Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Plantado em condições

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

mpp

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Plantado em condições   Ter 13 Set 2011, 09:30Responder ao tópico

Boas pessoal,

Já li muita coisa neste fórum e outros sobre como ter um bom plantado. No entanto estou com alguma dificuldade em transpor a teoria para o meu aquário com bons resultados.

Dados:
- aquário de 60 litros;
- 1 lâmpada flora glo de 15w;

- 1 lâmpada aqua glo de 15w;

- co2 caseiro;
- fertilizante de substrato com vários nutrientes (http://www.crystalred.eu/produto/353/fertilizantes-de-longa-duracao-10-un);
- fertilizante de substrato de ferro (http://www.crystalred.eu/produto/347/ferro-10-un/)

Bom o que se passou é que as plantas durante algum tempo tiveram boas mas a pouco e pouco foram começando a nascer algumas algas e as plantas começaram a ir todas à vida. Folhas tomadas pelas algas (tipo cabelo), foram enfraquecendo, não nasciam novos rebentos, e foi morrendo tudo.

Alguém me pode dar umas ideias para a segunda tentativa?

Obrigado desde jáSmile

hugovcd

Membro Plus
Membro Plus

Gostos : 33

MensagemAssunto: Re: Plantado em condições   Ter 13 Set 2011, 09:39Responder ao tópico

que peixes tinha no aquá?

mpp

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plantado em condições   Ter 13 Set 2011, 09:59Responder ao tópico

Esqueci-me de referir, peço desculpa. Mas tenho 6 guppys e 4 platys.

hugovcd

Membro Plus
Membro Plus

MensagemAssunto: Re: Plantado em condições   Ter 13 Set 2011, 10:04Responder ao tópico

só?? A meu ver as algas tomaram conta do aquá por falta de peixes ou caracois a comer algas..

mpp

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plantado em condições   Ter 13 Set 2011, 11:15Responder ao tópico

Qual o melhor peixe para acabar com tudo o que é algas? Venderam-me um há uns tempos mas não limpava nada e acabou por morrer:S Não me lembro a espécie.

Vera Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Plantado em condições   Ter 13 Set 2011, 11:45Responder ao tópico

Quais os parâmetros que tens no teu aqua? Serão eles compatíveis com as necessidades das plantas, que plantas tinhas ou tens?

mpp

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plantado em condições   Ter 13 Set 2011, 21:33Responder ao tópico

Ora bem as plantas eram musgo de java, sagitaria subulata, valisneria, limnophila sessiflora e Rotala rotundifolia. Os parâmetros não costumo medir nada além do PH e amónia que estão com valores normais. Em termos teóricos o meu plano de fertilização está correcto ou falta algum nutriente importante? Tenho: co2 caseiro + luz de 0,5watts/litro + fertilizante de substrato?

hugovcd

Membro Plus
Membro Plus

MensagemAssunto: Re: Plantado em condições   Ter 13 Set 2011, 23:34Responder ao tópico

ñ tens co2 a mais??? os peixes não permanecem demasiado tempo á superfície?

Rogério Simões

Nome Real : Rogério Simões
Gostos : 135

MensagemAssunto: Re: Plantado em condições   Qua 14 Set 2011, 02:03Responder ao tópico

Co2 a mais provocar algas duvido pelo menos nunca ouvi dizer algo mas não posso confirmar a 100% pode sim matar peixes mas se tiver uma boa movimentação de agua na superficie não deve haver problema.

Agora na segunda tentativa tenta comprar uns Ottocinculos e fazer TPA regulares de 20% de agua, limpeza de vidros pois muitas algas acumulam-se nos vidros e cantos do aquario e de resto manter as fertilizações como téns mantido tudo direitinho medir parametros de agua para não te escapar nada .
Luz tenta por 1w por litro para que vejas as plantas a crescer e bonitas .

Mas espera por mais opiniões Abraço e boa sorte Smile

mpp

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plantado em condições   Qua 14 Set 2011, 08:59Responder ao tópico

Boas,

Obrigado pelas vossas respostas:)

Co2 a mais julgo que não tenho pois os peixes estão todos de boa saúde e não andam á superfície. Tenho uma mistura fraca.

Em relação a fertilização liquida acham que não ponha nada?

Quais os testes principais que devo ter para controlar tudo?

hugovcd

Membro Plus
Membro Plus

MensagemAssunto: Re: Plantado em condições   Qua 14 Set 2011, 10:35Responder ao tópico

concentração a mais de co2 aumenta o crescimento das algas pois as plantas não o absorvem e as algas aproveitam-se... Devias de ter o teste de co2

mpp

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plantado em condições   Qua 14 Set 2011, 20:10Responder ao tópico

Como assim? Acho que não há nenhum teste mesmo para o CO2.

hugovcd

Membro Plus
Membro Plus

MensagemAssunto: Re: Plantado em condições   Qua 14 Set 2011, 20:49Responder ao tópico

http://www.wate-r-evolution.com/shop/testes-a-agua/833-teste-de-co2-permanente.html
ñ é o melhor exemplo mas tens aqui um teste...

LMTT

Nome Real : Luis Torrão
Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: Plantado em condições   Qui 15 Set 2011, 10:24Responder ao tópico

Olá, para saberes os valores de CO2 tens estas hipóteses, cruzas os dados de PH / KH como mostra esta tabela .

Ou compras um Drop checker

Também podes fazer um, e uma questão de procuras um Diy, tens ai uma imagem que dispensa explicações .

A receita para o reagente de co2 é :

"Solução:
02 litros de água destilada.
6 gramas de bicarbonato de sódio.
Reagente de pH que vá de amarelo para ácido e azul para alcalino.

Preparo:

Misture 6 gramas de bicarbonato de sódio com 1 litro de água destilada para fazer a 1º solução. Pegue 20ml desta 1º solução e misture a 980ml de água destilada. A água destilada será nomeada de "solução padrão de KH 4". E deverá ser reservada para uso no drop checker. Misture 5ml da solução padrão e coloque o dobro da proporção que é usada nos testes de pH (6 gotas).

A vantagem da solução padrão é que a água usada para a medição não tem nenhuma influência de ácidos ou bases que a água do aquário venha conter. O que garante uma medição razoavelmente precisa, diferentemente do que ocorre quando medimos os parâmetros da água do aquário, onde um simples tronco altera os resultados.
Estou usando 2,5ml de água do próprio aquário que por coincidência o KH é 4, com três gotas do reagente da Alcon. Até agora... tudo normal.

Deixe seu drop checker com a solução dentro do aquário a 10cm de profundidade, espere duas horas pra estabilizar a solucão. Após esse periodo, a cor indicada corresponde a quantidade de Co2 na água.

O ideal é que a solução fique verde (25 a 40ppm de Co2). Verde-amarelada terá muito Co2 na água (50ppm). Verde-azulada, pouco Co2 (20ppm).”
Autor : Vany

Agora sobre as algas.
Podes por uma fotografia do aquário e algumas informações relativas ao tempo de montagem, temperatura da água, altura do aquário, substrato (fino/grosso) e a que profundidade fertilizaste o substrato.
Fertilizantes líquidos logo te digo se podes usar ou não, compra testes de NO3, PO4 e se a montagem é recente No2 e Amonia. Não compres de tiras que são tudo menos certos.

mpp

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plantado em condições   Sab 01 Out 2011, 21:26Responder ao tópico

Boas,

Obrigado pelas vossas respostas.

Estou a refazer o aquário, além de co2+luz, que fertilizante liquido me recomendam?

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Plantado em condições   Responder ao tópico

Plantado em condições

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Plantas :: Substratos e fertilização-