Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

FÉNIX - 150*60*55 - Nova montagem

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
AutorMensagem

putogiro

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: FÉNIX - 150*60*55 - Nova montagem   Qua 31 Ago 2011, 01:02Responder ao tópico

Boas
Devido a uma infestação de algas verdes/castanhas e filamentosas, decidi fazer uma mudança completa no meu comunitário de 400l uteis, pelo que tive que retirar tudo o que estava no seu interior e aproveitar para o limpar convenientemente.

Este era o aspecto do aqua pouco antes da invasão das algas.

Depois de colocar os habitantes em casas provisórias, e de ter esvaziado completamente o aqua, veio a dificil tarefa de o limpar como deve ser.
Felizmente houve um voluntário (à força), para me ajudar na limpeza.

Finda a limpeza e colocado o substrato, deu-se inicio ao layout.
O tronco do lado direito, era da anterior montagem (comprado numa loja, desconheço o tipo de madeira), os restantes troncos são "novos", são de videira, arranjados/tratados por mim.

Para tentar evitar que as bactérias do filtro, encomendassem a "alma ao criador", fui forçado a encher o aqua logo após ter colocado os troncos, já era perto de 24H00, deixando as plantas e rochas para o dia seguinte.

O inicio da enchente

Apesar de o aqua já tar montado (faltam ainda algumas plantas), mas digamos que está pronto a funcionar ou quase porque falta ciclar, o que tendo em conta que o filtro e parte do areão transitou da anterior montagem, será de +/- 72H00, sendo minha intenção ir pondo apenas 4 ou 5 peixes por dia tirando fotos a cada grupo que entra no aqua.

cump's
Nuno Moreira

Última edição por putogiro em Qui 09 Fev 2012, 18:34, editado 3 vez(es)

putogiro

MensagemAssunto: Re: FÉNIX - 150*60*55 - Nova montagem   Qua 31 Ago 2011, 01:26Responder ao tópico

É minha intenção ir actualizando o setup, conforme vá tendo dados para o efeito.

SETUP
Móvel DIY
Aquário 150*60*55 (c*l*a), vidro 10mm, made by BRUNO123
Iluminação DIY - T5 2*80W e calha de 240 LED's/m, made by cableman
Filtro - JBL 1501
Aquecimento - Resun 1*300W

SUBSTRATO
Areão granolometria +/- 8mm
Amazónia da ADA
Vigor plus da EQUO

DECORAÇÕES
Troncos de videira = 4
Tronco desconhecido, tipo raiz = 1
Rochas Vulcânicas +/- 10 de tamanho pequeno a médio
Metades de coco = 3

PLANTAS
Anubias nana
Sessililfora
Echinodorus onzelot
Rotala macrandra
Hygrophila Polysperma Rosanervig
+ uma série delas que não sei o nome.

FAUNA
Por enquanto apenas umas 20 Helenas adultas

Cump's
Nuno Moreira

Última edição por putogiro em Sab 03 Set 2011, 14:14, editado 1 vez(es)

Daniel Brigolas

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna

Nome Real : Daniel Brigolas
Gostos : 664

MensagemAssunto: Re: FÉNIX - 150*60*55 - Nova montagem   Qua 31 Ago 2011, 06:04Responder ao tópico

Viva Nuno, vou acompanhar esta montagem, gostei dos troncos. Quero ver mais fotos Wink

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: FÉNIX - 150*60*55 - Nova montagem   Qua 31 Ago 2011, 08:18Responder ao tópico

Boas amigo Nuno,

O tronco do lado direito é brutal, mesmo Wink

Boa sorte com esta nova montagem, também irei acompanhar tudo.
O ADA Amazonia foi uma boa escolha, vais ver que as plantas agradecem.

Mas se vais utilizar o ADA, para que queres o areão? Para fazer volume por baixo?

Abraço

Última edição por Hugo Saldanha em Qua 31 Ago 2011, 08:18, editado 1 vez(es) (Razão : Adição de informação)

putogiro

MensagemAssunto: Re: FÉNIX - 150*60*55 - Nova montagem   Qua 31 Ago 2011, 09:36Responder ao tópico

O areão foi principalmente, porque moro num 3º andar sem elevador e ele já lá estava, da mesma forma que dava para poupar alguns €€€ (com a troica não se brinca)., mas por acaso não foi colocado em baixo mas sim no meio, em baixo ficou o fértil, fui aconcelhado a fazer assim, porque 2º me diseram este era muito forte e convinha ter uma boa altura a cobri-lo para evitar que saisse algum para a água.
Quanto às fotos, quando a água clarear tiro mais, gostava de tirar a todas as plantas individualmente para pedir ajuda na identificação, mas vamos vêr.
Cump's
nuno Moreira

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: FÉNIX - 150*60*55 - Nova montagem   Qua 31 Ago 2011, 09:51Responder ao tópico

Ora aí está Wink Eu também faço o mesmo, entre o substrato fértil e o substrato inerte coloco uma camada de areão vulcânico (que também ajuda a fixar as raízes das plantas pois é bastante poroso).

