Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Reset (180 Litros)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

plisboa

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Paulo Lisboa
Gostos : 16

MensagemAssunto: Reset (180 Litros)   Ter 19 Abr 2011, 23:03Responder ao tópico

Olá a todos,

Depois de ter estado algum tempo a debater-me com problemas de algas, decidi avançar para uma remodelação completa do meu Aquatlantis Evasion de 180 litros em Junho de 2010.
Mantive somente o aquário, a iluminação (que posteriormente foi alterada para 3x39W T5), o filtro e os peixes.

No seu auge, se é que lhe podemos chamar assim, esteve com este aspecto:

depois desleixei-me, cheguei a pensar em mudar para salgados mas acabei por chegar à conclusão de que não tenho disponibilidade financeira para tal.

Assim sendo, acabei por fazer um reset quase completo e o resultado foi uma trabalheira que começou pelas 10h da manhã e terminou pelas 04h30 da madrugada.

Setup actual:
Aquário: Aquatlantis Evasion 101
Dimensões: 101x40x50
Iluminação: 2x30W T8 (actualmente 3x39W T5)
Aquecimento: Hydor 150W
Filtro: Eheim 2215
Substrato fértil: JBL Aquabasis 2,5L
Substrato: JBL Manado 19L (acho eu...)
CO2: Garrafa de 7Kg, válvula solenóide, válvula de agulha e difusor.

Parâmetros:
PH: 6,5
KH: 3
DH: 10
NO2: 0,0 mg/l
NO3: 0,0 mg/l
Temp: 24º C

Flora:
Várias Cryptocorynes (Cryptocoryne beckettii ''petchii'', Cryptocoryne Willisii, Cryptocoryne wendtii ''brown'')
Echinodorus bleheri
Anubias Nana e Gigantea
Cabomba caroliniana
Heteranthera Zosterifolia
Blixa Japónica
Rotala rotundifolia
Rotala sp Pink
Hemianthus Micranthemoides
Rotala wallichi
myriophyllum matogrossense
Fissidens fontanus

Fauna:
Neons Rosa
Neons Negros
Otocinclus Affinis
Neons Chineses
Cardinais
Nariz de Bêbado
Popondetta Furcattus
SAE
Caridinas Japonicas
Neocaridina Heteropoda var Green

Eis algumas fotos:

Substrato fértil colocado

A diferença de cor entre o JBL Aquabasis Plus e o JBL Manado

Geral

Em Agosto de 2010 estava assim

Setembro 2010

Um método para ajudar na dissolução do CO2 e na eliminação quase total do ruído da bomba de ar.
Meti uma pequena bomba de circulação por cima do difusor. Eis como ficou:

Outubro 2010

Há imenso tempo que desejava aumentar a minha iluminação (2x30W T8) e chegou finalmente em Novembro 2010 o momento de o fazer.
Passei a ter 3x39W T5 HO. Sei que não é nada do outro mundo mas noto realmente diferença e tive também de ter em conta as futuras contas de electricidade Wink
Eis como estava antes:

No final de uma tarde de sábado o primeiro passo foi retirar grande parte da água para poder mover o móvel com o aqua em cima.
Ao mesmo tempo aproveitei para limpar os vidros.

Não sendo grande coisa nisto das bricolages, confesso que fiquei um pouco apreensivo quando percebi que os suportes tinham ficado curtos em altura.
Tal deveu-se a um mal entendido que tinha de resolver.
Como o móvel atrás não é fechado, foi necessária uma visita relâmpago ao Leroy (mesmo quase com aquilo a fechar) onde comprei 2 tábuas, que mandei cortar logo lá, e alguns parafusos.
Fixei as duas tábuas ao painel traseiro do móvel e com isso ganhei 30cms de altura, valor que calculei necessário para poder depois subir a calha quando precisar de mexer dentro do aquário.

Por esta altura já tinha aplicado o vinil preto no vidro de fundo.
Já sei que devo usar água com detergente, que devo ir aplicando lentamente para não ficarem bolhas mas é escusado. Não sirvo mesmo para aquilo.
Resultado? Ficaram uma data de bolhas que andei, uma a uma, a rebentar com a ponta dum canivete pequeno e que fui espalmando.
Como estava preocupado com o tempo que aquela tarefa estava a demorar, tendo o filtro parado e os peixes com pouca água, decidi desistir de buscar a perfeição e avancei assim mesmo, tendo ficado algumas bolhas por eliminar.
Não se nota muito mas um olhar atento, revela-as.

Para além da fixação de cada suporte na tábua junto ao chão, aparafusei-os também à placa onde assenta o áqua, tendo estes ficado com dois parafusos em baixo e este a meio.

