Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

The Destiny Forest

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem

Fábio.R

Membro
Membro

Nome Real : Fábio
Gostos : 15

MensagemAssunto: The Destiny Forest   Dom 08 Maio 2011, 01:43Responder ao tópico

The Destiny Forest

Boas pessoal

Chegou a altura de vos mostrar o meu mais recente trabalho no mundo da aquariofilia.
Decidi desmontar o layout que tinha pois o aquario estáva a descambar para o pior, uma coisa que nao aconselho mesmo, é a areia de silica, as algas nao adoram, amam a areia de silica pois liberta silicatos em grande escala e no meu caso como tinha a parte da frente toda era um exagero!
Sendo assim desmontei o que tinha e foi maos á obra!
Estive a demontar o aquario desde as 10.30 da amanha até as 19H da tarde, so ai fiquei exausto! :-D

Ulizei produtos da ELOS com substrato principal da ADA.
O aquario é com os peixes anteriores e os camaroes mas ainda penso colocar mais 2 otos e quem sabe 4 corydoras julli!

Step By Step

Bem finalmente cheguei á montagem.

Aqui o aquario limpinho e pronto para receber o ELOS Terra Zero.

Aqui o aquario já com o ELOS Terra Zero.

Bem aqui tenho dizer que o Elos Bottom Mineral surpreendeu-me pela positiva!
Ao contrario da Tropica acho a Elos Bottom Mineral mais eficaz, ou seja, a tropica tem a aparencia tipo pó com algumas areias maiores, já o Elos Bottom Mineral nao. É feito de uma especie de pedras e o que notei é que ainda estáva humido.
Por ter essas especies de pedras a meu ver as raizes irao crescer melhor pois ajuda no enraizamento das mesmas.

Eu aqui aproveitei o substrato principal o maximo que consegui, mesmo assim deu para cobrir grande parte da Elos Bottom Mineral!

Optei aqui por nao deixar o Elos Bottom Mineral junto ao vidro apenas mas ficar bem esteticamente quando aguem for a casa! :-D
Substrato da ADA já colocado!

Aqui o hardscape já montade e pronto para a plantação.
Escolhi um layout centrar pois acho que favorece mais o aquario neste ponto!

O musgo nos troncos acho que ficou muito bom, quando ganhar mais algum volume, vai ficar com um aspecto muito bonito a meu ver!

A planta "cuba", é muito bonita e aconcelho MAS...............Dá muito trabalho, chegui a um ponto que cabecadura.lol

A "cuba"já plantada!
Pelo que li dizem que é preciso isto e aquilo, o que acho é que ela se desenvolve bem em luz moderada a intensa se adicionar CO2 fica com um aspecto muito melhor, já quando dizem que é de dificil so concordo que seja dificil a fazer a plantaçao e a dividi-la quando vem no vaso mas vamos espera para ver o que sai daqui!

Um close da "cuba" plantada!

O quario já cheio, a agua ainda um pouco turva mas deve melhorar como no meu anterior aquario!
Guardei água do aquario anterio e o filtro esteve em funcionamento num balde onde tambem ficarram os peixes e os camaroes!
Assim consegui passar os peixes sem baixes para a nova "casa".

Nao mostei a plantar as Rotalas Rotundifolias,as Bacopas compactas, Staurogyne Sp e as anubias mas tao lá.lool
A unica planta que nao coloquei aqui do aquario anterior sao as eleocharis acicularis mas estou a pensar ainda colocar mas ainda nao me deu para ver onde vai ficar, talvez no meio dos troncos?O que acham?

A ideia é que a "cuba" compacte até a cima e a Staurogyne Sp fique a fazer metade das pedras!
Estou á espera da Rotala Green para colocar tambem pois quero fazer um mix da Green e da Rotundifolia.

