Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Tudo o que sempre quis saber sobre CO2 de botija!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

pedronb

Membro
Membro

Gostos : 31

MensagemAssunto: Tudo o que sempre quis saber sobre CO2 de botija!   Sex 08 Maio 2009, 11:05Responder ao tópico

Algumas partes retiradas de: www.reefforum.net/f8/extintor-de-co2-16607/
e agradeço muitos conselhos que recebi.

O CO2 de botija é uma dor de cabeça, para arranjar a um preço razoável.
Há crise mas parece que quando queremos uma coisa mais especial, ninguém quer vender, após o envio de vários email e outros tantos contactos pessoais cá vai:

CO2 é CO2 seja em extintores de incêndio, garrafas de imperial, ou botijas de paintball. Já sei que existem graus de pureza (importantes talvez para laboratórios não para o aquário).
Não se vendem extintores novos de 0.5 ou 1 kg em Portugal os de 2 Kg são habitualmente altos, a maioria não se segura em pé porque tem o fundo redondo e encomendar fora do pais não compensa o que acontece aliás com todas as garrafas devido ao custo dos portes.
As garrafas de imperial são habitualmente de grande dimensão e preço.
Quem tem bom preço no kit de aquáriofilia não vende só a garrafa.
As garrafas de paint ball de 20oz têm de ser compradas com valvula on/off o conjunto fica em 37€ (com portes) vêm vazias logo acresce a deslocação e o custo de enchimento na loja de extintores...

Conclusão: A melhor opção é o extintor CO2 cheio fundo plano e altura 50cm de 2 kg 32€ + 15 de portes

Garrafas de CO2 não se podem deitar, o CO2 permanece no estado líquido dentro das garrafas, o gás passa ao estado líquido por volta dos 50Bar, quando abrimos a garrafa devido ao abaixamento de pressão este vaporiza e passa ao estado gasoso, isto se a garrafa se mantiver na posição vertical, se a deitarmos ou virarmos ao contrário, o que vai sai é CO2 no estado liquido, que depressa se transforna em neve carbónica, a neve carbónica atinge os -72º, o que pode provocar queimaduras de primeiro grau.

Os manómetros de que falamos para este tipo de equipamentos, são os vulgarmente chamados mano-redutores conjunto de manómetros e redutor de pressão, uma torneira ou valvula on/off NÃO É um REDUTOR DE PRESSÃO nem que eu saiba existem redutores de pressão sem manómetro (para quem acha que o manómetro não serve para nada, o importante é o redutor).
Na maioria dos casos temos dois manómetros (um mede a pressão da garrafa e o segundo a pressão do gás depois do redutor) e um redutor de pressão, como o gás saí da garrafa a 50 Bar, e esta pressão é estremamente elevada para que o possamos utilizar, há necessidade de reduzir a pressão para valores aceitaveis, entre os 2 bar e os 100mbar, e isso consegue-se atraves da válvula do redutor.

A válvula de agulha,é um instrumento de precisão que permite regular o número de bolhas de CO2.

Conclusão: Regulador com 1 manómetro e valvula de agulha 19 euros (com portes)

A ligação:

a) Para quem tem pressa
No caso do extintor não vir adaptado, basta desenroscar o cone de saida em plástico e enrroscar o mano-redutor (com a torneira fechada), na pistola do extintor é necessário colocar uma bracadeira plástica para o CO2 circular.

b) Como deve de ser
A garrafa tem estar completamente descarregada, e esta operação é feita na loja de extintores, a válvula de descarga rápida que os extintores trazem tem de ser removida e substituida por uma válvula de volante.
A válvula de volante que for colocada tem uma rosca que dá para enroscar o mano-redutor.
Presumo que fica com uma torneira para abrir e fechar (no meu caso ficou) até porque é necessário abrir e fechar a garrafa quando for a carregar (e temos de retirar o mano-redutor).

Cada vez que a garrafa for carregada é necessário colocar uma anilha NOVA de nylon ou outra (ver foto) entre o mano-redutor e a rosca do extintor, o teflon não é indicado como vedante uma vez que se desfaz com as temperaturas atingidas e pode inclusivamente danificar o mano-redutores!