Aproveito para partilhar o método que usei para que a broca não andasse a em cima do tubo do suporte.
Coloquei fita cola no local onde queria furar. Duas ou três camadas de fita permitem que a broca tenha a estabilidade necessária para começar a furar o local correcto.

Por esta altura era quase uma da manhã e achei que já começava a ser um bocado abusado estar a fazer furos de berbequim àquela hora.
Assim, e contra a vontade da minha filha que queria continuar noite dentro apesar dos seus 8 anos, fui dormir e rezei para que os peixes não se ressentissem com isto tudo.

Na manhã seguinte estavam todos bem e meti mãos ao trabalho.
Acabei os furos para meter os fios que suspendem a calha, acreditei que os furos estavam certos (ia ser um valente 31 se a calha ficasse torta em cima do aqua, né?) e tratei de voltar a colocar o aqua no seu lugar, para depois poder voltar a enche-lo.
Nesta altura a minha preocupação era o facto de a água vir directa da canalização para o aqua. Não tanto pelo cloro mas pela temperatura que seria sempre mais fria que aquela que se registava no aquário. Estava com receio de ictio, por exe.
Assim que pude liguei o termoestato e tudo parece ter corrido bem.
Eis a calha montada, com o aqua no lugar mas ainda por encher.

Depois de cheio, e com a luz ligada, a diferença nota-se bem.

Tratei de aumentar um pouco o fluxo de CO2 e fiquei de olho no indicador para ver se não abusava. Tudo ok com 1bps.
A meio do ciclo de luz já vi FINALMENTE folhas em perling! Há quanto tempo...
Mantive assim pois a bomba de circulação por cima do difusor mete-me centenas de pequenas bolhas de CO2 por todo o aqua, pelo que julgo que meter mais bps seria desperdiçar gás. Fui vendo como se comportava a flora.

Foi também o início em termos de fertilização...

27 de Dezembro 2010

06 Janeiro 2011

31 de Janeiro 2011

28 de Fevereiro 2011

23 de Março 2011

Brevemente faço novo update. :-)

Rogério Simões

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Rogério Simões
Gostos : 135

MensagemAssunto: Re: Reset (180 Litros)   Qua 20 Abr 2011, 00:02Responder ao tópico

Gostei bastante está muito bonito parabéns

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Reset (180 Litros)   Qua 20 Abr 2011, 00:41Responder ao tópico

Boas amigo Paulo,

Em primeiro lugar muito te agradeço o facto de teres aceite o meu convite e mostrares a todos nesta casa o teu excelente trabalho.

A evolução do teu aquário é sem dúvida alguma fantástica e és um exemplo para muitos que querem entrar no mundo dos plantados.

Começaste com muita humildade e aos poucos e com muita paciência (uma das virtudes de quem anda nestas andanças dos plantados) estás a conseguir criar algo muito bonito.

Continua a presentar-nos com essas belas fotos Very Happy

Vá, agora que tal colocares o plano de fertilização que fazes? Wink

Abraço e muito obrigado

Carlos Couceiro

Criador

Nome Real : Carlos Couceiro
Gostos : 79

MensagemAssunto: Re: Reset (180 Litros)   Qua 20 Abr 2011, 03:01Responder ao tópico

ora cá está o amigo plisboa com quem tive o prazer de trocar umas palavrinhas quando da minha passagem em Lisboa....

grande projecto, só acho que em relação á antiga montagem, peca pela falta de hardscape, mas isso é a minha opinião que adoro "galhos e calhaus", mas ainda assim esta muito harmonioso, bem ao estilo holandês

plisboa

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Reset (180 Litros)   Qua 20 Abr 2011, 11:37Responder ao tópico

Obrigado pelas tuas sempre simpáticas palavras, Hugo! :-)
Vou tratar rapidamente de colocar essa info. Faz todo o sentido.

Carlos, foi efectivamente um prazer poder literalmente ouvir-te naquela conversa informal.
Para um nabo como eu nos inverts, foi muito bom poder estar presente na conversa que tivemos com o Fábio Silva (se não me engano era ele...).
Aliás, neste espaço encontrei uma área de inverts com info muito boa.
Quanto a hardscape, é algo que prefiro não meter pois não tenho bom gosto nenhum e ia sair porcaria :-)

Carlos Couceiro

Criador

Nome Real : Carlos Couceiro
Gostos : 79

MensagemAssunto: Re: Reset (180 Litros)   Qua 20 Abr 2011, 14:00Responder ao tópico

sim, era o Fábio que estava connosco

não concordo contigo quando dizes 'prefiro não meter pois não tenho bom gosto nenhum e ia sair porcaria', pois gostei muito da disposição dos troncos na primeira montagem

abraço

plisboa

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Reset (180 Litros)   Qua 20 Abr 2011, 18:05Responder ao tópico

