| | Guppys em água fria - Possivel ? | |
| |
| Autor | Mensagem |
|---|
hugosimoes
 Membro

Localização: Anadia Mensagens: 120 Data de inscrição: 26/07/2011

| Assunto: Re: Guppys em água fria - Possivel ? 24/9/2011, 21:35 | |
| | A sala com a lareira acesa ou apagada não tem grande variação térmica. Anda sempre em torno dos 20 graus, mais grau menos grau. Penso que assim não vai afectar muito a água do aquário. |
|  | | Andrew Spud
 Recém chegado

| Assunto: Re: Guppys em água fria - Possivel ? 26/1/2012, 19:37 | |
| Para mim está a ser possível. Possuo um aquário de 60 litros e em Setembro passado comprei um casal de guppies, a fêmea já vinha gravida e poucas semanas depois teve cerca de 20 crias. Deixei-os ficar na maternidade cerca de um mês, mas quando a fêmea voltou a ficar gravida, senti necessidade de voltar a pô-la na maternidade. Como não tenho muito espaço em casa para ter outro aquário equipado, fiz a experiência de pôr apenas 4 crias das 20 (nenhuma tinha morrido) numa jarra e ver como se davam com a temperatura ambiente. Cerca de cinco dias na jarra com temperaturas a rondar os 18º elas lá andavam. Foi então que fui buscar a casa dos meus pais um aquario que tive em criança chamado "Uncle Milton Undersea Encounter" que possui uma bomba de ar e um microscópio e transferi para lá as 20 crias. Já lá vão uns quatro meses e já lá estão cerca de 60 a 70 crias. Durante este período de tempo já transferi 2 fêmeas e 1 macho para o aquário de 60L e ofereci 3 machos a amigos e familiares. A água têm rondado os 15º e os 18º mas tanto em Dezembro passado como este mês houve umas noites em que a água andou nos 13º graus e incrível que pareça não registei nenhum "massacre". Desde que tenho transferido as crias para este aquário que só registei cerca de 10 perdas. Irei continuar com este "projecto" até arranjar um aquário como deve ser. Posto isto a única desvantagem que noto em ter guppies em água fria é que demoram mais tempo a crescer pois noto que se alimentam menos. Quanto a doenças ainda não registei nada e as perdas que tive foram de crias mais fracas e mais pequenas em comparação as restantes.
Cumps |
|  | | Nuno Duarte
 Membro Gold

Localização: Soalheira e Viseu Mensagens: 2989 Data de inscrição: 25/05/2008

| Assunto: Re: Guppys em água fria - Possivel ? 2/2/2012, 20:36 | |
| Sim é possivel manter guppys em agua fria. Quando digo agua fria (não gelada) eu tenho um tanque onde tenho guppys quase todo o ano (salvo de novembro a Fevereiro), a quantidade de agua é imensa e por isso não tem grandes oscilações de temperatura e mantenho-o tapado durante a noite com esferovite e uma lona de uma piscina. No entanto não aconselho a que sejam mantidos em agua com temperaturas inferiores a 15/6 graus bem como em locais em que haja uma mudança de temperatura muito grandes durante o período mais frio do dia. Poderei dizer que até já mantive guppys numa piscina de borracha na rua durante uns 6 meses sem filtro eheheh mas eu não sou exemplo nem contem a ninguém por favor. Manter guppys sem termostato não é nem impossivel nem difícil. |
|  | | Ricardo Santos
 Membro

| Assunto: Re: Guppys em água fria - Possivel ? 3/2/2012, 11:26 | |
| Boas,
É um tema interessante e que pode dar origem a debates bastante longos.
Se queres saber se é posivel ter guppies em águas frias, a resposta é sim, conheço quem no verão monte lagos com guppies e no inverno os meta cá dentro. Já tive guppies nos meus aquários, provenientes de criações exteriores, são bem mais resistentes. Agora, uma coisa é ter guppies em águas mais fritas, tipo 18 graus ou um bocado menos, outra coisa é etr guppies o Inverno todo cá fora onde a taxa de sobrevivencia será diminuta. Existem relatos de quem já os tenha tido o Inverno todo em lagos e ter havido sobreviventes, mas isso abre um outro tema que passa por Viver em condições ideias versus, condições extremas de sobrevivencia apenas. Se os queres ter dentro de casa sem termoestato, a ambientação terá que ser gradual. Vamos por passos:
1 - Tens o guppies dentro de um aquário a 24ª 2 - Desce 1 valor no termoestato de 3 em 3 dias, até ires chegando ao valor que pensas que sem termoestato a água se ira manter. 3 - Teras que ter em atenção os sintomas dos animais, ictio é provavel que possa vir a aparecer.
Se os mantiveres a temperaturas consideradas amenas sem termoestato eles irão aguentar-se, embora seja normal que possas ter baixas.
Os alevins dos mesmos serão mais resistentes e irão adequar se mais facilmente, agora como é lógico para haver alevins em água mais fria, terá que ter havido primeiro adultos a procriar nelas.
Um abraço |
|  | | hugosimoes
 Membro