Para libertar o CO2 dentro do aqua precisamos de um difusor de vidro (feito à mão) 2cm de diametro por 2.7cm de altura têm uma "porcelana porosa" no interior que garante 95% da difusão do co2 = saiem umas bolhinhas microscópicas traz ventosa, o conjunto vem com 2 m de tubo CO2 (é mais rigido que o normal - vão divertir-se a tentar por o difusor no sitiu) e valvula anti retorno. 7.30€

Podem contar as bolhas no próprio difusor. Se tiver com 1 bolha por segundo pode permanecer sempre ligado!
De qualquer modo é sempre bom veriicar o PH de tempos a tempos.
A versão "polen" (mais baixo) é o mesmo preço.

Preço total sistema 2kg = 74€
Duração para 120l de água a 1 bolha por segundo 8 meses.

Última edição por pedronb em Ter 07 Jul 2009, 00:17, editado 12 vez(es)

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

Nome Real : Adalberto Pereira
Gostos : 40

MensagemAssunto: Re: Tudo o que sempre quis saber sobre CO2 de botija!   Sex 08 Maio 2009, 14:33Responder ao tópico

Uma vez que se tratam de BOMBAS em potencia, acho que devem ser corrigidos 1 ou 2 pontos:

em primeiro lugar, o redutor apresentado na foto NÃO E UM REDUTOR DE PRESSÃO!!!
E uma válvula de agulha de alta pressão, não permite ligações a electrovalvulas de baixa pressão e se o tentarem, das duas uma, ou rebenta a mangueira quando a electrovalvula fechar, ou a electrovalvula não fecha e continua a deitar CO2.

Atenção as PUREZAS DO CO2!!!!
Ao contrario do texto, estes graus de pureza SÃO MESMO MUITO IMPORTANTES!!!

Existem 3 CO2 comerciais:

- Alimentar, o que devemos usar nos aquários
este e o CO2 mais puro que se consegue, e e o que devemos usar nos aquários. Normalmente consegue-se junto das cervejeiras, em maquinas para bebidas gasosas ou nas recargas de pequenas garrafas de agua gaseificada.

- Industrial, normalmente misturado com ÁRGON, para soldadura.
este não deve sob forma alguma ser usado em aquariofilia, o árgon é tóxico para os peixes!!!!

- Não sei como se chama a outra categoria, mas e o utilizado nos extintores, nas cargas das armas de paintball e de pressão de ar em geral, nos coletes salva-vidas, nos barcos salva-vidas e outras situações similares.
Este CO2 embora seja melhor que o industrial, NÃO DEVE SER USADO EM AQUARIOFILIA, ele e o mais porco e o menos puro de todos.
Só e menos prejudicial que o industrial porque não tem mistura intencional de gás, mas a sua pureza e muito baixa e traz mesmo muita lixarada incluída.

A utilização de extintores e outra coisa problemática.
Efectivamente pode-se usar uma garrafa NOVA de extintor, antes da primeira carga todas as botijas são iguais.
MAS ATENÇÃO!!!!
Todas as garrafas mandadas encher num fornecedor certificado, são periodicamente sujeitas a testes de resistência pelo instituto de soldadura de Portugal. Este teste custa uma pequena fortuna, e sempre que e necessário e feito. A garrafa ou passa, e têm de pagar o teste, ou chumba e e destruída.
Pagar o teste, e mais caro que comprar uma garrafa.
Se for destruída, têm de comprar outra garrafa a mesma.
Mais grave do que estes testes, e NÃO FAZER OS TESTES, ai caros senhores correm o risco de terem em casa uma bomba relógio.

Garrafas de CO2 SÃO BOMBAS, não se iludam por causa de não ser inflamável.
As pressões guardadas dentro das garrafas faz com que a sua potencia destrutiva, mesmo numa simples garrafa de 2Kg, seja muito grande.

UMA NOTA:
A válvula apresentada na foto serve perfeitamente para ser utilizada em aquariofilia, só não permite a comodidade e poupança de CO2 que é a utilização de uma electrovalvula.
Para utilização de baixa cadencia de CO2, tipo 1 bolha a cada 10 segundos, a electrovalvula e perfeitamente dispensável, seriam precisos uns anos de CO2 para compensar o seu custo, e a válvula apresentada e perfeitamente utilizável no pretendido.