So para terem a noçao do tempo que estive a fazer isto, começei as 10:30 da manha do dia 6 de maio e acabei as 8:30 do dia 7.
Andava mais morto que vivo! :crazyeyes:

Aqui fica o Setup:

The Destiny Forest

Aquarium
80x40x50cm

Filter
JEBO 803 900L/H

Heater
AquaPro de 200W

CO2
Caseiro- por enquanto

Lights
lampadas T8 de 3x20W
lampadas T5 2x39

Substract
Elos Terra Zero
Elos Bottom Mineral
ADA Aquasoil

Hardscape
Troncos de Videira
Pedras Xisto

Moss
Vesicularia dubyana

Plants
Hemianthus Callitrichoides "cuba"
Staurogyne Sp
Rotala Rotundifolia
Bacopas compactas
Anubias Nana
Rotala Green

Fishes
Neons Verdadeiros
Otocinclus Affinis

Invertebrates
Red Cherry

Espero que gostem e comentem!

Fábio.R

Ricardo Isidro

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: The Destiny Forest   Dom 08 Maio 2011, 14:14Responder ao tópico

Boas,

Muito porreiro, o trabalho de hardscape ficou irrepreensível. E a escolha das plantas também gostei muito. Agora é deixar isso desenvolver.
O Co2 pressurizado acho que era uma aposta muito boa.
Em relação a eleocharis acicularis, acho que não é a melhor aposta, pois cresce um bocado em altura, no sitio que pensavas por acho que ficava porreiro mas a Parvula, também não dá para ver bem onde plantas-te a staurogyne, e ai já tas a trabalhar com 3 plantas de tapete caso a staurgyne não cresça para cima.

Fábio.R

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: The Destiny Forest   Dom 08 Maio 2011, 20:24Responder ao tópico

Boas

Ricardo Isidro

O co2 pressurizado acho que vai ser bom para o aquario mas ainda nao tenho dinheiro suficiente, talvez daqui a uns meses e tambem ainda nao sei onde posso recarregar o garrafa!
Sobre a acicularis ela comigo nao cresceu muito e tambem com umas podas ela mantinha, mas a minha preocupaçao é a eleocharis ocupar a parte da cuba e isso nao queria!
A Staurogyne está atraz da primeira pedra do lado esquerdo, da para ver um pouco e junto ao tronco do lado direito.

abraço

nelsomsdias

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: The Destiny Forest   Seg 09 Maio 2011, 19:55Responder ao tópico

ola
podes sempre adicionar co2 modo caseiro
nao é tao constante mas é baratissimo
com 1 euro tens co2 pra 1 a 2 meses Smile

clica aqui
ou
aqui

espero ter ajudado

cumps

Fábio.R

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: The Destiny Forest   Ter 10 Maio 2011, 02:09Responder ao tópico

Pois eu sei e uso caseiro e por nao ser tao constante é que quero algo que me de alguma segurança!

Como acham que se deve plantar a cuba?aos molhos ou em pes?

abraço

nelsomsdias

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: The Destiny Forest   Ter 10 Maio 2011, 05:03Responder ao tópico

sempre a plantei aos pes
da muito trabalho pe a pe mas mais rapido fecha em tapete cerrado ... minha opiniao:)

nunobaeta

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: The Destiny Forest   Ter 10 Maio 2011, 11:28Responder ao tópico

Olá Fabio,
Na minha opinião, e segundo os resultados que tenho obtido, plantas-te bem a cuba aos molhos.
Acho é que deves investir num sistema de CO2 pressurizado (garrafa etc).
Num espaço de um mês tens ai um belo tapete e bem compacto.
Na frente do meu aqua antes da poda chegou a ter 5cm.

