Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Luta entre macho e fêmea. AJUDA!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : João
Gostos : 68

MensagemAssunto: Luta entre macho e fêmea. AJUDA!!   Dom 28 Ago 2011, 10:41Responder ao tópico

Olá! Smile

Ontem fui com a minha namorada comprar os Bettas fêmeas. Quando chegou a altura de as introduzir dentro do aquário (depois de todos os procedimentos necessários antes de os introduzirmos), tudo pareceu estar bem... Até que o macho Betta (que já se encontrava dentro do aquário), começou a "atacar" apenas uma das fêmeas. :| O dia foi passando, e a "festa" continuava... Uma das fêmeas estava constantemente no fundo, desde que as compramos e que a introduzimos no aquário. Será "trauma da viagem"? Ou estará para falecer?

Quanto á "briga" entre o macho e fêmea, nunca li nada sobre os machos brigarem com as fêmeas, apenas os machos brigarem com os machos... Sad Será que eles "seleccionam" as fêmeas? Será que a viu como uma ameaça/intruso no seu aquário? Será uma reacção temporária? Ou acabará por matar a fêmea?

Preciso mesmo da vossa ajuda... :|

Cumprimentos,
Snappy :cheers:

a.ferreira

Membro Ouro
Membro Ouro

Nome Real : Abel Ferreira
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: Luta entre macho e fêmea. AJUDA!!   Dom 28 Ago 2011, 10:51Responder ao tópico

tenho lido que antes de se juntar os bettas eles devem ser colocados de maneira que se vejam mas nao tenhao contacto direto durante uns dias para que nao haja agressividade ,mas espera pela opiniao de alguem mais entendido. cumps :Abel

Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Luta entre macho e fêmea. AJUDA!!   Dom 28 Ago 2011, 10:54Responder ao tópico

Boas

Nao sendo entendido em Betas, nao é aconselhavel juntar machos e femeas, principalmente como o fizes-te.
O macho ja estava no aquario e ao introduzires as femeas ele vai perseguilas, tentando encasal, so que elas nao estao prontas para o acasalamento e vao rejeita-lo, o que vai fazer com que o macho as ataque.
Procura arranjar alguns esconderijos no aquario onde as femeas se possam refugiar.

Um abraço

Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Luta entre macho e fêmea. AJUDA!!   Dom 28 Ago 2011, 10:55Responder ao tópico

Boas

Em que aquario tens os betas?

Um abreaço

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Luta entre macho e fêmea. AJUDA!!   Dom 28 Ago 2011, 10:56Responder ao tópico

a.ferreira escreveu:
tenho lido que antes de se juntar os bettas eles devem ser colocados de maneira que se vejam mas nao tenhao contacto direto durante uns dias para que nao haja agressividade ,mas espera pela opiniao de alguem mais entendido. cumps :Abel

Certo, esse procedimento estava incluído quando me referi aos procedimentos necessários antes de os introduzimos dentro do aquário... Mas talvez tenhas razão, talvez não tenha sido tempo suficiente... :|

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Luta entre macho e fêmea. AJUDA!!   Dom 28 Ago 2011, 11:00Responder ao tópico

Fernando Bagatelas escreveu:
Boas

Nao sendo entendido em Betas, nao é aconselhavel juntar machos e femeas, principalmente como o fizes-te.
O macho ja estava no aquario e ao introduzires as femeas ele vai perseguilas, tentando encasal, so que elas nao estao prontas para o acasalamento e vao rejeita-lo, o que vai fazer com que o macho as ataque.
Procura arranjar alguns esconderijos no aquario onde as femeas se possam refugiar.

Um abraço

Existem alguns esconderijos no aquário, é o que tem sido a sua salvação... Mas assim, qual a maneira correcta para as introduzir? Deixamos as Bettas dentro do aquário (ainda dentro do saco transparente), para o macho se "habituar" á presença delas... Não foi tempo suficiente? Foi a época errada para as introduzir? O que podemos fazer para emendar esse erro?

hector johny

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : HECTOR JOHNY GONÇALVES SILVA
Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: Luta entre macho e fêmea. AJUDA!!   Dom 28 Ago 2011, 11:31Responder ao tópico

Snappy a vários factores para que os bettas machos ataquem as fêmeas assim como foi mencionado encima...

Um deles também pode ser o factor de essa fêmea poder estar também doente, e os peixes pressentem isso...

Cumprimentos: Johny

http://www.peixefauna.com/t7825-260l-de-orgulho-para-mim

http://www.peixefauna.com/t7746-nano-de-caixa-vodafone

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Luta entre macho e fêmea. AJUDA!!   Dom 28 Ago 2011, 11:35Responder ao tópico

O peixe que aparentava estar para falecer, mantinha se no fundo do aquário... A que era constantemente "atormentada" pelo macho, era a que mais saudável parecia, e pela sua maneira de nadar, era apenas isso o que podíamos concluir da sua condição física e da sua saúde... Rolling Eyes

hector johny

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Luta entre macho e fêmea. AJUDA!!   Dom 28 Ago 2011, 11:43Responder ao tópico

Se não for pedir muito envia uma foto do aqua, e quantos litros têm....

