Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Colocar tampa de vidro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Fraz__

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Colocar tampa de vidro   Ter 02 Ago 2011, 15:52Responder ao tópico

Boa Tarde

Vou tentar explicar o melhor possível a miha situação, espero ser explicíto para todos.

Ofereceram-me um segundo aqua de 100cm, penso que seja um aquadream 100, a questão é que estes aquas vêm com aquelas tampas pretas enormes com a luz incorporada no interior, como não gosto da estética da mesma, queria colocar uma tampa de vidro com calha plástica, de forma a que o vidro possa correr na calha da frente para trás, é aqui que surge a minha dúvida, passo a explicar.

Para fazer a tampa em vidro ,estou a pensar colar com silicone uns pedaços de 5cm (largura) de vidro nas laterais do aqua, de forma a fazer um suporte para assentar o vidro de 4 mm, com 100 cm de comprimento já com as calhas colocadas, a questão é, será que só estes dois suportes aguentam o peso do vidro? pois não queria colocar nenhuma travessa ao meio do aqua

Abraço a todos

brancaman

Membro
Membro

Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: Colocar tampa de vidro   Ter 02 Ago 2011, 16:14Responder ao tópico

Experimenta colares umas tiras ai com 80 por 1,5 cms nos vidros da frente e traseira, arranjas uns perfis de plástico duplo U com 1 metro e depois cortas dois vidros com 50cms pela largura do aquario e correm da esquerda para a direita e vice-versa.

Fraz__

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Colocar tampa de vidro   Ter 02 Ago 2011, 17:49Responder ao tópico

Boas, Pois a questão é que tenho 2 vidros a atravessar o aqua colado ao vidro traseiro e dienteiro, ou seja, teria que sobrepor as tiras de 80cm, coisa que não queria, pos outro lado tenho medo que estes 2 apoios laterais não sejam suficientes. Mas obrigado na mesma, vai ser uma opção se estes nao derem.

Um Abraço

brancaman

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Colocar tampa de vidro   Ter 02 Ago 2011, 18:35Responder ao tópico

Se eu percebi bem tens dois travamentos, certo? Melhor ainda, basta apoiares o perfil em cima deles e os vidros correm dentro do perfil.
Na dúvida coloca aqui uma foto e medidas do aqua visto de cima.

Fraz__

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Colocar tampa de vidro   Ter 02 Ago 2011, 19:03Responder ao tópico

Boas de novo,

Sim tenho 2 travamentos, lolol não me tinha lembrado basta comprar uma calha com 100cm para a frente do aqua, e outra com 92cm para a parte de trás, para deixar os cantos abertos para passar a tubagem, e já está lol. Achas que os travamentos aguentam o peso do vidro e da calha?

Abraço

Fraz__

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Colocar tampa de vidro   Ter 02 Ago 2011, 19:09Responder ao tópico

Achas que o Aki tem esses perfis?? aconselhas em plástico ou Alumínio?

Abraço

brancaman

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Colocar tampa de vidro   Ter 02 Ago 2011, 20:06Responder ao tópico

Compra de plástico, com as arestas dos vidros a roçarem penso ser melhor optar pela opção mais macia. Forra as laterais esquerda e direita das tampas com algo que impeça as tampas de baterem directamente nos vidros laterais do aquário. Os travamentos supostamente estão preparados para receber peso, aguentam na boa com as tampas, quanto à calha não te posso aconselhar sem saber de que peso estamos a falar. Pretendes apoiar directamente sobre as tampas?

Fraz__

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Colocar tampa de vidro   Ter 02 Ago 2011, 20:48Responder ao tópico

Já comprei as calhas de plástico, é so colocar por cima dos travamentos e colocar os vidros dentro da calha, vou fazer um vidro com 50cm e outro com 52cm ,para ficar sobreposto assim contenho as perdas de calor.

Foste uma grande ajuda

ABraço

brancaman

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Colocar tampa de vidro   Ter 02 Ago 2011, 21:05Responder ao tópico

Bem, fostes rápido! Moras ao lado do aki ou que? :-)
Não te esqueças de forrar as laterais das tampas para não baterem directamente contra os vidros laterais do aquário.
Aproveita e cola dois rectângulos pequeninos de vidro, um em cada tampa para mais facilmente poderes mover as tampas.
Abraço

Fraz__

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Colocar tampa de vidro   Qua 03 Ago 2011, 10:38Responder ao tópico

LOL por acaso trabalho ao lado do AKI, diz-me só uma coisa, uma vez que a junção dos vidros do aqua é feita em silicone, a calha nao assenta na perfeição pois hà sempre um bocado de silicone que bate na calha, achas mehor colar a calha ao vidro com silicone, para ficar estavel e não permitir saida de calor.
Que dizes.

Abraço

brancaman

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Colocar tampa de vidro   Qua 03 Ago 2011, 12:41Responder ao tópico

Não coles a calha, senão depois não consegues retirar as tampas para poderes mexer à vontade lá dentro. O calor que sair não é significativo, de certeza sai mais pelos cantos onde passam as tubagens e fios.

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: Colocar tampa de vidro   Qua 03 Ago 2011, 15:56Responder ao tópico

Também utilizo a mesma técnica para as tampas dos meus aquários, fica discreto e funcional, como já foi dito não coles a calha, convém ficar solta para poderes retirar os vidros e colocr quando queiras.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

Fraz__

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Colocar tampa de vidro   Qua 03 Ago 2011, 16:19Responder ao tópico

Boas

Pois eu tinha pensado nisso, já fui buscar o vidro só falta ensaiar, e espero que sim Francisco que fique funcional, vendo bem só nos cantos é que a calha é empurrada para a frente pelo silicone, mas esotu a falar no máximo de 1cm, não deve haver problema, só não quero é pagar 500€ de luz Very Happy por o aquecedor estar sempre a disparar.

Grande abraço

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: Colocar tampa de vidro   Qui 04 Ago 2011, 09:43Responder ao tópico

1 cm não vais pagar mais por isso, o que vai ficar aberto por causa das tubagens cabos e acessórios é maior de certeza, mas nem vais notar na conta da electricidade.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

Fraz__

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Colocar tampa de vidro   Qui 04 Ago 2011, 15:07Responder ao tópico

Esperemos que não, assim que tivder oportunidade coloco uma foto.

Abraço e obrigado

samuel_fragoso

Membro
Membro

Nome Real : samuel fragoso

MensagemAssunto: Re: Colocar tampa de vidro   Sab 11 Fev 2012, 11:48Responder ao tópico

bons dias.
há umas calhas no aki com esta forma |_|_| há em plastico ou em aluminio, em plastico só encontrei branco. dão um geitão ja não tenho de levantar e baixar as tampas é so deslizar. lol

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Colocar tampa de vidro   Responder ao tópico

Colocar tampa de vidro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Soluções Caseiras ::   DIY-