Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Mini-lago 03 do Tio Ayres

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

tioayres

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Mini-lago 03 do Tio Ayres   Seg 29 Jun 2009, 13:26Responder ao tópico

Esse tópico se consiste no passo a passo da construção do mini-laguinho3 e sua evolução posterior, bem como fotos da sua fauna e a flora. A seqüência apresentada está em ordem cronológica para vocês observarem se houve uma evolução satisfatória, ok?

Espero que gostem e que emitam suas considerações sobre o laguinho, ok?

Local escolhido para a construção do mini-laguinho

Inicio das escavações. Sábado 18/08/2007.

Observem o tijolinho e perceberão que a profundidade ultrapassa os 30 cms e há uma valeta na lateral para se colocar um dreno.

E começando a tomar forma aí está uma vista parcial. Concretei o fundo, levantei uma fiada de tijolinhos em pé, coloquei o dreno de fundo e passei a mangueira que levará a energia elétrica para a bomba.

Aqui uma mostra da estrutura final do Lago 3 - ago/07.

O laguinho 3 já impermeabilizado e iniciei a construção do filtro.

Finalmente em setembro/2007 o inicio do povoamento.

E assim é a visão p/outro lado do lago3 - outubro/2007.

Esta é a visão que se tem do laguinho, quando na sacada da casa.

Uma fauna bem diversificada; Molinesia, Espada, Kinguio e Guppies.

Alguns espécimes da fauna e uns enfeites do laguinho.

Para conhecerem o cascudo que só fica escondido. Eis parte dele na toca

Vista do lago3 - março/2008.

David Nunes

Membro Prata
Membro Prata

Gostos : 24

MensagemAssunto: Re: Mini-lago 03 do Tio Ayres   Seg 29 Jun 2009, 14:18Responder ao tópico

Viva,

Tioayres, parabens pelo espectaculo que está o teu lago!!
Enches-me de inveja (No bom sentido) com a possibilidade de criares viviparos nos teu lago!!! Coisa que em Portugal é impossivel!!!
Uma pequena pergunta!!! Antes de chegares o impermiabilizante ao lago, tiveste de reboca-lo (chegar concreto as paredes)???

tioayres

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Mini-lago 03 do Tio Ayres   Seg 29 Jun 2009, 14:53Responder ao tópico

David Nunes escreveu:
Enches-me de inveja (No bom sentido) com a possibilidade de criares viviparos nos teu lago!!! Coisa que em Portugal é impossivel!!!
Com certeza aqui em nosso país "continental" há vários estados/cidades que também não se pode cria-los pois as temperaturas caem abaixo de (zero) 0ºC, felizmente em minha região as temperaturas são bastante amenas e não há muitas variações bruscas, daí nos favorendo nesse sentido.

Citação :
Uma pequena pergunta!!! Antes de chegares o impermiabilizante ao lago, tiveste de reboca-lo (chegar concreto as paredes)???
Boa pergunta e comprovando que observaste detalhes.
O fundo do lago foi feito com concreto e as laterais/paredes com um tijolo maciço de barro "requeimado" portanto resistente mas que não seguram água e necessitam serem impermeabilizados.
Dentre os muitos materiais impermeabilizantes vendidos comercialmente existem os rígidos, sem-rígidos e os elásticos. Como esse laguinho teve um caráter de pesquisa pois parte foi construído sobre terra e parte sobre uma estrutura de concreto já existente poderia haver uma dilatação e vasamentos daí optei:
1 - Para recobrir os tijolos e gastar menos impermeabilizante reboquei as paredes internamente para ficarem lisas, as externas não pois os tijolos estão à vista;
2 - Impermeabilizei com cimento rígidos e que já não mais passaria água;
3 - Devido a emenda dos concretos e evitar as trincas no local passei uma camada de impermeabilizante flexível e consegui o resultado positivo até então. Wink

Cláudia Araújo

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Cláudia Araújo
Gostos : 114

MensagemAssunto: Re: Mini-lago 03 do Tio Ayres   Seg 29 Jun 2009, 15:18Responder ao tópico

Ficou um espectáculo!! Lindo!
Realmente não ter de se preocupar e temperaturtas de inverno e consequente gelo é um máximo.
A flora envolvente também está 5 * e em harmonia com o laguinho.
Muito bom
Abraços

tioayres

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Mini-lago 03 do Tio Ayres   Seg 29 Jun 2009, 22:25Responder ao tópico

hehehe!!! Como é gratificante receber elogios em cima de um pequeno projeto que desenvolvemos para lazer.

