Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

macho e femea juntos... aguardando ninho. (duvidas...)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

junior_mangabeira

Membro
Membro

Nome Real : Júnior Mangabeira
Gostos : 0

MensagemAssunto: macho e femea juntos... aguardando ninho. (duvidas...)   Sab 30 Jul 2011, 19:07Responder ao tópico

coloquei os dois juntos, o macho e a femea, a femea dentro de uma garrafa pet transparente cortada, o macho fica rodeando a garrafa querendo contato e a femea fica toda assanhada, mas ja tem 24hrs e o macho ainda nao começou a fazer o ninho, alguem me ajuda ai, o outro macho no aquario sozinho, tambem nao tem ninho pronto para eu colocar no casal para estimular o outro macho a começar o ninho, o que faço? abraços a todos Idea

Rogério Simões

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Rogério Simões
Gostos : 135

MensagemAssunto: Re: macho e femea juntos... aguardando ninho. (duvidas...)   Sab 30 Jul 2011, 22:00Responder ao tópico

Têm calma que o ninho vai aparaçer Smile

maxloquin

Membro
Membro

Nome Real : Angello Max

MensagemAssunto: Re: macho e femea juntos... aguardando ninho. (duvidas...)   Dom 31 Jul 2011, 03:42Responder ao tópico

pode demorar um pouco mesmo... tenta colocar o outro macho em contato visual com o que vc pretende reproduzir, talvez assim o seu reprodutor se sinta ameaçado e demarque o territorio dele com o ninho... comigo funcionou algumas vezes... ou então, se o outro esta fazendo o ninho, pega uma porção com uma colher e coloca no aqua de reprodução, tavel, estimule o macho a fazer o ninho.
no mais, sorte!

junior_mangabeira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: macho e femea juntos... aguardando ninho. (duvidas...)   Seg 01 Ago 2011, 20:51Responder ao tópico

tirei o macho do aquario e coloquei o outro vamos ver se da certo, continuando torcendo qualquer coisa entro em contato abraços

Rogério Simões

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: macho e femea juntos... aguardando ninho. (duvidas...)   Seg 01 Ago 2011, 21:01Responder ao tópico

Força não desistas Smile

kitty13

Membro
Membro

Nome Real : Adriana

MensagemAssunto: Re: macho e femea juntos... aguardando ninho. (duvidas...)   Ter 02 Ago 2011, 01:19Responder ao tópico

Podes colocar um pequeno pedaço de esferovite ou então um pequeno recorte de saco do lixo preto por cima da agua num dos cantos...resulta...o macho vai fazer o ninho por debaixo dele...(acho que é porque vê as bolinhas lo0ol )

Aquarium Center

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: macho e femea juntos... aguardando ninho. (duvidas...)   Ter 02 Ago 2011, 08:42Responder ao tópico

Sem querer meter-me, um conselho. Segue estes passos:
-Aquário pequeno sem nada no fundo, o nivél da agua no máximo de cinco dedos; com uma planta e um pedaço de madeira, encostado para servir de esconderijo à femea. pedra difusora de ar a borbulhar lentamente.
-Introduz só um macho adulto e coloca a um canto um pedaço de esferovite fino, para o macho fixar o ninho sem estarem sempre as bolhas a rebentar.
-Quando o ninho estiver composto, aspira o fundo com uma mangueira do ar e coloca num copo dentro do aquário uma fêmea adulta, mas tem de ter o ovopositor saliente.
-Convèm ter luz, para que o macho se exiba à fêmea, passado uma meia hora, liberta a fêmea e retira o copo; o macho vai continuar a exibição, até convencer a fêma a acompanha-lo para debaixo do ninho.
-Se tudo correr bem o macho envolve a fêmea que liberta os ovos ao mesmo tempo que o macho os fecunda. Este processo repete-se por varias vezes até a fêmea desovar por completo, entre cada desova, macho e fêmea recolhem os ovos e colocam-nos no ninho.
-Terminada esta fase coloca a fêmea só e alimenta-a bem.
-A partir daqui, vai alimentando o macho, pouco e várias vezes ao dia, sempre com a luz ligada, pois ele vai estar sempre activo a apanhar os ovos que se afundam mantendo-os a superficie nas bolhas que produz.
-Este processo deve ser acompanhado e se o comportamento do casal,for o alheamento ou o excesso de agressividade, devem ser separados e repetir o processo passado uma semana e/ou alternar a composição do casal, até estes se ajustarem.
-O macho toma conta dos alvins, até que comecem a nadar, então retira-se o macho e alimenta-se os alvins.
-Nesta fase, se quiseres pôe dúvidas.
Aquarium Center

Sandra Sophia

Criador

Nome Real : Sofia
Gostos : 60

MensagemAssunto: Re: macho e femea juntos... aguardando ninho. (duvidas...)   Qui 04 Ago 2011, 14:58Responder ao tópico

Boas,

Aquarium Center, muito bem explicado,
mas faltam aí um ou dois pontos:
1º quando se escolhe o casal a fêmea já tem de ter o ponto saliente mesmo antes de os juntarem, o que se faz depois é alimentar bem para que esta esteja com muitos mais ovos que antes, e mesmo o facto de os juntar os dois/a verem-se já faz com que a fêmea vá ter/formar ainda mais ovos;

2º deve-se ter o macho e a fêmea a ver-se pelo menos 2 ou 3 dias antes de a libertar.