David Nunes

Membro Prata
Membro Prata

Gostos : 24

MensagemAssunto: Re: Tudo o que sempre quis saber sobre CO2 de botija!   Sex 08 Maio 2009, 15:03Responder ao tópico

Viva,

Cable-man: deixa-me fazer um reparo na tua critica:

"- Nao sei como se chama a outra categoria, mas e o utilizado nos extintores, nas cargas das armas de paintball e de pressaod e ar em geral, nos coletes salvavidas, nos barcos salva vidas e outras situaçoes similares.
Este CO2 embora seja melhor que o industrial, NAO DEVE SER USADO EM AQUARIOFILIA, ele e o masi porco e o menos puro de todos.
So e menos prejudicial que o industrial proque nao tem mistura intencional de gas, mas a sua pureza e muito baixa e traz mesmo muita lixarada incluida"

Pelo que sei existe tambem lojas certificadas de venda de extintores e etc.. que carregam os extintores com Co2 Alimentar!! Basta simplesmente que diga-mos para que efeito é!!!

Do resto concordo, mas continuo a dizer que os extintores são talvez a melhor forma de contornar os custos!!

Nuno Duarte

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna

Nome Real : Nuno Duarte
Gostos : 91

MensagemAssunto: Re: Tudo o que sempre quis saber sobre CO2 de botija!   Sex 08 Maio 2009, 15:06Responder ao tópico

Fiquei com uma duvida, eu tenho uma coisa destas

Ligadas a uma destas

onde tem uma peça com uma cavilha (dizem ser de segurança) que se vê aqui

Será perigoso ter uma coisa destas em casa? pois saõ garafas de 10kg que penso dar para uns aninhos a bombar CO2 no aquario

-- Assinatura --
Montagens:
DragonRoot II
Voltei novamente
Corysland
Dragonroot I

Se queres que comentem o teu tópico, tenta comentar o dos outros membros Wink
AdminístradorPeixeFauna

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Tudo o que sempre quis saber sobre CO2 de botija!   Sab 09 Maio 2009, 13:40Responder ao tópico

Esse redutor e perfeitamente seguro, não sei o que e essa válvula de segurança mas possivelmente e uma válvula para excesso de pressão, caso de calor extremo, a pressão aumenta dentro da botija e essa válvula abre para não danificar o redutor, nem deixar rebentar a botija.

O único perigo que corres com essa garrafa, e que como dura muitos anos, passa quase de certeza o prazo de expiração do certificado dela.
O que por si não é mau, o que e mau e que ao passar esse prazo deixas de ter um responsável pela sua segurança e integridade.
Também é mau porque na próxima carga, vais pagar o teste quase de certeza Smile

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Tudo o que sempre quis saber sobre CO2 de botija!   Sab 09 Maio 2009, 13:44Responder ao tópico

David Nunes escreveu:
Viva,

Cable-man: deixa-me fazer um reparo na tua critica:

"- Nao sei como se chama a outra categoria, mas e o utilizado nos extintores, nas cargas das armas de paintball e de pressaod e ar em geral, nos coletes salvavidas, nos barcos salva vidas e outras situaçoes similares.
Este CO2 embora seja melhor que o industrial, NAO DEVE SER USADO EM AQUARIOFILIA, ele e o masi porco e o menos puro de todos.
So e menos prejudicial que o industrial proque nao tem mistura intencional de gas, mas a sua pureza e muito baixa e traz mesmo muita lixarada incluida"

Pelo que sei existe tambem lojas certificadas de venda de extintores e etc.. que carregam os extintores com Co2 Alimentar!! Basta simplesmente que diga-mos para que efeito é!!!

Do resto concordo, mas continuo a dizer que os extintores são talvez a melhor forma de contornar os custos!!

Como ves, com o que sublinhei a vermelho, concordas comigo em tudo Smile
Independentemente de onde se mandar atestar a botelha, tem de ser com CO2 ALIMENTAR, que e o que queremos nos nossos aquarios.
O que ao faze-lo numa loja de extintores, tens de ter mesmo confiança na loja, senao vais pagar o normal ao preço de alimentar...
Nas cervejeiras e similares e garantido, eles nao teem outro hehehe

ATENÇAO!!!
Eu nao tenho nenhuma cervejeira nem nada relacionado com carregamentos de CO2, as minhas opinioes neste ponto sao completamente imparciais e fundamentadas apenas nos poucos conhecimentos que tenho do meio.
Nao sou detentor de uma verdade absoluta, mas creio que nao disse nenhuma asneira.

