Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

 

Lojas-A diferença entre Boas e Más

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

David Nunes

Membro Prata
Membro Prata


Localização : Viseu
Mensagens : 1012
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 24


MensagemAssunto: Lojas-A diferença entre Boas e Más   Qua 20 Maio 2009, 10:36Responder ao tópico

"O mal dos negócios especializados, como computadores, jóias ou peixes tropicais, é que é muito fácil enganar os clientes que não possuem conhecimentos técnicos para se protegerem da falta de escrúpulos. "

Felizmente, existem diversos processos de ajudar o cliente a formar a sua opinião sobre o vendedor, e os mais importantes são os seguintes:

1.Os aquários com peixes para venda deverão ser sempre de grandes dimensões. Num aquário grande, os peixes podem parecer em menor número, podendo dar a impressão de que o vendedor não dispunha de um bom sortido para escolha. Mas os peixes estarão saudáveis--e isso é que importa.
Do ponto de vista do vendedor, o aquário pequeno reduz as suas despesas, torna mais fácil e rápida a apanha dos peixes e proporciona uma melhor «exposição», quando se vêem muitos peixes apinhados em vez de se encontrarem dispersos em grandes volumes de água. Mas o comprador fica prejudicado, pois os peixes conservados nessas condições ficam enfraquecidos e, por isso, sujeitos a adoecer, a menos que sejam retirados rapidamente.

2.Os peixes deverão ser isolados antes da venda. O isolamento dos peixes antes da venda é um serviço que um bom vendedor presta sempre. Isto porque os peixes podem ser portadores de doenças ou estar efermos, de modo que uma quarentena de alguns dias é uma verdadeira salvaguarda.Claro que isto também requer paciência do cliente
Se os peixes forem originários de meios pouco conhecidos, é necessário um período muito maior. É importante verificar até que ponto é considerada a questão do isolamento; os conselhos são uma coisa, uma atenção regular e conscienciosa é outra.
A pressão dos próprios compradores, que querem "qualquer coisa barata" e que comparam os peixes principalmente na base do preço, tornou este serviço muito difícil de manter, mas ainda há alguns vendedores firmes que o prestam. A alternativa consiste em passar o encargo ao cliente (que quer tudo barato) e fazê-lo comprar um aquário para fazer a quarentena à sua custa.

3.Perfeição geral. Além do aspecto óbvio de manter os aquários limpos, o bom vendedor dar-se-á ao trabalho de igualizar as temperaturas da água antes de passar is peixes de um aquário para outro. Isto poderá parecer um ponto pouco relevante, mas o comprador experiente conhece a sua importância. Não deverá existir uma diferença superior a 2ºC quando os peixes forem mudados de uma água para outra. Também aqui existe diferença entre o vendedor que presta um bom serviço e aquele que não se incomoda quando o cliente não está a olhar.

4.Cuidados especiais. Quantas redes usa o vendedor para apanhar os peixes? Cuidado com aquele que usa só uma; Permitindo que qualquer doença seja transferida de um aquário de exposição para outro.
O vendedor utiliza sempre o mesmo recipiente para guardar os peixes antes de os transferir para o saco de plástico que o comprador leva para casa, contendo todas as doenças da loja?
O vendedor aprecia e conhece os seus peixes? Ou apanha na rede uma massa de criaturas que se retorcem, indefesas, sufocadas, aflitas e esmagadas, e depois apanha calmamente uma delas com a mão? A temperatura do corpo de um peixe é baixa. Tocar-lhe com a mão (a cerca de 37ºC) equivale a tocar-lhe com um ferro de engomar. O vendedor alimenta regularmente seus peixes? E com alimentos variados? Muitos são os sinais que denunciam um vendedor desinteressado, e, por isso, pouco satisfatório.

Conclusão: O vendedor deverá ser um especialista, conhecedor do seu trabalho, e consciencioso, não aceitando reduções das despesas diminuindo por consequência a qualidade. É por isso que todos nós devemos adquirir os nossos peixes em lojas que certifiquem a sua qualidade desde as condições das suas instalações à qualidade dos serviços do seu fornecedor. Será preferível adquirir um peixe por menos €0,50 numa loja em que não exista higiene, e qualidade de vida para os animais? É claro que não!

