Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Doenças - Betta a boiar de lado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

BunZ

Membro
Membro

Gostos: 0

MensagemAssunto: Doenças - Betta a boiar de lado   Ter 22 Nov 2011, 19:07Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Boa tarde pessoal,
bem faz aproximadamente um mês que ofereci um betta á minha namorada, como é óbvio num aquário de decoração pois ela não achava muita piada aos aquários e achava tudo muito grande e sem graça (resumindo eu estava a tentar pegar-lhe o bichinho da aquariofilia xD).
É verdade que falta muita coisa como filtragem e termostato mas num aquário tão pequeno (3L) não se podia fazer grande coisa. De 3 em 3 dias é feito um TPA com agua já repousada e com condicionador que é adicionado desde o primeiro dia de repouso da agua.
Neste momento o betta parece ter a barriga inchada, tem dificuldades em nadar e quando para de tentar fica a boiar de lado.
A respiração está normal. Quando é alimentado faz um esforço, la consegue ir buscar a comida e come. Por vezes arrebita e nada como se não tivesse problema nenhum.
A alimentação é variada entre flocos e blood worms da nutrafin.
Não consigo detectar mais nenhum problema nele, e já está assim há aproximadamente uma semana.
Alguém me pode ajudar a identificar o problema e quais as vossas ideias para o tratar?

PS: A moça agora afeiçoou-se ao peixe, quase que chora quando ele está assim e anda sempre la as voltas a ver se melhora.

Ricardo R

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Doenças - Betta a boiar de lado   Ter 22 Nov 2011, 21:19Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Tem as escamas levantadas cmo se tivesse arrepiado ?

BunZ

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Doenças - Betta a boiar de lado   Ter 22 Nov 2011, 21:30Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Não, pelo menos não se nota nada.

Ricardo R

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Doenças - Betta a boiar de lado   Ter 22 Nov 2011, 21:34Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Começa a dar-lhe ervilha cozida e alho cozido 1 x por dia (e diminui ao maximo as outras comidas) durante uns dias (4 ou 5). Ervilha sem a casca.

BunZ

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Doenças - Betta a boiar de lado   Ter 22 Nov 2011, 21:53Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Pois estás a desconfiar do mesmo que eu, Desordem da bexiga natatória certo?
Mas mesmo assim acho que o vou tentar tratar por causa de parasitas, talvez esha 2000 que achas?
Eu não gosto é de saber que o peixinho está assim Sad vou fazer de tudo para o safar mas não me agrada nada que esteja a sofrer :X

Ricardo R

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Doenças - Betta a boiar de lado   Ter 22 Nov 2011, 21:55Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Por acaso não, estava a pensar em hidropsia.

Mas tb pode ser isso, ele kd vai ao fundo volta logo acima a boiar ?

BunZ

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Doenças - Betta a boiar de lado   Ter 22 Nov 2011, 22:11Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Ele consegue-se manter no fundo mas parece ter dificuldades e a maior parte do tempo está a boiar de lado. A minha questão é em relação á hidropsia ele não devia estar com uma respiração ofegante?
outra coisa é que ele incha tão rápido como desincha ou seja pode estar 2 ou 3 horas bem e depois volta ao mesmo o que torna a situação ainda mais estranha.
Vou aqui deixar umas fotos que consegui enquanto estava mesmo muito inchado

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Gostos: 385

MensagemAssunto: Re: Doenças - Betta a boiar de lado   Qua 23 Nov 2011, 00:09Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Sal de epson, mais conhecido por sulfato de magnésio, uma colher de sopa para cada 20 litros água do aquário, o que o peixe tem é uma obstipação, hidrópsia não me parece. Podes encontrar na farmácia é barato.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

BunZ

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Doenças - Betta a boiar de lado   Qua 23 Nov 2011, 00:42Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Ui então tendo um aquário de 3 litros isso deve dar uma colher de café das mais pequenas certo?
obrigado pela ajuda, estou muito agradecido

BunZ

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Doenças - Betta a boiar de lado   Qua 23 Nov 2011, 13:39Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Boa tarde,
só para actualizar aqui a situação ainda hoje de manhã continuava de lado e agora as 13 já estava direito e menos inchado :S como é possível que ele fique assim de lado e fique minimamente bem tão depressa!? :scratch:
De qualquer maneira só vou poder meter o sulfato de magnésio na agua quando lá for (sexta) :silent:
Vamos la ver se o peixinho melhora porque pelo menos força de vontade parece ter :heart:

João Pereira

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos: 68

MensagemAssunto: Re: Doenças - Betta a boiar de lado   Qua 23 Nov 2011, 14:37Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Bem, as melhoras para o teu Betta! Very Happy

Shido

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Doenças - Betta a boiar de lado   Qua 23 Nov 2011, 15:06Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

o meu betta quando apareceu o ictio no meu aqua tambem tinha esses sintomas mas agora nao sei se o teu é ictio nao tem pintas brancaS? especie de algodao

BunZ

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Doenças - Betta a boiar de lado   Qua 23 Nov 2011, 20:51Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Não ictio não é, de veludo também está fora de questão o problema dele é mesmo o inchaço da barriga.

BunZ

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Doenças - Betta a boiar de lado   Qua 23 Nov 2011, 22:46Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

já agora uma pergunta para os mais entendidos, deitando o sulfato de magnésio como me indicaram posso também iniciar o tratamento com esha2000?

Cumprimentos,

Carlos83

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Doenças - Betta a boiar de lado   Qui 24 Nov 2011, 02:16Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Olá o meu esta com o mesmo problema.

Tem muita dificuldade para ir ao fundo, e fica de lado boiando, tem apetite normal. Visualmente nao vejo inchaço expressivo. Não tenho ervilha aqui agora, mas alho cozinho serve?

Alguns detalhes:
O aquario é bem pequeno, ganhei com o peixe. Tem 2l, com cascalho de rio no substrato, e uma plantinha artificial (folha) que pensei em remover, mas acho que o peixe gosta de descançar nela. Ja estou providenciando outro aquario mais adequado e equipado. Entretanto a prioriade agora é resolver esse problema. :/

Alimentação
Mini betta da alcon. 8 bolinhas, 2x ao dia, acho que exagerei, a recomendação no rotulo do produto contrasta muito com as recomendações do fórum. Estou providenciando a troca e artemias vivas.

Parâmetros da água:
pH - 7.0
temperatura atual e média – 24c – 24c
aparência visual da água – cristalina sem odor

Fotos:

Um abraço e boa sorte com seu Betta.

Doenças - Betta a boiar de lado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna ::  :: -