Obrigado pelas congratulações. :lol:

David Nunes

Membro Prata
Membro Prata

Gostos : 24

MensagemAssunto: Re: Mini-lago 03 do Tio Ayres   Seg 29 Jun 2009, 22:32Responder ao tópico

tioayres escreveu:
hehehe!!! Como é gratificante receber elogios em cima de um pequeno projeto que desenvolvemos para lazer.

Obrigado pelas congratulações. :lol:
Viva,

Eu usei impermiabilizante da weber no meu Lago (disseram que é o melhor do mundo mas acho uma boa Bos****)
E tenho algumas fugas!!!!
Achas melhor dar outra demão? ou rebocar as paredes e chegar novamente impermiabilizante????

tioayres

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Mini-lago 03 do Tio Ayres   Seg 29 Jun 2009, 23:07Responder ao tópico

David Nunes escreveu:
Eu usei impermiabilizante da weber no meu Lago (disseram que é o melhor do mundo mas acho uma boa Bos****)
Achas melhor dar outra demão? ou rebocar as paredes e chegar novamente impermiabilizante????
Não conheço os produtos aí disponibilizados mas, aqui no Brasil dentre as muitas marcas não temos reclamações quanto a fugas de água por fissuras (poros/micro orifícios) desde que tenham sido aplicados de acordo com as especificações. O que pode ocasionar fugas seriam "trincas/rachaduras" que seriam provenientes de dilatações e não da impermeabilização em sí.

Obs.: Verifique se esse impermeabilizante é rígido ou flexível e note se há alguma trinca no lago. Rebocar novamente não resolveria nada da fuga e se detectar trincas é complicado e teria que tentar solucionar com os flexíveis que são bem mais caros. Não havendo trincas bastaria novas demãos do impermeabilizante dentro das especificações e portanto aguardando o tempo de cura (secagem) para depois voltar a colocar água.

Tens fotos (link) desse seu lago? Very Happy

Nuno Duarte

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna

Nome Real : Nuno Duarte
Gostos : 79

MensagemAssunto: Re: Mini-lago 03 do Tio Ayres   Dom 19 Jul 2009, 08:19Responder ao tópico

Bons dias.
Bolas, nunca me tinha apercebido deste teu tópico.
Esse lago esta muito mas mesmo muito bonito, adoro. como é feita a filtragem? e que árvore é essa que ai cresceu ao lado do lago. Mostra-la mais umas fotografias actuais.
Parabéns e obrigado por partilhares connosco

-- Assinatura --
Montagens:
DragonRoot II
Voltei novamente
Corysland
Dragonroot I

Se queres que comentem o teu tópico, tenta comentar o dos outros membros Wink
AdminístradorPeixeFauna

Rodolfo Silva

Nome Real : Rodolfo Silva
Gostos : 143

MensagemAssunto: Re: Mini-lago 03 do Tio Ayres   Dom 19 Jul 2009, 13:15Responder ao tópico

Viva Tioayres

Muito bom gostei bastante e vou ver se consigo fazer uma coisa parecida Very Happy

Umas questões

Não achas que venhas a ter problemas por causa das raizes da arvore?

O dreno que colocas te foi mesmo para escoar a totalidade do lago ou deixas te uma area mais funda para refugio?

De qualquer maneira bom trabalho gostei bastante

Abraço

tioayres

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Mini-lago 03 do Tio Ayres   Dom 02 Ago 2009, 02:12Responder ao tópico

Nuno Duarte escreveu:

Esse lago esta muito mas mesmo muito bonito, adoro. como é feita a filtragem? e que árvore é essa que ai cresceu ao lado do lago.
A filtragem se consiste em uma circulação feita por uma bomba de 650 l/h que passa por uma manta para retirar as partículas maiores (mecânica) e sequencialmente passa a outro compartimento com mídias para a filtragem biológica e desagua no lago onde tenho plantas flutuantes (jacintos).
Essa filtragem simples (mas eficiente) consegue manter a água cristalina.

tioayres

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Mini-lago 03 do Tio Ayres   Dom 02 Ago 2009, 02:17Responder ao tópico

David Nunes escreveu:
É complicado afirmar algo sem ter participado mas, "geralmente" os impermeabilizantes aplicados dentro das especificações atendem eficientemente ao que se propõem.

