Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

 

Apistogramma Nannaraca adoketa-Ivanacara adoketa e Utlização de Bogwood

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Vera Santos
avatar

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11608
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 499


MensagemAssunto: Apistogramma Nannaraca adoketa-Ivanacara adoketa e Utlização de Bogwood   Sab 12 Mar 2011, 02:04Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Kullander, S.O. and S. Prada-Pedreros. 1993.
Nannaraca adoketa

Rommer.2006.
Ivanacara adoketa

Familia: Cichlidae.

Subfamily: Cichlasomatinae

Distribuição: Bacia do rio Amazonas, Restricto na bacia média do Rio Negro, Brasil.

Habitat:

Habita nas florestas humidas da amazonia mais especificamente num dos seus afluentes mas de águas mais escuras. A água de castanho escuro com ácidos húmicos e outros produtos químicos lançados por material orgânico em decomposição como troncos e folhas em decomposição. O conteúdo mineral dissolvido é geralmente insignificante e o pH pode ser tão baixo quanto 3. 0 ou 4. 0. O dossel da floresta tropical densa acima significa que muito pouca luz penetra na superfície da água, e o substrato é muitas vezes repleta de podre folhas e galhos de árvores caídas, como dei a entender atrás

Macho não sexado - 4.9 cm

Comprimento máximo padrão de 10cm


Aquário minimo: 90cm x 37.5cm x 30cm - 100l

Setup:

Aquário bem plantado com fluxo de água moderado. O apistogramma Adoketa irá beneficiar da adição de "bogwood" para o tanque como isso irá lixiviar os taninos que replicam as águas negras e nas condições em que podem ser encontradas na natureza. Iluminação não deve ser demasiado forte.

Temperatura: 22 - 28°C . o ideal seria de 25º

PH: 5.0 -10.0, o ideal talvez nos 7-8

Dureza: gH - 5 - 10°H, o ideal era de 8°H

Alimentação:

Não exigente em cativeiro e aceita bem uma variedade de alimentos secos e preparados. Certifique-se de lhes dar alimentos congelados, como artémia larvas de mosquito regularmente. Embora estas últimas eu ache não serem tão boas como a artémia!

Compatibilidade

Pacífica e, às vezes, tímido como o ramirezi. Incluir espécies típicas comunitárias como tetras, corydoras e barbos. Espécies tumultuosas são de evitar. Em geral, outras espécies de ciclídeos menores, pacíficos, como muitos rams podem ser mantidos mas para isso garantir suficientes territórios para evitar algumas agressões durante a reprodução.

Dimorfismo sexual

Quando em condição de reprodução, o macho tem mais distintas as marcas listradas de preto e branco, o que dá a esta espécie seu nome comum. As fêmeas são uma coloração rosa mais uniforme, mas também adopta um padrão de listras escuras aquando da reprodução ou stress. Os machos também podem alongar nadadeiras dorsais e anal.

Reprodução

Dificuldade moderada, se as condições da água correta são fornecidas. O ideal é muito suave, água ácida deve ser usada. Deve considerar-se a adição de turfa para o filtro do aquário de reprodução. Nannacara adoketa, por vezes, reproduz-se em uma configuração de Comunidade, mas para obter melhores resultados, recomenda-se configurar um aquário de reprodução. A mesma configuração geral mencionada acima deve ser usada.

Nannaraca adoketa prefere desovar em ambiente de caverna, assim, garantir suficiente formações rochosas ou, alternativamente, um pote de planta de terracota fará um bom substituto.

Desde o par bem condicionado, desova deve ter lugar dentro de alguns dias de serem colocados no aquário de reprodução. Os ovos são dispostos na parede da caverna e, em seguida, são fertilizados pelo macho. Após a desova, a fêmea protege os ovos dentro da caverna e o macho não assume responsabilidade por proteger o território mais vasto.

Dependendo da temperatura, os ovos eclodem em 2-4 dias e os alevinos são livres de natação em torno de 4 dias mais tarde. Alimentos iniciais oferecidos a RFJ devem ser artemias congeladas ou alimentos secos à base de larvas de mosquito e artemia para alevinos.

Videos:






fishbase.com

Referências:

Fish Base; seriouslyfish; Apisto.sites.no; cichlidsforum; photobucket.com.

Adaptado e Escrito por Vera Santos © Copyright 2011 ©




Última edição por Vera Santos em Sex 30 Nov 2012, 00:35, editado 14 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Vera Santos
avatar

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11608
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 499


MensagemAssunto: Re: Apistogramma Nannaraca adoketa-Ivanacara adoketa e Utlização de Bogwood   Ter 15 Mar 2011, 21:42Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.


