Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Ciclídeos - Acasalamento & reprodução de Apistogramas agasisi

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

putogiro

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Ciclídeos - Acasalamento & reprodução de Apistogramas agasisi   Qua 28 Dez 2011, 20:25Responder ao tópico

Boas
Depois de algumas tentativas falhadas principalmente por estarem em aquas comunitários, desta vez decidi tentar separar o meu casal de apistos agasisi, num aqua apenas para reprodução, este aqua para além do referido casal, apenas tem alguns neocaridinas var. wild, bastantes melanoides e algumas Helenas (tentei tira-las todas, mas ao fim de algum tempo aparecem mais algumas).
O Aqua:
50*35*23 (comp*larg*alt)
Filtro de cascata 250 l/h
Termostato de 200W - tempª de 25º
Lampada económica de 11w
2 cascas de coco
2 troncos de videira pequenos
Bastantes folhas de carvalho
Musgo de java e mais uma ou duas plantas (penso que sejam equinodoras)

Já estão neste aqua à +/- um mês, (anteriormente estava lá um casal de cacatuoides, mas como não quis mecha, voltaram para o comunitário), a ser alimentados com artémia e/ou larva de mosquito vermelho ambas congeladas. Ontem vi o que me pareceu ser o ritual de acasalamento e hoje quando lhes fui dar comer, vi que o macho não saía de junto de uma das cascas de coco, vendo depois que a femea estava dentro da casca, com atenção vi que dentro da casca havia vários ovos que me pareceram alaranjados, mas a falta de claridade e a côr amarelada da água, podem ter-me enganado, no que diz respeito à côr.

putogiro

MensagemAssunto: Re: Ciclídeos - Acasalamento & reprodução de Apistogramas agasisi   Qua 28 Dez 2011, 20:50Responder ao tópico

Boas
Peço desculpa pela qualidade das fotos, mas a fraca qualidade do fotografo, a pouca luz, o aqua estar algo sujo, a própria côr da água (amarelada) e o facto de não querer ligar o flash, para não incomudar o casal, não podia dar bom resultado. Ora vamos lá vêr as fotos:

panorâmica frontal, tirada do canto oposto ao "ninho"

panorâmica lateral, tirada do lado do "ninho"

Grande plano do macho a tomar conta do "ninho"

Imagem do "ninho", com o macho a tomar conta e a femea a espreitar

Espero que desta vez nasça pelo menos um e que eu o consiga vêr a nadar, para isso conto entre outras coisas com o facto de o aqua estar no sotão, local onde apenas eu tenho acesso. Pelo menos não há "terroristas" a bater no aqua para vêr os peixes a fujir.

Fabio Silva

Nome Real : Fábio Silva
Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Ciclídeos - Acasalamento & reprodução de Apistogramas agasisi   Qua 28 Dez 2011, 20:53Responder ao tópico

Boas Nuno.

Agora sim, parece-me que crias-te um ambiente ideal para eles reproduzirem, ou pelo menos mais apropriado.

Acredito que essa água esteja mais mole e mais acida, logo é meio caminho andado para a postura ter sucesso.

Se sabes quando eles meteram os ovos então aponta... desde essa altura e passados 2 dias vão nascer. Ainda assim vão continuar la dentro mas no chão da toca, sempre ao cuidado da mãe que vai manter-se na toca tal como está. Passados 6 dias do nascimento podes vê-la cá fora com a nuvem de pequenos de volta dela Wink

Depois conta-me se foi assim ou não Smile

Abraço e boa sorte.

putogiro

MensagemAssunto: Re: Ciclídeos - Acasalamento & reprodução de Apistogramas agasisi   Qua 28 Dez 2011, 20:57Responder ao tópico

Vi-os a acasalarem ontem a noite, por isso a postura ou foi ontem ou foi hoje

Fabio Silva

MensagemAssunto: Re: Ciclídeos - Acasalamento & reprodução de Apistogramas agasisi   Qua 28 Dez 2011, 21:13Responder ao tópico

Então a minha previsão vai para:

Nascem sexta desta semana e começam a nadar de amanhã a 8 Wink

symphysodon

Membro
Membro

Nome Real : Nuno
Gostos : 156

MensagemAssunto: Re: Ciclídeos - Acasalamento & reprodução de Apistogramas agasisi   Qua 28 Dez 2011, 21:39Responder ao tópico

Queremos ver esses pequenotes :cheers: lol!

putogiro

MensagemAssunto: Re: Ciclídeos - Acasalamento & reprodução de Apistogramas agasisi   Qua 28 Dez 2011, 22:24Responder ao tópico

symphysodon escreveu:
Queremos ver esses pequenotes :cheers: lol!