| Assunto: Re: Guppys em água fria - Possivel ? 5/2/2012, 12:36 | |
| Agora só lá para Maio, Junho é que se pode tentar a expericencia, porque acho nessa altura a temperatura da água já deve rondar os 20/21 dentro de casa.
Se as gambuzias e os espadas aguentam ao Inverno na natureza porque não irão os gullpys aguentar o Inverno dentro de casa? Eu tenho umas gambuzias dentro de um tanque na rua ( a geada e ao frio) e de 30 morreram 3, nada fora do comum.
|
|  | | Nuno Moreira
 ModeradorEspecífico

Localização: Alverca Mensagens: 1569 Data de inscrição: 20/03/2010

| Assunto: Re: Guppys em água fria - Possivel ? 5/2/2012, 13:27 | |
| Boas Eles aguentar água fria aguentam, mas reproduzir-se aí a coisa já pia mais fino, de qualquer forma penso ser possivel com tempª na ordem dos 16º para cima, tempª mais baixas, só arranjando linhagens mais resistentes, ou seja depois de várias gerações consequtivas, sempre a tempª de +/- 18º. Ainda ontem dei com um aqua de 80l, sito na cozinha, a que no dia anterior tinha feito uma TPA, e que me tinha esquecido de voltar a ligar o termostato, com tempª de 12º. O aqua tinha camarões neocaridina var. wild, guppys endler's, uma coliosa, um espada e 4 ancistros, liguei o termostato, a tempª foi subindo lentamente e no dia seguinte de manhã, já tava nos 22º, os peixes/camarões andavam todos contentes e já tavam mais ativos. Que tenha por isso, não tive baixas, apesar de ter encontrado umas "cascas" de camarão, eram apenas as "cascas". Agora tenho certeza de uma coisa, sobreviver sobreviveram, agora gostar de certeza que não gostaram. _________
Assinatura: Cumprimentos Nuno Moreira putogiro
| ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Peixe-gato |
http://www.peixefauna.com/t7904p75-fenix-1506055-nova-montagem http://www.peixefauna.com/t6383-1506055-o-projeto-desde-o-inicio#64994 |
|  | | hugosimoes
 Membro

| |  | | | Guppys em água fria - Possivel ? | |
|
| Página 2 de 2 | Ir à página : 1, 2 |
| | Permissão deste fórum: | Você não pode responder aos tópicos neste fórum
| |
| |
| | Colaboradores Online |
Visite os nossos colaboradores:
Espaço destinado a Parcerias Online
Contacte-nos! |
| Quem está conectado | Há 88 usuários online :: 26 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 62 Visitantes :: 2 Motores de busca appaf, carocha25, Catarina Pinheiro, Dasg, Eduardo Manuel, Gabriel P., godnelson, Hugo Fanica, Jorge Oliveira, João Pereira, kripton, luiscosta1979, Miguel Guerreiro, Nuno Moreira, Nuno Oliveira, Pedro Santos, RCoutinho, ricardo carvalho, Ricardo Leite, Rikardo, rukatny_21, Santiago2six, Thiago Cardoso, Tiago Rocha, Xiscalhe, ztarkO recorde de usuários online foi de 569 em 2/4/2011, 07:07 |
| Os membros mais ativos da semana | |
| Votação | | | Como tiveram conhecimento do forúm Peixefauna? | | Num motor de busca | | 54% | [ 407 ] | | Por PM noutro forúm | | 5% | [ 38 ] | | Por indicação de amigo/conhecido | | 21% | [ 161 ] | | Num blog | | 3% | [ 26 ] | | Outra forma | | 6% | [ 43 ] | | Por outro site | | 10% | [ 74 ] | | Numa loja | | 1% | [ 8 ] |
| | Total dos votos : 757 |
|
|