E claro que a quantidade de ADA necessária para um aquário com essas dimensões (com desníveis e tal para ficar bonitinho) não ficava nada barato.

Fico à espera das fotos Wink

Abraço

Rogério Simões

Nome Real : Rogério Simões
Gostos : 135

MensagemAssunto: Re: FÉNIX - 150*60*55 - Nova montagem   Qua 31 Ago 2011, 12:54Responder ao tópico

Está altamente mesmo sém plantas agora com as plantas vai ficar outra coisa Smile
Parabéns e venham mais fotos Smile

putogiro

MensagemAssunto: Re: FÉNIX - 150*60*55 - Nova montagem   Sab 03 Set 2011, 14:17Responder ao tópico

Boas
A água continua turva e foram feitas os primeiros testes, os valores não foram muito agradáveis, mas...

PH - 6,0
Nitritos - 0
Nitratos - 0

Vamos preparando os peixes para a "nova" casa.
Cump's
Nuno Moreira

putogiro

MensagemAssunto: Re: FÉNIX - 150*60*55 - Nova montagem   Dom 04 Set 2011, 22:02Responder ao tópico

Boas
Depois dos testes em que o meu unico problema foi o PH estar a 6,0, é bom mas quando se tem os peixes noutros aquas com Ph de 8,0 torna-se muito complicado fazer a habituação a todos, com uma diferença tão grande de PH, mas aparentemente tudo correu bem, e ainda deu para tirar umas fotos aos mais esquivos, só lamento é que com o strese das mudanças quase não se note as cores dos peixes.

As corys aeneus albinas, estas apesar de já serem adultas, ainda são relativamente pequenas mas nascidas cá em casa

As Iriatherinas Wernery

Os Ottos e os Cardinais

Os Apistogramas Hongsloy - Uma novidade neste aqua

Os Bêbados (é sempre bom poder dizer que bebados são os peixes)

Os Ramirezis - Penso que sejam um casal

E para terminar duas panorâmicas do aqua, já plantado, embora apenas há 2 dias, agora é preciso deixar as plantas crescerem, apesar de ainda faltarem algumas que estavam encomendadas mas que por motivos estranhos à minha pessoa, não vieram e nem sei se ainda vêm (pelo menos daquele local).

Cump's
Nuno Moreira

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: FÉNIX - 150*60*55 - Nova montagem   Dom 04 Set 2011, 22:11Responder ao tópico

Boas Nuno

So agora é que reparei nesta tua montagem, e gostei, tens ai uns troncos muito bons, agora é dar tempo para as plantas desenvolverem e darem outro ar ao aquario.
Essa do ph a 6.0, que agua usas-te, nao foi de fonte?
Vai actualizando para vermos a evoluçao.

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA
http://viviparos.org

AdminístradorPeixeFauna

putogiro

MensagemAssunto: Re: FÉNIX - 150*60*55 - Nova montagem   Dom 04 Set 2011, 22:35Responder ao tópico

Não é da água é do substrato, faz baixar o PH, era para trazer outro da mesma marca, mas fui avisado que ía baixar o PH para 5 ou 5,5, dependendo da frequência das TPA's.
Quanto aos troncos são de videira, e fui eu que os arranjei, gosto especialmente da minha "cobra com a boca aberta", tanto que até já pensei em mudar o nome ao aqua, no entanto estou com um problema com esse tronco, tem bastantes fungos, parece ter uma cobertura de geleia, mas agora com os peixes vamos vêr se há alterações.
Agora vou de férias, mas depois completo-o ainda me faltam muitas coisas, principalmente uns camarões, os anteriores correram mal, mas desta há-de correr bem.
Cump's
Nuno Moreira

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: FÉNIX - 150*60*55 - Nova montagem   Dom 04 Set 2011, 22:42Responder ao tópico

Boas

Quanto aos fungos os Otos sao capazes de dar conta disso, senao mete uns Ancistrus.

