Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Duvida substrato fertil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Daniel Brigolas

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna

Nome Real : Daniel Brigolas
Gostos : 664

MensagemAssunto: Duvida substrato fertil   Qua 03 Ago 2011, 00:04Responder ao tópico

Viva a todos,
Comprei um substrato fertil e gostava que os entendidos me dessem uma opinião sobre ele. Nunca usei este antes.

Características:

Substracto fertil com base em celulose.
1 balde tem aproximadamente 5 litros

- Azoto (N) = 1,8%
- Fosforo (P) = 0.07%
- Potassio (K) = 1,18%
- Calcio (Ca) = 0.52%
- Magnesio (MG) = 0.49%
- Ferro (Fe) = 0.08%
- Manganes (Mn) = 25ppm
- Cobre (Cu) = 5ppm
- Zinco (Zn) = 16ppm
- Enxofre (S) = 0.45%
- Carbono organico = 24,65%
- Celulose = 9%
- pH = 6,2

Última edição por Daniel Brigolas em Seg 08 Ago 2011, 10:55, editado 1 vez(es)

Hugo Saldanha

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Duvida substrato fertil   Qua 03 Ago 2011, 08:36Responder ao tópico

Boas Daniel,

Tenho um saco de substrato fértil em casa, preciso comparar as % de nutrientes entre eles para conseguir dar uma resposta em condições.
Mas, sem ter ainda a certeza, essas % de N, P e K parecem-me um pouco baixas, o que poderá implicar uma fertilização liquida, dependendo do tipo de plantas que queres manter.

Se quiseres diz-me a marca desse substrato por MP Wink

Abraço

brancaman

Membro
Membro

Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: Duvida substrato fertil   Qua 03 Ago 2011, 09:10Responder ao tópico

É daqueles substratos férteis para vasos?

Milton Ohta

Membro
Membro

Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: Duvida substrato fertil   Qua 03 Ago 2011, 14:09Responder ao tópico

É pobre em ferro, aqui costumamos utilizar a laterita que é um mineral rico em ferro como camada abaixo do substrato.
Abraço!

Daniel Brigolas

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Duvida substrato fertil   Qua 03 Ago 2011, 19:52Responder ao tópico

A marca é: AquaLight Super ActiveGreen e custou-me 4.9€ no patrocinador http://www.trukesfishes.com

Este substrato é para plantas pouco exigentes como: Anubias, Feto Java, Musgo christmas, e mais algumas que ando a tentar arranjar.

Tenho de iluminação no aquário: 2x8w e é de 40L

Milton Ohta

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Duvida substrato fertil   Qui 04 Ago 2011, 02:26Responder ao tópico

Daniel Brigolas escreveu:

Este substrato é para plantas pouco exigentes como: Anubias, Feto Java, Musgo christmas, e mais algumas que ando a tentar arranjar.

Tenho de iluminação no aquário: 2x8w e é de 40L
Olá Daniel, que eu saiba, estas plantas pouco exigentes não necessitam de substrato fertil e como tem crescimento lento e com a iluminação que mencionaste, pode até sobrar nutrientes na coluna de água, sem contar os compostos gerados pela fauna.
Abraço!

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Duvida substrato fertil   Qui 04 Ago 2011, 09:32Responder ao tópico

Boas,

Estive a comparar os substratos (esse que compraste e o que tenho em casa da JBL) e o da AquaLight possui concentrações de nutrientes um pouco mais baixas (daí o seu preço tão apelativo Wink). Contudo, para as plantas que indicaste serve perfeitamente e poderás dispensar a fertilização liquida.

@ Milton: Todas as plantas necessitam de substrato fértil, contudo, existem umas, como as anúbias, os fetos de java, por exemplo, que crescem bem sem esse "aditivo". O seu crescimento, embora perfeitamente normal é um pouco mais lento do que quando se utiliza substrato fértil.
Neste caso, a iluminação que o Daniel tem (2x8W) dá-lhe um rácio de 0,4W/l, é considerada uma iluminação fraca a média, mas que serve perfeitamente para as plantas que ele quer manter. Logo, salvo algum problema em que os nutrientes do substrato fértil escapem para a coluna de água (convém ter sempre uma boa camada de substrato inerte por cima do fértil) não existirão problemas com as algas Wink

Abraço

Milton Ohta

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Duvida substrato fertil   Qui 04 Ago 2011, 19:27Responder ao tópico

Olá Hugo,
Citação :
Todas as plantas necessitam de substrato fértil,
Não sei se a palavra "necessita" tem um significado diferente, mas eu entendo como
http://pt.wiktionary.org/wiki/necessitar
mas de qualquer forma, muitas vezes mais vale a prática do que teoria, pois muitas plantas dependem mais da absorção foliar de nutrientes do que pelas raízes
http://www.plantasdeaquario.com/gall20.htm
http://www.plantasdeaquario.com/gall13.htm
abraço!

appaf

Membro
Membro

Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: Duvida substrato fertil   Qui 04 Ago 2011, 21:16Responder ao tópico

Eu concordo com o Milton.
Substrato fertil pode dar uma grande ajuda mas não é obrigatório.
Ja criei HC em areia portanto acho que é uma questão de se fertilizar a coluna de agua.

Uma opinião de que não usa substrato fértil nos aquários que mantém.

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Duvida substrato fertil   Sex 05 Ago 2011, 08:38Responder ao tópico

Boas,

Falemos de aquários plantados e não de aquários com plantas Wink
De toda a informação que tenho recolhido desde que me iniciei neste mundo dos plantados, sempre tenho lido que o substrato fértil era essencial. E num aquário plantado a sério torna-se ainda mais importante, uma vez que dispensa a fertilização liquida em grandes quantidades.

Agora, cada caso é um caso, depende claramente do aquário que se pretende manter e das necessidades das plantas que se querem manter.

A minha opinião pessoal é que o substrato fértil deve ser sempre utilizado! Pelo menos é o que eu faço Wink

Abraço

Milton Ohta

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Duvida substrato fertil   Sex 05 Ago 2011, 15:17Responder ao tópico

Nuno Oliveira

Gostos : 53

MensagemAssunto: Re: Duvida substrato fertil   Sex 05 Ago 2011, 18:38Responder ao tópico

Concordo com o Saldanha. Eu próprio ja mantive plantas de baixa exigencia com substrato e sem esse substrato e posso dizer que com substrato os resultados são 200% melhores!

Daniel Brigolas

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Duvida substrato fertil   Dom 07 Ago 2011, 11:56Responder ao tópico

Obrigado a todos pelas respostas, o aquario vai essencialmente ter plantas de baixa manutenção tirando o "tapete" que ainda estou indeciso entre hc cuba ou ricia f.

Alguém mantém, alguma destas duas plantas de tapete? Conselhos importantes?

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Duvida substrato fertil   Responder ao tópico

Duvida substrato fertil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Plantas :: Substratos e fertilização-