Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

CARAMUJOS MARRONS - PROLIFERAÇÃO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

eduamsouza

Membro
Membro

Nome Real : Eduardo Américo
Gostos : 0

MensagemAssunto: CARAMUJOS MARRONS - PROLIFERAÇÃO   Qua 11 Maio 2011, 00:48Responder ao tópico

Boa Noite Pessoas e colegas de Aquarismo.

Venho por este esclarecer um tema que não é novidade para ninguém, são os caramujos marrons que aparecem no aquário de alguns aquaristas. Estou tendo esse tipo de problema (1ª vez) e não achei muita coisa sobre eles, as poucas informações que consegui, são um tanto superficiais e não me atenderam.

Estou tendo esse problema coincidentemente após a inserção de novas plantas (rabo de raposa) que introduzi no aqua após lavada no tanque.

Vou tentar ser direto nas dúvidas fazendo as perguntas abaixo que poderão ser respondidas de forma prática:

- Esses caramujos causam algum problema para peixes, ampulárias, camarões fantasmas, Plantas e humanos?

- Percebi que eles se reproduzem muito rapidamente, existe algum controle eficaz (sem remédios) que possa combater eles?

- Ao retirá-los manualmente do aquário, devo colocar as mãos ou usar alguma pinça / ferramenta?

- Perdi alguns peixes no mesmo período da aprição desses, será que existe alguma relação?

- Minhas plantas tem aparecidas recortadas nas folhas, será que foram eles os causadores?

Obrigado!

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: CARAMUJOS MARRONS - PROLIFERAÇÃO   Sex 13 Maio 2011, 00:17Responder ao tópico

Não sei bem a que espécie de caramujos te referes, mas penso serem fisias pelo que dizes, não há grande problema para além da grande proliferação que têm, claro que não são agradáveis de ver a passear pelo aquário, mas não fazem mal aos peixes e só se tiveres plantas com folhas mais macias elas podem comer alguns pedaços, podes retirá-las à vontade, elas colocam milhares de ovos em pouco tempo, para acabar com elas podes usar botia palhaço, mas pode danificar algumas plantas ou caracois chamados de assassinos,Anentome Helena.

Francisco Ramalho

Júlio Maia

Membro Ouro
Membro Ouro

Nome Real : Júlio Maia SHARKman
Gostos : 35

MensagemAssunto: Re: CARAMUJOS MARRONS - PROLIFERAÇÃO   Sex 13 Maio 2011, 11:56Responder ao tópico

Vai pelas helenas, em 15 dias fiquei sem fisias nos meus aquarios.

-- Assinatura --
Aquele Abraço
Júlio Maia SHARKman

www.nadaveiro.pt

Administrador do Núcleo Aquariofilia Distrito Aveiro

renan ribeiro

Membro
Membro

Nome Real : renan ribeiro

MensagemAssunto: Re: CARAMUJOS MARRONS - PROLIFERAÇÃO   Ter 16 Ago 2011, 15:14Responder ao tópico

fiz um teste com uma fatia de cenoura, dizem q atraem esses caramujos indesejados. vamos ver se funciona, quanto a helena ta difiçil achar aqui por ond moro.

renan ribeiro

Membro
Membro

Nome Real : renan ribeiro

MensagemAssunto: Re: CARAMUJOS MARRONS - PROLIFERAÇÃO   Qua 17 Ago 2011, 21:20Responder ao tópico

problema resolvido com: Characidium fasciatum (peixe mocinha) coloquei no meu aqua e deu pra perceber q ele ataca mesmo os caramujos e ovas dos tals....

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: CARAMUJOS MARRONS - PROLIFERAÇÃO   Qua 17 Ago 2011, 21:27Responder ao tópico

Boas

Desconhecia essa do mocinha como voces lhe chamam.
Podes usar Os caracois Helenas oou as Botias, tambem fazem um belo trbalho.
Ha tambem o tratamento com quimicos um comprimido de Fluvermal por cada 100 litros de agua.