Também eu!!!!

putogiro

MensagemAssunto: Re: Ciclídeos - Acasalamento & reprodução de Apistogramas agasisi   Dom 08 Jan 2012, 21:44Responder ao tópico

Boas
Como já contava mais uma postura que não deu em nada, no dia seguinte a ter visto a postura, já não vi os ovos e a femea já não tava no ninho, no entanto ainda fiquei com alguma esperança, mas hoje quando fui vêr se via algum filhote, deparei com o macho perto do ninho e com a femea dentro do mesmo, com cuidado e com a ajuda de uma lanterna verifiquei que o ninho estava outra vez com ovos, ao fim de 10 dias, nova postura.
Não sei se o problema é da femea ou do macho, mas já são umas 5 posturas em que a femea abandona o ninho +/- na altura em que os ovos deveriam eclodir, esta foi a 1ª num aqua só para eles (mais alguns camarões e melanoides).
O que posso fazer para alterar esta situação?

ALVELOS RAMIRO

Membro
Membro

Nome Real : Ramiro
Gostos : 61

MensagemAssunto: Re: Ciclídeos - Acasalamento & reprodução de Apistogramas agasisi   Dom 08 Jan 2012, 22:07Responder ao tópico

Eu meteria o dito ninho numa maternidade com uma pequena bomba de ar para arejar os ovos e jà ficavas a saber se os ovos sao bem fertilizados,ou entao a maternidade com os ovos perto da saida do filtro para haver um movimento de àgua,fiz isso com os ovos de corydoras que pus de lado ao mesmo tempo que as tuas.........
Outra hipotese na minha humilde opiniao é que talvez o casal nao tenha experiençia e ainda nao se desenrascam bem na coisa.

Fabio Silva

MensagemAssunto: Re: Ciclídeos - Acasalamento & reprodução de Apistogramas agasisi   Seg 09 Jan 2012, 11:53Responder ao tópico

Boas Nuno.

Não desistas que vais conseguir! Faz o seguinte. Se desta vez não der em nada novamente, faz uma boa TPA com água do garrafão e mete a Turfa JBL TorMec, é mesmo muito boa acredita, porque nem todas as turas são iguais.
Ainda assim espero que seja desta que tens pequenos.

Abraço.

putogiro

MensagemAssunto: Re: Ciclídeos - Acasalamento & reprodução de Apistogramas agasisi   Seg 23 Jan 2012, 12:21Responder ao tópico

Boas
Como já previa mais uma ninhada que não deu em nada, desta vez vi o macho a sair de dentro do ninho por várias vezes, começo a pensar que é capaz de ser ele a correr com a femea de lá, visto que são apenas um casal e não um trio como é aconselhado.
Será conveniente, que para a próxima postura retire o macho do aqua, deixando a femea sozinha?

Fabio Silva

MensagemAssunto: Re: Ciclídeos - Acasalamento & reprodução de Apistogramas agasisi   Seg 23 Jan 2012, 12:33Responder ao tópico

Boas Nuno.
Se verificas esse comportamento experimenta tirar o macho para a proxima.
Não é impossivel ser ele a comer o ovos.

putogiro

MensagemAssunto: Re: Ciclídeos - Acasalamento & reprodução de Apistogramas agasisi   Seg 23 Jan 2012, 12:37Responder ao tópico

Boas
Obrigado Fábio, eu pensei nisso quando o vi sair de dentro do 1/2 coco, uns 3 dias depois da postura, o gajo vinha todo lampeiro.

Fabio Silva

MensagemAssunto: Re: Ciclídeos - Acasalamento & reprodução de Apistogramas agasisi   Seg 23 Jan 2012, 12:40Responder ao tópico

3 dias depois da postura provavelmente já havia alevins.
Para a proxima tira mesmo o gajo. Os meus quando a atitude não é a melhor vão para a jaula Smile

putogiro

MensagemAssunto: Re: Ciclídeos - Acasalamento & reprodução de Apistogramas agasisi   Seg 23 Jan 2012, 23:51Responder ao tópico

Boas
Durante uma TPA, acabei por tirar umas fotos, que vou mostrar:
A femea junto a um monte de rochas vulcânicas.

Uma das possiveis casa da femea (neste caso ocupada por alguns camarões wild)

Pormenor de alguns dos camarões do aqua, apanhados para fotografar, devido ao tamanho e côr, mas a falta de condiçoes e de jeito por parte do fotografo, não demonstra a qualidade dos bichos.

Peço desculpa por este desfio ao tema, mas gostei mesmo destes camarões.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ciclídeos - Acasalamento & reprodução de Apistogramas agasisi   Hoje à(s) 23:36Responder ao tópico

Ciclídeos - Acasalamento & reprodução de Apistogramas agasisi

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Ciclideos :: Ciclídeos Americanos :: Cíclideos Sul Americanos - Anões-