Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

150*60*55 - O Projeto desde o inicio

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem

David Rosario

Membro
Membro

Nome Real : David
Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: 150*60*55 - O Projeto desde o inicio   Qui 24 Mar 2011, 17:21Responder ao tópico

Estou a gostar de ver...
muito bom e agradável á vista como mandam as nossas Senhoras! :lol:

Joao Pinto

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: 150*60*55 - O Projeto desde o inicio   Qui 24 Mar 2011, 21:30Responder ao tópico

entao tenho de falar com o bruno mas sempre vais dar um pouco de reforço?

putogiro

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: 150*60*55 - O Projeto desde o inicio   Qui 24 Mar 2011, 22:19Responder ao tópico

Sabado vou decidir, que é quando vou buscar o aqua.

Joao Pinto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: 150*60*55 - O Projeto desde o inicio   Qui 24 Mar 2011, 22:57Responder ao tópico

mas ele faz o aqua ou só vende os vidros

putogiro

MensagemAssunto: Re: 150*60*55 - O Projeto desde o inicio   Sex 25 Mar 2011, 00:01Responder ao tópico

Ele faz os aquas.
Se quiseres vai à área dos patrocinadores, que vês logo, penso que seja o 6º, podes pedir orçamentos que ele responde por MP (se demorar mais que 3 ou 4 dias, pede novamente, porque houve qualquer coisa e ele nem viu o tópico), se quiseres também tens fotos de alguns trabalhos feitos por ele.
Agora não sei se também vende apenas os vidros, mas é possivel que sim.

putogiro

MensagemAssunto: Re: 150*60*55 - O Projeto desde o inicio   Qua 30 Mar 2011, 18:10Responder ao tópico

Boas
O aqua já cá está, bem como o restante material, já tem agua e está a ciclar, agora é esperar e dar uns retoques.

O tronco

Panorâmica do aqua já cheio, com a calha de Led's
nota: O tronco tem umas pedras em cima, para evitar que flutue, é muito grande, e não tinha mais local nenhum onde acabar de o demolhar.

O filtro já no local a funcionar

Um aviso para todos os que façam ou mandem fazer aquas comtravamentos, atenção à largura dos travamentos, pois normalmente esta é maior do que a da tubagem dos filtros externos, por ninguém me ter avisado, tive que fazer alterações à tubagem, para tal utilizei duas junções de rega, por sorte a medida das mangueiras era mesmo esta.

Pormenor da alteração do tubo (neste caso de saída, mas o de entrada é igual)

Ainda me faltam algumas plantas, mas penso que esteja a andar, a água está ainda bastante turva, no entanto dá para vêr que o fundo é azul claro, tem uma placa de "roofmate" (espécie de esferovite), que além de servir de fundo, esconde as mangueiras e diminui a perda de calor, dada a proximidade da parede.
Cump's
Nuno Moreira

Joao Pinto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: 150*60*55 - O Projeto desde o inicio   Qua 30 Mar 2011, 21:37Responder ao tópico

boas e esse móvel na ta a pregar nenhuma partida?

putogiro

MensagemAssunto: Re: 150*60*55 - O Projeto desde o inicio   Qua 30 Mar 2011, 21:52Responder ao tópico

o aqua tá cheio, há 2 dias, já quase me pendurei nele, para ver se acontecia alguma coisa e nem estalou, tá firme.

santos1

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: 150*60*55 - O Projeto desde o inicio   Qui 31 Mar 2011, 09:38Responder ao tópico

esta muito bom o projecto todo parabens .