Cumprimentos: Johny

http://www.peixefauna.com/t7825-260l-de-orgulho-para-mim

http://www.peixefauna.com/t7746-nano-de-caixa-vodafone

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Luta entre macho e fêmea. AJUDA!!   Dom 28 Ago 2011, 11:47Responder ao tópico

Tem cerca de 10L (muito pequeno eu sei), mas como apenas alberga Bettas, acho que o espaço também não precisa de ser maior... Podem pensar que 10L não chega, mas olhem que aquele aquário até parece ser bem espaçoso para o tipo de peixe que habitam lá. Smile

Quanto ás fotos, não as consigo arranjar... :| A minha namorada é quem tem o aquário...

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Luta entre macho e fêmea. AJUDA!!   Dom 28 Ago 2011, 11:49Responder ao tópico

Acho que ainda me lembro das medidas, 22.5x22.5x20.5 Razz

hector johny

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Luta entre macho e fêmea. AJUDA!!   Dom 28 Ago 2011, 11:53Responder ao tópico

tenta colocar umas rochas e umas planta naturais para criar esconderijos,labirintos e obestaculos...

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Luta entre macho e fêmea. AJUDA!!   Dom 28 Ago 2011, 11:59Responder ao tópico

hector johny escreveu:
tenta colocar umas rochas e umas planta naturais para criar esconderijos,labirintos e obestaculos...

Já existe, pois só assim a fêmea conseguia descansar um pouco... Smile

Gameiro

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Fabio Gameiro
Gostos : 75

MensagemAssunto: Re: Luta entre macho e fêmea. AJUDA!!   Dom 28 Ago 2011, 12:07Responder ao tópico

mesmo sendo de sexos opostos os bettas mantem sempre alguma agressividade, como disse o baga, os machos vao perseguir as femeas para tentar acasalar mas sendo que as femeas não estão preparadas vao rejeita-lo e ele não vai parar de lhes bater..

tenta separa-los quanto antes ou vais acabar por perder as duas femeas provavelmente =/

boa sorte

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Luta entre macho e fêmea. AJUDA!!   Dom 28 Ago 2011, 12:11Responder ao tópico

Gameiro escreveu:
mesmo sendo de sexos opostos os bettas mantem sempre alguma agressividade, como disse o baga, os machos vao perseguir as femeas para tentar acasalar mas sendo que as femeas não estão preparadas vao rejeita-lo e ele não vai parar de lhes bater..

tenta separa-los quanto antes ou vais acabar por perder as duas femeas provavelmente =/

boa sorte

Hmmmmmmm... Obrigado Gameiro! Very Happy Então, deve de mante-las dentro do mesmo aquário, mas dentro de uma maternidade (por exemplo)? De rede ou de plástico?

Gameiro

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Luta entre macho e fêmea. AJUDA!!   Dom 28 Ago 2011, 13:07Responder ao tópico

o ideal seria conseguires ter em aquarios separados pois viver numa maternidade não é propriamente saudavel para os peixes visto stressa-los e não lhes permitir nadar devido ao espaço restrito que tem.

de qualquer das formas enquanto n consegues arranjar outra solução é preferivel prenderes o macho na maternidade e deixares as duas femeas soltas no aqua visto serem duas femeas e so um macho é melhor prender o macho do que as duas coitadas.

tens outra hipotese que é como está calor podes colocar o macho num cubo da vodafone ou num recipiente qualquer com tampa de preferencia ( convem ter uns furos para permitir a respiraçao ) e fazes tpas de 2 em dois dias de 50% ou de 3 em tres dias dependendo do tamanho e dos litros de agua que tenhas disponiveis.

abraço

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Luta entre macho e fêmea. AJUDA!!   Dom 28 Ago 2011, 17:00Responder ao tópico

Gameiro escreveu:
o ideal seria conseguires ter em aquarios separados pois viver numa maternidade não é propriamente saudavel para os peixes visto stressa-los e não lhes permitir nadar devido ao espaço restrito que tem.

de qualquer das formas enquanto n consegues arranjar outra solução é preferivel prenderes o macho na maternidade e deixares as duas femeas soltas no aqua visto serem duas femeas e so um macho é melhor prender o macho do que as duas coitadas.

tens outra hipotese que é como está calor podes colocar o macho num cubo da vodafone ou num recipiente qualquer com tampa de preferencia ( convem ter uns furos para permitir a respiraçao ) e fazes tpas de 2 em dois dias de 50% ou de 3 em tres dias dependendo do tamanho e dos litros de agua que tenhas disponiveis.

abraço

Num dos livros do meu pai, diz que se os Bettas se encontrarem numa situação como esta, devemos de os separar até que tudo acalme... Pelo que sei, agora parece estar tudo calmo, e até mesmo aquela fêmea que parecia estar "mortiça", se encontra melhor, mexendo-se melhor, etc... Fiquei bastante intrigado com tal atitude do macho perante aquela única fêmea, pois com a outra, passava por ela e parecia "não a ver"... Smile

Gameiro

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Luta entre macho e fêmea. AJUDA!!   Dom 28 Ago 2011, 17:31Responder ao tópico

pois em relaçao a isso tambem nao te consigo ajudar, talvez com essa tenha sido mais agressivo porque a cor lhe chamou mais ha atençao ou porque achou que essa estava em melhores condiçoes para acasalar...

ja os separas te suponho?