Macho - Foto by photobucket.com


Femea - Foto by photobucket.com


O USO DE BOGWOOD EM AQUÁRIOS
Por Majid Ali, aquariofilista Ryedale Society, Inglaterra
Aquarticles



Bogwood é algo que eu recomendaria a todos os detentores de peixes, pois tem muitos benefícios se adicionasse um coldwater ou Set-up tropical . Num aquário, fornecendo-lhe é cuidadosamente lavada e preparada antes de colocá-lo no aquário - não deve haver nenhumas toxinas. Bogwood dura muito tempo e faz um abrigo ideal para muitas criaturas aquáticas, incluindo Camarões de água doce, botias coolies e plecos de água fria.


Para preparar o bogwood você acompanha o processo natural ou poli-verniz.


O processo natural é a seguinte:

1. Antes de adicionar bogwood num tanque deve ser embebido num segmento separado. Isto tem a vantagem de fazer a madeira tornar-se inundada, no momento em que ele deve naturalmente pesam-se quando adicionado ao seu aquário. Também grandes quantidades de taninos são liberadas durante esse período e, portanto, é aconselhável fazer muitas mudanças regulares de água para o balde. Seja paciente pois ainda pode demorar menos de catorze dias para a madeira tornar-se inundada também pode ser um processo de dois meses.


2. Uma vez no aquário, não há nenhuma garantia de ferro fundido que inundado bogwood não irá flutuar. Se você tiver problemas para manter inundado bogwood no lugar uma pedra ou ardósia (inerte) para tornar a estadia de madeira para baixo ou uma corda de nylon pode ser usado para amarrar .


3. Não obstante as medidas tomadas em 1, ácido de tanino, brown-amarelo, cor, continuará a ser lançado pela bogwood, que dá o aquário um efeito amazônico (bom se você tem qualquer espécie de particular peixes que exigem isso, por exemplo, o Cardeal Tetra). Carvão activado irá remover a cor produzida pela madeira, e também ajudam a mudanças de água regular.


4. Não se preocupe sobre o tanino ácido natural, como o faz nenhum dano para o peixe.


Ao usar o método natural três longo prazo efeitos podem ser vistos:
a.O bogwood pode alterar os níveis de pH, reduzindo-os, tornando a água ácida. Geralmente isso é contrabalançado por fazer muitas mudanças de água regular de efeitos a longo prazo.


b. se o bogwood não está petrificado a madeira de vida vai apodrecer debaixo d'água e crescer um fungo branco. Isto não prejudica os peixes e geralmente pode ser desconsiderado.


c. parasitas. Esterilizar sempre antes de usar o bogwood, por despejando água a ferver sobre ele.


O método de poli-verniz é a seguinte:
1. Lave o bogwood sob uma torneira, esterilizar se necessário e, em seguida, deixe secar durante um dia ou dois.


2. Visite sua loja d.i.y local e adquirir um produto chamado 'Pintura de verniz poliuretano.' Este verniz puro irá travar em tanino bogwood. Por favor nota iate verniz também é vendido por este processo, mas isso deve ser evitado como ele irá prejudicar todos os tipos de animais aquáticos. (Na verdade são fabricados para evitar mexilhões anexando-se para cascos de barco).


3. Use o poli-verniz uma vez e deixar secar durante um dia e repita a operação para outro dois dias (completamente de três dias). Isso faz com que o bogwood hermético.


Os efeitos são nenhum fungo, nenhuma versão do tanino e não se preocupa com alteração do pH.


Como com todas as coisas que são boas pelo valor de face é um retrocesso com este processo em que o bogwood já não pode produzir microorganismos ou 'lignina'. Lignina é particularmente importante para muitas espécies de Loricarins (peixe-gato, particularmente Panaque espécies) que auxilia sua digestão e atende a certos requisitos nutricionais ciência ainda não totalmente compreender. Microorganismos adicionar bactérias benéficas para os processos de intestino de muitos Loricarins também.


O que é a solução?
Se você não se importa um pouco de trabalho, adicione ao seu aquário tanto um pedaço grande de bogwood que passou pelo processo de poli-verniz e um pequeno pedaço de bogwood o processo natural.

Fonte
http://www.aquarticles.com

Traduçãopor Vera Santos
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Apistogramma Nannaraca adoketa-Ivanacara adoketa e Utlização de Bogwood

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Fichas Técnicas :: Peixes-