Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Manutenção Jebo 819

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Fraz__

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Manutenção Jebo 819   Dom 09 Out 2011, 15:13Responder ao tópico

Boas Adalberto

Com certeza que se lembra de mim, comprei o Jebo 819 em Agosto, fizemos a troca em Peniche, e gostava de saber de quanto em quanto tempo convém mudar as matérias filtrantes, e se as vende, é que ouvi dizer que o carvão tem que ser mudado de 4 em 4 meses, gostava de obter a sua opinião.

Já que falamos de filtros, eu estou a pensar em comprar um aqua com 1.50 comprimento * 50 Largura * 50 Altura 375L, para juntar ao Jebo 819 que filtro aconselha, é para manter Ciclídeos Malawi,. e se acha necessária uma bomba de criculação.

Grande Abraço

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

Nome Real : Adalberto Pereira
Gostos : 40

MensagemAssunto: Re: Manutenção Jebo 819   Dom 09 Out 2011, 16:41Responder ao tópico

Boas tardes.

As materias filtrantes, esponjas, ceramicas, biobolas e por ai fora, nunca devems er trocadas, apenas limpas.
As esponjas podem ser limpas debaixo de agua da torneira, as filtrantes biologicas devem ser limpas com agua retirada do aquario, aquando das mudas.

esta manutençao deve ser feita sempre que se nota uma reduçao do caudal do filtro.

O carvao activado normalmente nao é utilizado, excepto em situaçoes pontuais como a seguir a um tratamento em que se utiliza o carvao activado pararetirar da agua os restos do medicamento que permaneça na agua.
Sinceramente, eu retirava o carvao e metia ceramicas novas ou biobolas.

Quanto ao quario de 150cm para malawi, sendo para manter os dois filtros a funcionar, um resun 1600 + esse jebo 819 sao suficientes para manter o aquario limpo.
querendo optar por bombas de circulaçao, desde que o numero de peixes nao seja exagerado, so esse filtro é suficiente para a filtragem mecanica e biologica, so lhe vai implicar limpezas mais frequentes.

Brunomarques

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Manutenção Jebo 819   Dom 09 Out 2011, 16:44Responder ao tópico

ceramicas porosas para filtros sempre e biobolas para sumps

Fraz__

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Manutenção Jebo 819   Dom 09 Out 2011, 17:56Responder ao tópico

Boas

Obrigado Adalberto, entre a ceramica e biobolas o que aconselhas?

Grande Abraço

Brunomarques

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Manutenção Jebo 819   Dom 09 Out 2011, 18:04Responder ao tópico

Fraz nao deves saber ler so pode, biobolas nao são eficazes em filtros externos a não ser que fosse um eheim seco- humido. Estas materias filtrantes são muito utilizads em sumps sistema seco humido. se tiverem num sistema em que fiquem debaixo de agua não é das materias mais eficazes.

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Manutenção Jebo 819   Dom 09 Out 2011, 20:22Responder ao tópico

Sinceramente, é uma questao de gosto, e ja respondo ao membro Bruno Marques.

as biobolas permitem um maior fluxo de agua, sem obstaculos, o que aumenta a circulaçaod e agua no filtro e conseuqente melhor oxigenaçao das bacterias, o que implica o seu melhor funcionamento.

As ceramicas ao serem mais compactas permitem uma maior concentraçao de bacterias por cm3, no entanto ao reduzir a passagem de agua entre elas diminuem a quantidade de oxigenio disponivel para as bacterias e consequente diminuiçao da actividade nitrificante.

por norma tenho isto como regra:
espaços pequenos = Ceramicas
Espaços grandes = Biobolas.

Respondendo ao membro Brunomarques.
Importa-se de explicar o proque dessa teoria e qual o fundamento?

As biobolas sao um sistema para fixaçao de bacterias, ignorando os caudais, tao bom como as ceramicas.
As ceramicas teem uma capacidade de concentracçao biologica por cm3 superior as biobolas.
Havendo espaço para a colocaçao de biobolas, compensando em litragem total a maior capacidade das ceramicas, que raio tem a ver o sistema de filtragem ser sump ou filtro fechado ou filtro cascata ou o que seja????

Nas sumps utiliza-se normalmente biobolas porque sao MAIS BARATAS!!!!
O preço por litro é muito menor do que o preço das ceramicas.
Uma vez que nas sumps espaço é o que mais ha, compensa muito mais ter biobolas.
o mesmo nao se aplica a sumps pequenas.
Um filtro de decantaçao, ou sump interna, é uma sump pequena. mete la biobolas ou ceramicas?

