Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

gambusia gravida

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

hatori

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : 33

MensagemAssunto: gambusia gravida   Dom 04 Set 2011, 12:33Responder ao tópico

oi gente
acabei de m registar e preciso de ajuda para uma situaçao:
a minha (G a m b u s i a) ta gravida ja vai pa 3 meses e n manda nd ca pa fora
a outra ja vai fzr um mes e tb ainda nd
ja vi na net e em livros
ja dei larvas vermelhas congeladas,daphnias,pus red cherrys no aquario...td e sei la mais o k....
subi a temperatura, mudei a agua...ate tnho um aquario so pa elas :|
eu costumo fzr criaçao de guppys e mais ou menos sei como funciona mas n consigo que ela tenha os bebes.
n sei s ajuda: eu trouxe 6 femeas e 4 machos de sintra uma vez k fui la passear sera que devo devolve-los la? ja so tnho 3 femeas e 2 machos
ja n sei o k fzr mais Sad

vicenteanjos

Membro
Membro

Gostos : 16

MensagemAssunto: Re: gambusia gravida   Dom 04 Set 2011, 14:16Responder ao tópico

Eu já consegui a reprodução delas mas é tão facil que liberteias pelo menos se é o que estou a pensar Wink

Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: gambusia gravida   Dom 04 Set 2011, 14:54Responder ao tópico

Boas

Os mais certo é ela ter tido os filhotes e terem sido comidos.

Um abraço

chico

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : françisco calvo
Gostos : 45

MensagemAssunto: Re: gambusia gravida   Dom 04 Set 2011, 15:14Responder ao tópico

no inicio do verao fui dar uma volta pelo campo e fui a uma ribeira apanhar uns peixinhos pareçidos com os guppys que meti no aqua so que comiam a cauda dos guppys no entanto devolvi na ribeira

hatori

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: gambusia gravida   Seg 05 Set 2011, 00:11Responder ao tópico

Fernando Bagatelas escreveu:
Boas

Os mais certo é ela ter tido os filhotes e terem sido comidos.

Um abraço

pois mas ela ainda n perdeu a barrigona....ta gravida ainda
n ha nd que a faça ter os bebes? sem lhe fzr mal e claro
eu tenho consciencia que eles se reproduzem muito rapido e muito facilmente mas ela ta a demorar tanto...
ela nao morre se nao tivr os bebes?

obrigada Wink
hatori

Rogério Simões

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Rogério Simões
Gostos : 135

MensagemAssunto: Re: gambusia gravida   Seg 05 Set 2011, 01:16Responder ao tópico

Coloca numa maternidade pode ser que não percas as crias

hatori

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: gambusia gravida   Seg 05 Set 2011, 08:17Responder ao tópico

Rogério Simões escreveu:
Coloca numa maternidade pode ser que não percas as crias

o problema nao é eu perder as crias.....O problema é que ela não quer parir....Está gravida hà 3 meses e n pare...
ja tentei de tudo e n consigo que ela tenha as crias...n ha maneira de eu lhe provocar o parto ou assim?

obrigada e desculpem estar a insistir e que ja nao sei mesmo o que fzr mais :|

abraço
hatori

mateli

Membro
Membro

Nome Real : Junior
Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: gambusia gravida   Seg 05 Set 2011, 08:19Responder ao tópico

bom, normalmente a gestação é de 20~30dias, ou há outra hipotese que é ... ela está gorda( mas acho menos provavel)

hatori

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: gambusia gravida   Seg 05 Set 2011, 13:40Responder ao tópico

mateli escreveu:
bom, normalmente a gestação é de 20~30dias, ou há outra hipotese que é ... ela está gorda( mas acho menos provavel)

n tenho maquina se nao mandava fotos
elas quando tao gordas tem mancha grande atras?
é que ela tem mesmo tudo cheio mas nao vejo olhinhos
vo continuar a espera....

obrigada
hatori

hatori

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: gambusia gravida   Seg 05 Set 2011, 14:28Responder ao tópico

ta a parir XD
subi outra vez a temperatura para os 28º e apanhei 3 a nadar no aquario
ja as meti nas maternidades agr e so esperar
vou pedir a maquina a nha vizinha pa por fotos :cheers:

to mesmo contente Smile
hatori

hugosimoes

Membro
Membro

Nome Real : Hugo Simões
Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: gambusia gravida   Qua 07 Set 2011, 18:56Responder ao tópico

