Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Já sabia que mais cedo ou mais tarde cá vinha ter :D

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Rodolfo Silva

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Rodolfo Silva
Gostos : 143

MensagemAssunto: Já sabia que mais cedo ou mais tarde cá vinha ter :D   Dom 31 Maio 2009, 01:15Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Very Happy Sei que são (ou penso que sei Embarassed ) serem Nothobranchius sp. aff. furzeri MZCS 08-108 “Save”
But it’s still not official acknowledged

não tenho bem a certeza de qualquer maneira ficam aqui umas fotos pode ser que alguem de uma ajudinha (desculpem a qualidade mas são com o telele)

Ainda estou a espera da confirmação do verdadeiro nome se sempre são dos que duram 3 anos

Abraço

e quem souber alguma coisa uma ajudinha é sempre bem vinda aqui pro novato

lmsalgado

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Já sabia que mais cedo ou mais tarde cá vinha ter :D   Seg 15 Jun 2009, 17:48Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Se realmente forem 'furzeri' não duram 3 anos, mas cerca de 3 meses!
Mas não te sei confirmar apenas pelas fotos.

Avifauna

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Já sabia que mais cedo ou mais tarde cá vinha ter :D   Seg 15 Jun 2009, 17:56Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

http://www.apk.pt/

Rodolfo Silva

MensagemAssunto: Re: Já sabia que mais cedo ou mais tarde cá vinha ter :D   Seg 15 Jun 2009, 22:48Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Boas

Obrigado aos 2 mas em questão de killis sou mesmo verdinho

Tinha para aqui o nome deles escrito no saco mas já não sei onde o meti Very Happy

De qualquer maneira estive a falar com o criador deles e disse me que são anuais, em casa e com boas condições que duram até 3 anos ou pelo menos assim o entendi Smile

Quanto a apk por acaso tenho de pensar a serio nisso e quando o pessoal daqui for aproveito a boleia

Abraço

RicardoSantos_73

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Já sabia que mais cedo ou mais tarde cá vinha ter :D   Qua 01 Jul 2009, 11:59Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Viva

Vais-me desculpar a "lata" mas há algumas coisitas que devias saber...

Primeiro, é essencial que não percas o nome dos peixes... e quando digo nome é mesmo o completo "Nothobranchius sp. aff. furzeri MZCS 08-108 “Save”" (se for este...). "Nothobranchius sp. aff. furzeri" é o nome da espécie... "MZCS 08-108 "Save"" é o código de colheita... MZ deve ser quase de certeza Moçambique CS serão talvez as iniciais do colector... 08 é o ano em que foi capturado... 108 "Save" é a localização da poça (sim, poça de água) onde foi colectado.

Isto implica que se tiveres outro Notho furzeri mas com um código de colecta diferente que não os deves misturar nem reproduzir... é uma questão ética que 99% dos killiófilos cumprem.

Embora não seja entendido (nem perto disso) em Nothos, se de facto são furzeri, então garantidamente não te vão durar 3 anos... se calhar nem 3 meses!!! Se forem furzeris tens somente o vertebrado com o ciclo de vida mais rápido que existe. Vive em poças de água, muitas das vezes na borda da estrada, que estão sujeitas a longos períodos de seca e em que o peixe tem 2 ou 3 meses para cumprir o seu destino na natureza. Mesmo que não sejam furzeri, todos os Nothos são anuais.. o que significa que vivem poucos meses e depois morrem de velhice. 😢

Há ainda um outro aspecto... é que parece-me (quase 100% seguro) que tens 2 machos... logo reprodução vai ser mentira! Evil or Very Mad

O meu conselho, e mais uma vez desculpa a minha "lata", é que te informes bem sobre as espécies antes de as adquirires... os killies são um mundo fantástico, mas que por vezes, por falta de informação levam as pessoas a desistirem rapidamente da manutenção destas espécies.

