Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Conselhos a criadores!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

passarotrovao

Membro
Membro

Nome Real : paulo ribeiro
Gostos : 0

MensagemAssunto: Conselhos a criadores!   Sex 16 Set 2011, 00:00Responder ao tópico

alguem pode portar as mutacoes de cruzar ct e vt ou com dvt? Seria interressante. Ou mantem a linhagem?

Gameiro

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Fabio Gameiro
Gostos : 75

MensagemAssunto: Re: Conselhos a criadores!   Sex 16 Set 2011, 01:00Responder ao tópico

n consegui perceber muito bem a questao..
suponho que a pergunta seja seé possivel algum peixe ser portador do gene Ct por exemplo ou de VT e de não o demonstrar?
o fenotipo é demonstrado normalmente pelo gene dominante nestes casos, salvo excepçoes que existe coodominancia, veil tail penso que seja dominante sobre qualquer outro genotipo, por isso penso que é possivel ser portador de CTVT por exemplo mas o fenotipo sera Veiltail, penso eu que seja assim, não tenho a certeza pois ainda n pesquisei muito bem como funciona em relaçao a caudas como normalmente cruzo sempre HM com HM, CT com CT, de qq das formas é uma questão de fazeres uma busca pela net e de chegares a uma conclusão que se não for pedir muito poderias colocar aqui assim todos ficam a ganhar!

abraço, desculpem se disse alguma coisa errada mas acho que funciona +/- assim.

passarotrovao

Membro
Membro

MensagemAssunto: criadores e genetica   Sex 16 Set 2011, 09:22Responder ao tópico

por exemplo no caso dos canários existem duas estirpes de coloração (o tamanho já é outra coisa) que devemos ter em conta na hora de acasalar : uma linha que tem presente o castanho(linha escura) e outro canários Lipocromos ou de Cor (linha clara aka amarelos) se acasalar 2 destas 2 linhagens entre eles tenho uma descendência malhada (pintos) onde poderá num dos casos o genotipo não se expressar no fenotipo. como exemplo podemos acasalar 2 canários Vermelhos mas de linhagens opostas nunca conseguiremos uma prole 100%de uma só linhagem ficando 50% malhados.
voltando aos peixes mais concretamente aos bettas, pelo que me apercebi para alem das cores,há tb as caudas para definir o peixe, as mais comuns são:
Veiltail, VT (cauda de véu)
Double tail DT (cauda dupla)
Deltas DLT (cauda delta)
Crowntail CRT (cauda de coroa)
Plakat PKT (cauda curta)
Halfmoon HM (cauda meia lua)

A minha questão quais o resultados das combinações dos diferentes tipos de cauda? li que um double vt foi originado de um veil com um crowntail, se assim foi se cruzar estes dois vou ter um double tail?
Não sei se os criadores fazem criação apenas para vender contudo eu acho muito interessante as possibilidades que me apresentam na criação de bettas visto que a as possibilidades são muito grandes e sendo um peixe robusto e com muita fertilidade as mutações devem ocorrer com frequência.
Para mim pretendo fazer alguns cruzamentos para tentar apurar algumas características que me saltam a vista criando um peixe melhor nem que seja para ter la por casa. Gosto de cores solidas e fortes principalmente vermelho e azuis, também aprecio um certa consistência para o quadrado, gosto de double veil, veils e deltas pois acho que fazem o peixe maior.
Dito isto pretendo que me expliquem quais os tipos de bettas a adquirir , se não fosse isto era os que mais gostava, contudo os Crowntail e os Plakat podem oferecer possibilidades a explorar que de outra forma seriam impossíveis. como novato peço conselhos a criadores ou pessoas que tenham experiência em cruzamentos para me ajudar a escolher exemplares. sendo que há outra variável que é preciso ter em conta que é a parte comercial. Como disse os bettas são muito prolíficos pelo que li cada prole leva 70 ou mais juvenis, e como o preço da aquisição de peixes será baixo 2,5 euros por exemplar nas lojas, o que conseguir vender os peixes a loja penso que deve ser na base dos 20 ou 30 cêntimos por individuo o que nem para um café dá. Alem disso há variedades que dão mais dinheiro que outras, Crowntail e os Plakat, não é que queira fazer negocio mas tb ter 200 aquários é impossível e não tenho tanta gente a quem dar presentes no natal mesmo oferecendo caixas vodafone com o peixe la dentro. por isso a solução em livrar-me do excedente será criar algo que seja apelativo logo que se despache rápido.
desculpem todo este palavreado mas acho que expus a questão. fico a espera de respostas.