As minhas parem, comem e voltam a engravidar e a parir xD

Xiscalhe

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: gambusia gravida   Sex 09 Set 2011, 17:35Responder ao tópico

Eu tenho muitos Gambuzinos, parecem guppys selvagens. Sera que acasalam com guppys? Razz

vicenteanjos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: gambusia gravida   Sex 09 Set 2011, 18:58Responder ao tópico

Tinha uns mesmo iguais

vicenteanjos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: gambusia gravida   Sex 09 Set 2011, 19:00Responder ao tópico

hugosimoes escreveu:
As minhas parem, comem e voltam a engravidar e a parir xD

Tinha uns platys que eram a mesma parecia que era o mesmo que andava a entrar e a sair Razz

hugosimoes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: gambusia gravida   Qua 14 Set 2011, 01:32Responder ao tópico

Eu só consegui salvar uns 2 ou 3 durante toda a época de reprodução delas. Agora tenho as fêmeas todas gravidas ( o meu macho trabalha bem :king: ). Vou fazer um plantado para ver se consigo safar mais algumas, porque quero ver se arranjo mais machos.

Rogério Simões

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Rogério Simões
Gostos : 135

MensagemAssunto: Re: gambusia gravida   Qua 14 Set 2011, 02:20Responder ao tópico

Citação :
Eu tenho muitos Gambuzinos, parecem guppys selvagens. Sera que acasalam com guppys?

Não os juntes se não vão os guppys e ficam as gambuzias cheias Smile

hugosimoes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: gambusia gravida   Qua 21 Set 2011, 01:24Responder ao tópico

Xiscalhe escreveu:
Eu tenho muitos Gambuzinos, parecem guppys selvagens. Sera que acasalam com guppys? Razz

Acasalar acasalam, precisas é que os machos dos guppys não sejam comidos pelas gambuzias. Já li artigos sobre híbridos (metade guppy, metade gambuzia) mas para tal acontecer é muito difícil. :study:

Pelo que entendi se tiveres oportunidade podes tentar criar alevins de gambuzia e guppy em local comum, mas atenção os tamanhos não devem variar muito ( uns 3 ou 4 dias de diferença no máximo e se os guppys forem mais velhos ainda melhor). Depois quando tiverem tamanho para se reproduzir colocas fêmeas guppy e fêmeas gambuzias juntas com um macho guppy e esperas para ver no que dá ( se for da mesma "ninhada" ainda melhor, porque cresceu com elas e vai assumir que são da mesma espécie e vice versa).

Aconselho-te a teres apenas 2 gambuzias para 5 guppys fêmeas e 1 ou 2 machos, porque caso elas não aceitem o macho como estão em inferioridade não vão ser tão agressivas. Very Happy

Eu já estive para fazer a experiência, mas depois tive uns problemas e acabei por não a a fazer Sad

NOTA: O ajuntamento deve ser feito num aquário só para a experiência.

Darkevilxxx

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: gambusia gravida   Qua 21 Set 2011, 17:00Responder ao tópico

Boas pessoal eu sei que e um pouco off-topic...

Mas alguem me pode dizer onde e como apanho gambusias? Ja tive umas num aquario que se acabou por partir e tive que as dar a um amigo. Que infelizmente as deixou morrer 😢

Gostava muito de os ter...

Obrigado. Ricardo

hugosimoes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: gambusia gravida   Sex 23 Set 2011, 18:34Responder ao tópico

O que não falta por este país fora são ribeiras, rios, lagoas naturais ou lagos em jardins e parques públicos com gambusias. Basta procurar.

chico

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: gambusia gravida   Sex 23 Set 2011, 19:04Responder ao tópico

eu já tive experiençias com gambuzias.um dia fui apanhar alguns,trouxe para casa e meti num balde de 20 litros simplesmente com umas plantas que costumo apanhar na ribeira ,acho que sao elodeas.meti uma femea com um guppy macho em um aqua de 15 litros.o guppy nao demorou muito tempo acasalar mas passado umas horas a gabusia ja andava atras do guppy que ja lhe´tinha a cauda ratada.e que acabei por retirar.a ganbuzia acabou por ficar cheia so que acabou por morrer quando a meti na parideira lol!

