Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

 

Botia modesta

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Nuno Duarte
avatar

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna


Nome Real : Nuno Duarte
Localização : Soalheira e Viseu
Mensagens : 3377
Data de inscrição : 25/05/2008
Gostos : 79


MensagemAssunto: Botia modesta    Sex 19 Jun 2009, 11:59Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Nome cientifico -Botia modesta



Nome vulgar – Botia Azul, Botia Cauda de Espiga

Família – Cobitidae

Descrição - Corpo liso cinzento azulado de tonalidade baça e fuliginoso criado pelas suas pequenas escamas, contrastante com o vivo colorido das barbatanas (alaranjadas , por vezes vermelhas) apresentando um espinho eréctil a frente dos olhos e também possuidor de 4 barbilhos na sua boca. Apresenta um sistema auxiliar de respiração.

Origem - Sul da Ásia mais propriamente das correntes da Malásia, Tailândia e Vietname

Dimensão - 10 cm

Agua - PH neutro para acido (6,6 e 7.0)

Temperatura - 25º e 30ºC


Características
- Necessita de esconderijo ou uma toca e aquários plantados, emite de uns sons parecidos com cliques, deita-se de lado como se estivesse a dormir.

Alimentação - Comida viva, ração seca, artêmias, larvas de mosquito, minhocas picadas, patês e infusorios, etc.

Descrição - Este peixinho pertence tal como as Kuhli á família dos Cobitidae que pode atingir com facilidade o tamanho de 10 cm em cativeiro; é um carnívoro que necessita de esconderijo ou uma toca e aquários plantados sendo oriundo do sul da Ásia, mais propriamente das correntes da Malásia, Tailândia e Vietname.

Apresenta um corpo liso cinzento azulado de tonalidade baça e fuliginoso criado pelas suas pequenas escamas, contrastante com o vivo colorido das barbatanas (alaranjadas , por vezes vermelhas) apresentando um espinho eréctil a frente dos olhos e também possuidor de 4 barbilhos na sua boca. Por isso não encontra dificuldades para localizar os alimentos no escuro, como se poderia pensar. A natureza dotou-a de 2 pares de barbilhos, localizados próximos à boca, onde existem inúmeros botões gustativos. Através deles, o peixe consegue facilmente detectar os alimentos.

Tal como outros cobitideos esta espécie esconde-se de dia e pode ser tímida.
Tem o péssimo hábito de revirar o fundo, tirando toda sua decoração do lugar. Por isso, quando coloca-la em cativeiro, preencha o fundo com algum material fofo (musgos por exemplo) e não coloque plantas de raízes, ou serão todas arrancadas. Dê preferência às plantas flutuantes, que melhor se adaptam às suas características.

Esta espécie pode ser aliciada a sair de sua toca com pequenas minhocas. Tem uma característica de emitir uns sons parecidos com cliques. Também conhecida como Botia Azul.

Este peixe não deve ser mantido em aquários cuja capacidade seja inferior a 20 litros, apreciando um PH entre os 6,6 e 6,8 e uma temperatura entre os 24º e 29ºC.

Pode viver em águas pouco oxigenadas, pois apresenta um sistema auxiliar de respiração. Para isso, sobe à superfície, recolhe ar pela boca e absorve o oxigénio através de vasos capilares localizados na parte anterior do intestino, eliminando o ar pelas aberturas operculares.

Não deverá estar juntamente com peixes de pequeno porte, como por exemplo Néons, Rásboras-Arlequins, etc... pois durante as suas patrulhas nocturnas ele não hesitará em come-los (eu já observei esse comportamento) não se deixem enganar pela aparência de sua boca pois ele come-os como se fossem tremoços.
Tendo também o habito de se deitar de lado como se estivesse a fazer a sesta.
E isto é tudo que consegui apurar sobre este peixe espectacular, se tiverem algo a acrescentar façam o favor obrigado.

Video:





-- Assinatura --
Montagens:
DragonRoot II
Voltei novamente
Corysland
Dragonroot I

Se queres que comentem o teu tópico, tenta comentar o dos outros membros Wink
AdminístradorPeixeFauna


Última edição por Vera Santos em Sex 04 Jan 2013, 16:50, editado 4 vez(es) (Razão : Actuizado por Equipapeixefauna)
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Botia modesta

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Fichas Técnicas :: Peixes-