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Luta entre macho e fêmea. AJUDA!!   Dom 28 Ago 2011, 17:44Responder ao tópico

De momento, elas andam no aquário á vontade, por isso acho que não á motivo para os separar agora, ou estarei errado? Mas se este tipo de brigas voltar a acontecer, aí terei de os separar... O que achas Gameiro?

Gameiro

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Luta entre macho e fêmea. AJUDA!!   Dom 28 Ago 2011, 17:45Responder ao tópico

acho arriscado mas vai mantendo um olho em cima deles porque a qualquer momento ja sabes o que tens a fazer...

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Luta entre macho e fêmea. AJUDA!!   Dom 28 Ago 2011, 17:50Responder ao tópico

Pois, eu sei... Smile Temos estado sempre de olho neles... Agora não podemos dar ainda muita confiança, depois do que se passou... :|
Já agora, outra questão... Isto no futuro poderá acontecer? Mesmo depois de acasalarem? Ou isto é apenas uma fase? Smile

Dede

Membro
Membro

Nome Real : Cleverson Bitencourt
Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Luta entre macho e fêmea. AJUDA!!   Dom 28 Ago 2011, 21:10Responder ao tópico

Joao , nao é aconselhavel por bettas machos em aquarios com outros bettas,
se nao for para acasalar é aconselhavel que o betta macho tenha um aqua para so para ele, pois o mesmo é muito territorialista e agressivo, tanto com outros bettas machos tanto com femeas.
As femeas podem ficar em um mesmo aquario sem problemas, contanto que o mesmo tenha um espaço bom para elas.
Quanto a mantelas no mesmo aquario do macho so dentro de uma maternidade acho que nao é uma boa pois o macho vendo elas ficara extressado oque pode levalo a morte.
mesma coisa ocorre se ele ficar vendo um outro macho constantemente.

Espero ter ajudado.

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Luta entre macho e fêmea. AJUDA!!   Seg 29 Ago 2011, 08:50Responder ao tópico

Dede escreveu:
Joao , nao é aconselhavel por bettas machos em aquarios com outros bettas,
se nao for para acasalar é aconselhavel que o betta macho tenha um aqua para so para ele, pois o mesmo é muito territorialista e agressivo, tanto com outros bettas machos tanto com femeas.
As femeas podem ficar em um mesmo aquario sem problemas, contanto que o mesmo tenha um espaço bom para elas.
Quanto a mantelas no mesmo aquario do macho so dentro de uma maternidade acho que nao é uma boa pois o macho vendo elas ficara extressado oque pode levalo a morte.
mesma coisa ocorre se ele ficar vendo um outro macho constantemente.

Espero ter ajudado.

Não sabia dessa parte de elas e eles ficarem stressados... :| Mas o que se passou, foi o macho apenas atacar umas das fêmeas Dede... E nunca houve mais do que um macho ou outro macho lá em casa, pertos um do outro... Ele viveu cerca de 2 meses sozinho, e agora ao introduzirmos estas fêmeas, ele começa ás "dentadas"... :| Mas felizmente, acho que ele já parou de fazer isso, e ambas as fêmeas já nadam no aquário à vontade... Very Happy
Obrigado pelas tuas dicas Dede! Very Happy

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Luta entre macho e fêmea. AJUDA!!   Seg 29 Ago 2011, 12:21Responder ao tópico

Hoje de manha recebi uma msg no telemovel a dizer que a tal Betta fêmea que se encontrava sempre no fundo do aquário e aparentemente já se encontrava melhor, morreu durante a noite... Sad A única coisa menos má nesta msg, foi que este tal Betta, encontrava-se numa outra "espécie de aquário"... Perguntei lhe se havia algo de anormal no corpo do peixe, disse me que não... O que podemos concluir daqui? Má condição de saúde quando saiu da loja? Má adaptação? Já vinha contaminada e não resistiu ao "vírus"?

Gameiro

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Luta entre macho e fêmea. AJUDA!!   Seg 29 Ago 2011, 14:14Responder ao tópico

provavelmente apesar de não apresentar feridas, os peixes ficam molestados de levarem pancada e de serem preseguidos, levando a que deixem de comer e ficam mais frageis, uma mudança de aquario provavelmente ainda ajudou a que o peixe tenha ficado mais fraco devido a ambientação e por isso não resistiu...

poderia tambem já não vir muito saudavel da loja mas realmente as lutas são devastadoras e como te tinha dito deverias ter separado eles assim que observas-te a guerra.

agora ja sabes machos não podem tar juntos com nada, a menos que seja um aquario bem grande e com muitas plantas e mesmo assim as vezes conseguem arranjar maneira de arranjar lutas.

não desanimes, para a proxima corre melhor sem duvida!

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Luta entre macho e fêmea. AJUDA!!   Responder ao tópico

Luta entre macho e fêmea. AJUDA!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Anabantideos :: Bettas-