David Rosario

Membro
Membro

Nome Real : David

MensagemAssunto: Re: 150*60*55 - O Projeto desde o inicio   Sex 01 Abr 2011, 22:23Responder ao tópico

o problema dos travamentos é esse,por isso é que os traseiros não devem ter o comprimento do aquário. Deve-se deixar sempre espaço para os tubos e cabos eléctricos.
num aquário desses 10/15Cm de cada lado é suficiente.

putogiro

MensagemAssunto: Re: 150*60*55 - O Projeto desde o inicio   Qui 21 Abr 2011, 16:54Responder ao tópico

Boas
Peço desculpa por ter demorado tanto a concluir o projecto mas a falta de tempo às vezes tem destas coisas.
Ora bem.
O aqua está cheio há perto de um mês, o ciclo está completo, já está habitado, embora ainda faltem algumas plantas e como é lógico alguns habitantes (não se podem pôr todos de uma vez, senão não há ciclo que resista).
Apesar de algumas dúvidas colocadas sobre a robustez do móvel, eu mesmo cheguei a duvidar, tendo me aconcelhado com quem sabe do assunto, e mesmo assim...
O problema muitas vezes não é a dimensão da estrutura, mas sim a forma como esta é colocada, grande parte dos móveis para aquas é feita de aglomerado (básicamente serradura prensada com cola) e aguentam tudo e mais alguma coisa até a humidade. Neste caso a madeira é de pinho e do bom, foram escolhidas pesas mesmo sem nós ou outro tipo de defeito.
Fui alertado para o problema de a madeira poder empenar, até fui avisado que até estruturas em ferro entortavam. neste caso isso foi salvaguardado, com a colocação de 4 pilares atrás e outros 4 à frente, a ligarem duas estruturas em madeira, na forma de retangulo, isto legou a uma distribuição equitativa do peso, pelo que os pilares não empenaram, na estrutura inferior, foram colocados 4 pés atrás e outros tantos à frente, bem como dois em cada topo.
A estrutura superior levou um tampo com 2 cm de aglomerado bem como um tapete de yoga (curiosamente este nem parece ter peso em cima), para evitar pontos de presão que podessem sobrecarregar um ou outro sitio.
Fui ainda alertado para o facto de ser conveniente reforçar a estrutura, para evitar que esta ficasse desengonçada, ou abanasse, mas os paineis cortados à medida e pregados/aparafusados à estrutura, bem como as travessas colocadas na parte de cima e de baixo da estrutura, foram assim colocados para evitar tudo isso.
Pelo que ao fim de um mês de ter o aqua cheio, já me pendurei nele já o tentei empurrar, abanar e outras coisas, e a madeira nem estalou (nem sequer mexeu).
Quando digo isto não é para criticar quem me alertou, aliás foi graças às criticas colocadas por mim em tópicos anteriores, durante o estudo para fazer este móvel e a criticas feitas à construção de outros móveis, que eu consegui precaver todas estas situações, por forma a poder dizer que tenho um móvel bastante seguro.
A humanidade tem evoluido aprendendo com os seus próprios erros, mas às vezes se ouvissemos os outros e prestassemos um bocadinho de atenção, não haveria tanta necessidade de errar para aprender.
Em conclusão:
Este projeto, movel+aqua, ficou-me na módica quantia de: 670€ - Movel (material para), aquário (150*60*55 - C*L*A, com vidro 10mm - do bruno123), filtro (JBL1501) e calha de LED's (240/m - Trukfishes).
Este projeto vai continuar a evoluir mas num outro tópico que vou criar, visto que este se destinava principalmente à construção.

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: 150*60*55 - O Projeto desde o inicio   Qui 21 Abr 2011, 17:22Responder ao tópico

Boas Nuno,

Grande aventura essa Wink Estou ancioso para ver o resultado final para te poder dar os parabéns Very Happy
Mesmo assim até conseguiste gastar poucos €, para um aquário dessas dimensões acho que não está muito mal...

