Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Como utilizar a terra de vaso como substrato

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

Tugz

Membro
Membro

Gostos : 6

MensagemAssunto: Como utilizar a terra de vaso como substrato   Ter 02 Ago 2011, 20:17Responder ao tópico

Como se usa a terra de vaso

Cuidados a ter :

A terra de vaso não precisa , nem deve, ser lavada.

Não sei até que ponto ir ao forno para esterilizar é benéfico, eu pelo menos nunca usei esse método, e nunca tive mortes que associa-se a não esterilizar a terra.

Como usar

Primeiro : pega-se na terra de vaso e coloca-se uma camada no fundo do aquário. Eu utilizo uns 2 cms, mais ou menos.

Segundo : De seguida , temos este passo que pode ou não ser importante. Entre a terra de vaso e a camada de areão que ficará no topo do aquário pode-se colocar um cm de areia fina de rio, que ajuda a evitar a passagem de nutrientes para a coluna de água. Eu tenho um aquário com areia a fazer a divisão, e outro em que só coloco o areão sob a terra de vaso.

Terceiro : Colocar uma camada generosa de areão por cima da terra de vaso. Eu aponto para uns 4 cms minimo, mas depende da quantidade de terra. Se pusermos uns 2 cms de terra colocaria uns 5 cms de areâo por cima.

Quarto : Muito importante Aqui é que está o segredo. Nunca se deve encher o aquário no dia em que se monta o seu fundo. Deve.se encharcar o substrato durante uma semana, e só depois encher. Eu passado uma semana de estar encharcado, adiciono uns litros de água e retiro-os para levar com esses litros logo a maior parte do boom inicial de nutrientes. De seguida encho na totalidade.

Quinto : ARRANCAR SEMRPE O AQUÁRIO COM PLANTAS EM BOA QUATIDADE! dê preferência a plantas de crescimento rápido, para auxiliar no combate aos booms de nutrientes e algas iniciais. Sugestão de plantas iniciais : sessiflora , lemna minor (que filtra um pouco a luz e consome nutrientes directamente da coluna de água.

Agora deixo uma imagem exemplificativa de como se usa a terra de vaso.

E exemplos de resultados obtidos com esta técnica.

Ricardo Pedro

Última edição por Tugz em Ter 02 Ago 2011, 20:30, editado 1 vez(es)

Tugz

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Como utilizar a terra de vaso como substrato   Ter 02 Ago 2011, 20:20Responder ao tópico

Quero ainda dizer que quem me passou o conhecimento, foi um senhor de nickname babykhan. Eu aperfeiçoei alguns passos.

Rogério Simões

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Rogério Simões
Gostos : 135

MensagemAssunto: Re: Como utilizar a terra de vaso como substrato   Ter 02 Ago 2011, 20:24Responder ao tópico

Muito bom Parabéns Ricardo uns trokitos que poupas no substrato fertil 5*

Tugz

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Como utilizar a terra de vaso como substrato   Ter 02 Ago 2011, 20:27Responder ao tópico

Uns troquitos, entre aspas Very Happy

Obrigado

Milton Ohta

Membro
Membro

Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: Como utilizar a terra de vaso como substrato   Qua 03 Ago 2011, 14:01Responder ao tópico

A terra de vaso a que se refere deve ser o humus vegetal também conhecido como terra vegetal(no Brasil é mais comum a utilização de humus de minhoca) recomendo esterilizar pois a qualidade depende da procedência e o material que se utilizou para sua fabricação que pode conter até esterco, sendo possivel consequencias o surgimento de algas cianoficias que na realidade são bactérias.
Eu costumo esterelizar o humus (de minhoca) com água fervente e deixar curtindo/descansando em água por uma ou mais semanas (no caso do colega Tugz, faz isto no proprio aquario) até não sentir mais o odor de amonia que é a principal causa de algas em inicio de montagem e até liberação de gás metano ou sulfidrico que poderia levantar e romper a camada isolante(no caso do Tugz, a pouca quantidade de humus diminui a chance de formação de acumulo de gás) e isto é consequencia de material organico não decomposto, antes de utilizar.
Abraço!