Espero ter ajudado

Abraço

Vera Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: The Destiny Forest   Ter 10 Maio 2011, 12:14Responder ao tópico

Huuuuuummmmmmm! Que coisa, tenho a dizer-te que tens um tópico como eu gosto! Muito explicativo, muito bem organizado, como eu adoro! Creio que te estás a habilitar a uma surpresa qualquer dia, quem sabe, até do nome gostei! Bem já falei demais da conta como dizem os nossos amigos brasileiros! Realmente não tenho palavras, sou daquelas pessoas que me preocupo com layout's para os peixes se sentirem bem, portanto plantados costumo dizer que não são a minha praia mas adoro vê-los! Vou acompanhar atentamente, Parabéns, vai actualizando sempre organizadinho, que é assim que deve de ser!
Wink

Fábio.R

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: The Destiny Forest   Ter 10 Maio 2011, 18:45Responder ao tópico

Boas pessoal

nelsomsdias e nunobaeta

Eu sei que da trabalho mas pelo que li ela plantada em molhos a planta na parte centrar irá subir e nos lado irá andar em cima do substrato.
É verdade?
Quanto ao co2 tenho de ver as finanças, nao é facil pagar logo 170€.

Vera Santos

Obrigado pelos elogios Vera.
Eu tentei construi algo em que os peixes e camaroes se sintam bem mas ao mesmo tempo fazer um bom layout e pelo que já me disseram está bem conseguido!

Sobre outro assunto e um problema, nao tenho KH. Estáva a 0 ontem.e ontem de noite coloquei co2 com difusor e hoje o ph estava a 5.coloquei bicarbornato de sodio e ph 6.5 e kh a 2.
Parece que ainda vou ter de adicionar bicarbornato por uns tempos até tudo se estabilizar!

O que nao percebo e se me poderem explicar é o seguinte:
No outro aquario que tambem tinha co2 e estava plantado, tinha o kh a 0 ou 1 e o ph mantinha-se a 6.5, porque?

Obrigado

abraço

Ricardo Isidro

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: The Destiny Forest   Ter 10 Maio 2011, 21:59Responder ao tópico

Boas Fábio,
Na minha opinião acho que a eleocharis não vai deitar runners tão rapidamente como a cuba. A cuba desenvolve-se rápido se o ambiente for favorável.
Quanto ao plantar em molho e a pé, eu planto a pé, dá mais trabalho, mas se for em molho como no teu caso e que até não está muito espaçado, acho que vai fechar em menos de 1 mês. Com a luz que tens, Co2 ela não vai ganhar tendência de crescer para cima.
Eu de momento estou a manter cuba num aqua com 15L, não fertilizo nem tenho Co2 e ela está a crescer razoavelmente bem, lenta, mas bem.

Rogério Simões

Nome Real : Rogério Simões
Gostos : 135

MensagemAssunto: Re: The Destiny Forest   Qua 11 Maio 2011, 07:14Responder ao tópico

Parabéns lindo gostéi muito da posição dos troncos ficou 5* agora é deixar crescer e ver isso com uma bela carpete de cuba Smile

CleeberF

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: The Destiny Forest   Qua 11 Maio 2011, 19:59Responder ao tópico

Parabens , Pelo Trabalho .
Vai postanda as fotos Da evolução do Aquario Aqui !!

Fábio.R

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: The Destiny Forest   Qua 11 Maio 2011, 23:44Responder ao tópico

Boas pessoal

Obrigado pelos elogios, em breve actualizaçoes!

abraço!

Fábio.R

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: The Destiny Forest   Sex 13 Maio 2011, 02:48Responder ao tópico

Boas pessoal

Aqui vai uma fotos!

Uma de lado, sei que a agua está turva ainda mas foi antes da TPA, agora está bem melhor!

Aqui a flor da anubia, gostei muito do efeito, tenho mais duas quase a ficarem assim e uma ainda a se formar!

Esta é de frente,acho que ainda nao se nota muito a evoluçao!

O musgo está a ficar com ciano e acho que vou tratar com eritromicina se nas proximas TPA nao se resolver!

