Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

opçoes para sump interna

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem

David Rosario

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : David
Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Qua 02 Mar 2011, 13:48Responder ao tópico

Boas,

não consigo por o desenho (acho que é por estar em pdf) dá-me o teu email que tento enviar para ti.

mas é +- isso que apresentaste. há algumas diferenças mas o principio é o mesmo.

J.J.Novo

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Qua 02 Mar 2011, 17:47Responder ao tópico

Rosario brr escreveu:

Boas,

não consigo por o desenho (acho que é por estar em pdf) dá-me o teu email que tento enviar para ti.

mas é +- isso que apresentaste. há algumas diferenças mas o principio é o mesmo.

eu acho que a dificuldade esta mesmo nos furos,e qual a altura dos salta muros!!!!

MP com o e-mail enviado

Joaquim Novo

J.J.Novo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Qui 03 Mar 2011, 21:06Responder ao tópico

Espero que tenhas recebido a minha MP

Última edição por J.J.Novo em Qua 09 Mar 2011, 15:14, editado 1 vez(es)

Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

Gostos : 501

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Sex 04 Mar 2011, 16:26Responder ao tópico

E então, novidades sobre o filtro, também quero aprender!

J.J.Novo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Sex 04 Mar 2011, 23:24Responder ao tópico

Vera Santos escreveu:
E então, novidades sobre o filtro, também quero aprender!

Estou aguardar o desenho do davide em ralação a sump para ver como ele tem no aquario dele,para depois fazer no meu.

Depois disso então tenho que escolher as bombas que vão puxar a agua.

Tens alguma dica sobre este assunto em relação a sump e as bombas???

Bartolomeu Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Bartolomeu Silva
Gostos : 60

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Sab 05 Mar 2011, 13:49Responder ao tópico

Não encontrei grandes imagens disponiveis on-line, vai daí e tentei fazer uma de pressa e a correr.

De filtro de decantação, penso que seja o nome mais correcto neste caso, ou sumps não sou grande entendido, o único que sei é o que leio, pois nunca fiz nem usei nenhuma. Mas penso que a imagem é esclarecedora... Talvez esteja sub dimensionado para o aquário em questão... Mas a ideia é essa.

Os furos são apenas para a agua passar do aquário para o filtro e vice-versa, pois a passagem de estágio para estágio é feita como a imagem exemplifica. No estágio de saída, lado direito, fica a bomba, no estágio de entrada o termostato por ex.

Última edição por bartmsilva em Sab 05 Mar 2011, 13:55, editado 1 vez(es)

Bartolomeu Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Sab 05 Mar 2011, 13:55Responder ao tópico

Quanto à iluminação, vai depender das plantas que queira colocar e da quatidade das mesmas, mas eu apostaria sempre numa calha t5 ou ou projectores hqi, 70cm de altura é muita água para atravessar e o espectro vai se perdendo. Essas duas opções são as que melhor te conseguem fazer chegar a luz a zonas mais baixas do aquário.

Quanto a areia. Tens areia de silica, tens varias granulometrias, dadas as dimensões do aquário não tem necessariamente que ser sugar size. Penso que estavas a falar mesmo de areia e não substrato para as plantas...

Abc

J.J.Novo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Sab 05 Mar 2011, 16:23Responder ao tópico

bartmsilva escreveu:
Não encontrei grandes imagens disponiveis on-line, vai daí e tentei fazer uma de pressa e a correr.

De filtro de decantação, penso que seja o nome mais correcto neste caso, ou sumps não sou grande entendido, o único que sei é o que leio, pois nunca fiz nem usei nenhuma. Mas penso que a imagem é esclarecedora... Talvez esteja sub dimensionado para o aquário em questão... Mas a ideia é essa.

Os furos são apenas para a agua passar do aquário para o filtro e vice-versa, pois a passagem de estágio para estágio é feita como a imagem exemplifica. No estágio de saída, lado direito, fica a bomba, no estágio de entrada o termostato por ex.

Ok,agora entendi onde ficam posicionados os furos,ou seja no sexto vidro,lado esquerdo entrada aqui pode ficar o termostato,do lado direito saida para o aquario da agua ja limpa,lugar da bomba.

Qual o diametro para estes furos?Neste caso quando a luz falha não tem o azar inundação?