O seco-humido, quando bem dimensionado, nao faz nada de especial.
A unica vantagem que tem é aumentar a quantidade de oxigenio disponivel para as bacterias, que no ar é smepre muito mais concentrado do que na agua, e com isso aumenta a sua capacidade nitrificante.
Mas isto tanto é valido para biobolas como para ceramicas como para leca ou maxit ou o que raio la quizer meter para fixaçao de bacterias.

Por norma, e ja escrevi antes:
Espaços pequenos = Ceramicas
Espaços grandes = Biobolas.
O filtro em causa, um JEBO 819, é um espaço bem grande.
por isso, eu metia biobolas, principalmente sendo usado em malawi, onde o caudal é importante, e as ceramicas estrangulam os caudais dos filtros, ao contrario das biobolas que permitem uma melhor circulaçao de agua.

Brunomarques

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Manutenção Jebo 819   Dom 09 Out 2011, 20:40Responder ao tópico

Amigo respndo te eu, é que as bioballs numa sump são constantemente oxigenadas devido ao efeito de cascata nas placas da sump, o que faz que as bactérias existentes nas bioballs recebam o Oxigénio suficiente para conseguirem oxidar a amónia e nitritos a nitratos.
Num filtro externo, já é mais difícil, pois como o oxigénio que vai na água até ao filtro externo é em menor quantidade, as bactérias já não funcionam na sua máxima "força".
Para isso, mais vale colocar cerâmicas porosas, ou esponjas finas, que são mais baratas e a relação área/volume é muito maior que a das bioballs.

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Manutenção Jebo 819   Dom 09 Out 2011, 22:32Responder ao tópico

As biobolas, ou qualquer outra filtrante, em areas de grande circulaçao, sao oxigenadas pela agua.
As filtrantes, ceramicas ou biobolas ou whatever, em secos humidos, sao oxigenadas pela agua, que foi enriquecida, tem um conteudo extra de oxigenio, pela mistura de ar pelo sistema de chuveiro.

No filtro externo, a quantidade de oxigenio so desce para niveis que influenciam o funcionamento das bacterias, quando o caudal é muito baixo parao volume de nitrificantes disponivel.

Em qualquer sitemna de filtragem, as biobolas permitem um maior fluxo de agua o que implica uma maior oxigenaçao das nitrificantes
As ceramicas, ao fecharem o circuito, estrangularem o caudal, diminuem essa disponibilidade de oxigenio.

Uma vez que concorda comigo nestes dois pontos, como é que num filtro grande é impossivel utilizar biobolas???
O aumentarda quantidade de bacterias nao implica NADA uma vez que estas vao receber muito menos oxigenio, individualmente, e assim oxidar muito menos compostos.

É uma quetsao de gosto, e carteira.
Ceramicas = menos caudal = mais caras
Biobolas = mais caudal = mais baratas

Num filtro com grande capacidade para filtrantes, a utilizaçao exclusiva de ceramicas, é um erro.
sao mais caras, entopem mais, reduzem caudal e acabam por nao funcionar melhor devido a falta de oxigenio provocada pelos problemas que elas mesmo originam.

Sinceramente,
Espaços pequenos = ceramicas
espaços grandes = biobolas.

e note que eu ganho mais a vender ceramicas do que biobolas!!
nao é o interesse comercial que esta a falar.

Fraz__

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Manutenção Jebo 819   Dom 09 Out 2011, 23:02Responder ao tópico

Obrigado Adalberto

Vou mesmo para as Biobolas, agora na sei se coloco so na cesta onde tenho o carvao ou tiro uma cesta de ceramicas e fico com 2 de biobolas, mas para ja vou substituir o carvao pelas biobolas, vou la ve no teu site, Reparei que tens a Cichlid Veget Pellets esgotada, sabes se isso vem entretanto??

Grane Abraço

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Manutenção Jebo 819   Dom 09 Out 2011, 23:26Responder ao tópico

Sinceramente, a NLS cichlid é melhor.

MAS, se preferires esta da Ocean Nutrition, ainda ca tenho 3 boioes, mas o prazo de validade acabou em junho de 2011, por iso é que as retirei da loja.
se quizeresestas, faço metade do preço que esta marcado na loja.

Fraz__

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Manutenção Jebo 819   Seg 10 Out 2011, 09:05Responder ao tópico

Boas Adalberto

Pois acho que vou optar pela Tropical Spirulina, e biobolas com bicos, para aquele balde quantas biobolas aconselhas ?? eu penso que aqueles baldes são de 1 L.