Gameiro

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Conselhos a criadores!   Sex 16 Set 2011, 10:54Responder ao tópico

bem.. acerca da genética do betta existe muito para perceber e ainda para descobrir!

por exemplo se cruzares um peixe Halfmoon com um crowntail, tanto pode sair uma coisa que nem é carne nem é peixe, como podes tirar um bom Combtail ou um lindo Halfsun (pesquisa na net para veres fotos caso não conheças ainda estas estirpes)

tens outro exemplo, se dois veil tail possuirem o alelo recessivo para DT(double tail) ao cruzares os dois existe uma possibilidade de 25% da ninhada ser DT recebendo ambos os alelos recessivos , 1x do pai, 1x da mãe, e assim com dois VT conseguis-te criar double tails.

quando existe dominância de um alelo sobre o outro é mais facil saber os cruzamentos, quando existe codominancia as coisas complicam-se como falei por exemplo com os Halfsun e combtail...

tambem podes cruzar um plakat com um halfmoon, e ir melhorando as barbatanas do plakat a teu gosto chegando a um HMPK, ou com um crowntail, criando um CTPK, sendo esta ultima mais dificil de apurar e de conseguir.

para aumentares o tamanho de um betta, podes escolher a tua matriz e cruzar com uma femea Giant, rezando para que o macho consiga abraçar a femea LOL, e trabalhar a descendencia...

as cores é outra conversa, ainda mais complexa e muito mais trabalhosa!
existe muita informação valiosa pela net vou te mandar um bom site em MP para n fazer publicidade aqui no forum Smile

Ricardo R

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Conselhos a criadores!   Sex 16 Set 2011, 11:11Responder ao tópico

Deixem-me so acrescentar que o Gene DT é uma mutação genética que apresenta muitas deficiencias, seja mesmo a nivel "mental" dos peixes, infertilidade, DT com a cauda de cima pequena e a de baixo enorme. Coisas assim.

PS: Tanto podes ter 200 alevins numa ninha como 10, varia muito, e ainda varia mais quantos chegam a adultos !

Gameiro

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Conselhos a criadores!   Sex 16 Set 2011, 11:13Responder ao tópico

sim o ricardo tem toda a razao, o gene DT pode causar graves deficiencias ao peixe, nao aconcelho a cruzar dois DT

passarotrovao

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Conselhos a criadores!   Sex 16 Set 2011, 13:36Responder ao tópico

muito bonitas essas variaçoes juntam a forma larga e abundante da cauda do veil ou doubleveil com formas fora do vulgardo ct e do plakat.
obrigado pelas respostas:) alguma dica sobre que variedade comprar?

antlou

Membro
Membro

Nome Real : António Lourenço
Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: Conselhos a criadores!   Sex 16 Set 2011, 17:23Responder ao tópico

o problema não é o tipo de cauda mas a consanguinidade com que se faz reproduções.
O tipo de cauda com que "trabalho" mais é com CT.
Nos ultimos meses tenho feito alguma reproduções DT e nunca verifiquei nenhuma anormalia.
Agora tenho alguns cuidados como por ex. nunca compro um casal na mesma altura ou loja e nem reproduzo com graus de parenteso pelo menos em 2º grau.

junior_mangabeira

Membro
Membro

Nome Real : Júnior Mangabeira

MensagemAssunto: Re: Conselhos a criadores!   Seg 19 Set 2011, 14:14Responder ao tópico

acho que ja esta bem explicado nas respostas anteriores, pelo menos, eu consegui tirr muitas duvidas...

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Conselhos a criadores!   Responder ao tópico

Conselhos a criadores!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Anabantideos :: Bettas-