Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Akadama - Dúvidas na escolha

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Hugo Saldanha

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Akadama - Dúvidas na escolha   Qui 19 Maio 2011, 10:37Responder ao tópico

Boas,

Tenho estado a pesquisar acerca do material que irei usar na próxima montagem e estou na dúvida em relação ao substrato que irei utilizar.
Gostava de experimentar Akadama, antes de me aventurar em substratos mais €laborados...

Por isso, gostava de receber o vosso feedback sobre a Akadama. Qual a granulometria ideal? Quais as suas vantagens para o desenvolvimento da flora?

Toda a ajuda será bem vinda Wink

Obrigado.

Abraço

Joao_Costa

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : João Costa
Gostos : 40

MensagemAssunto: Re: Akadama - Dúvidas na escolha   Qui 19 Maio 2011, 12:01Responder ao tópico

Boas,

Hugo que espécies vais ter nesses projectos? Escolho sempre em função da fauna/flora.
Ao nivel da minha experiencia, ja usei mto akadama mas cheguei à conclusão que para as plantas que uso até os inertes são suficientes sem fertilização ou Co2. Plantas = Anubias, Cryptocorines, vallisnerias. Fetos de Java só com a Akadama consegui bons resultados.

Akadama nunca tive problemas, tive mesmo um aqua montado 3 anos com ela.
Como sempre tive invertebrados ela não ficou no estado "lama" como alguns contam que fica passado algum tempo os aquarios ficavam. Acredito que sim com peixes. Camarões não tive problemas. Usei a akadama especial mais fina e as plantas estavam sempre impecaveis.

Subs Inertes, tem sido a minha opção para os novos aquarios. Sem stress. Tens o JBL Manado mto bom e acessivel €€, eu compro areão escuro inerte. Unica coisa que tens que ter em conta é a qualidade da agua basicamente. Ha pros e contras os inertes .... acho que cada um tendo em conta a sua experiencia deve optar. Falo de uma solução mais barata com inerte, claro que se fosse patrocinado teria outras escolhas LOL

Ada uso Amazonia II, caro mas impecavel. Fiz 1 teste com ele apenas e para plantas é um poço de nutrientes, demora a ciclar mas tem propriedades que mtos poucos substratos têm. Neste caso do Amazonia faz descer as durezas da agua o que é excelente para algumas especies.

Abraço

João

Hugo Saldanha

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Akadama - Dúvidas na escolha   Qui 19 Maio 2011, 12:18Responder ao tópico

Boas João,

Em termos de fauna, ainda não sei, mas talvez mantenha a que tenho agora, uns reds, guppys, corydoras...

A minha ideia era tentar fazer um plantado a sério, mas estilo nature. E precisava de um substrato que me ajudasse com as plantas. O que tenho é quase rolado e as plantas de tapete vingam com muita muita dificuldade.

Queria tentar um tapete de Cuba, de Glosso ou até mesmo de Parvula. E para estas plantas a escolha do substrato é meio caminho andado para o sucesso.

Conheço o JBL Manado, mas a sua cor não me atrai mesmo nada. Se fosse castanho ou preto seria fantástico.

Também já pensei no ADA que falas, seria um grande investimento e tenho receio que possa não correr bem, por isso é que preferia experimentar algo diferente antes de me aventurar nesses.

Também existe o AquaSoil da TMC, muito bonito e aparentemente similar ao ADA, contudo ainda consegue ser um pouco mais caro...

Abraço

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Akadama - Dúvidas na escolha   Responder ao tópico

Akadama - Dúvidas na escolha

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Plantas :: Substratos e fertilização-