Adaptado da obra de Reginald Dutta em Aquapexi.com.sapo.pt


Última edição por Rui Bacelar Olivera em Seg 21 Jan 2013, 02:22, editado 1 vez(es) (Razão : Update)
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Joao Magalhaes

Membro
Membro


Localização : Maia
Mensagens : 140
Data de inscrição : 25/05/2008
Gostos : 2


MensagemAssunto: Re: Lojas-A diferença entre Boas e Más   Qua 20 Maio 2009, 12:21Responder ao tópico

Belo artigo!
Embora ache que alguns desses cuidados são um pouco exagerados, se os nossos lojistas tivessem metade desses mesmos cuidados, era uma maravilha!

O problema das nossas lojas ainda não chegou a esses víveis de exigência, ainda andam muito a baixo!

Problemas frequentes nas nossas lojas:

Água em más condições;
Peixes mal catalogados ou sem catalogação
Espécies incompatíveis no mesmo aquário
Má aclimatização
Peixes hibridos ou fabricados em laboratório
E um dos problemas mais comum: falta de formação e gosto por parte de quem está a servir o cliente!

Existem mais, mas estes são comuns a uma maioria.

abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Nuno Duarte

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna


Nome Real : Nuno Duarte
Localização : Soalheira e Viseu
Mensagens : 3372
Data de inscrição : 25/05/2008
Gostos : 79


MensagemAssunto: Re: Lojas-A diferença entre Boas e Más   Qua 20 Maio 2009, 14:05Responder ao tópico

Boas David.
mais um excelente artigo aqui postado por ti.
De facto tudo o que tu e o João dizem é verdade, e trazendo isso para a realidade da nossa Zona "viseu", então ainda mais se nota, pois por vivermos no interior ainda parece que essa falta de conhecimento cuidados ainda se nota mais, falo neste caso e só apenas nas lojas de aquariofilia.
Qual aclimatização qual que é "vira pa dentro", e depois o que se vê!!! peixes mortos nas lojas.
Hà muito pouco tempo cheguei a um loja e vi uns SAE's, bem fiquei entusiasmado com os bichos pois andava a meses a procura deles mas logo por azar o aquario onde eles tava tinha varios peixes mortos. O homem que estava lá disse-me que não havia problema com aqueles SAE, pois os doentes ja tinham morrido todos e aqueles tinham sobrevivivo, logo podia-os levar à vontade, nem queria acreditar no que estava a ouvir e para colmatar, ainda me disse que aqueles chamavam-se limpa vidros, Evil or Very Mad .
Apenas para terminar, não sou capaz de comprar um peixe numa loja, os que tenho vieram todos de amigos, e da Malasia mas essa é outra historia, para recordar.

-- Assinatura --
Montagens:
DragonRoot II
Voltei novamente
Corysland
Dragonroot I

Se queres que comentem o teu tópico, tenta comentar o dos outros membros Wink
AdminístradorPeixeFauna
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Rodolfo Silva

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna


Nome Real : Rodolfo Silva
Localização : Entroncamento/Caldas da Rainha
Mensagens : 3527
Data de inscrição : 04/01/2009
Gostos : 143


MensagemAssunto: Re: Lojas-A diferença entre Boas e Más   Qua 20 Maio 2009, 23:24Responder ao tópico

Quanto as lojas já esta quase tudo dito

Posso acrescentar e para não dizerem que sou sempre o mau feitio Smile ainda se aproveitam umas 2 ou 3 lojas pelo menos 2 aqui na minha zona

Bom Nuno quanto a Malasia queres tu dizer para não recordar lol

Abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Filipegomes

Membro
Membro


Localização : Penafiel
Mensagens : 228
Data de inscrição : 02/04/2008
Gostos : 1


MensagemAssunto: Re: Lojas-A diferença entre Boas e Más   Qui 21 Maio 2009, 10:51Responder ao tópico