Aconselho-te a visitares o site da APK (onde há fotos do Vasco Gomes, presidente da APK, a apanhar furzeri em Moçambique... e a pesquisares na net info sobre os Nothos, pare veres que não exagerei.

Se necessitares de ajuda, avisa.

Um abraço

Ricardo Nuno Santos

tioayres

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Já sabia que mais cedo ou mais tarde cá vinha ter :D   Qua 01 Jul 2009, 13:02Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Ricardo Santos escreveu:
Embora não seja entendido (nem perto disso) em Nothos, se de facto são furzeri, então garantidamente não te vão durar 3 anos... se calhar nem 3 meses!!! Se forem furzeris tens somente o vertebrado com o ciclo de vida mais rápido que existe. Vive em poças de água, muitas das vezes na borda da estrada, que estão sujeitas a longos períodos de seca e em que o peixe tem 2 ou 3 meses para cumprir o seu destino na natureza. Mesmo que não sejam furzeri, todos os Nothos são anuais.. o que significa que vivem poucos meses e depois morrem de velhice. 😢
hehehe... Só para registrar uma curiosidade em algumas regiões aqui do Brasil. Em locais por vezes até deserticos (pouca chuva e águas) as vezes são encontrado peixes peixes em pequenas poças de águas criadas após algumas chuvas tais peixes são apelidados/chamados de "Peixes das Nuvens". Alguem se habilita a dizer o porque?

Digo que nada sei sobre os Killies. :lol:

RicardoSantos_73

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Já sabia que mais cedo ou mais tarde cá vinha ter :D   Qua 01 Jul 2009, 14:29Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

tioayres escreveu:
Ricardo Santos escreveu:
hehehe... Só para registrar uma curiosidade em algumas regiões aqui do Brasil. Em locais por vezes até deserticos (pouca chuva e águas) as vezes são encontrado peixes peixes em pequenas poças de águas criadas após algumas chuvas tais peixes são apelidados/chamados de "Peixes das Nuvens". Alguem se habilita a dizer o porque?

Digo que nada sei sobre os Killies. :lol:

Viva

É verdade... o Brasil tem inúmeras espécies de Simpsonichthys, peixes anuais que passam por longos períodos de seca.

Vejam este vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=evHotKnsTls

Mostra como os peixes sobrevivem à seca... na forma de ovos.

Durante alguns anos a minha "loucura" nos killies eram as belas Simpsonichthys brasileiras e Austrolebias argentinas. Agora continuo com a "loucura" pela América do Sul... mas é mais com não anuais: Rivulus e Kryptolebias.

Tioayres, vocês têm aí algumas das espécies mais bonitas e interessantes de Killies... se não percebe nada de killies, tá na hora de aprender, né?! lol!

Abraços,

Ricardo Nuno Santos

tioayres

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Já sabia que mais cedo ou mais tarde cá vinha ter :D   Qua 01 Jul 2009, 14:56Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Ricardo Santos escreveu:
Tioayres, vocês têm aí algumas das espécies mais bonitas e interessantes de Killies... se não percebe nada de killies, tá na hora de aprender, né?!
Hehehe... Aqui temos um dito popular, "em casa de ferreiro os espetos são de pau/madeira".
Temos uma infinidade de peixes nativos de grande interesse e por veze não damos o devido valor ou mesmo me interessamos por eles.
Tentarei achar tempo para me interessar e aprender sobre os killies. Wink

Rodolfo Silva

MensagemAssunto: Re: Já sabia que mais cedo ou mais tarde cá vinha ter :D   Qua 01 Jul 2009, 15:14Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Ricardo Santos escreveu:
Viva

Vais-me desculpar a "lata" mas há algumas coisitas que devias saber...

