não te preocupes assim tanto com o pH, mesmo nas lojas eles não têm as águas diferenciadas e se te disserem que sim, estão te a mentir quase de certeza.
Um dia conto te como é que é feito o envio de animais desde a Ásia até a Europa e tu vais ficar sem acreditar, mas o que é certo é que eles não morrem meu caro;)

Grande abraço

Thiago Cardoso

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Qua 11 Abr 2012, 16:52Responder ao tópico

Entendi...bom em relação ao pH é coisa minha mesmo...
Não sei se porque estudei tanto em relação a biótopo, que procuro sempre atrás de espécies selvagens...

Mais a forma de envio fiquei sabendo que é muito cruel...

Grande Abraço

Ricardo Santos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Qui 12 Abr 2012, 09:03Responder ao tópico

Se tu compras animais selvagens, nesse caso sim, terás que ter em conta o pH de onde eles vieram.
Presumo que no brasil haja muito mercado proveniente da Colombia e Venuzuela onde existe muita captura de vivos.
Se assim for então tem sempre em mente a questão do pH;)

putogiro

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Qui 12 Abr 2012, 10:10Responder ao tópico

Boas
Eu penso que o PH de onde vieram tem sempre que ser tido em conta, pois a habituação a um PH diferente deve ser lenta, agora ter em conta o PH dos locais de origem da espécie, já concordo com o Ricardo.

Ricardo Santos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Qui 12 Abr 2012, 10:39Responder ao tópico

Ao fazermos a introdução dos nosso vivos no nosso áquario, o processo de adaptação já permite prevenir problemas, desde que elaborado correctamente.
Agora não precisas de ter neons em pH de 6.4 só porque os selvagens coabitam nesse tipo de pHs.
Lembrem-se que 99% dos animais que são vendidos são criados a milhares de Km das suas origens, em condições pouco dignas e completamente ausentes daquilo que seria o seu habitat original.

putogiro

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Qui 12 Abr 2012, 10:41Responder ao tópico

Boas
Com essa teoria concordo plenamente.

mad&mor

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Qui 12 Abr 2012, 10:55Responder ao tópico

Bem... Não quero que me "crucifiquem" mas... No nosso aqua de 60Lt temos:

6 Neons Verdadeiros (3 adultos)
6 Neons Cardinais (3 adultos)
6 Narizes Bêbado (2 adultos)
3 Corydora Jullie
1 Otocinclos Affinis (Para breve mais 2)

E os níveis de água estão sempre excelentes :|

Cumps.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: será que meu aqua está super lotado?    Responder ao tópico

será que meu aqua está super lotado?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-