Quanto a luz,vou optar então por uma calha t5,ou seja isto quer dizer 5 lampadas correcto?

Que lampadas e de quantos W devo comprar para ter uma bonita cor dentro do aquario?

Alguma pesquiza feita sei que os discos não gostam de muita luz,dai eu preguntar qual a melhor iluminaçaõ.

Quanto a areia,a minha duvida era mesmo se devo meter algum fertelizante por baixo da mesma para as plantas.

Bartmsilva,quanto a plantas estou muito a leste,se poderes dar uma ajuda,não pretendo ter um plantado mas com quero ter algumas plantas,alias os discos gostam de sombras para estar.

Joaquim Novo

J.J.Novo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Sab 05 Mar 2011, 19:22Responder ao tópico

entretando tenho andado a ver que bomba por.

para ja encontrei esta da eheim

Mangueira 1927mm
Débito 1000 - 2000 LH
Pressão 20mm
Potência 35w
Diâmetro da cabeça 2,3mm
Dim ( alt X comp X larg - mm) 138x82x126
ConectoresDistribuição 20/G3/4 "

Vou precisar pelo menos de duas,espero estar correcto quanto ao tipo de bomba e numero das mesmas

Bartolomeu Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Sab 05 Mar 2011, 19:23Responder ao tópico

1. Quanto ao diâmetro não te posso ajudar muito, apenas sugerir que existem uma espécie de crivos, não sei se será o nome mais correcto, para colocar nos furos de sucção, como alguns aquários das lojas têm, para evitar que os peixes entrem para a zona de filtragem. Talvez seja melhor que te guies pelo diâmetro dessas peças plásticas, para depois as puderes aplicar.

2. Um calha T5 quer dizer que é equipada por lâmpadas/tubos fluorescentes T5, uma tecnologia diferente das habituas fluorescentes T8, mais finas, mas também mais eficientes e rentáveis. Hoje em dia já não compensa o uso de lâmpadas T8. Estas lâmpadas necessariamente têm de funcionar com balastros electrónicos próprios para T5, que dispensam os arrancadores. Têm maior capacidade de penetração da luz na água que as restantes fluorescente, quer T8 quer PC. Muito mais haveria para falar delas... mas não vale a pena alongar mais.

3.Penso que o ideal seria na casa dos 350W com reflectores, e visto ser para Discus jogar com as Gro-lux (espectro próprio para as plantas) e as de 6400K.

Se pensas colocar plantas é sempre recomendável aplicar uma camada de substrato fértil pelo menos. Para os Discus tens Echinodorus ficam espectacular, Hygrophilas, Cryptocorines, Anubias, Fetos de Java. São plantas de fácil manutenção.

santos1

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Sab 05 Mar 2011, 19:53Responder ao tópico

boas ,acabei de ler este projecto e intereçou-me muito ,tambem para futuramente opte por esta opçao,mas queria saber o que acontece se a luz falhar,é que vi na imagem um regulador de vazao mas isso so regula a agua para a bomba,isto nao vai dar vazamento de agua?

Bartolomeu Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Sab 05 Mar 2011, 20:05Responder ao tópico

No caso de ser um sump por baixo do aquário, um overflow resolve o assunto. No caso de ser uma caixa de decantação na traseira do aquário não existe esse problema.

J.J.Novo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Sab 05 Mar 2011, 21:14Responder ao tópico

bartmsilva escreveu:
No caso de ser um sump por baixo do aquário, um overflow resolve o assunto. No caso de ser uma caixa de decantação na traseira do aquário não existe esse problema.

Quanto a inundação estou então descansado!!!!!

bartmsilva não respondeste a minha questão enviada na MP quanto a iluminação.

Bartolomeu Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Sab 05 Mar 2011, 21:46Responder ao tópico

Fiquei à espera que colocasses aqui a questão...

J.J.Novo escreveu:
Da-me so um explicaçao quanto as lampadas.

Ja entendia o que querias dizer com calha t5,agora diz me uma coisa para conseguir estes 350w quantas lampadas deve levar?Como dizes que posso jogar com as de 6.400k da gro-lux,entao ficaria como?

A parte dos refletores tambem entendi ou seja da para eu por o dito papel de aluminio,correcto?