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Como utilizar a terra de vaso como substrato   Qui 04 Ago 2011, 09:44Responder ao tópico

Boas Tugz,

Grande post com excelente informação e demonstração dos resultados que este procedimento poderá atingir Wink

Também já utilizei terra de vaso (e não húmus de minhoca), mas com uma camada muito pequena, menos de 1 cm seguramente. E os resultados também foram satisfatórios.

Abraço e obrigado pela partilha

Lirio

Membro
Membro

Nome Real : Liliana
Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: Como utilizar a terra de vaso como substrato   Qui 04 Ago 2011, 10:16Responder ao tópico

Espetáculo!! grata pela partilha Smile Estou muito tentada a exprimentar

Liliana

gina_1992

Membro
Membro

Nome Real : Georgina Dias
Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Como utilizar a terra de vaso como substrato   Qui 04 Ago 2011, 11:19Responder ao tópico

a terra de vaso é terra normal do jardim?

Lirio

Membro
Membro

Nome Real : Liliana
Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: Como utilizar a terra de vaso como substrato   Qui 04 Ago 2011, 12:15Responder ao tópico

gina_1992 escreveu:
a terra de vaso é terra normal do jardim?

até agora entendi que sim, é a terra normal do jardim...

Liliana

Tugz

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Como utilizar a terra de vaso como substrato   Qui 04 Ago 2011, 16:16Responder ao tópico

SIm é terra normal de jardim.

Já por várias vezes que expliquei (por mensagem privada e não só) que não é humus de minhoca. É terra de vaso. Normalmente são terras pretas, colhidas em zonas férteis.
Não traz esterco de minhoca nem cheira mal.

Procurem por terra de jardim, é bem diferente de humus de minhoca. Aliás humus nunca usei.

Cumprimentos

gina_1992

Membro
Membro

Nome Real : Georgina Dias

MensagemAssunto: Re: Como utilizar a terra de vaso como substrato   Sex 05 Ago 2011, 10:47Responder ao tópico

hum ok muito obrigada

Nuno Oliveira

Gostos : 53

MensagemAssunto: Re: Como utilizar a terra de vaso como substrato   Sex 05 Ago 2011, 18:41Responder ao tópico

Muito bom post.
Por curiosidade essa terra é vendida ao saco? No saco é referida a sua composição?

joao tuga

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : João Dias

MensagemAssunto: Re: Como utilizar a terra de vaso como substrato   Qui 11 Ago 2011, 15:19Responder ao tópico

Eu já usei humus de minhoca e acreditem....nunca mais. Ao fim de uns meses comecei a sentir um cheiro forte na agua ,as plantas começaram a aparecer a flutuar sem raiz e quando retirei a agua ,o fundo estava em lodo,todo podre e cheio de gás

Hélder Barbosa

Membro
Membro

Nome Real : Hélder Barbosa
Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: Como utilizar a terra de vaso como substrato   Qui 11 Ago 2011, 21:27Responder ao tópico

Como o autor indica, o substrato é terra vegetal, que é diferente de humus de minhoca Wink

mspereira

Membro
Membro

Nome Real : Manuela Pereira

MensagemAssunto: Re: Como utilizar a terra de vaso como substrato   Sab 13 Ago 2011, 15:38Responder ao tópico

Boas!
Essa terra de vaso de que se fala aqui poderá ser composto? Daquele composto resultante da decomposição de vegetais?
Eu tenho um compostor no quintal, no qual vou depositando vegetais (cascas de legumes, frutas, pequenos troncos, etc) algum tempo depois daí resulta um composto, será que isso dá para substrato para o aquário?

joao tuga

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : João Dias

MensagemAssunto: Re: Como utilizar a terra de vaso como substrato   Sab 13 Ago 2011, 23:12Responder ao tópico

Penso que desse jeito,acabará como o meu caso caro Pereira.Por tudo que foi falado aqui o mais correto será aquela terra castanha escura que normalmente arranjamos na mata debaixo das bichaneiras. Essa sim é 100% vegetal.

mspereira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Como utilizar a terra de vaso como substrato   Dom 14 Ago 2011, 13:24Responder ao tópico

Mas o composto de que falo é castanho escuro, e é 100% vegetal! Resulta da decomposição de produtos vegetais que vou colocando dentro do compostor e que passados uns meses de estarem em decomposição ficam uma terra fina, macia e escura. Sem adição de químicos ou qualquer produto, apenas são vegetais que se transformam por acção de pequenos bichos de conta etc.