E agora um pequeno video!

http://www.youtube.com/watch?v=vuHCBlnEepg
Está meio atrapalhado mas é como saiu, tambem nao tenho maquina para isto! Sad

Espero que gostem e comentem!

abraço

nelsomsdias

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: The Destiny Forest   Sex 13 Maio 2011, 04:09Responder ao tópico

ola , ja se nota algum crescimento em algumas plantas

a cuba com pouca luz , crescera pra cima, com boa luz , tera tendencia a espalhar se pros lados, fechando mais rapido, com o co2 tende a crescer mais rapido , aliando boa iluminaçao comco2 e anda cresce melhor e mais bonita fechando um tapete mais rapido
nao achei n meu caso que planta la aos molhos fosse maior o seu crescimento , notei isso na parvula mas nao na cuba... plantei a minha estolho a estolho e levei horas a planta la , mas bem rapido se propagou por todos os lados porque tinha muito espaço por onde crescer e dai notou se bastante o seu crescimento, nao que tenhas feito mal....

o aqua esta cada vez mais bonito , penso que quando o musgo começar a crescer ira tapar te a, parece me ser , rottala pink , certo ? , porque o musgo ao crescer ira se espalhar por essa zona, ate pode ser essa a tua ideia.

como ja disseram parabens esta a ficar interessante

Fábio.R

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: The Destiny Forest   Sex 13 Maio 2011, 04:16Responder ao tópico

Boas

Vamos ver como cresce a cuba!
Antes de desligar as luzes estava a fazer perling por isso deve estar a andar bem!
Sim é a rotala rotundifolia!
Quanto ao musgo é que ele cresça e que faça com que tape alguma parte das plantas da parte de traz fazendo com que a "floresta" seja um segredo e apenas se veja pequenas partes, infelizmente acho que tenho ciano por isso terei de ver qual o melhor tratamento!

Acham que posso usar eritromicina com neons, otos e red cherry?

abraço

nelsomsdias

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: The Destiny Forest   Sex 13 Maio 2011, 04:36Responder ao tópico

as cianobacterias podem derivar de amonia alta , fraca filtragem ou pouca circulaçao na agua , mas quando as ciano bacterias estao ja em propagaçao , ja li que se deve cortar a circulaçao da agua pra nao se propagarem... por outro lado o teu aqua é recente , e tens feito tpa's com sinfonagem do fundo ? se sim uma causa talvez provavel seria das ciano terem vindo ja de outro aqua atraves de algum tronco ou mesmo da planta em si..ja as tive e cortei iluminaçao uns 4 dias , retirei a mao as possiveis e aoi fim de umas semanas sem quimicos la voltou tudo ao normal... nao gosto de quimicos no aqua dai o apagao e tal Smile
e por 3 ou 4 dias as plantas nao irao morrer ...

aqui tens um texto bem explicativo dos ques das ciano
talvez te ajude mais que eu lol

http://www.aquahobby.com/articles/b_ciano.php

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: The Destiny Forest   Sex 13 Maio 2011, 09:35Responder ao tópico

Boas Fábio,

Em primeiro lugar quero dar-te os parabéns pelo tópico, está muito bem estruturado e um passo a passo é sempre muito importante.

Em relação ao aquá, está mesmo muito bem conseguido, desde a escolha da flora, à disposição do hardscape. Só tenho uma pequena nota, se fosse a ti a dicionava mais algumas pedras Wink

Quanto à cuba, já se ve um bocadinho de crescimento. Agora resta esperar pela sua evolução, espero que corra tudo bem.

Falaste aí em CO2 pressurizado. É sem dúvida a melhor opção, é mais caro sim, mas compensa a médio-longo prazo.

Continua a colocar fotos desta pequena maravilha que estás a criar. E... boa sorte Wink

Abraço

Fábio.R

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: The Destiny Forest   Sex 13 Maio 2011, 19:40Responder ao tópico

Boas pessoal

Obrigado h_saldanha
Por equanto vai ser assim com o co2 tambem está a ir bem o pior sao as cianos mas espero que com umas tpas passe pois em ultimo caso vou utilizar eritromicina!
Algum conselho contra esta alga?

