Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

NanoWonder reborn - 15L (Nova tentativa)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

DiscusTurquoise

Membro
Membro

Nome Real : João Duarte
Gostos : 0

MensagemAssunto: NanoWonder reborn - 15L (Nova tentativa)   Qua 03 Ago 2011, 14:58Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Boas

Depois de uma experiência frustrada, por causa de uma praga que me matou todos os guppys que tinha(surpreendentemente, nenhum neon morreu), decidi experimentar algo novo, com o mesmo aquário.

Fiz uma limpeza total (Sei que não devia, mas o aquário ficou numa lástima), acelerei a ciclagem com FilterStart da JBL e esperei uns dias. Então, pus mãos à obra.

Ficha do aquário

Aquarista: João Duarte
Nome do aquário: NanoWonder reborn
Dimensões: 35*20*30 (20L Brutos, 15L Úteis)
Filtragem: Filtro Interno HDOM AP-600L
Aquecimento: Termostato inquebrável Elite de 50W
Iluminação: Calha de 7W
Fotoperíodo: 8 Horas Diárias
Decoração: 7 Pedras da Praia das Avencas
Temperatura: 27/28º
PH: 7.5
Amónia: 0
Nitritos: 0
Nitratos: 0

Alimentação: JBL NovoBel
TPA: Quinzenalmente, de 25%
Rotina: Alimentação 2x ao dia, às 13h e às 22h.

Flora

2x Anubia nana
2x Valisnérias
2x Uma planta que eu desconheço, eu com os nomes científicos sou um nabo XD

Fauna

5X Neons
1x Guppy Macho (Na quinta vou buscar a fêmea)
2x Espada
1x Limpa-Vidros

Se me puderem identificar esta erva, agradeço:

Uma geral:

Espero que gostem!

Bartolomeu Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Bartolomeu Silva
Gostos : 60

MensagemAssunto: Re: NanoWonder reborn - 15L (Nova tentativa)   Qua 03 Ago 2011, 21:36Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Boas,

O aquário está engraçado, também em 15L úteis não há grande espaço e manobra. Quanto à planta que tens dúvidas parece-me ser Cyperus helferi, mas não te posso dar 100% pois nunca a mantive.

Desejar-te melhor sorte nesta tentativa. Perseverança e paciência são boas qualidades para um aquariofilista.

Cumps
Bart

Fbipt

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: NanoWonder reborn - 15L (Nova tentativa)   Qua 03 Ago 2011, 23:42Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Boas,

De facto 15l é pouco mas... (talvez uns camarões e mesmo assim...)

Só uma dica , as anubias não devem ser colocadas diretamente no substrato, podes colocar em pedras ou em troncos de forma à rizoma não estar em contacto com a areia!

DiscusTurquoise

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: NanoWonder reborn - 15L (Nova tentativa)   Qui 04 Ago 2011, 00:50Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Fbipt escreveu:
Boas,

De facto 15l é pouco mas... (talvez uns camarões e mesmo assim...)

Só uma dica , as anubias não devem ser colocadas diretamente no substrato, podes colocar em pedras ou em troncos de forma à rizoma não estar em contacto com a areia!

Boas

Eu também pensava isso, mas a lojista mantinha as anúbias gigantes num vaso, como tu dizes, mas as anúbias nana estavam enterradas. Eu até perguntei, mas ela disse que as anãs não faziam mal estar enterradas.

Hugo Saldanha

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 286

MensagemAssunto: Re: NanoWonder reborn - 15L (Nova tentativa)   Qui 04 Ago 2011, 09:20Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Boas,

Em relação à decoração, está porreira, mas podes sempre dar uns ajustes. Colocar mais pedras pequenas, "arrumar" melhor as plantas, etc...

A planta que tens dúvidas, também não tenho a certeza, mas também iria pela ideia do Bart.

Quanto às anúbias, estão mesmo mal plantadas. O rizoma não deve ser enterrado pois mais tarde ou mais cedo irá apodrecer e a planta morre (estragando desta forma a qualidade da água). Deves prende-las a uma pedra com fio de nylon, por exemplo, e somente as raízes serão enterradas. Aliás, todas as plantas de rizoma devem ser plantadas desta forma.

Nas lojas, as plantas são acondicionadas nos vasos, é certo, mas não ficam assim para sempre, pois estão somente à "espera" de ser vendidas. E por vezes os lojistas não possuem os conhecimentos necessários para ajudar quem se está a iniciar na aquariofilia.

Agora uma nota bastante importante: esse limpa-vidros que aí tens é um Gyrinocheilus aymonierim mais conhecido por Chinese Algae Eater. Este peixe pode chegar aos 30 cm de comprimento, logo o aquário onde o mantens é mesmo muito pequeno. Se fosse a ti trocava-o por uns camarões Wink

Depois, mantens guppys com espadas, são duas espécies que procriam em bastante quantidade e muito rapidamente. Mais uma vez o teu aquário é demasiado pequeno.

