Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

reprodução de bettas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

pedroB

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Pedro
Gostos : 0

MensagemAssunto: reprodução de bettas   Seg 04 Abr 2011, 17:56Responder ao tópico

Boas tardes
eu estou tentando reproduzir bettas tenho o aqua com 12 a 13cm de altura de agua umas plantas e a femea presa num frasco de vidro com o macho a solta estao assim a menos de 24horas, o macho ja começou a fazer o ninho
minhas duvida é quanto tempo devo ter a femea presa, e quanto tempo de luz devo ter.
se algem me puder ajudar agradecia
obrigado

Sandra Sophia

Criador

Nome Real : Sofia
Gostos : 60

MensagemAssunto: Re: reprodução de bettas   Ter 05 Abr 2011, 00:16Responder ao tópico

Olá Pedro,

olha convém colocares eles a verem-se uns 2/3 dias,
1º vê se ele tem um bom ninho, depois deste tempo e quando a soltares está atento a ver se dá muita luta, e um deles a ficar muito danificado, mais ela até, se vires que ela está a ficar danificada não insistas, tira-a e separa-os.
Voltas a tentar uns dias depois, o mesmo processo, 1º a verem 3 dias e depois solta-la.

A luz enquanto se estiverem a ver é o normal, de dia ligada á noite desligada, quando eles colocarem ovos tens de ter a luz acesa 24h sobre 24h durante uma semana.

Boa sorte Wink

pedroB

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: reprodução de bettas   Ter 05 Abr 2011, 10:40Responder ao tópico

muito obrigado pela informação, o primeira pagina http://bettasaquario.blogspot.com/ que recomendas tambem esta muito boa, mas a outra nao consigo entrar, estou a tentar ler boa muita informação gostaria mesmo de me dedicar aos bettas,
tenho varios aquarios mas neste momento estou mesmo virado para os bettas e queria tentar tambem ramirezis estou a começar a apaixonar por estes pequenos peixinhos principalmente o ram balao, ainda nao li grande informação sobre os ramirezis mas que nas lojas estao caros la isso estao bastante

Bem mas os meus betas estao juntos a quase 40horas o macho ja esta a fazer o ninho desde ontem mal se desligou a luz ele começou o seu trabalho, mas o ninho nao é assim muito grande deve ter cerca de 5cm de diametro, nao sei se ficara maior pois tanto a femea como o macho sao os dois novos, a femea ja nao tem medo do macho pois fica mesmo junto ao vidro vendo ele abrir as suas grandes barbatanas,

o que me leva a perguntar é o porque de deixar a luz ligada 24h sob 24h quando eles se juntam ??

Noé Miterhofer

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Noé M.E.P.L. Costa
Gostos : 47

MensagemAssunto: Re: reprodução de bettas   Ter 05 Abr 2011, 12:24Responder ao tópico

é pois nessas 24 horas o macho vai corteja melhor a femea que sera iluminada, assim tudo ocorrera mais rapido...

pedroB

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: reprodução de bettas   Ter 05 Abr 2011, 14:54Responder ao tópico

boas te vou mostrar como estou fazendo nem sei bem no que vai dar pois é a primeira vez que tenho bettas e que os vou cruzar os que vou cruzar é o betta azul macho com a branca femea

e aqui é onde os estou a cruzar ele ja tem ninho mas ainda deve ter uns 5cm de diametro adeve ter como umas 45horas que estao juntos mas a femea esta num frasco so contacto visual.

critica diz me o que achas
gostava mesmo que isto desse certo

Noé Miterhofer

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: reprodução de bettas   Ter 05 Abr 2011, 15:00Responder ao tópico

Ta no caminho certo...
Vai soltando a femea e ve o que acontece, se o macho bater nela, prenda a, se não deixa pois poderam se acasalar.

Nuno Coelho

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: reprodução de bettas   Ter 05 Abr 2011, 16:07Responder ao tópico

Boas
Só está ai uma coisa mal, essa caixa onde os estás a cruzar devia estar tapada, se não estiver o ninho desfaz-se mais facilmente e dará mais trabalho ao macho.
E quando tiveres ai alevisn terá que continuar tapado, mas claro que tens que fazer uns furinhos pequenos na tampa.

pedroB

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: reprodução de bettas   Ter 05 Abr 2011, 18:27Responder ao tópico

Noé achas mesmo que devo ir soltando a femea ou deixo presa ate o ninho ficar melhor ele esta com pouco diametro mas esta alto prai com um dedo de altura.

Nuno é na boa so na foto é que nao ficou tenho a tampa posta com um canto mais aberto para dar comida, achas que devo fechar mesmo a tampa e fazer furos ??
mas obrigado pela lembrança

Sandra Sophia

Criador

MensagemAssunto: Re: reprodução de bettas   Ter 05 Abr 2011, 18:46Responder ao tópico

Pedro, só soltas a fêmea depois de ser estarem a ver 2 ou 3 dias, e depois de ter ninho feito, antes não te adianta de nada, sem ninho ele não tem onde colocar os ovos.