Citação :
Talvez a melhor alternativa seja dar uma lixada no impermeabilizante existente e aplicar outra demão.
Atente para a "consistencia" que o produto deve ter ao ser aplicado e o tempo de cura para encher de água o tanque.

gardenkoi

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Mini-lago 03 do Tio Ayres   Sex 25 Set 2009, 22:42Responder ao tópico

OLá Tioayres, é bom encontra-lo por aqui, bém vindo !!!
(Para quem não sabe o amigo tioayres no brazil é o grande mestre da lagofilia, e qualquer duvida ele tenta sempre arranjar resposta)

Eu não conhecia esse teu lago. Onde é que estava escondido?
Esse lago é mais um exemplo de que o tamanho não conta e o mais importante é a criatividade.
Parabéns

aquaoli

Membro Plus
Membro Plus

Nome Real : antonio oliveira
Gostos : 57

MensagemAssunto: Re: Mini-lago 03 do Tio Ayres   Sex 25 Set 2009, 23:10Responder ao tópico

Boas que inveja fazes com esse teu clima quem me dera,cá temos algumas coisas dessas mas só em lagos muito fundos por causa do inverno conheço de cicledeos e de viviparos e os peixes em questão ficam magnificos os espadas chegam aos 12 cm as femeas e os malawi com cores como em aquario não ficam espetaculares,já agora o funcionamento do filtro é o que se chama cá de decantação?
abraço

firescorpion

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Mini-lago 03 do Tio Ayres   Sab 26 Set 2009, 07:15Responder ao tópico

Parabens esta lindo

Rui Antunes

Membro
Membro

Nome Real : Rui Antunes
Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: Mini-lago 03 do Tio Ayres   Sab 26 Set 2009, 09:50Responder ao tópico

pouco mais ha a dizer está um espetaculo, agora só mais faltam algumas atualizações para a malta ver a evuloção do laguinho e da sua fauna

José Martins

Nome Real : José Martins
Gostos : 55

MensagemAssunto: Re: Mini-lago 03 do Tio Ayres   Sab 26 Set 2009, 20:36Responder ao tópico

É um bom exemplo de que nao é necessario grandes espaços para se fazer um lago engraçado.
Neste caso até se trata do proprio canteiro da arvora, nao rouba espaço util ao resto desse quintal e embeleza esse local.
Isso por curiosidade deve andar ai pelos 3000 litros ?

tioayres

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Mini-lago 03 do Tio Ayres   Dom 27 Set 2009, 21:08Responder ao tópico

Gardenkoi, eventualmente também participo por aqui pois o pessoal é bastante agradável e em razão disso é que postei esse meu laguinho nº 03, porisso ainda não o conhecia.

tioayres escreveu:
A filtragem se consiste em uma circulação feita por uma bomba de 650 l/h que passa por uma manta para retirar as partículas maiores (mecânica) e sequencialmente passa a outro compartimento com mídias para a filtragem biológica e desagua no lago onde tenho plantas flutuantes (jacintos).
Essa filtragem simples (mas eficiente) consegue manter a água cristalina.
Aquaoli, acima está descrito o sistema de filtração que utilizo nesse laguinho. Não há decantação mas sim uma circulação contínua e no 1º estágio filtra-se mecanicamente, no 2º estágio existe a mídia de fixação da colônia de bactéria e ainda há as plantas para filtragem verde.

Rui Antunes escreveu:
...agora só mais faltam algumas atualizações para a malta ver a evuloção do laguinho e da sua fauna
Rui, esse laguinho já está estabilizado a muitos meses e salvo uma modificação que fiz na cascata o restante continua até "monotonamente estabilizado" porisso nenhuma nova foto.