Tal como disse o Fbipt, eu manteria apenas Red Cherrys nesse aquário Wink

Abraço

Fbipt

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: NanoWonder reborn - 15L (Nova tentativa)   Qui 04 Ago 2011, 11:01Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

DiscusTurquoise escreveu:

Boas

Eu também pensava isso, mas a lojista mantinha as anúbias gigantes num vaso, como tu dizes, mas as anúbias nana estavam enterradas. Eu até perguntei, mas ela disse que as anãs não faziam mal estar enterradas.

Enfim, alguns lojistas deveriam ter mais cuidado com o que dizem, pelo menos não darem informações erradas, outro conselho que te dou é a compra de musgo de java e um tronco o mais pequeno e ramificado que conseguires, para por um lado não te tirar mais espaço ao aqua e por outro depois de prenderem lá as anúbias e o musgo servir de abrigo para as crias!

Só mais dois apontamentos:

- Fotoperíodo deverá ser um pouco mais baixo, não tens plantas de grande necessidade e como tal podem aparecer as algas...

- Gostei do pormenor do termostato inquebrável Evil or Very Mad tem cuidado porque não é de certeza (basta tirares do aqua sem ele ter arrefecido e colocares numa superfície fria para a probabilidade de ele estalar ser bem grande!

Cumps

DiscusTurquoise

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: NanoWonder reborn - 15L (Nova tentativa)   Qui 04 Ago 2011, 11:55Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Boas

Obrigado pelas dicas! São muito úteis!

@Hugo: Obrigado pela dica do rizoma e do limpa-vidros! A lojista mantinha as anúbias gigantes num vaso, mas as nana mantinha enterradas. Por isso, fiquei na dúvida. Mas assim esclareceste-me! Quanto ao limpa-vidros, de facto não sabia que essa espécie atingia tanto comprimento. Vou deixá-lo crescer até um tamanho máximo adequado a este aquário e depois provavelmente vou dá-lo.

@Fbipt: Obrigado pelas dicas! Infelizmente, os t€€€€mpos andam maus, se é que me entendes, e um tronco será um pouco difícil de comprar. Quanto ao fotoperíodo, vou reduzir para 6 horas. Quanto ao termostato, obrigado pela dica! Pelo menos dizia inquebrável na caixa!

Bartolomeu Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: NanoWonder reborn - 15L (Nova tentativa)   Qui 04 Ago 2011, 12:36Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Quanto às anubias, não têm necessidade de ser fixadas nem a rochas nem troncos, podem estar no substrato, basta apenas que o rizoma não fique enterrado, de forma a não atrofiar e deixar as novas folhas desenvolverem-se sem qualquer impedimento. Digo-o por experiência própria.

Quanto aos Chinese Algae Eater, dificilmente atingem esses tamanhos em aquários. No entanto os 10 a 15cm que atingem já são demasiado para esse aquário, quando se mexer vai desarrumar tudo. Como foi dito pelo Hugo, é preferível troca-lo ou por camarões ou até por um ou 2 otocinclus, bem mais pequenos e de temperamento mais calmo.

Cumps

DiscusTurquoise

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: NanoWonder reborn - 15L (Nova tentativa)   Qui 04 Ago 2011, 14:16Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Boas

Bart, como achas que deva fazer? Dar já o limpa-vidros e pôr uns camarões ou uns ottos ou esperar que ele cresça um pouco e só depois dá-lo?

Rogério Simões

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Rogério Simões
Gostos : 135

MensagemAssunto: Re: NanoWonder reborn - 15L (Nova tentativa)   Qui 04 Ago 2011, 20:14Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Se não tiveres algas a chatear podes ir a uma loja e troca-lo por ottos e uns camarões:)

Bartolomeu Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: NanoWonder reborn - 15L (Nova tentativa)   Qui 04 Ago 2011, 23:38Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Eu trocava-o já, antes que te afeiçoes demasiado ao peixe. Ele cresce relativamente rápido e também não é um grande limpador! Wink

DiscusTurquoise

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: NanoWonder reborn - 15L (Nova tentativa)   Sex 05 Ago 2011, 00:59Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Boas

@Bart e Rogério: Vou ver se no final da próxima semana o troco.

Sandra Costa

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Sandra Costa
Gostos : 89

MensagemAssunto: Re: NanoWonder reborn - 15L (Nova tentativa)   Sex 30 Ago 2013, 22:28Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Tópico Arquivado
Motivo: O presente tópico foi arquivado por falta de actividade.
30.08.2013

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: NanoWonder reborn - 15L (Nova tentativa)   Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

NanoWonder reborn - 15L (Nova tentativa)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: As Nossas Montagens :: Arquivo As Nossas Montagens-