Ricardo Monteiro

PeixeFauna
 PeixeFauna

Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Tudo o que sempre quis saber sobre CO2 de botija!   Sab 09 Maio 2009, 15:02Responder ao tópico

Nuno Duarte escreveu:
Fiquei com uma duvida, eu tenho uma coisa destas

Ligadas a uma destas

onde tem uma peça com uma cavilha (dizem ser de segurança) que se vê aqui

Será perigoso ter uma coisa destas em casa? pois saõ garafas de 10kg que penso dar para uns aninhos a bombar CO2 no aquario

Dizes tu que tens isso para injectar CO2 nos aquas? Mas tu achas que me enganas? Pró que tu queres isso sei eu........

David Nunes

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Tudo o que sempre quis saber sobre CO2 de botija!   Sab 09 Maio 2009, 18:29Responder ao tópico

Ricardo Monteiro escreveu:

Dizes tu que tens isso para injectar CO2 nos aquas? Mas tu achas que me enganas? Pró que tu queres isso sei eu........

Viva,

Bem já sei onde vou beber umas jolas a borla!!!!
Do tipo, dezentendido, Oh Nuno, posso ver os teus aquarios?
Ele vira costas e eu zas e vira agarado a torneira da imperial!!!!

lol!

Quanto a botija, eu acho que eles trocam-na na hora de abasteçer!!!

pedronb

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Tudo o que sempre quis saber sobre CO2 de botija!   Sab 09 Maio 2009, 18:49Responder ao tópico

No meu caso particular como andei a chorar com todas as corporações de bombeiros (Santiago, Sto André, Sines, Cercal, Alvalade, Grândola, Odemira, Milfontes) num raio de 80km com quem falo diáriamente a nível profissional e como apenas existe aqui 1 empresa de extintores que é simultaneamente o único sitio que tem 1 depósito de co2 para carregar seja o que for. (Extranho se pensarmos que fica aqui a maior refinaria e um dos maiores portos de Portugal - Sines).

Tive a sorte de me oferecerm 1 garrafa de 0.5 kg carregada e cheia de selos que coloquei num base de piaça de wc 1.5€ no chinês e que está escondida a trás do aqua e a funcionar lindamente.

Última edição por pedronb em Ter 07 Jul 2009, 06:45, editado 4 vez(es)

David Nunes

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Tudo o que sempre quis saber sobre CO2 de botija!   Ter 12 Maio 2009, 13:56Responder ao tópico

Viva,

Cable-man, sim concordo com o que disseste, simplesmente quis referir que podemos carregar as nossas botijas nas lojas de revenda de extintores!!!
Embarassed

pedronb

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Tudo o que sempre quis saber sobre CO2 de botija!   Dom 07 Jun 2009, 10:08Responder ao tópico

"o redutor apresentado na foto NAO E UM REDUTOR"????
Calma Cable a gente percebeu que não dá para ligar a uma solenoide Wink

Mas também o preço de uma solenoide + a diferença deste redutor para 1 que dê dá para muito CO2 Very Happy

Deixem-me também acrescentar que investir em CO2 só faz sentido para um minimo de 0.5W de luz por litro e água de PH = ou menor que 7.5 se não estamos a desperdicar dinheiro

Última edição por pedronb em Qui 02 Jul 2009, 17:47, editado 2 vez(es)

celsoslec

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Tudo o que sempre quis saber sobre CO2 de botija!   Seg 15 Jun 2009, 19:09Responder ao tópico

É um assunto que ainda me faz confusão, porque é que o manómetro simples não permite a ligação da válvula. É necessário uma valvula de agulha antes da solenoide?

Esse manómetro da foto parece diferente, se repararem a torneira do lado direito e tem outra mais pequena no centro.

cumprimentos

AdalbertoPereira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Tudo o que sempre quis saber sobre CO2 de botija!   Seg 15 Jun 2009, 22:24Responder ao tópico

O redutor da foto, não posso garantir que seja redutor ou não, mas tem pelo menos 1 diferença:
A válvula de agulha e a piquenina que está a frente.
Esse tipo de válvula não aguenta a pressão de uma garrafa normal, por isso o redutor, regulável ou não, ade ser mesmo um redutor.
Ao contrario do da primeira foto, que e só uma válvula de agulha de alta pressão.

