Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

 

Betta Combatente - Betta Splendens

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Cláudia Araújo
avatar

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna


Nome Real : Cláudia Araújo
Localização : Ponte de Lima
Mensagens : 1686
Data de inscrição : 10/04/2008
Gostos : 114


MensagemAssunto: Betta Combatente - Betta Splendens   Sex 16 Abr 2010, 00:13Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.





    Nome científico

    Betta splendens

    Nome comum

    Combatente, Lutador de Siam

    Família

    Belontidae (Belonteídeos) Osphronemidae????

    Categoria

    Peixes Labirinto

    Distribuição Geográfica

    Malásia e Tailândia (Sudoeste asiático)

    Tamanho

    7 cm

    Zona preferida

    Média à Superfície

    Condições da água


    Temperatura:
    24º-28 ºC

    pH:
    6.0-8.0

    Dureza:
    8 º

    Condições do aquário

    Comprimento mínimo do aquário: 45 cm.

    Idealmente necessitam de um aquário de 60 cm de comprimento, embora sejam capazes de se conformarem com muito menos. O aquário deverá ser decorado com plantas e não tem preferência especial pelo tipo de substrato (sendo de barro no seu habitat natural). Aprecia a presença de plantas flutuantes, que atenuam a iluminação.

    Dieta

    Carnívoros. Vivo e Comida seca

    No seu habitat natural, a sua alimentação é composta, principalmente, por larvas de mosquito. Aceitam , tubifex, artémia, etc… outra opção é de lhes dar carne finamente picada. Podem ser mantidos, embora não é o ideal, com alimentos secos.

    Comportamento/Compatibilidade

    Agressivo só com os machos da sua espécie.

    Os machos são muito agressivos com outros machos do seu género, pelo que só deverá manter-se um por aquário. As fêmeas são, usualmente, pacíficas e podem manter-se várias. Ideal para um aquário com peixes de outras espécies.

    Sociabilidade

    Grupo com só um macho

    Esperança de vida

    3-4 anos

    Características/Descrição

    Peixe da ordem dos Anabantídeos, peixes com capacidade de respirar ar, através de um órgão vulgarmente chamado de "labirinto", o que permite que este peixe possa ser mantido em aquários de menores dimensões . O seu habitat natural são os arrozais da Tailândia, lugares de águas com muito baixo teor de oxigénio, muita matéria vegetal e sem correntes de água.

    O peixe Combatente muito popular entre os aquariofilistas tem poucas semelhanças com o peixe de cor parda, com iridiscências verde azuladas e de barbatana curtas que podemos encontrar na natureza do seu habitat natural. A selecção genética levou a origem de muitas variedades de cores brilhantes e diferentes formatos de barbatanas.

    O Betta splendens é um peixe de corpo comprido e, no macho, as barbatanas dorsal, anal e caudal conferem-lhe maiores dimensões. A barbatana dorsal é muito larga e a caudal é quase circular. As barbatanas ventrais são compridas e em forma de sabre, e a dorsal começa à partir da metade posterior do dorso.

    Dimorfismo sexual

    Os machos são muito mais coloridos e acompanham a coloração do corpo nas barbatanas, geralmente de maiores dimensões.

    Reprodução

    Ovíparo. Ninho de bolhas

    Aquário de reprodução: preparar um aquário de 40 litros, esterilizado com uma solução fortemente salina. Deverá ser provido de tampa, que cubra a totalidade do aquário, para manter a humidade. O fundo deve ser o mais liso possível, para que o macho encontre facilmente os ovos. Os cantos posteriores densamente plantados, como por exemplo Cabomba caroliana e/ou Limnophila, cuja pequenas folhas, além de proporcionar esconderijo à fêmea, ajudam o macho na construção do ninho. A filtração e aeração devem ser pouco potentes e sem movimentação da superfície, para não perturbar o ninho de bolhas. Depois da postura deve-se deixar apenas o macho a guardar o ninho e os recém-nascidos.

    Dificuldade

    Média


Contribuição do membro Ricardo A, Silva que adaptou escreveu este excerto de texto:

Características:-O Betta é também vulgarmente conhecido por Combatente. São peixes sociáveis com outras espécies, mas nunca se devem manter dois machos juntos no mesmo aquário, pois aí eles irão lutar até à morte, daí a razão do seu nome vulgar. Quanto às fêmeas, são sociáveis entre si, desde que sejam mantidas juntas desde pequenas. É muito comum vê-los nas lojas, dentro de pequenas caixas, e isso é apenas pela razão de isolar os machos, para que eles não lutem, pois o Betta não gosta desse isolamento em espaços minúsculos, e é mesmo um peixe indicado para aquários comunitários espaçosos (um macho e várias fêmeas), juntamente com outros peixes pacíficos. Como todos os anabantídeos, o Betta é um labirintídeo, ou seja, possui um órgão que lhe permite a respiração em águas pouco oxigenadas (o labirinto). Bettas e Guppies não são, por norma, compatíveis, devido ás cores vivas das caudas dos Guppies, que levam os Bettas a confundir com outros macho, levando por vezes á morte dos Guppies.
Alimentação:-Quanto à alimentação, podemos servir-lhes flocos ou outro tipo de alimentos secos ou liofilizados, mas se for possível, os Bettas gostam de alimentos vivos ou congelados (larvas de insectos, artémia ou tubifex).
Reprodução:-A reprodução no aquário é relativamente fácil, o macho constrói um ninho de bolhas à superfície onde vão ser colocados os ovos durante o período da postura. Depois, as fêmeas devem ser retiradas e ficar apenas o macho a guardar o ninho e, depois, os recém-nascidos.

Voltar ao Topo Ir em baixo 

Betta Combatente - Betta Splendens

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Fichas Técnicas :: Peixes-