Abraço

putogiro

MensagemAssunto: Re: 150*60*55 - O Projeto desde o inicio   Qui 21 Abr 2011, 19:59Responder ao tópico

Pois na aquariofilia, como na maior parte das coisas é preciso ter paciência, recolher informação, para escolher o que mais nos interessa, de forma a evitar custos desnecessários.
A loja da do centro comercial, pode ser de marca, pode ter muito bom aspeto e parecer muito convidativa, mas se os € são poucos, temos que entrar vêr, para escolher o que precisamos/gostamos, e depois procurar noutros locais artigos iguais ou semelhantes, mas a preços muito mais convidativos, ou então fazer-mos nós mesmos algumas das coisas, mas aí nem todos se ajeitam ou têm espaço para tal.

cump's
Nuno Moreira

kardo89

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Rute

MensagemAssunto: Re: 150*60*55 - O Projeto desde o inicio   Qui 19 Maio 2011, 00:13Responder ao tópico

Não há novas fotos do projecto?

putogiro

MensagemAssunto: Re: 150*60*55 - O Projeto desde o inicio   Qui 19 Maio 2011, 01:48Responder ao tópico

Boas
Não este tópico era apenas sobre a construção do movel e colocação do aqua a funcionar.
O desenvolvimento do aqua (continuação deste tópico), está num tópico situado em: fotografias e videos, com o nome de: a 1ª grande aventura.

Cump's
Nuno Moreira

putogiro

MensagemAssunto: Re: 150*60*55 - O Projeto desde o inicio   Sab 28 Maio 2011, 13:48Responder ao tópico

Boas
Lamento informar que cometi um erro.
Acreditei quando me disseram que a calha de LED's, era suficiente para este aqua, mas infelizmente cheguei à conclusão de que estava errado, apesar de só ter plantas pouco exigentes, ter substrato fértil, de colocar fertilizante liquido e CO2 (caseiro), as plantas têm vindo a definhar aos poucos, pelo que apesar de pensar que é uma calha espectacular para um aqua com estas dimensões mas que não seja plantado (os peixes gostam mesmo do tipo/quantidade de luz), vou ter que avançar para uma calha, que por motivos de <€€€, irá ser feita por mim, sendo forçado a respeitar o gosto da maria (pela aparência), a necessidade das plantas/peixes e o livre acesso a o aqua para uma manutenção regular.
Situação está em estudo e provavelmente ainda esta semana vai começar a evoluir, sendo o projeto acompanhado neste tópico.

cump's
Nuno Moreira

Raz

Membro
Membro

Nome Real : António Ribeiro
Gostos : 63

MensagemAssunto: Re: 150*60*55 - O Projeto desde o inicio   Sex 01 Jul 2011, 12:27Responder ao tópico

força nisso..

putogiro

MensagemAssunto: Re: 150*60*55 - O Projeto desde o inicio   Qua 20 Jul 2011, 17:29Responder ao tópico

Boas
Finalmente arranjei um bocado de tempo para actualizar este tópico.
Como disse anteriormente a calha de LED's revelou-se completamente inadequada para um plantado, apesar de os peixes gostarem dela, pelo que tive que arranjar mais luz para o aqua, com isto da troica, não há €€€ para investir, pelo que a solução foi ser eu a fazer a calha.
Assim surgiu-me um problema, o aqua tem tampas de correr, a casa teto falso, pelo que não posso tapar o aqua e não posso fazer uma calha suspensa, optei por tapar metade do aqua.
Depois de muito procurar (quase pelo pais todo) descobri uma loja que vende /faz iluminação para aquas (a poucos km da minha casa Mad ). É a Aquaeden e os donos foram extremamente prestaveis e atenciosos, explicando e tirando algumas das dúvidas que tinha, pelo que decidi-me por duas lampadas T5 de 80W, neste momento a funcionar com a calha de LED's, os peixes habituaram-se e as plantas agradeceram.
Só para constar, esta calha ficou-me em +/- 65€, e tem a possibilidade de acrescentar mais uma lampada.
Seguem fotos

Silver

Membro
Membro

Nome Real : Francisco Santos

MensagemAssunto: Re: 150*60*55 - O Projeto desde o inicio   Ter 06 Set 2011, 18:07Responder ao tópico

Ficou muito porreiro mesmo! Surprised

a.ferreira

Membro Ouro
Membro Ouro

Nome Real : Abel Ferreira
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: 150*60*55 - O Projeto desde o inicio   Ter 06 Set 2011, 20:39Responder ao tópico