Os manómetros são perfeitamente dispensáveis, servem:
1 -O de pressão dentro da garrafa para saberes quando esta a acabar
2 -O da pressão exterior, nos redutores reguláveis, para saberes que pressão estas a colocar na saída do redutor.

Existem muitos redutores precalibrados para determinada pressão, desde 0,5 ate 7 ou 8 bar, esses só precisam da válvula de agulha, e o segundo manómetro é perfeitamente inútil uma vez que sabemos sempre que pressão esta regulada, ele só tem uma pressão possível.

David Nunes

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Tudo o que sempre quis saber sobre CO2 de botija!   Ter 16 Jun 2009, 22:44Responder ao tópico

Viva,

Pedronb!!! Vais ter alguma dificuldade em carregar essa botija aqui em Portugal pois não vejo o aferimento a mesma (Os algarismos que dizem a validade e que tipos de gás pode albergar)!!!

pedronb

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Tudo o que sempre quis saber sobre CO2 de botija!   Seg 22 Jun 2009, 22:43Responder ao tópico

Oh David tás com atenção (a foto do extintor é inglêsa) As fotos são tiradas da net.

O meu é este

Mas vou comprar este de 2kg

Abraço

Última edição por pedronb em Qui 02 Jul 2009, 17:49, editado 4 vez(es)

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Tudo o que sempre quis saber sobre CO2 de botija!   Ter 23 Jun 2009, 02:40Responder ao tópico

a garrafa da foto, a inglesa, e de uma botija de paintball.
Aquela rosca, com o vedante na ponta, e para ligar ao marcador.

Pedro Pinto

Membro
Membro

Nome Real : Pedro Pinto

MensagemAssunto: Re: Tudo o que sempre quis saber sobre CO2 de botija!   Ter 13 Out 2009, 17:07Responder ao tópico

Boas tardes,

Estive a ver tópico com muita atenção e como estou a tentar construir um sistema de CO2 com garrafa de um extintor, andei a pesquisar por outros foruns sobre o mesmo assunto.

Pelo que parece é muito seguro, mais até que uma garrafa de aluminio ( lição que recebi de um técnico especializado de uma empresa de extintores ), por outro lado tenho algum conhecimento de base visto tenho alguma formação académica porque tirei o curso de técnico de redes de gás pelo ISQ.

Comparando a garrafa de aluminio com a de liga de ferro, a aluminio apenas tem a vantagem peso e visual, mas perde na resistência especialmente na rosca, quando procedem ao enchimento da mesma.

Por outro lado o extinto é muito económico e apresenta o mesmo efeito final, na minha opinião.

cable-man escreveu:
A utilização de extintores e outra coisa problemática.
Efectivamente pode-se usar uma garrafa NOVA de extintor, antes da primeira carga todas as botijas são iguais.
MAS ATENÇÃO!!!!
Todas as garrafas mandadas encher num fornecedor certificado, são periodicamente sujeitas a testes de resistência pelo instituto de soldadura de Portugal. Este teste custa uma pequena fortuna, e sempre que e necessário e feito. A garrafa ou passa, e têm de pagar o teste, ou chumba e e destruída.
Pagar o teste, e mais caro que comprar uma garrafa.
Se for destruída, têm de comprar outra garrafa a mesma.
Mais grave do que estes testes, e NÃO FAZER OS TESTES, ai caros senhores correm o risco de terem em casa uma bomba relógio.

Garrafas de CO2 SÃO BOMBAS, não se iludam por causa de não ser inflamável.
As pressões guardadas dentro das garrafas faz com que a sua potencia destrutiva, mesmo numa simples garrafa de 2Kg, seja muito grande.

Concordo com a tua indicação, mas se uma pessoa comprar um garrafa nova que ronda os 30 a 40euros não arrisca e joga sempre pelo seguro vs compra de garrafa usada.
Uma garrafa está homologada para 10 anos e deve fazer o respectivo teste de segurança ao fim deste prazo, mas como custa mais de 80e as pessoas acabam sempre por renovar o equipamento.