De facto esta um artigo, eu pessoalmente tenho a possibilidade de "trabalhar" com um importador de peixes sul americanos e so destes e os peixes estao sempre em quarentena, depois cada aquario é preparado antecipadamente para receber os mesmos peixes, e estou a falar nao so de discus como locaredeos, corydoras, cardinais...enfim montes de peixes...
Depois tenho uma loja que me compra alguns peixes e esses quando vao para a loja estao em excelente estado tanto que ele so me compra todas as semanas os peixes devido ao facto de eles estarem bem acondicionados e chegarem em bom estado ao cliente final, ou seja, a nós...
Por isso devemos ter atençao sempre as condiçoes dos peixes e os logistas, na sua maioria so pretendem fazer dinheiro, mas por vezes so o fazem uma vez porque da proxima o cliente nao aparece...

Não quero fazer publicidade a mim longe disso nem que sou melhor que os outros, so sei que na sua maioria os logistas nao querem saber das condiçoes dos peixes....

P.S. Neon tetra é um "cliente" meu neste momento esta aguardar peixes, pois estavam de quarentena e nao saiem peixes sem a devida quarentena e sem garantias...podem ser caros mas valem a pena...
desculpem se me afastei do tema...
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Avifauna

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Souto- Santa Maria da Feira
Mensagens : 34
Data de inscrição : 29/04/2008
Gostos : 0


MensagemAssunto: Re: Lojas-A diferença entre Boas e Más   Qui 21 Maio 2009, 16:04Responder ao tópico

Hummm!! Interesante Artigo ,,,, mas !!!!!! nem todos somos Iguais
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Luis Pais

Membro
Membro


Nome Real : Luís Pais
Localização : Viseu
Mensagens : 624
Data de inscrição : 20/05/2009
Gostos : 1


MensagemAssunto: Re: Lojas-A diferença entre Boas e Más   Qui 21 Maio 2009, 16:33Responder ao tópico

Excelente post David!!

De facto, concordo plenamente com voces,então aqui na nossa zona (Viseu) nem vale a pena falar...Ha lojas que deixam muitissimo a desejar, mas nem todas são iguais pois também há lojistas de muita confiança :cheers:

Abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo 

David Nunes

Membro Prata
Membro Prata


Localização : Viseu
Mensagens : 1012
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 24


MensagemAssunto: Re: Lojas-A diferença entre Boas e Más   Dom 24 Maio 2009, 20:44Responder ao tópico

Viva,

Quero deixar bem claro que postei aqui este artigo por ser interessante e não para criticar qualquer loja!!!
Por isso podem parar com as ameaças de Morte lol!
Tambem concordo que algumas destas "regras" são exageradas!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Panther

Recém chegado
Recém chegado


Nome Real : Patrícia
Localização : Seixal
Mensagens : 23
Data de inscrição : 22/08/2009
Gostos : 1


MensagemAssunto: Re: Lojas-A diferença entre Boas e Más   Sab 22 Ago 2009, 15:48Responder ao tópico

Os que vejo sofrerem mais em lojas é os famosos Kinguios e os Bettas.

Os primeiros, ainda existe a ideia de que vivem lindamente num globo de 5l.
Já tive que intervir numa compra a que estava a assistir, porque a compradora mencionou que caso os peixes que estava a comprar morressem como os anteriores, iria pedir o dinheiro de volta, etc etc. Questionei qual a litragem do aquário e condições e surgiu a resposta mágica "golobo!". Pois bem, eu é que me interessei no assunto e eu é que tentei esclarecer a pessoa explicando os contras dessas condições e mencionando quais as aconselháveis. Durante todo o tempo que tentei ajudar, os funcionários da loja simplesmente iam ouvindo, como se fosse a primeira vez que soubessem de tal coisa Shocked

Para piorar, a mesma dita loja que felizmente nunca se tinha lembrando dos Bettas, tem-nos agora em globos pale E como parece que voltaram de novo à moda, já os tinha visto noutra loja que até nem se justifica devido aos conhecimentos que sei que têm, mas lá estão os desgraçados, ainda por cima como estão com um problema de algas...

