Peixefauna
Bem-vindo(a) Ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto
Cão e Companhia
 

Nuvem Branca (Tanichthys albonubes)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

pedronb

Membro
Membro


Localização: Santiago do Cacém
Mensagens: 125
Data de inscrição: 19/04/2009
Gostos: 31


MensagemAssunto: Nuvem Branca (Tanichthys albonubes)   Seg 27 Abr 2009, 23:08Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.



Nome comum: Nuvem Branca
Nome Científico: Tanichthys albonubes
Família: Cyprinidae
Habitat: Cursos de água limpa e oxigenada em regiões elevadas e temperadas
pH:6.0 – 7.5
Temperatura: 18 a 22 ºC (20 ºC para reprodução)
Dureza: 5 – 20° dGH
Tamanho Máximo: 5 cm
Sociabilidade: São peixes pacíficos e sociais e é conveniente que vivam em grupos de pelo menos 5 exemplares. Os cuidados a ter terão porventura a ver com o risco de serem atacados e comidos por companheiros de tanque agressivos ou de dimensão muito superior.
Agressividade: Pacifico
Manutenção: São peixes pouco exigentes e algo resistentes. Preferem aquários plantados com alguma corrente, à semelhança do que acontece nos cursos de água em altitudes elevadas que constituem o seu habitat natural originário. Vivem em cardumes. A temperatura tem influência na coloração do peixe que com a temperatura acima dos 25° C começam a perder cor. O stress influência também a coloração.
Zona do Aquário: Meio e superfície
Aquário Mínimo: São aconselháveis pelo menos 60 cm de comprimento para que possam nadar e funcionar em cardume livremente e no seu esplendor máximo.
Alimentação:Omnívoros. Comida seca ou viva
Características:
Os machos têm cores ligeiramente mais fortes e são mais esguios que as fêmeas que têm um abdómen mais arredondado, em exemplares bem aclimatados e alimentados o dimorfismo é evidente no abdómen das fêmeas que é muito mais volumoso que o dos machos.
Reprodução:
São ovíparos – uma das espécies mais fáceis de reproduzir em aquário (são mesmo considerados, possivelmente, a espécie ovípara mais fácil de criar em cativeiro pelo que muitas vezes são aconselhadas como indicadas para principiantes). O procedimento para a reprodução consiste em colocar um casal jovem num pequeno aquário (cerca de 1 dezena de litros será suficiente) onde estes irão depositando ovos ao longo de alguns dias; a postura ocorre em várias “levas” de algumas dezenas de ovos (estas poderão em alguns casos atingir as centenas).
O pH deverá ser entre 6 e 7.5 e a temperatura de cerca de 20 ºC. Os progenitores poderão por vezes comer os próprios ovos, pelo que é aconselhável fornecer alguma forma de protecção aos mesmos, areão grande entre o qual os ovos fiquem depositados e protegidos, uma rede que impeça os pais de alcançá-los no fundo do aquário, ou simplesmente colocar Musgo de Java (Vesicularia dubyana) para servir de protecção aos ovos. É perfeitamente possível a reprodução no aqua principal utilizando vegetação densa, entre a qual se conta o Musgo de Java, sendo que neste caso é aconselhável que o aquário não tenha outras espécies de peixes que possam comer os ovos ou os alevins.
Os alevins nascem cerca de 2 dias após a postura dos ovos, após o que será aconselhável a remoção dos pais do aquário de reprodução.
A alimentação dos alevins deverá ser iniciada cerca de 1 semana após a postura dos ovos, quando estes já nadem livremente, e deverá consistir de infusória. Após poucos dias pode-se passar a dar artémia.
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Nuvem Branca (Tanichthys albonubes)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Fichas Técnicas :: Peixes-