Agradeço as manifestações de todos e me desculpo por não estar respondendo individualmente, ok? :lol:

Melisa

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Mini-lago 03 do Tio Ayres   Qui 15 Out 2009, 14:35Responder ao tópico

Realmente está um espéctaculo. Nunca pensei que num espaço tão pequeno se pudesse fazer um laguinho tão giro.

BURKAS

Membro
Membro

Gostos : 7

MensagemAssunto: Re: Mini-lago 03 do Tio Ayres   Qui 15 Out 2009, 17:23Responder ao tópico

vou fazer uma coisa semelhante mas um nadinha maior...

provavelmente vou precisar de umas dicas...

este esta impecavel e vai me ajudar a convencer a mulher a deixar hahahahahhaha

muito bonito sim...

cumps do burkas

tioayres

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Mini-lago 03 do Tio Ayres   Qui 22 Out 2009, 17:59Responder ao tópico

jamartins escreveu:
Neste caso até se trata do proprio canteiro da arvora, nao rouba espaço util ao resto desse quintal e embeleza esse local.
Hehehe... Infelizmente não tenho nenhuma foto atualizada desse "antigo" quintal popis com certeza não mais recolheceria o local pois está totalmente mudado para melhor.

Citação :
Isso por curiosidade deve andar ai pelos 3000 litros ?
Que nada ele tem um volume "bruto" de cerca de 1.000 litros apenas. :lol:

Ps.: Coloquei uma foto atual para visualizarem as novidades:

José Martins

Nome Real : José Martins
Gostos : 55

MensagemAssunto: Re: Mini-lago 03 do Tio Ayres   Qui 22 Out 2009, 22:18Responder ao tópico

pois, pus-me a adivinhar medidas e a fazer contas e sairam-me triplicar. :drunken:

de qualquer forma continuo a considerar que foi um bom aproveitamento de espaço e pela foto actual podemos verificar isso.
- retira pouco ou nenhum espaço ao quintal e harmoniza o espaço envolvente ao tronco da arvore. Very Happy

tioayres

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Mini-lago 03 do Tio Ayres   Qui 22 Out 2009, 23:26Responder ao tópico

jamartins escreveu:
...de qualquer forma continuo a considerar que foi um bom aproveitamento de espaço e pela foto actual podemos verificar isso.
- retira pouco ou nenhum espaço ao quintal e harmoniza o espaço envolvente ao tronco da arvore. Very Happy
Bem, para uma melhor avaliação do aproveitamento informo que as medidas dessa área do quintal gira em torno de 10 metros de largura por +- 7 metros no comprimento (a medida poderia ser invertida mas é em razão da largura do lote/terreno)
Ai embaixo estão 2 fotos de quando eu iniciei as modificações no local, a 1ª é do local onde ficava uma piscina de 15.000 litros qua desativei.

Aqui já mostra parte de onde havia algumas plantas e onde construí o lago.

Rui Antunes

Membro
Membro

Nome Real : Rui Antunes
Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: Mini-lago 03 do Tio Ayres   Dom 28 Fev 2010, 08:42Responder ao tópico

boas e para quando fotos das actualizações

tioayres

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Mini-lago 03 do Tio Ayres   Dom 28 Fev 2010, 13:33Responder ao tópico

Rui Antunes escreveu:
boas e para quando fotos das actualizações
Hehehe... e então forçou-me a sair de minha ociosidade e postar novas fotos.
A qualidade delas é ruim pois foram tiradas com o celular mas, dá para visualizarem as novidades.

Olhando o laguinho de frente em Dezembro/2009

Por outro ângulo (Dez/2009)

Visual panorâmico do laguinho (Dez/2009)

E uma mostra da fauna interagindo com minha estranha mão. (rsrs)

jcbc

Membro
Membro

Nome Real : joao carvalho
Gostos : 71

MensagemAssunto: Re: Mini-lago 03 do Tio Ayres   Dom 28 Fev 2010, 16:56Responder ao tópico

boas novidades fico satisfeito por isso ,ainda nao tinha visto o teu topico mas parabens pelo teu magnifico tabalho continua :cheers: jcbc

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Mini-lago 03 do Tio Ayres   Responder ao tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Água Fria-Lagos-