Falo disto: https://docs.google.com/viewer?url=http%3A%2F%2Fprojectos.lpn.pt%2Fdocumentos%2Foutros%2Ffile_181.pdf

Hélder Barbosa

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Como utilizar a terra de vaso como substrato   Dom 14 Ago 2011, 13:28Responder ao tópico

Acho que essa terra deve ficar excelente para as plantas, muito nutritiva! Mas atenção que, como és nova por estas andanças, não te devias aventurar a colocar já isso...mais para a frente é uma coisa a pensar, por enquanto continua com as tuas leituras e pesquisas que quando achares que estás pronta para o fazer, pões mãos à obra! Wink

Já agora, o link que forneces-te não funciona.

Caso entendas minimamente inglês, aconselho-te a leres isto:

http://www.aquaticplantcentral.com/forumapc/library/52554-how-mineralized-soil-substrate-aaron-talbot.html

Cumprimentos

Hélder Barbosa

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Como utilizar a terra de vaso como substrato   Dom 14 Ago 2011, 13:31Responder ao tópico

Afinal já funciona, foi erro aqui no pc Very Happy

mspereira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Como utilizar a terra de vaso como substrato   Dom 14 Ago 2011, 15:43Responder ao tópico

Obrigada pela recomendação daquele link! Irei lê-lo sim, tenho andado justamente a ler sobre isso! Smile

Tugz

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Como utilizar a terra de vaso como substrato   Seg 15 Ago 2011, 13:28Responder ao tópico

Eu não sei o que é o composto, mas isso concerteza será parecido com humus, o que não me parece boa ideia.

Já referi que não uso humos de minhoca, nem tenho interesse em usar.

Uso terra vegetal, deste tipo

link

composição não sei

Celso Venâncio

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Celso Venâncio

MensagemAssunto: Humo de minhoca   Sab 03 Set 2011, 03:04Responder ao tópico

Obrigado pelo detalhe, a respeito desse humo de minhoca, estou preste amontar um aquário plantado, estava com a intensão de colocar como substrato esse humo!

Valeu!!!! Very Happy

Marco V.

Membro
Membro

Nome Real : Marco

MensagemAssunto: Re: Como utilizar a terra de vaso como substrato   Sab 14 Jan 2012, 20:44Responder ao tópico

Boa noite a todos já tinha pensado na terra que normalmente vemos nos super mercados para vasos e jardins mas sempre tive receio por ver muitos posts a "proibir sua utilização em aquários com peixes" ora do que li e consegui absorver de tudo é que o único senão e o excesso de nutrientes certo ? ou seja tem que ser utilizado Q B ?
aqueles que vi no "elefante" vem la o composto e também o ph vi lá desde 4 a 6 de ph tudo uma questao de fazer uma mistura que de o ph que queremos.
Por isso para a próxima e mesmo esse que vou utilizar sempre se poupa e não e nada pouco

MiguelAngelo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Como utilizar a terra de vaso como substrato   Sab 25 Fev 2012, 18:40Responder ao tópico

Boa dica, mas essa técnica só deve ser utilizada em aquários onde não existam peixes movimentados não é?
Senão há o risco de com a barbatana afastarem o areão e expor a terra de vaso e isso seria um desastre.

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: Como utilizar a terra de vaso como substrato   Sab 25 Fev 2012, 19:50Responder ao tópico

Muito bom, em tempos destes óptima ideia. Belo tópico.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Como utilizar a terra de vaso como substrato   Responder ao tópico

Como utilizar a terra de vaso como substrato

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Plantas :: Substratos e fertilização-