Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

 

Otocinclus

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Nuno Duarte
avatar

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna


Nome Real : Nuno Duarte
Localização : Soalheira e Viseu
Mensagens : 3376
Data de inscrição : 25/05/2008
Gostos : 79


MensagemAssunto: Otocinclus   Sex 19 Jun 2009, 23:02Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.



Nome comum: Limpa Vidro Otocinclus

Nome científico: Otocinclus vestitus

Família: Loricariidae (Loricarídeos)

Distribuição geográfica
América so Sul

Comprimento
5.0cm

Capacidade mín. do aquário
40L

Dieta
Espécie Omnívora, mas preferencialmente vegetariana quase na totalidade do seu menu, este baseado em algas (verdes y castanhas principalmente), vegetais (abóbora, pepino, ervilhas, etc.) y proteínas (larvas de insectos aquáticos). É conveniente ter um tronco ou raíz como fonte de celulose.

Condições da água

PH : 6 – 7.5; Temperatura: 21ºC – 26ºC (suportam mal temperaturas superiores); Dureza : 6° to 15° dH

Zona preferida
Meio ao topo

Sociabilidade
Devem ser mantidos em grupo, uma vez que exemplares solitários são mais tímidos e a aclimatização é ainda mais díficil. Um grupo de 5 ou 6 é uma boa média se o tamanho do aquário o permitir.

Compatibilidade
Totalmente pacíficos e devotos à procura do seu alimento preferido que são as algas. Embora podem colar-se aos flancos de outros peixes para se alimentarem de seu muco. Este comportamente semi-parasitário pode ser desencorajado se forem incluídos na sua dieta os vegetais necessários.
Trata-se de uma espécie tímida, não se devendo manter com espécies robustas e agressivas ou que poderão investir sobre eles.

Características
Muitas vezes são adquiridos como comedores de algas, e são mais adequados para esse trabalho em aquários de dimensões mais reduzidas do que a maioria dos seus familiares maiores, como os plecostomus. O Otocinclus vestitus (incorrectamente designado por O. affinis) tem um corpo alongado e achatado na parte inferior; a boca está virada para baixo facilitando a recolha das algas; olhos com disposição lateral. A superfície dorsal é castanha-esverdeada escura com uma faixa larga igualmente escura entre o focinho e o pedúnculo caudal, terminado numa mancha situada na base da barbatana caudal. Esta barbatana apresenta outra faixa negra junto ao rebordo. A parte inferior do corpo é amarelada.
É um peixe de fácil manutenção, mas necessita de ser lentamente aclimatizado e mantido em água de óptimas condições (sensíveis à níveis mais elevados de nitratos). Apenas devem ser adicionados ao aquário quando este tiver completado o ciclo do azoto. São muito sensíveis ao sal e à diversas medicações, particularmente não resistam aos tratamentos com insecticidas (cobre, flubenol,etc,).
Os Otocinclus adquiriram capacidade de respirar ar da superfície.

Reprodução
O macho é normalmente mais pequeno e esbelto do que a fêmea da mesma idade, sendo esta mais arredondada (mais fácil visualizar se observados de cima).
A reprodução em cativeiro é difícil mas há casos de desovas em aquários bastante plantados.
Colocam os ovos preferencialmente nas plantas, mas por vezes em rochas, vidros ou outras superfícies. A postura parece ser estimulada por mais trocas parciais de água (imitação de chuva) e uma boa qualidade da água. Os ovos eclodem entre 2 a 3 dias depois e as larvas precisam de fitoplâncton e microplâncton para sobreviver, até que sejam capazes de alimentar-se de nâuplios de artémia e procurarem a sua própria provisão de algas.



Escrito por Nuno Duarte

-- Assinatura --
Montagens:
DragonRoot II
Voltei novamente
Corysland
Dragonroot I

Se queres que comentem o teu tópico, tenta comentar o dos outros membros Wink
AdminístradorPeixeFauna
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Otocinclus

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Fichas Técnicas :: Peixes-