Fico um pouco baralhada com o que vem descrito na lei, porque fala no facto dos peixes vermelhos não poderem estar em globos, quando nenhum peixe devia estar, assim como não haver proibição dos globos serem vendidos para esse fim. Relativamente aos Bettas, acho que só dá para pegar na questão de não terem água quente, mas vou tentar na mesma que deixem de os vender, através de reclamação no livro.

Claro que existem boas lojas, infelizmente raras.
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Rui Antunes

Membro
Membro


Nome Real : Rui Antunes
Localização : agualva-cacem
Mensagens : 708
Data de inscrição : 30/08/2009
Gostos : 46


MensagemAssunto: Re: Lojas-A diferença entre Boas e Más   Dom 06 Set 2009, 19:37Responder ao tópico

boas
recentemente tive uma calorosa discução com um logista á serca deste assunto
e quando chegou áos bettas ainda foi pior já que o homem teima-va em dizer que éra mesmo assim que os bettas eram criados para viver dentro daqueles espaços, e tem-nos confinados em copos com menos de 1/2 litro de agua
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Sakura

Membro
Membro


Localização : Bombarral
Mensagens : 70
Data de inscrição : 09/04/2013
Gostos : 2


MensagemAssunto: Re: Lojas-A diferença entre Boas e Más   Ter 09 Abr 2013, 22:26Responder ao tópico

Boas!!!

Obrigado pelo post! Sou muito novata nestas andanças, mas pouco a pouco tenho-me apercebido que muitos dos erros que acabo por cometer ocorrem por maus conselhos de vendedores pouco informados! Regra base para mim: nunca compro em lojas com peixes mortos e com aqueles aquários minúsculos com 30 peixes lá dentro!

Estavam a falar dos aquários redodndos... pois bem, encontri uma loja com bettas em copos... enfim dá vontade de bater em alguém...
Voltar ao Topo Ir em baixo 

claudiabrigolas

Recém chegado
Recém chegado


Nome Real : Claudia Brigolas
Localização : Loures
Mensagens : 17
Data de inscrição : 18/06/2013
Gostos : 3


MensagemAssunto: Re: Lojas-A diferença entre Boas e Más   Dom 23 Jun 2013, 12:17Responder ao tópico

E lojas assim de confiança na zona de Lisboa? há algumas??
Voltar ao Topo Ir em baixo 

xandre

Membro
Membro


Nome Real : celso
Localização : Funchal
Mensagens : 705
Data de inscrição : 24/06/2011
Gostos : 90


MensagemAssunto: Re: Lojas-A diferença entre Boas e Más   Dom 23 Jun 2013, 12:32Responder ao tópico

boas

bom artigo

claudia nao quer dizer por haver um palhaço que os outros tanbem sejam, claro que existe boas lojas apesar de nao ser de lisboa.
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Renato MS

Membro
Membro


Nome Real : Renato
Localização : Campo Grande - MS
Mensagens : 297
Data de inscrição : 21/01/2013
Gostos : 3


MensagemAssunto: Re: Lojas-A diferença entre Boas e Más   Dom 26 Out 2014, 22:11Responder ao tópico

O problema de acondicionamento para comercialização dos peixes vem também nas estruturas anteriores as lojas.

Vi uma reportagem daqui do Brasil de criadores de bettas no interior de Minas Gerais (youtube), onde vi o inacreditavel acomodaram um betta em menos de um litro de água num saco plástico amarrado e juntaram uns 100 sacos desses num saco plástico maior também amarrado todos sacos inflados com ar. Isso tudo para sairem para localidades além da própria capital do estado, que pelo visto durante o dia (a sol). Isso era para machos como para fêmeas. Isso é revoltante.

Espero que essa situação seja uma casualidade não uma regra.
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Conteúdo patrocinado





MensagemAssunto: Re: Lojas-A diferença entre Boas e Más   Responder ao tópico

Voltar ao Topo Ir em baixo 

Lojas-A diferença entre Boas e Más

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Dúvidas e Perguntas-