Isso vai depender. Esta a pensar comprar a calha ou fazê-la? Tens as lâmpadas de 1.5m com 80W, as de 1.2m de 54W, as de 90cm com 39W e as de 60cm com 24W.
Eu colocaria a mesma quantidade em W de luz branca 6400K como de gro-lux, ou seja metade de cada, ou então 1x 10000K 1x6400K 2xgro-lux.

Os reflectores pode ser o papel alumínio ou então deste tipo, que são mais eficientes.

Rodolfo Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Rodolfo Silva
Gostos : 143

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Sab 05 Mar 2011, 23:11Responder ao tópico

Viva

Bom num aquario desse preferia usar uma sump por baixo auxiliada com uma bomba de circulação interna , a sump interna - genero biobox ou como lhe quiserem chamar tem a vantagem de ser um descanso no aspecto do medo das inundações

Têm a desvantagem de não levar tanta materia filtrante e de requerer mais manutenção de resto a opção aí passa pelo tempo disponivel e o que vais querer do aquario

uso dos dois sistemas os internos uso mais nos aquarios de criação

Quanto a iluminação com uma coluna de agua de 70cm pondera bem isso e pensa melhor nas hqi

J.J.Novo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Sab 05 Mar 2011, 23:46Responder ao tópico

bartmsilva escreveu:
Fiquei à espera que colocasses aqui a questão...

J.J.Novo escreveu:
Da-me so um explicaçao quanto as lampadas.

Ja entendia o que querias dizer com calha t5,agora diz me uma coisa para conseguir estes 350w quantas lampadas deve levar?Como dizes que posso jogar com as de 6.400k da gro-lux,entao ficaria como?

A parte dos refletores tambem entendi ou seja da para eu por o dito papel de aluminio,correcto?

Isso vai depender. Esta a pensar comprar a calha ou fazê-la? Tens as lâmpadas de 1.5m com 80W, as de 1.2m de 54W, as de 90cm com 39W e as de 60cm com 24W.
Eu colocaria a mesma quantidade em W de luz branca 6400K como de gro-lux, ou seja metade de cada, ou então 1x 10000K 1x6400K 2xgro-lux.

Os reflectores pode ser o papel alumínio ou então deste tipo, que são mais eficientes.

Bom ainda estou a ponderar comprar ou fazer,isto porque tenho que ver valores primeiro.

para me ajudares melhor a entender esses teus valores,diz-me optando pelas 1.5m com 80w quantas lampadas,2 vezes gro-lux,isso quer dizer 2 lampadas 6400k.

J.J.Novo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Dom 06 Mar 2011, 00:09Responder ao tópico

Rodolfo Silva escreveu:
Viva

Bom num aquario desse preferia usar uma sump por baixo auxiliada com uma bomba de circulação interna , a sump interna - genero biobox ou como lhe quiserem chamar tem a vantagem de ser um descanso no aspecto do medo das inundações

Têm a desvantagem de não levar tanta materia filtrante e de requerer mais manutenção de resto a opção aí passa pelo tempo disponivel e o que vais querer do aquario

uso dos dois sistemas os internos uso mais nos aquarios de criação

Quanto a iluminação com uma coluna de agua de 70cm pondera bem isso e pensa melhor nas hqi

Viva Rodolfo,a minha escolha em ir para sump interna foi de não ter muito espaço para uma exterior,quanto a materias filtrantres vai levar 5 compartimentos para as mesma,não sei se viste na pag.3 uma foto do tipo de bomba que poderei colocar,conto por duas iguais a da foto,o que achas?

Quanto ao que vou querer do aquario,isto e assim,pretendo por algumas zonas de plantas,rochas,algumas madeiras secas,como peixes,estou virado para discos,ja agora que outros ciclideos poderei meter com os discos?

Quanto a iluminação,vou pesquizar essas HQI,isso e tipo projector,correcto?

Bartolomeu Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Dom 06 Mar 2011, 01:08Responder ao tópico

Concordo com o Rodolfo, as HQI são as mais eficazes para essa altura. E sim são projectores. Indo para as T5 são as que falaste, 4 lâmpadas, 320W com reflectores para 630Lt brutos...