O meu target imediato é mesmo fechar o 'buraco' existente na parede de fundo.
Hardscape não é mesmo comigo... Para além disso, colocar o que quer que seja com volume relevante ia ser uma dor de cabeça. Tenho TANTAS cryptocorines que quase fazem um tapete!!!! :-D

Conforme solicitado, aqui fica o esquema actual de fertilização:
TPA: semanal, ao domingo, 40%
Fertilização (seg, qua e sex):
Micros - 6ml (frasco indica 15ml para 200L);
Fe - 6ml (frasco indica 5ml para 200L);
PO4 - 2ppm;
K - 4ppm.

Este faseamento pretende que não hajam demasiados nutrientes em excesso na coluna de água de forma a evitar condições favoráveis ao aparecimento de algas. Ainda assim tenho de limpar os vidros a cada 15 dias pois fico com um 'pó' verde agarrado a eles.

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Reset (180 Litros)   Qui 21 Abr 2011, 17:33Responder ao tópico

E vais conseguir fechar esse buraco. Se for preciso arranjas mais uns pés de Wallichi.

Pois, se calhar, nesta montagem não deve ser mesmo nada fácil colocar seja o que for de inertes. Mas podes ir pensando nisso para a próxima. Fazes uns esquemas, tiras umas ideias e com paciência fazes um hardscape brutal.

Já agora, que tal tornares isso mesmo num tapete de cryptocorines? Very Happy Very Happy

No meu também aparece esse pó verde nos vidros, nem chega a ser green dust, é mesmo só para chatear e ter que limpar.

Obrigado pelas informações da fertilização líquida, são coisas que dão "sempre jeito" Wink

Abraço

plisboa

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Reset (180 Litros)   Ter 17 Maio 2011, 17:33Responder ao tópico

Boas tardes,

um breve update em forma de uma singela foto :-)

Resumindo:

* a rotundifolia não voltou a ter o mesmo esplendor que em tempos anteriores
julgo que devido a podas frequentes, o que resulta em folhas pequenas que não têm o mesmo encanto das folhas grandes e ao decréscimo na quantidade de Fe que meto
* a HZ continua saudável apesar de ter perdido caules no seu canto inferior esquerdo junto à rotundifolia
* a wallichii foi um flop absoluto
julgo que por serem pés 'curtos' não apanham luz suficiente junto ao substrato
* a matogrossense vai de vento em popa!
* a rotala sp pink teima em não dar as cores que esperava dela
também aqui julgo que devido a estar a dar somente 6ml de Fe da Seachem 3x por semana. Cheira-me que se aumentar a coisa muda
* a HM está um encanto!
* a limnophilia (ou cabomba, nunca sei!) já não espero nada dela
aquilo não cresce nem à lei da bala!!!
* Cryptos estão muito bem e as blixas estã enormes!!!
já a anúbia que está perto do difusor está com o rizoma a apodrecer. E não, não está enterrado.
* acrescentei dois pedaços de riccia que se adaptaram muito bem!
estou a pensar meter mais um pedaço de riccia no canto direito junto ao difusor, uma vez que a marsilea hirsuta parece não gostar da 'casa'
* continuo a tentar arranjar coragem para me desfazer dos dois enormes pés de echinodorus bleheri que tenho há montes de anos mas não consigo

Em suma, continuo com aquele 'buraco' ali à esquerda da HZ que já me começa a desmotivar.
Pensei em meter rotala macrandra que ficava mesmo a matar ladeada pelos intensos verdes da HZ e da matogrossense mas tenho receio de não ter luz suficiente para ela. Ainda assim... estou vai, não vai...
Aqui fica uma foto geral:

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Reset (180 Litros)   Qui 19 Maio 2011, 14:43Responder ao tópico

Boas,

Realmente esse buraco "teima" em não se fechar...
Nem sei o que poderei sugerir, já tentaste tanta coisa :S

As minhas Rotalas fazem os mesmo, depois de podadas ficam com as folhas muito pequenas e perdem a cor. Mas continuam a crescer muito depressa.

A HM está mesmo muito porreira e a HZ também. Tens aí um belo jardim de cryptos.

Como se está a portar a riccia?

Abraço

plisboa

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Reset (180 Litros)   Qui 19 Maio 2011, 15:27Responder ao tópico

Vai lindamente! De tal forma que tirei mais uma dose do Quiet Zone para meter no canto direito, mesmo junto ao difusor de CO2. Nesta zona meti também pogostemon helferi.