abraço

nelsomsdias

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: The Destiny Forest   Dom 15 Maio 2011, 22:56Responder ao tópico

nelsomsdias escreveu:
as cianobacterias podem derivar de amonia alta , fraca filtragem ou pouca circulaçao na agua , mas quando as ciano bacterias estao ja em propagaçao , ja li que se deve cortar a circulaçao da agua pra nao se propagarem... por outro lado o teu aqua é recente , e tens feito tpa's com sinfonagem do fundo ? se sim uma causa talvez provavel seria das ciano terem vindo ja de outro aqua atraves de algum tronco ou mesmo da planta em si..ja as tive e cortei iluminaçao uns 4 dias , retirei a mao as possiveis e aoi fim de umas semanas sem quimicos la voltou tudo ao normal... nao gosto de quimicos no aqua dai o apagao e tal Smile
e por 3 ou 4 dias as plantas nao irao morrer ...

aqui tens um texto bem explicativo dos ques das ciano
talvez te ajude mais que eu lol

http://www.aquahobby.com/articles/b_ciano.php

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: The Destiny Forest   Qua 18 Maio 2011, 00:56Responder ao tópico

Fábio.R escreveu:
Boas pessoal

Obrigado h_saldanha
Por equanto vai ser assim com o co2 tambem está a ir bem o pior sao as cianos mas espero que com umas tpas passe pois em ultimo caso vou utilizar eritromicina!
Algum conselho contra esta alga?

abraço

Boas Fábio,

Conselhos não te posso dar, nunca tive essa alga e não sei quais são os procedimentos para a erradicar. Mas pelo que li existe um tratamento com água oxigenada que é capaz de funcionar. Mas tem de ser muito bem administrado.

Uma coisa que me lembro que ajuda a evitar as cianos tem a ver com a circulação da água no aqua. Com uma boa circulação elas têm tendência para regredir.

Abraço

Fábio.R

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: The Destiny Forest   Qua 18 Maio 2011, 02:03Responder ao tópico

Boas pessoal

nelsomsdias
Eu já li isso!

h_saldanha
Vou ler sobre isso do H2O2 e depois digo alguma coisa mas pensava que era so com as petecas que isso funcionava!

Tenho uma boa circulaçao, ate as rotalas estao sempre a abanar o pior é que as petecas gostam de movimentaçao e os cianos nao!
Tenho de encontrar o equilibrio disto senao...
Ultimamente com TPA está a resultar mesmo assim fica lá sempre alguma coisa!

vamos ver no que dá!

abraço

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: The Destiny Forest   Qua 18 Maio 2011, 09:21Responder ao tópico

Boas Fábio,

Como te disse, não sei bem se funcionará com as cianos. Nunca tive e nunca experimentei um tratamento desses (mesmo que seja para outras algas). Mas acho que o Filipe Oliveira tem alguma informação sobre isso no blog dele Wink

Abraço e boa sorte

Fábio.R

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: The Destiny Forest   Qua 18 Maio 2011, 22:59Responder ao tópico

Boas pessoal

Pessoal a anubia dá esta flor mas o que eu nao sei é se ela faz aquelas coisas tipos pelos á volta da flor!ela é assim?

Uma nova aquisição é o drop check e tenho umas duvidas, é assim que se coloca?Isto por causa da bolha de ar que está em baixo!
Já vi que tenho excesso de co2 mas a estrangular a mangueira devo controlar o fluxo do mesmo!

Adicionei ao layout a eleocharis acicularis, vamos ver se fica bonito o efeito com a cuba e a Staurogyne Sp e ainda adicionei a Rotala Green!

Espero que tenham gostado.

Abraço

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: The Destiny Forest   Qui 19 Maio 2011, 14:28Responder ao tópico

Boas,

Tens tudo par fazer um plantado excelente. Convém ires controlando bem os parâmetros.

Já se nota um bom crescimento das plantas. Com calma e paciência vais controlando e moldando as moitas.

Esses troncos são fantásticos.

Quanto ao drop check é assim mesmo que se coloca (penso eu de que) pelo que tenho visto...

Abraço

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: The Destiny Forest   Responder ao tópico

The Destiny Forest

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: As Nossas Montagens :: Plantados-