Sobre sistema completo e seguro existe um na naturpets da TMC que resolve o problema da saida do extintor até à valvula anti-retorno por um bom preço, visto que tem 2 manometros, valvula redutora e valv selenoide.

De resto, esta é a minha opinião e que poderá ter alguns erros mas o mais importante é para quem se inicia neste hobbi ter o máx. de informação possivel para decidir e se informar para com segurança tomar uma iniciativa.
De resto por mim falo que já aprendi bastante com o forum e desde já agradeço a todos os intervenientes.

ARTEMIA

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Tudo o que sempre quis saber sobre CO2 de botija!   Ter 05 Jan 2010, 02:16Responder ao tópico

Boa noite fórum!
Penso poder deixar uma dica sobre este assunto.
Eu resolvi o problema do CO2 recorrendo a uma empresa de fornecimento de gases medicinais. À parte a publicidade, foi a Gasin. Há outras. Lembro-me da Air Liquide e da Linde.
A solução tem várias vantagens:
- barato. Não sei preços, mas deve ser bem mais barato do que o uso de extintores e carregá-los de vez em quando.
- prático. Trazem-me a garrafa a casa e dura para dois anos.
- seguro. O CO2 tem qualidade medicinal.
- elegante. Talvez seja a opinião mais discutível, mas não fica mal ao lado do aquário, mesmo estando este na sala de jantar. E quando me fazem perguntas sobre o assunto, eu sinto verdadeiro prazer em dar explicações....
A saia que forra a garrafa foi feita pela minha sogra, a partir de sobras de sanefas que ela fez cá para casa (a solução promoveu harmonia familiar).
O berloque sobrou dessas sanefas novas e estava no fundo duma gaveta
Não choca. Até fica elegante lá na sala de jantar.
Deixo duas fotos.
A propósito: o meu aquário tem 200 litros e está a ser repovoado exclusivamente com peixes pequenos de água doce tropical (excepção, os Botia Palhaço e o Tubarão de Prata, um pouquinho maiores, mas sem biótipo específico). Tenho o pH calibrado para 6,3 – 6,8 mas vou subir um pouco, talvez para 6,5-7,0 para criar Guppies. A dureza é a mais baixa possível. Como sou do Porto, as águas são graníticas e por isso muito pouco mineralizadas, senão teria de usar a Osmose Inversa.
O controlador de pH é da American Marine. Vou agora substituir o sensor, que já não me dá confiança (não consigo estabilizar o pH das soluções-teste. A membrana do snsor e o próprio fluido gastam-se...
Esterilizo a água através de Ultra-Violetas.
Já agora: aqui no fórum, onde encontro informação sobre criação de Artémia, onde posso arranjar Dáfnias, etc., tudo relacionado com a criação de Artémia em ciclo completo?
Cumprimentos e felicidades para os aquarofilistas, respectivas famílias e respectivos peixinhos.
Artémia
Nota: não consigo carregar duas fotos que o fórum iria gostar de ver.

aquaoli

Membro Plus
Membro Plus

Nome Real : antonio oliveira
Gostos : 57

MensagemAssunto: Re: Tudo o que sempre quis saber sobre CO2 de botija!   Qua 06 Jan 2010, 00:39Responder ao tópico

boas tem imformação sobre artemia no espaço SOLUÇOÊS CASEIRAS abraço

ARTEMIA

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Tudo o que sempre quis saber sobre CO2 de botija!   Qua 06 Jan 2010, 01:23Responder ao tópico

Boa noite fórum!
Boa noite Aquoli!