Estou ainda a pensar em tomar algumas medidas drásticas como reduzir substancialmente a altura da HZ de forma a não ficar com aquele aspecto tão de 'tijolo', por assim dizer.

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Reset (180 Litros)   Qui 19 Maio 2011, 15:50Responder ao tópico

E compraste já em rede ou foste tu que a fizeste? Mesmo vista de longe tem muito bom aspecto.

Tenta dar-lhe um corte e molda-la ao que queres... É uma planta lindíssima, mas cresce muito irregular.

Adoro a Helferi Very Happy E já a tenho plantada no aquário de 40 litros.

plisboa

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Reset (180 Litros)   Qui 19 Maio 2011, 15:58Responder ao tópico

Fui eu que fiz tudo. O desafio agora é mesmo esse, saber podá-la...
Quanto à Helferi, estou com algum receio que não se adapte. Vamos ver...
Estava convencido que era uma planta que ficava rasteira, tipo três dedos de altura, mas não. Cresce em caule por aí acima...

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Reset (180 Litros)   Qui 19 Maio 2011, 16:49Responder ao tópico

Uma planta que me lembrei agora que poderia ficar ai bem, Juncus Repens Wink
Só tem que se ter muito cuidado nas podas, pois pode voltar a crescer ou não...

A Helferi que vinha nos meus vasos tinha 20 e tal cm de altura Wink Acho que com boa iluminação cresce rasteira...

plisboa

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Reset (180 Litros)   Qui 19 Maio 2011, 17:29Responder ao tópico

Hum... não me agrada. Mas obrigado pela sugestão. Very Happy

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Reset (180 Litros)   Qui 02 Jun 2011, 17:38Responder ao tópico

Boas Paulo,

Então e novidades? Como se estão a adaptar as novas aquisições?

Abraço

plisboa

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Reset (180 Litros)   Sex 03 Jun 2011, 11:48Responder ao tópico

A riccia continua em grande! Tenho mesmo de podá-la. Está lindíssima!!!
A helferi tb vai bem, ainda que sem crescimento assinalável. O que até nem é de estranhar pois esta semana não fertilizei.

Tive mesmo de limpar o filtro (acho que não o fazia desde início do ano!!!) por causa da película gordurosa superficial que teima em estar presente em todos os quatro aquas que tenho em casa!!! Até no nano de reds daqui do escritório tenho!!! Tou tão farto daquilo... tira-me luz para as plantas.

A breve prazo vou avançar para podas massivas, penso mesmo reduzir a metade a altura das plantas que agora estão a chegar à superfície.
Com isto a rotala sp pink deu um ar da sua graça pois ficou MESMO perto da luz. Ou seja, devia ter comprado a calha de 4x39w e não a de 3x39w...

Adiante... que prá frente é que é o caminho.

Fredao27

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Igor Frederico
Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Reset (180 Litros)   Sab 25 Jun 2011, 13:01Responder ao tópico

Amigo bom dia!
Suas plantas estão lindas, parabéns.
Gostaria de saber mais informações sobre o substrato da jbl, estou a montar mais um plantado e gostaria de saber qual altura que vc colocou de substrato, se ele rouba nutrientes da coluna dagua, e se vc nao acha a aparecia dele nao muito natural o manado, muito redondo.
O que vc esta achando custo beneficio?
So uma sugestão, http://www.rsdiscus.com.br/loja/produto-102848-5380-up_aqua_reator_de_co2_p_canisters_12mm__d50812, o site e do Brasil mais ae com certeza e mais barato, depois que coloquei esse reator as plantas deram um up.
obrigado
ps: posta fotos ae please!

plisboa

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Reset (180 Litros)   Sab 25 Jun 2011, 14:42Responder ao tópico

Olá,

altura foram aproximadamente três centimetros de JBL Aquabasis Plus e depois uns cinco de JBL Manado.
Não consigo responder se rouba ou não nutrientes e quanto a parecer natural... não é algo que tentasse fazer.
Gosto deste substrato porque me dá uma certa luminosidade sem ser excessiva. Queria algo que contrastasse bem com o verde das plantas e que não fosse muito caro. É isto :-)
Para ser natural, teria de optar por areão de rio. Não gosto...

Obrigado pela dica do reactor. Já tinha andado a pensar nisso mas complica na hora da limpeza das mangueiras.
Não tenho dúvidas que é o mais eficiente método mas.. dá mais trabalho para limpar eheheh

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Reset (180 Litros)   Dom 31 Jul 2011, 17:45Responder ao tópico

Boas amigo Paulo,

E que tal um actualização? Wink
Enviei-te MP...

Abraço

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Reset (180 Litros)   Responder ao tópico

Reset (180 Litros)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: As Nossas Montagens :: Plantados-