Abraço

Fraz__

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Manutenção Jebo 819   Seg 10 Out 2011, 09:09Responder ao tópico

Boas

Sim, sei ler, mas o teu comentário não é matemático, ou seja o correcto, à diversas opiniões, e o Sr, Adalberto anda nisto à muitos anos e sabe o que diz, tenho grande fidelidade com os produtos dele, até hoje 10 **********, portanto também lhe pedi a opinião dele, pois foi lá que comprei o filtro e ele sabe melhor que ninguém do que estamos a falar.

Mas obrigado na mesma pelo comment

Abraços

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Manutenção Jebo 819   Seg 10 Out 2011, 14:30Responder ao tópico

estive aqui a ver, e as de picos sao um bocado grandes.
Cada cesto leva 18 bolas, e sobra espaço de cesto, mas nao cabem mais bolas.

MAS, e é isto que eu costumo fazer nos meus, como ja tens ceramicas que vinham de oferta no filtro, embora poucas, o que eu recomendo é comprares umas 30 bolas, meteres bolas em todas as cestas, e meteres as ceramicas que veem de oferta nos buracos que ficam entre as bolas.
assim tens a vantagem das biobolas e a vantagem das ceramicas.
As biobolas deixam passar bom caudal, as ceramicas como sao mais pequenas tapam os buracos entre as biobolas.
Nao perdes caudal nem perdes area de nitrificantes.

Fraz__

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Manutenção Jebo 819   Seg 10 Out 2011, 15:57Responder ao tópico

Boas Adalberto

Isso é uma grande ideia, assim ocupo todos os cestos com cerâmica e biobolas, simplesmente misturadas correcto?? para esse fim já vou precisar mais do que 18 bolas, sendo o filtro de 5 cestos, e se meter 18 biobolas em cada um consigo ainda colocar as cerâmicas junto das 18 biobolas, tenho que comprar 90 biobolas correcto?

Abraço

Fraz__

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Manutenção Jebo 819   Seg 10 Out 2011, 16:01Responder ao tópico

Esquece a resposta anterior não vi as 30 bolas.

Ok então e com ou sem picos?

Abraço

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Manutenção Jebo 819   Seg 10 Out 2011, 18:29Responder ao tópico

com picos.
Das outras nao testei.

a ideia de comprares so as 30, era usares as ceramicas todas que ja tens, senao vai-te sobrar ceramicas ou bolas, se comprasses 18 por cesto.

Fraz__

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Manutenção Jebo 819   Seg 10 Out 2011, 21:05Responder ao tópico

Ok Sr. Adalberto, eu vou encomedar isso la no site, so mais 2 questoes, aconselhasa dar Sera Discus aos Mbunas??
Em relaçao a limpeza do filtro, aquando limpezado filtro ou colocar materias novas como e o caso, retiro a agua do balde do filtro, ou na mexo na agua e basta tirar o conjunto das cestas??

Grande Abraço

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Manutenção Jebo 819   Ter 11 Out 2011, 01:03Responder ao tópico

E pa... eu vazo sempre o balde... senao andas com as maos de molho!!

Quanto ao sera discus... nao.
Tens comidas muito melhores, que embora bastante mais caraste duram para muito muito tempo.
Tens os peixes com melhor saude, com melhores cores, mais ovos por acasalamento, masi crias por ninhada, ...
Sinceramente, ou das comida mesmo barata, ou entao é melhor dar comida boa.

Fraz__

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Manutenção Jebo 819   Ter 11 Out 2011, 08:55Responder ao tópico

Boas Adalberto

Pois uma vez que as colónias de bactérias estão nas cerâmicas e não no balde, sim andar com as mãos de molho, não obrigado, esclarecido, vou então fazer a encomenda, mas gostava que me aconselhasses uma comida boa, que tenhas na loja para completar com as que já tenho, deixo em baixo o que já tenho, e assim peço tudo de uma vez só.

NLS Cichlid Formula 1mm

NLS Thera + A 1mm

Sera Granugreen

Mias uma vez obrigado, Grande abraço :cheers:

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Manutenção Jebo 819   Ter 11 Out 2011, 13:38Responder ao tópico

Se ja tens a NLS cichlid, para ciclideos do rift, nao mexas mais.
Pode haver igualmente boa e eu nao conheço, melhor nao ha de certeza.

Fraz__

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Manutenção Jebo 819   Ter 11 Out 2011, 16:06Responder ao tópico

OK Adalberto

Obrigado e grande abraço para ti.

:cheers:

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Manutenção Jebo 819   Responder ao tópico

Manutenção Jebo 819

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Patrocinadores :: TrukesFishes-