Primeiro, é essencial que não percas o nome dos peixes... e quando digo nome é mesmo o completo "Nothobranchius sp. aff. furzeri MZCS 08-108 “Save”" (se for este...). "Nothobranchius sp. aff. furzeri" é o nome da espécie... "MZCS 08-108 "Save"" é o código de colheita... MZ deve ser quase de certeza Moçambique CS serão talvez as iniciais do colector... 08 é o ano em que foi capturado... 108 "Save" é a localização da poça (sim, poça de água) onde foi colectado.

Isto implica que se tiveres outro Notho furzeri mas com um código de colecta diferente que não os deves misturar nem reproduzir... é uma questão ética que 99% dos killiófilos cumprem.

Há ainda um outro aspecto... é que parece-me (quase 100% seguro) que tens 2 machos... logo reprodução vai ser mentira! Evil or Very Mad

O meu conselho, e mais uma vez desculpa a minha "lata", é que te informes bem sobre as espécies antes de as adquirires... os killies são um mundo fantástico, mas que por vezes, por falta de informação levam as pessoas a desistirem rapidamente da manutenção destas espécies.

Aconselho-te a visitares o site da APK (onde há fotos do Vasco Gomes, presidente da APK, a apanhar furzeri em Moçambique... e a pesquisares na net info sobre os Nothos, pare veres que não exagerei.

Se necessitares de ajuda, avisa.

Um abraço

Ricardo Nuno Santos

Viva Ricardo

Não é lata nenhuma como eu disse sou mesmo aprendiz nisto dos killies

Por acaso tenho sorte de ter aqui 2 grandes criadores deles e que me vão abrindo os olhos Very Happy

E quanto a a reprodução tens razão tambem aquilo eram 2 machos mas já resolvi o assunto e fui buscar 2 femeas entretanto posto umas fotos delas

De facto é como dizes acho que a muita falta de informação e de venda em lojas destes simpaticos que pelo que tenho lido visto etc a peixes simplesmente lindos pena não serem tão divulgados como os restantes mas é coisa que se tem de tentar com o tempo

Toda a ajuda que vier é bem vinda Obrigado

Abraço

RicardoSantos_73

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Já sabia que mais cedo ou mais tarde cá vinha ter :D   Qui 02 Jul 2009, 12:44Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Rodolfo Silva escreveu:

Viva Ricardo

Não é lata nenhuma como eu disse sou mesmo aprendiz nisto dos killies

Por acaso tenho sorte de ter aqui 2 grandes criadores deles e que me vão abrindo os olhos Very Happy

E quanto a a reprodução tens razão tambem aquilo eram 2 machos mas já resolvi o assunto e fui buscar 2 femeas entretanto posto umas fotos delas

De facto é como dizes acho que a muita falta de informação e de venda em lojas destes simpaticos que pelo que tenho lido visto etc a peixes simplesmente lindos pena não serem tão divulgados como os restantes mas é coisa que se tem de tentar com o tempo

Toda a ajuda que vier é bem vinda Obrigado

Abraço

Boas

Pelo que vi és do Entroncamento, correcto? Não sei se será o caso, mas tens aí perto de ti não apenas 2 grandes criadores, mas sim 3 (um de Abrantes, Ricardo António, e 2 do Entroncamento, Filipe Torre e Luís Oliveira). O Filipe até já foi a Moçambique apanhar furzeri e é, sem qualquer sombra de dúvida, um dos melhores criadores mundiais de Nothos. Qualquer killie nas mãos dele é sucesso garantido!

Se então já estás orientado, boa sorte com os bichos... não te afeiçoes muito a eles... devem estar quase a "quinar"... Twisted Evil 😢

Um abraço,

Ricardo Nuno Santos

RicardoSantos_73

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Já sabia que mais cedo ou mais tarde cá vinha ter :D   Qui 02 Jul 2009, 13:51Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

tioayres escreveu:
Ricardo Santos escreveu:
Tioayres, vocês têm aí algumas das espécies mais bonitas e interessantes de Killies... se não percebe nada de killies, tá na hora de aprender, né?!
Hehehe... Aqui temos um dito popular, "em casa de ferreiro os espetos são de pau/madeira".
Temos uma infinidade de peixes nativos de grande interesse e por veze não damos o devido valor ou mesmo me interessamos por eles.
Tentarei achar tempo para me interessar e aprender sobre os killies. Wink

Alô!