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA
http://viviparos.org

AdminístradorPeixeFauna

Daniel Brigolas

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna

Nome Real : Daniel Brigolas
Gostos : 664

MensagemAssunto: Re: FÉNIX - 150*60*55 - Nova montagem   Seg 05 Set 2011, 07:02Responder ao tópico

Boas Nuno, também tive esse fungo na minha montagem de 25L, exactamente igual, e nos primeiros dias fica com uma capa de 3 ou 4 cm de grossura à volta do tronco, pega num tubo de ar e aspira isso, que sai na boa. Depois passados 2 dias vais ver que já ganhou novamente, mas em menor quantidade, volta a aspirar, e assim sucessivamente. Vais ver que numa semana deixa de nascer esse fungo.

Outra coisa que te come isso são as physias e as planorbis, por onde elas passam, "limpam" isso tudo. Mas vai demorar cerca de 7 dias a desaparecer. Uma maneira de isso não acontecer é ter o tronco de molho, durante 7 a 10 dias, antes de se montar o aquário, e sempre que ele ganha isso, tira-se e dá-se uma mangueirada, até ele deixar de ganhar. Wink

mateli

Membro
Membro

Nome Real : Junior
Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: FÉNIX - 150*60*55 - Nova montagem   Seg 05 Set 2011, 08:17Responder ao tópico

belo aqua, quantos aos fungos o Daniel e o Fernando estão com a razão, ou se deixa de molho por 10dias ou colocas Ottos ou ancistrus que já resolve o problema.

mas está bem bacana seu aqua, particularmente gostei

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: FÉNIX - 150*60*55 - Nova montagem   Seg 05 Set 2011, 22:24Responder ao tópico

mateli escreveu:
belo aqua, quantos aos fungos o Daniel e o Fernando estão com a razão, ou se deixa de molho por 10dias ou colocas Ottos ou ancistrus que já resolve o problema.

mas está bem bacana seu aqua, particularmente gostei

Não foi por falta de estarem de molho que estiveram bastante tempo que eu própria vi, mas mesmo assim é fazer o que dizem a mim já me aconteceu foi uma camada de algodão e fui retirando e resolveu, ao fim de retirar por várias vezes, não sei se se trata da mesma coisa!
Gostei da montagem, os troncos são excelentes, muito bonitos, depois de tudo terminado desta vez ficou ainda melhor que anteriormente, gostei das plantas o aqua está muito mais bonito e as plantas fazem um bom contraste de cores, sem dúvida muito melhor! Os peixinhos já me são todos familiares e ficaram lá muito bem, queremos é mais fotos!

Quanto ás plantas que restam vir rezemos para que venham mesmo e depressa!

putogiro

MensagemAssunto: Re: FÉNIX - 150*60*55 - Nova montagem   Seg 05 Set 2011, 23:08Responder ao tópico

Boas,
Pois... os troncos antes de irem para o aqua, tiveram de molho entre duas e três semanas (sei porque ocupei uma banheira com eles e a mulher já queria correr comigo, porque dava mais atenção aos troncos do que a ela), mas este tronco já o retirei, deixei-o de molho na banheira, com instruções ao meu sogro para mudar a água de 3 em 3 dias), no entanto o tronco do lado direito, já tem 6 meses de aqua, e continua com os mesmos fungos, só que em menor quantidade.
Quando regressar, se ainda houver fungos/algas, vou à cata de uns Ibéricos para vêr se acabam com eles/as.
Quanto aos ancistros, já vi alguns de que até gostei, mas são peixes que crescem muito, e eu não queria nada que passasse os 10cm (não é por nada, mas o tamanho sempre conta), se alguem souber de algum tipo de ancistro que não passe os 10cm, e que combata as algas e os fungos, que diga, pois é espécie que eu desconheço, apesar de já ter investigado um bocado, já agora se souberem digam também onde os posso arranjar.
Cump's
Nuno Moreira

Rogério Simões

Nome Real : Rogério Simões
Gostos : 135

MensagemAssunto: Re: FÉNIX - 150*60*55 - Nova montagem   Ter 06 Set 2011, 00:58Responder ao tópico

Mete uns L são muito bonitos não creçem muito e tratam muito bém disso são é carotes sim mas ficas com isso limpinhos e uns ottos que também te ajudam a controlar as algas e essa gosma Smile de resto tá altamente o aquario muito lindo Smile

gabriel santos costa

Membro
Membro

Nome Real : gabriel
Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: FÉNIX - 150*60*55 - Nova montagem   Dom 11 Set 2011, 22:23Responder ao tópico

SHOW DE MAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAIS pena a invasao de algas 😢 Sad

putogiro

MensagemAssunto: Re: FÉNIX - 150*60*55 - Nova montagem   Dom 11 Set 2011, 23:00Responder ao tópico

Rogério Simões escreveu:
Mete uns L são muito bonitos não creçem muito e tratam muito bém disso são é carotes sim mas ficas com isso limpinhos e uns ottos que também te ajudam a controlar as algas e essa gosma Smile de resto tá altamente o aquario muito lindo Smile