Já fui a soluções caseiras por causa da artémia. Obrigado pela orientação (ainda não conheço os cantos à casa).
Como esse assunto sai do âmbito deste tema, que diz respeito a CO2, deixo mais uma contribuição ao fórum num dos post.
Artémia

marquiel

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Tudo o que sempre quis saber sobre CO2 de botija!   Qui 25 Mar 2010, 15:00Responder ao tópico

oi amigo, não sou do ramo de aquarios ou de criação de peixe, mai tenho um paiintball no Guarujá e por varias veses a uma descução terrivel com o fornesedor de co2, ele me manda umas garrafas de co2 de " 30 KG" quando abro a valvula bastante sai o ar branco ela em pé ou deitada mais não concigo passar o co2 liquido para a garrafa de paintball 12 oz. mesmo virando a garrafa de cabessa para baixo, não enche, só entra na garrafa ar, preção mais o co 2 não.
eu digo para ele que se tem co2 liquido, e a garrafa esta de cabeça para baixo tem de enxer a garrafa de paint de co2 liquido, mais não é isto que acontece. e ele continua dizendo que a garrafa vei com co2 liquido.
vc tem algo a falar sobre esta discurção tecnicamente, para que nos possamos intender o que esta acontecendo e pare de brigar e ter prejuiso.

Helder Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Helder Oliveira
Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: Tudo o que sempre quis saber sobre CO2 de botija!   Sab 27 Mar 2010, 00:35Responder ao tópico

marquiel escreveu:
oi amigo, não sou do ramo de aquarios ou de criação de peixe, mai tenho um paiintball no Guarujá e por varias veses a uma descução terrivel com o fornesedor de co2, ele me manda umas garrafas de co2 de " 30 KG" quando abro a valvula bastante sai o ar branco ela em pé ou deitada mais não concigo passar o co2 liquido para a garrafa de paintball 12 oz. mesmo virando a garrafa de cabessa para baixo, não enche, só entra na garrafa ar, preção mais o co 2 não.
eu digo para ele que se tem co2 liquido, e a garrafa esta de cabeça para baixo tem de enxer a garrafa de paint de co2 liquido, mais não é isto que acontece. e ele continua dizendo que a garrafa vei com co2 liquido.
vc tem algo a falar sobre esta discurção tecnicamente, para que nos possamos intender o que esta acontecendo e pare de brigar e ter prejuiso.

Ola marquiel,

Para começar, o CO2 nao está em estado liquido ou gasoso mas sim no estado Crítico ( como é denominado pelos especialistas).
Em segundo lugar, devias saber que ao virares a garrafa de 30KG de "pernas pro ar" e abrires a valvula, ainda vais parar ao hospital!
Por ultimo, se queres encher garrafas pequenas a partir da garrafa de 30KG, dirige-te a quem te informe como, te mostre ou te ensine e,
compras o material necessario.

Ah, so um pequeno detalhe, nas lojas ou foruns de Paintball, ensinar-te-ão com certeza, visto tratar-se de equipamento dedicado a esse desporto e nao a este hobby.

Pensa nisso.

Cumps,
Oliveira

marquiel

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Tudo o que sempre quis saber sobre CO2 de botija!   Dom 28 Mar 2010, 17:23Responder ao tópico

Desculpa pensei que o seu conhecimento superava o meu, e também passei que existia alguém que entendesse pois é a opinião de um técnico no assunto que procuro.
Mas mesmo assim muito obrigado, Oliveira que a luz de Deus esteja sempre sobre ti e te de apaz.

Helder Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Helder Oliveira

MensagemAssunto: Re: Tudo o que sempre quis saber sobre CO2 de botija!   Dom 28 Mar 2010, 17:47Responder ao tópico

marquiel escreveu:
Desculpa pensei que o seu conhecimento superava o meu, e também passei que existia alguém que entendesse pois é a opinião de um técnico no assunto que procuro.
Mas mesmo assim muito obrigado, Oliveira que a luz de Deus esteja sempre sobre ti e te de apaz.

Por causa de gente como tu, tenho a assinatura que tenho...

Cumps

Ricardo Isidro

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Tudo o que sempre quis saber sobre CO2 de botija!   Seg 12 Abr 2010, 16:40Responder ao tópico

Eu visto andar a reunir o material para montar um plantado tambem me deparei com esse €€€ acrescento que é o Co2.
E estou a pensar fazer um DIY, ainda hoje fui ver material em inox (tubo de 3 polegadas com 3,26mm de espessura) mais material para fechar o tubo fica em 30€ sem a soldadura, reguladores de pressão, torneiras e isso vi no leroy merlin tudo mais ao menos 30€, concluindo isto já nem sei se valerá a pena..

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Tudo o que sempre quis saber sobre CO2 de botija!   Responder ao tópico

Tudo o que sempre quis saber sobre CO2 de botija!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-