Júnior, aqui o problema é o macho não fazer ninho, se já tentaste com a fêmea e não deu tenta com um macho ao lado a verem-se, muitas vezes também resulta bem.
boa sorte Wink

Rogério Simões

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: macho e femea juntos... aguardando ninho. (duvidas...)   Qui 04 Ago 2011, 19:56Responder ao tópico

Junior então como estão os meninos já tiveram bébés Smile

Aquarium Center

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: macho e femea juntos... aguardando ninho. (duvidas...)   Qui 04 Ago 2011, 21:34Responder ao tópico

Gostei da observação de que através da indução da presença do macho a fêmea produz ovulação, só falta então na natureza é a garrafita de plàstico.

Rogério Simões

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: macho e femea juntos... aguardando ninho. (duvidas...)   Qui 04 Ago 2011, 21:37Responder ao tópico

Boas Aquarium a garrafa na natureza não é neçessária porque a Natureza já têm o que substitui a garrafa que é a vegetação e esconderijos onde élas se podém esconder sém o macho as magoar Smile

junior_mangabeira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: macho e femea juntos... aguardando ninho. (duvidas...)   Sex 05 Ago 2011, 23:52Responder ao tópico

infelizmente no macho azul apareceraam algumas manchas brancas e ele ta nadando de lado, acho q ta com fungo, tirei do aqua maior e coloquei num menor e comecei o tratamento com anti-lictio e anti-parasiticida, espero que sobreviva, nao to muito confiante nisso nao, vou tentar a reroduçao com o macho vermelho a partir de amanha qualquer novidade falo com voces abraços

junior_mangabeira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: macho e femea juntos... aguardando ninho. (duvidas...)   Sab 06 Ago 2011, 00:53Responder ao tópico

am alguns topicos vejo pessoas dizendo que tem que ser em um aquario grande, outras em aquario pequeno, to com duvidas ainda to tentando no aquario maior, agora vou tentar com o aquario menor, e essa esferovite nunca tinha ouvido falar, mas vou colocar um pedaço de plastico preto, ate mais, abraços e por favor vejam minas femeas no meu outro topico, elas ja tem o ovopositor saliente...

Rogério Simões

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: macho e femea juntos... aguardando ninho. (duvidas...)   Sab 06 Ago 2011, 13:54Responder ao tópico

Olha que o plástico preto não resulta o esferovite resulta porque é parecido com as bolhas do ninho

maxloquin

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: macho e femea juntos... aguardando ninho. (duvidas...)   Sab 06 Ago 2011, 15:19Responder ao tópico

o problema é q se v muita informação desencontrata. um diz que tem q ser em aqua grande, outro que tem q se em aqua pequeno. eu normalmente faço a reprodução em um aqua relativamente grande (grande para bettas, pequeno para plantados. 50x30x30) coloco muita vegetação (que eu acredito que tu nao tenha colocado, não é junior?) para a femea poder ter onde se esconder. no lugar do esferovite, ou saco preto, eu coloco uma folha de amendoa. que alem de deixar a agua um pouco amarelada, tem ação antibiotica. o que ajuda muito na proteção tanto dos ovos como dos alevinos. a luz fica ligada 8h por dia até o soltar a femea, depois fica 24h ate retirar o macho. quanto ao ninho de bolhas, induzo os meus machos a criarem os seus, ou mostrando outros machos a eles, ou colocando espelhos proximo ao vidros do aqua. isso induz o macho a demarcar territorio fazendo o seu ninho. normalmente a femea eu só coloco depois que o macho fez o ninho. ou quando o macho é mais "afoito" e vive fazendo o ninho, eu coloco a femea algumas horas depois da entrada do macho no aquario de reprodução.
se eu estiver errado, porfavor alguem que entenda mais q eu me corrija.

kitty13

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: macho e femea juntos... aguardando ninho. (duvidas...)   Sab 06 Ago 2011, 17:52Responder ao tópico

Eu utilizei o saco preto e o macho fez ninho por debaixo dele mas sim conheço quem use esferovite...tens que experimentar e ver o melhor para o teu betta Very Happy

kitty13

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: macho e femea juntos... aguardando ninho. (duvidas...)   Sab 06 Ago 2011, 17:54Responder ao tópico

Rogério Simões escreveu:
Olha que o plástico preto não resulta o esferovite resulta porque é parecido com as bolhas do ninho

Eu utilizei o saco preto e o macho fez ninho por debaixo dele mas sim conheço quem use esferovite...tens que experimentar e ver o melhor para o teu betta Very Happy

Rogério Simões

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: macho e femea juntos... aguardando ninho. (duvidas...)   Sab 06 Ago 2011, 20:04Responder ao tópico

Do saco preto não sabia que dava lol um dia vou experimentar Smile

junior_mangabeira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: macho e femea juntos... aguardando ninho. (duvidas...)   Seg 08 Ago 2011, 01:01Responder ao tópico

maxloquin wlw pelas dicas ai, coloquei a folha de amendoa, a agua ficou amarelada mesmo, mas no outro dia ela afundou e desmanchou o ninho q o macho tava começando a fazer, rsrsrs coloquei um pedaço de saco azul e o macho começou a fazer o ninho do lado rsrs, aguardadno o ninho aumenar um pouco pra colocar a femea, wlw a todos pelas dicas... qualquer novidade posto aqui abraços...

maxloquin

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: macho e femea juntos... aguardando ninho. (duvidas...)   Seg 08 Ago 2011, 07:40Responder ao tópico

vixii!! a folha afundou?! lol... mas pelomenos o macho iniciou o ninho! isso é bom!!!!

junior_mangabeira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: macho e femea juntos... aguardando ninho. (duvidas...)   Qua 24 Ago 2011, 04:56Responder ao tópico

sem novidades

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: macho e femea juntos... aguardando ninho. (duvidas...)   Responder ao tópico

macho e femea juntos... aguardando ninho. (duvidas...)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Anabantideos :: Bettas-