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA
http://viviparos.org

AdminístradorPeixeFauna

eduamsouza

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: CARAMUJOS MARRONS - PROLIFERAÇÃO   Seg 13 Fev 2012, 14:08Responder ao tópico

Boas!!

Depois de muito tempo com esses caramujos, cheguei a conclusão que irei desmontar o aquário todo e remontá-lo, só que gostaria de poder aproveitar o cascalho que já tenho aqui, como na época comprei 30 Kilos, e hoje está ao custo de 3,20 o Kilo, irei gastar uma grana sem poder se tiver que comprar tudo de novo, será que existe alguma forma de aproveitar sem ter esses caramujos de volta? Pensei em colocar em cima de um plático no quintal os 30 kilos desse cascalho para pegar sol, quem sab o calo irá matar todos os caramujos e ovos.... Porque são muitos, eu estou catanto cerca de 50 caramujos / dia. Alguém teria alguma outra sugestão de reaproveitar o cascalho?

vitorfranco

Membro
Membro

Nome Real : Victor Franco
Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: CARAMUJOS MARRONS - PROLIFERAÇÃO   Seg 13 Fev 2012, 15:06Responder ao tópico

uma panela de agua a ferver mata tudo

putogiro

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: CARAMUJOS MARRONS - PROLIFERAÇÃO   Seg 13 Fev 2012, 15:21Responder ao tópico

Boas
A linguagem às vezes pode ser uma barreira e induzir em erro, será que não podes colocar fotos desses caramujos, fiquei curioso.
De resto a unica maneira que conheço para aproveitares o areão é ferve-lo todo durante uns 5 min., mas atensão a como eles entraram no aqua, não foi com o areão, mas sim com as plantas, e provavelmente voltaram a entrar com as plantas, apesar que eu sou de opinião que as Helenas ou outro animal que combata os caramujos, é bom principalmente estando no aqua quando estes aparecem, não os deixando ficar em grande nº.
Já agora e uma foto/descrição do tal peixe mocinha, gostava de vêr.

eduamsouza

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: CARAMUJOS MARRONS - PROLIFERAÇÃO   Seg 13 Fev 2012, 16:21Responder ao tópico

Será que teria problemas em pegar uma panela grande da minha mãe e ferver nela? Porque eu acho que depois ela ficará com nojo de usar a mesma para cozinhar comida.. hehehehehe Very Happy

macabra1987

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Márcio Silva
Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: CARAMUJOS MARRONS - PROLIFERAÇÃO   Seg 13 Fev 2012, 16:40Responder ao tópico

A panela lavadinha fica como nova Very Happy

Se depois te voltarem a aparecer, na minha opinião deves usar botias em vez de helenas. As helenas reproduzem-se muito rápido. Acabas com um problema e ficas com outro...

cumps

putogiro

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: CARAMUJOS MARRONS - PROLIFERAÇÃO   Seg 13 Fev 2012, 20:28Responder ao tópico

macabra1987 escreveu:
A panela lavadinha fica como nova Very Happy

Se depois te voltarem a aparecer, na minha opinião deves usar botias em vez de helenas. As helenas reproduzem-se muito rápido. Acabas com um problema e ficas com outro...

cumps

Boas
Desculpa, mas tenho Helenas há mais de 2 anos e nunca tive nenhum problema por elas se reproduzirem muito, aliás como são predadoras/carnivoras, quando a "caça" diminui elas deixam de se multiplicar.
Posso dizer que já tive um aqua com Helenas e que ao fim de algum tempo já não tinham alimento (caracois), e durante meses nunca vi nenhuma pequena. A dada altura decidi passar aquele aqua para reprodução de apistos e como tal tirei todas as Helenas que vi, até remexi o areão, um mês depois já tinha outra vez melanoides e umas 10 helenas minusculas. Não sei porquê mas as helenas só nasceram, quando voltaram a ficar em minoria.
Quanto aos Bótias, eles crescem e depois é vê-los a arrancar as plantas, porque são um bocado brutos e continuam à procura de caracois.
Mas são opções.

CARAMUJOS MARRONS - PROLIFERAÇÃO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Invertebrados :: Caracóis e outros-