Um projeto muito bem conseguido parabens e as plantas paressem muito saudaveis

mateli

Membro
Membro

Nome Real : Junior

MensagemAssunto: Re: 150*60*55 - O Projeto desde o inicio   Ter 06 Set 2011, 21:18Responder ao tópico

cara eu adoro discus está realmente lindo seu aqua Smile

Silver

Membro
Membro

Nome Real : Francisco Santos

MensagemAssunto: Re: 150*60*55 - O Projeto desde o inicio   Ter 06 Set 2011, 21:20Responder ao tópico

Júnior, quando tiver o aquário todo montado, com o ciclo feito e os meus futuros 2 Discus lá logo te mostro! Ahah Razz

carlos rafael

Membro
Membro

Nome Real : carlos rafael

MensagemAssunto: Re: 150*60*55 - O Projeto desde o inicio   Sab 17 Set 2011, 19:12Responder ao tópico

Parabens ta muito bom, sabes que essa tampa de vidro vai roubar te intensidade de luz. olha eu tambem tenho o problema do blore no tecto,mas nada que nao se limpe... e tinha um aquario com tampa so deixava aberta de verão.. BOA SORTE...

Marco V.

Membro
Membro

Nome Real : Marco

MensagemAssunto: Re: 150*60*55 - O Projeto desde o inicio   Dom 11 Dez 2011, 00:49Responder ao tópico

Boa noite a caixa foi voce que vez ou foram eles tambem ?

Com a explicaçao que lhe deram consegue me aconselhar o que tenho de comprar "componentes a caixa faço eu".
o meu aquario tem 1 metro as plantas que vou por e de dificuldade facil a media.Nao quero nada de especial apenas algo que me permita manter as coisas +- ate porque o problema resume se sempre ao mesmo falta de tempo Arrow " euros "
Obrigado desde já .

putogiro

MensagemAssunto: Re: 150*60*55 - O Projeto desde o inicio   Dom 11 Dez 2011, 12:00Responder ao tópico

Boas
Penso que estejas a falar da caixa para a iluminação.
Eles aconcelharam-me as lampadas indicadas, depois eu escolhi as que queria, tendo eles indicado os restantes acessórios necessários.
Depois fui a uma serração comprar a madeira (neste caso foi em Alhandra), já à medida, pois já tinha feito o esquema, e em casa colei e preguei.
Por uma questão de aparência e resistencia, optei por forrar a madeira com um plástico autoclante preto (vende-se ao metro, em papelarias), depois fiz a instalação elétrica, é fácil pode-se aprender fácilmente na NET, embora eu tenha ido pelo caminho mais fácil, pedi a um familiar.
Quando comprei a madeira cometi o erro de esquecer o peso, por isso comprei madeira muito grossa 16mm, penso que 8mm, dê, apenas fificulta o pregar, mas com paciência, faz-se. Para contrabalansar o peso, optei por fixar a tampa à parede, por forma a que parte do peso assentasse na parede. Agora cada situação é uma situação diferente, à gostos, à possibilidades e jeitos para tudo.
A mim aconcelharam-me a fazer a tampa com acrilico, que depois seria pintado com spray preto, como não sabia trabalhar com acrilico, optei por fazer em madeira.
Agora ando a pensar pôr uns vidros mais finos na própria tampa, dispensando metade da tampa do aqua, mas isso é uma coisa que tem que ser muito bem pensada.
NOTA: A loja também faz iluminárias por encomenda, penso que sejam suspensas e que não sejam muito caras, para mim não davam por ter teto falso, no local onde tá o aqua, mas penso que seja sempre uma boa alternativa, é uma questão de falar primeiro com eles, se não me engano o site é www.aquaeden-shop.net.
Boa sorte

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: 150*60*55 - O Projeto desde o inicio   Responder ao tópico

150*60*55 - O Projeto desde o inicio

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Soluções Caseiras ::   DIY-