De resto estás no bom caminho, boa sorte Wink

Dede

Membro
Membro

Nome Real : Cleverson Bitencourt

MensagemAssunto: Re: reprodução de bettas   Ter 05 Abr 2011, 19:06Responder ao tópico

boa sorte com a reprodução... vai postando fotos para acompanharmos =D

Nuno Coelho

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: reprodução de bettas   Ter 05 Abr 2011, 21:12Responder ao tópico

Eu faria isso, mas se o espaço que tens aberto não for muito grande, não deve haver problema.

pedroB

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: reprodução de bettas   Ter 05 Abr 2011, 22:48Responder ao tópico

Boas noites o meu betta tem o ninho feito eu acho é que seija pequeno tem cerca de 5cm de diametro mas tem uma boa altura eu acho que amanha vou tentar soltar a femea e ver o que da pois eles ja parece darem se bem.
vamos ver no que da

Sandra Sophia

Criador

MensagemAssunto: Re: reprodução de bettas   Ter 05 Abr 2011, 23:13Responder ao tópico

Se poderes solta-la logo pela manha é a melhor altura.

boa sorte Wink

pedroB

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: reprodução de bettas   Qua 06 Abr 2011, 10:53Responder ao tópico

de manha nao deu tive de sair cedo de casa e nao queria solta la e vir embora, vou solta la de tarde tambem é qde tarde que ligo a luz o que quer dizer que para os meus peixes so é de manha a tarde acho que nao deve ter problemas vou ver depois digo
obrigado

Dede

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: reprodução de bettas   Qua 06 Abr 2011, 16:42Responder ao tópico

solta ela la e nos mantenha informado....

pedroB

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: reprodução de bettas   Qua 06 Abr 2011, 17:44Responder ao tópico

boas tardes

bem ja juntei os dois vou por umas fotos para verem

foto do ninho mesmo antes de a solar e digo vos ficai surpreendido
nem bicadas nem nada pq?
tudo o que li dizia que ele ia correr atras dela
assim que a soltai ele abriu se todo com as barbatanas e ela na boa tudo muito calmo
ela é que se vai por ao lado dele mas ele nada parece que foge dela
que se pode estar a passar sera que tenho de dar mais tempo juntos

Dede

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: reprodução de bettas   Qua 06 Abr 2011, 17:48Responder ao tópico

ela é maior que ele??
ela ta "ovada"??
ou simplismente ele não foi com a cara dela hahahah
Razz

Sandra Sophia

Criador

MensagemAssunto: Re: reprodução de bettas   Qua 06 Abr 2011, 17:50Responder ao tópico

Olá Pedro, só tenho uma coisa a dizer-te, esse esferovite não é para ter esse corte no meio, é para ficar inteiro, a intenção é colocares o esferovite em cima do ninho, para que ele não desapareça, não se percebeste a ideia?

Rui Choças

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: reprodução de bettas   Qua 06 Abr 2011, 20:48Responder ao tópico

Olá!

Por este andar e segundo o teu último relato, já devem de estar a pôr ovos.

A melhor maneira de saber quando uma fêmea está pronta para ser colocada com o macho é reparares se o ovopositor está sobresaído, isto claro está na zona anal.

Caso assim seja, repara um pouco na fêmea e vê se ela apresenta umas riscas escuras horizontais ou verticais. Se forem horizontais podes colocar a fêmea, ainda que tenhas de tomar alguma atenção. No caso de serem verticais, ela ainda está um pouco assustada e deixa mais um tempo, se passado 3/4 dias as riscas se mantiverem, afasta-a do macho alimenta bem e variadamente os dois durante uma semana e tenta de novo.

Deixa-me ainda referir, que esse recipiente tem de estar fechado aquando a eclosão dos alevins e até mais do que 2 semanas depois, á que é nessa altura que se forma o labirinto nos anabantídeos e a mínima variação entre temperatura da água e ambiente (ar) é fatal!!

Boa Sorte e até breve!!

Sandra Sophia

Criador

MensagemAssunto: Re: reprodução de bettas   Qua 06 Abr 2011, 21:10Responder ao tópico

Bem estou a ver que muita gente confunde as coisas, aqui fica uma grande ajuda:

http://www.forumamordepeixe.com.br/download/CriaBetta.pdf

pedroB

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: reprodução de bettas   Qua 06 Abr 2011, 22:41Responder ao tópico

Boas noites

a femea tem o ovopositor esta bem visivel o que sei é que acho que o macho nao foi com a cara dela mas porque fazer ninho e pedois fujir vou deixar eles soltos esta noite e ver que se passa pela manha.

tenho a parte mais uma femea mesmo parecida com esta mas com uns tons mais vermelhos tambem com o ovopositor ja bem visivel mas ela é muito pequena acham que deva juntar ja com um macho???

Dede

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: reprodução de bettas   Qua 06 Abr 2011, 23:24Responder ao tópico

femea menor é melhor para o macho poder dar o abraço ... tenta por ela e fica cuidando ve se não "rola" hehehe

Gameiro

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Fabio Gameiro
Gostos : 75

MensagemAssunto: Re: reprodução de bettas   Qua 06 Abr 2011, 23:24Responder ao tópico

desculpem pelo off topic mas bom link sandra, ja li tudo, mt util ja foi para os meus marcadores!

hehehe obg

Noé Miterhofer

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: reprodução de bettas   Qui 07 Abr 2011, 11:53Responder ao tópico

Sandra, vc disse que demora entre 2 e 3 dias para soltar a femea? Comigo em 26 horas o macho ja ta cuidando do ninho.

Sandra Sophia

Criador

MensagemAssunto: Re: reprodução de bettas   Qui 07 Abr 2011, 13:22Responder ao tópico

Nóe o que queres dizer com: "Comigo em 26 horas o macho ja ta cuidando do ninho."
queres dizer que está a fazer o ninho? ou que já tem ovos no ninho?

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: reprodução de bettas   Responder ao tópico

reprodução de bettas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Anabantideos :: Bettas-