Não estou certo das espécies existentes em Belo Horizonte, mas se você for experimentar molhar umas redes em algumas poças de água de certeza que vai encontrar killies.. provavelmente Simpsonichthys e Rivulus (se encontrar deste diga-me... sou louco por eles!!! affraid Very Happy )

Há um grande grupo de killiófilos no Brasil... se você quiser eu posso indicar-lhe como os encontrar.

Um abraço

Ricardo Nuno Santos

tioayres

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Já sabia que mais cedo ou mais tarde cá vinha ter :D   Qui 02 Jul 2009, 14:59Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Ricardo Santos escreveu:
Não estou certo das espécies existentes em Belo Horizonte, mas se você for experimentar molhar umas redes em algumas poças de água de certeza que vai encontrar killies.. provavelmente Simpsonichthys e Rivulus (se encontrar deste diga-me... sou louco por eles!!! affraid Very Happy )
Quem sabe um dia eu chegue a caçar/percar alguns aqui na Capital das Alterosas (Região de Montanhas = Alterosas) Não temos mar por aqui.

Citação :
Há um grande grupo de killiófilos no Brasil... se você quiser eu posso indicar-lhe como os encontrar.
Esse seria um deles? Gleidson Magno - Moderador do VR

Rodolfo Silva

MensagemAssunto: Re: Já sabia que mais cedo ou mais tarde cá vinha ter :D   Qui 02 Jul 2009, 15:05Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Viva Ricardo

Sim de facto é verdade alias estes acho que são mesmo do Filipe que eu com nomes sou distraído

E além dos daqui da zona tambem tenho o Cabaços nas Caldas que em ultimo caso telefono lhe para me ajudar de qualquer maneira todas as ajudas são bem vindas e como o forum serve para isto mesmo vamos sempre trocando ideias e fazendo perguntas ou respondendo no que puder mos

Abraço

Paulo

Gostos : 57

MensagemAssunto: Re: Já sabia que mais cedo ou mais tarde cá vinha ter :D   Seg 05 Out 2009, 12:46Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

olá Rodolfo,
e então os teus 'killis' Very Happy Very Happy

AquaBen

Criador

Nome Real : José Bentes
Gostos : 39

MensagemAssunto: Re: Já sabia que mais cedo ou mais tarde cá vinha ter :D   Ter 06 Out 2009, 01:38Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Boas
Bem vou aproveitar este tópico para “relembrar” que está já aí o maior evento de aquáriofilia em Portugal e se querem mesmo dar uma espreitadela no “Mundo dos Kllis” não percam esta oportunidade…

http://www.peixefauna.com/eventos-e-convivios-f22/ix-convencao-internacional-apk-t1589.htm

Um abraço, até breve

-- Assinatura --
José Bentes
APC"134"; APK "214"
https://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Júlio Maia

Membro Ouro
Membro Ouro

Nome Real : Júlio Maia SHARKman
Gostos : 35

MensagemAssunto: Re: Já sabia que mais cedo ou mais tarde cá vinha ter :D   Qui 07 Out 2010, 00:21Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

São giros e muito interessantes

Aquele abraço Júlio maia SHARKman

Júlio Maia

Membro Ouro
Membro Ouro

Nome Real : Júlio Maia SHARKman
Gostos : 35

MensagemAssunto: Re: Já sabia que mais cedo ou mais tarde cá vinha ter :D   Qui 07 Out 2010, 00:21Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

São giros e muito interessantes

Aquele abraço Júlio maia SHARKman

Já sabia que mais cedo ou mais tarde cá vinha ter :D

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Outras Espécies :: killies-