Miguel Andrade

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: gambusia gravida   Sex 23 Set 2011, 22:39Responder ao tópico

Saudações a todos,

Tal como acabo de escrever noutro tópico, as fêmeas de quase todos os Poeciliídeos têm algum controle sobre a gestação e o parto.
Espécies de zonas temperadas, como a Gambusia holbrooki ( a espécie em causa ) apenas se reproduzem em parte do ano, nomeadamente nas estações em que a temperatura da água é suficientemente elevada e o número de horas do dia é superior ao número de horas de escuridão.
No final da estação reprodutiva, as fêmeas grávidas abortam espontaneamente quando a temperatura desce abaixo de determinado valor, caso contrário correm o risco de morrer.
Também já escrevi no outro tópico que apesar das linhagens domésticas serem muito mais prolíficas do que os seus antepassados selvagens em aquário, continuam a ser influenciadas pelos mesmos factores ( vejam quais no outro tópico para não me repetir demasiado ).
Uma fêmea que seja capturada num lago ao ar livre, comporta-se como as suas antepassadas trazidas da natureza para o aquário, isto é, sente-se em ambiente demasiado hostil para a reprodução.
Agora vou-me repetir obrigatoriamente - « quando as fêmeas não possuem as condições mínimas reunidas, prolongam a gestação o tempo necessário para que melhorem as probabilidades de sobrevivência das suas crias.
Quando não podem prosseguir com a letargia da gestação têm duas saídas possíveis, ou abortam ou tornam-se canibais.
Há fêmeas em aquário que podem prolongar até 7 meses uma gestação, apesar de estar tudo na perfeição com a dieta, com a temperatura ou com a química da água ».
O nosso mundo seria perfeito se todos lessem o suficiente sobre os respectivos peixes antes de os trazerem para casa, pois muitos de nós cometemos erros involuntários por entusiasmo a mais e informação a menos.
Acredito que devemos partilhar estas experiências uns com os outros, para que todos possam aprender antes de cometermos os mesmos erros e sem querer estarem a desrespeitar os peixes.
A finalizar uma das regras de ouro da aquariofilia, ou de qualquer outra forma de manutenção de seres vivos em cativeiro - ou crias as condições mínimas para a existência os seres vivos com quem vais partilhar a tua vida e o teu espaço... ou escolhes apenas aqueles que poderão viver sem sofrimento nas condições que lhes estás a oferecer.

Miguel Andrade

hugosimoes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: gambusia gravida   Sab 24 Set 2011, 20:28Responder ao tópico

chico escreveu:
eu já tive experiençias com gambuzias.um dia fui apanhar alguns,trouxe para casa e meti num balde de 20 litros simplesmente com umas plantas que costumo apanhar na ribeira ,acho que sao elodeas.meti uma femea com um guppy macho em um aqua de 15 litros.o guppy nao demorou muito tempo acasalar mas passado umas horas a gabusia ja andava atras do guppy que ja lhe´tinha a cauda ratada.e que acabei por retirar.a ganbuzia acabou por ficar cheia so que acabou por morrer quando a meti na parideira lol!

Ela já podia ter chegado a tua casa fecundada, apenas cresceu a barriga. As gambuzias não gostam de estar em sítios pequenos, gostam de ter o seu espaço. Era preferível a teres deixado a vontade no aquário e como tens vegetação os alevins podiam-se esconder de possíveis predadores.

local

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: gambusia gravida   Qua 28 Set 2011, 14:22Responder ao tópico

Eu tenho 15 gambuzias e estavam prenhas quando as arranjei.
No entanto apenas vi um alevim.

Agora vou criar mais espaços para eles se poderem esconder, nomeadamente plantas.

hugovcd

Membro Plus
Membro Plus

MensagemAssunto: Re: gambusia gravida   Qua 28 Set 2011, 14:39Responder ao tópico

tens mesmo que colocar muitas plantas... e musgo de java tambem ajuda muito...

chico

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: gambusia gravida   Seg 03 Out 2011, 19:58Responder ao tópico

expetacular.tenho uma gambuzia que apanhei há 3 semanas em vazo de vidro que leva 1litro e meio de agua ,e o mais interessante é que acabo de lhe dar de comer e qual o meu espanto,é que agora tenho lá 6 .5 filhotes expetáculo . :fish3: :fish3: :fish3:

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: gambusia gravida   Responder ao tópico

gambusia gravida

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Viviparos :: Outros Viviparos-