J.J.Novo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Dom 06 Mar 2011, 12:27Responder ao tópico

Apos mais uma pesquisa em relação a iluminação

Calha com lampadas T5

HSD – 600C 3X 24W T5
HSD – 800C 3X 24W T5
HSD – 1000C 3X 39W T5
HSD – 1200C 3X 54W T5

HFL – 800 4X 24W T5
HFL – 1000 4X 39W T5
HFL – 1200 4X 54W T5
HFL – 1500 4X 35W T5
HFL – 1800 4X 35W T5

HDL – 640E 1X 150W HQI + 2X 24W T5
HDL – 950E 1X 150W HQI + 2X 39W T5
HDL – 1250E 2X 150W HQI + 2X 54W T5
HDL – 1500E 2X 150W HQI + 2X 54W T5
HDL – 1800E 3X 150W HQI + 2X 54W T5

Nestas ultimas o valor up up......qual escolheriam?Tendo em conta a qualidade e o valor!!!!

Bartolomeu Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Dom 06 Mar 2011, 12:50Responder ao tópico

Eu pessoalmente não escolheria nenhuma dessas...

J.J.Novo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Dom 06 Mar 2011, 15:43Responder ao tópico

bartmsilva escreveu:
Eu pessoalmente não escolheria nenhuma dessas...

Bom,então nada como uma ajuda da tua parte para a melhor escolha.

Como ja tinha referido antes,nada percebo disto,por isso toda ajuda e bem vinda.

Última edição por J.J.Novo em Seg 04 Abr 2011, 19:03, editado 1 vez(es)

J.J.Novo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Dom 06 Mar 2011, 19:22Responder ao tópico

Voltei então a nova pesquisa e realmente os valores nesta loja são bem melhores,embora eu so tenha olho para o que e mais caro,não sei o porque!!!!!

150 2x150HQI+2x80T5

Sera que fico bem servido com este????

Última edição por J.J.Novo em Seg 07 Mar 2011, 12:43, editado 1 vez(es)

Bartolomeu Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Dom 06 Mar 2011, 20:43Responder ao tópico

Eu penso que sim! Wink

Rodolfo Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Rodolfo Silva
Gostos : 143

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Dom 06 Mar 2011, 20:45Responder ao tópico

Viva J.J

Pois essa ultima calha upa upa eh eh e essa ate deve ser para salgados da me ideia que essas T5 laterais são azuis

Bom se tens €€€ para gastar dentro do genero dessa sem as itinicas tens varias se queres poupar uns €€€ optava por projectores, para o teu aquario 2 projectores alaska de 250w devem chegar senão acrescentas um 3 isso só depois vendo mesmo ao vivo e dependendo das plantas que queiras meter senão ate os de 150w chegavam

quanto a sump interior sim é uma boa opcção e nem precisas de 2 bombas basta uma que alias os discos nem gostam de muita agitação na agua, mas conselhos sobre solhas é melhor perguntares a outra malta que não é bem a minha praia apesar de achar que não faça muita diferença um casal de bocas de fogo nesse aqua, tambem tens a opcção de meteres uns apistos

J.J.Novo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Dom 06 Mar 2011, 23:20Responder ao tópico

Rodolfo Silva escreveu:
Viva J.J

Pois essa ultima calha upa upa eh eh e essa ate deve ser para salgados da me ideia que essas T5 laterais são azuis

Bom se tens €€€ para gastar dentro do genero dessa sem as itinicas tens varias se queres poupar uns €€€ optava por projectores, para o teu aquario 2 projectores alaska de 250w devem chegar senão acrescentas um 3 isso só depois vendo mesmo ao vivo e dependendo das plantas que queiras meter senão ate os de 150w chegavam

quanto a sump interior sim é uma boa opcção e nem precisas de 2 bombas basta uma que alias os discos nem gostam de muita agitação na agua, mas conselhos sobre solhas é melhor perguntares a outra malta que não é bem a minha praia apesar de achar que não faça muita diferença um casal de bocas de fogo nesse aqua, tambem tens a opcção de meteres uns apistos

Por acaso la não dizia se era para salgado,pode ser que para agua doce ate seja mais barata,coisa a ver melhor.

Queria te dizer que se poder poupar melhor,por isso vou ver essa tua ideia dos 2 projectores alaska.

Quanto a bomba vou optar pela eheim,falta me dicidir a litragem,mas devo ir para uma de 2700l h

O que achas?

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Responder ao tópico

opçoes para sump interna

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-