Boas
Quais é que não crescem muito tudo o que vi até agora, passavam os 15cm, já houvi falar de uns que andavam pelos 8cm, mas foi há muito tempo num tópico de venda de outro forum, agora tou de férias não tenho muito onde procurar, nem me deixam, além de que não sei como é que o aqua está a evoluir, sei que os peixes tão bem e que um dos troncos (a cobra) está de molho na banheira já vai quase com um mês dentro de água e continua a ganhar uma camada de fungos de +/- 0,5cm todos os dias.
Quando regressar a casa tiro mais fotos e conto as novas (espero que sejam boas).
Cump's
Nuno Moreira

putogiro

MensagemAssunto: Re: FÉNIX - 150*60*55 - Nova montagem   Dom 11 Set 2011, 23:03Responder ao tópico

gabriel santos costa escreveu:

Boas
Obrigado!
Há males que vêm por bem, tive que investir, mas gosto mais desta montagem, espero que a situação das algas estaja resolvida, e que a minha Lotus Red, volte a rebentar, porque as folhas foram todas e apesar de ter plantado o bolbo, não sei se volta a rebentar.
Cump's
Nuno Moreira

hugovcd

Membro Plus
Membro Plus

Gostos : 33

MensagemAssunto: Re: FÉNIX - 150*60*55 - Nova montagem   Dom 11 Set 2011, 23:09Responder ao tópico

boa sorte com a lotus...

a.ferreira

Membro Ouro
Membro Ouro

Nome Real : Abel Ferreira
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: FÉNIX - 150*60*55 - Nova montagem   Dom 11 Set 2011, 23:14Responder ao tópico

putogiro escreveu:
gabriel santos costa escreveu:

Boas
Obrigado!
Há males que vêm por bem, tive que investir, mas gosto mais desta montagem, espero que a situação das algas estaja resolvida, e que a minha Lotus Red, volte a rebentar, porque as folhas foram todas e apesar de ter plantado o bolbo, não sei se volta a rebentar.
Cump's
Nuno Moreira
Ja tive lotus que rebentarao varias vezes, boa sorte

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: FÉNIX - 150*60*55 - Nova montagem   Dom 11 Set 2011, 23:38Responder ao tópico

Nuno belo trabalho. Sim os bolbos dão várias vezes plantas, isso deve rebentar de novo. Quanto ao tronco tens os otocinclus ou os Lda 25 (pitbull) que crescem pouco e gostam desses fungos do tronco, camarões ou planorbis corneus também dão conta do recado, mas isso costuma desaparecer com o maturar do aquário. Tens aí potencial para algo muito porreiro, o cardume dos (bebados) ou cardinais acho que é pequenino, devias arranjar mais uns quantos, costumo ter cardumes de 40 e fica muito bem, prefiro os rodostumos (bebados), mas os cardinais são mais baratos o que podemos fazer, o que te digo é que fica belíssimo a movimentação do cardume principalmente na hora de comer ou de aproximação do aquário.

Abraço

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

hugovcd

Membro Plus
Membro Plus

Gostos : 33

MensagemAssunto: Re: FÉNIX - 150*60*55 - Nova montagem   Seg 12 Set 2011, 08:19Responder ao tópico

os tetras são muito bonitos mesmo.. O movimento em cardume dá um efeito excelente..

putogiro

MensagemAssunto: Re: FÉNIX - 150*60*55 - Nova montagem   Seg 26 Set 2011, 15:35Responder ao tópico

Boas
Resolvido o problema das Algas por enquanto limitei-me a sifonar, fazer TPA's, trocar a flauta pelo bico de pato e pôr alguns camarões Ibéricos - parece que a causa era falta de movimentação na coluna de água. Quando houver + € hei-de colocar uma bomba de circulação, mas até lá ...
O aqua tem 3 novos habitantes, tantos foram os que me aconselharam a pôr ancistrus, que acabei por encontrar uns de que gostei, são os Ancistrus Dolichopterus (L-183), o tamanha máx. anda á volta dos 10 cm, pelo que tá dentro dos meus parametros e até gostei deles.

As novas fotos
Os novos habitantes - penso que estes 2 sejam um casal, mas...

O Aqua

Um Apisto Hongsloy (penso que seja um macho

Os trabalhadores
Um L-183

Um Ibérico meio camuflado para não servir de alimento aos ciclideos, mas sempre a trabalhar

Bom agora tá na altura de nova TPA, que já passou mais de uma semana sobre a ultima.
Cump's
Nuno Moreira

FÉNIX - 150*60*55 - Nova montagem

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 7Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  As Nossas Montagens :: Comunitários-