Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

opçoes para sump interna

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem

J.J.Novo

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: opçoes para sump interna   Dom 27 Fev 2011, 19:23Responder ao tópico

Estou em fase de estudo para adquirir um aquario.

Respectivas medidas....1.50cm=70cm=70Cm ou 1.50cm=60cm=70cm

Que filtro me aconselham a comprar para que tenha uma boa filtragem

Aquario para ciclideos,Discos,pretendo fazer um plantado,indo devagar pois a experiencia não e muita.

aguardo as vossas opinioes assim como alguns conselhos pois estou um pouco a deriva neste campo.

Última edição por J.J.Novo em Seg 21 Mar 2011, 12:40, editado 3 vez(es)

Bartolomeu Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Bartolomeu Silva
Gostos : 60

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Dom 27 Fev 2011, 20:02Responder ao tópico

Sump?? Já pensaste nessa opção?

Freddy Valente

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Freddy Valente

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Dom 27 Fev 2011, 20:31Responder ao tópico

Boas!
Concordo com a opiniao do Bart.
Pelo que conheço de ciclideos, parece que nao sujam muito, mas para essa litragem 1 filtro por muito bom que seja nao seria suficiente, pois pelo pouco conhecimento que tenho o filtro deverá ter uma capacidade 3x superior a litragem do tanque.
Por esta razao a sump será talvez a melhor opçao.

Cumpz!
Freddy Valente

Bartolomeu Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Dom 27 Fev 2011, 21:52Responder ao tópico

Como filtros tem o Eheim 2080 ou o Fluval FX5...

Ou conjugar 2 filtros...

J.J.Novo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Dom 27 Fev 2011, 23:13Responder ao tópico

bartmsilva escreveu:
Sump?? Já pensaste nessa opção?

Não tinha pensado isto porque estava mais inclinado para filtro exterior.

Ja agora nestas medidas de aquario quanto da em litros?1.50cm=60cm=70cm.

Quanto a sump,como funciona?

David Rosario

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : David
Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Dom 27 Fev 2011, 23:59Responder ao tópico

Question Exclamation Mad

Última edição por Rosario brr em Seg 28 Fev 2011, 00:11, editado 1 vez(es)

David Rosario

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Seg 28 Fev 2011, 00:02Responder ao tópico

Freddy.Valente escreveu:
Boas!
Pelo que conheço de ciclideos, parece que nao sujam muito, mas para essa litragem 1 filtro por muito bom que seja nao seria suficiente, pois pelo pouco conhecimento que tenho o filtro deverá ter uma capacidade 3x superior a litragem do tanque.

Cumpz!
Freddy Valente

Concordo com a sump mas discordo com a parte dos ciclideos sujarem pouco.
Para ciclideos deves ter pelo menos 10 vezes o volume do aquário,se fosse um plantado aí sim 3 vezes era capaz de dar.

150x60x70=630 litros brutos.
tendo em conta que não enches até ao topo do aquário+areia+rochas deves ficar com +-550 litros.

uma filtragem de 5500L/h isso em filtros externos é um balúrdio e na sump tens mais espaço para as matérias filtrantes

Bartolomeu Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Seg 28 Fev 2011, 01:15Responder ao tópico

Sim os ciclídeos sujam, e se o aquário vai ter um monte de pedras e algumas plantas, não vão faltar zonas onde, por falta de circulação/filtragem, se vão começar a depositar detritos...

Mesmo para um plantado (densamente plantado) 3x o volume seria pouco, na minha humilde opinião. A não ser que não tenha fauna ou tenha muito pouca e "de poucas comidas"...

J.J.Novo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Seg 28 Fev 2011, 12:42Responder ao tópico

Rosario brr escreveu:
Freddy.Valente escreveu:
Boas!

Cumpz!
Freddy Valente

Concordo com a sump mas discordo com a parte dos ciclideos sujarem pouco.
Para ciclideos deves ter pelo menos 10 vezes o volume do aquário,se fosse um plantado aí sim 3 vezes era capaz de dar.

150x60x70=630 litros brutos.
tendo em conta que não enches até ao topo do aquário+areia+rochas deves ficar com +-550 litros.

uma filtragem de 5500L/h isso em filtros externos é um balúrdio e na sump tens mais espaço para as matérias filtrantes

Optando eu pela sump,que medidas e repartiçoes de filtragem deve ter,qual o filtro mecanico para me enviar a agua de novo para o aquario devo optar?

David Rosario

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Seg 28 Fev 2011, 13:48Responder ao tópico

Boas,

algo com apróximadamente 80x35x35= +-100 litros (sou da opinião que á filtragem nunca é demais)

deve ser uma bomba de elevação/retorno,atenção á distância sump/aquário porque se a capacidade de elevação for menor a agua não chega ao aquário.

em termos de divisões:
1 para entrada de agua e outro para a bomba (saida) e depois é aproveitar o espaço que sobra ao máximo.

mas pede mais opinões,há aqui pessoas que percebem bastante de sumps e podem ajudar,
tambem podes dar uma vista de olhos nos salgados,as sumps são mais utilizadas em aquários salgados mas com algumas diferenças...penso eu.

também podes colocar um sexto vidro (sump traseiro como lhe chamo) perdes 10cm na largura do aquário mas funciona. tenho no meu,dá uma vista de olhos aqui em baixo:

fjcb

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Fábio Barbosa

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Seg 28 Fev 2011, 14:58Responder ao tópico

Também preferia a SUMP nesse caso...
Ganhas espaço para matérias e mais Litragem hora com menos €...

penso que para fazer a reposição ao aquário será uma coisa deste género...

bomba de elevação

J.J.Novo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Seg 28 Fev 2011, 17:55Responder ao tópico

:lol: :lol: :lol:

Última edição por J.J.Novo em Seg 28 Fev 2011, 18:24, editado 2 vez(es)

J.J.Novo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Seg 28 Fev 2011, 18:04Responder ao tópico

[quote="Rosario brr"]
Boas,

algo com apróximadamente 80x35x35= +-100 litros (sou da opinião que á filtragem nunca é demais)

deve ser uma bomba de elevação/retorno,atenção á distância sump/aquário porque se a capacidade de elevação for menor a agua não chega ao aquário.

em termos de divisões:
1 para entrada de agua e outro para a bomba (saida) e depois é aproveitar o espaço que sobra ao máximo.

mas pede mais opinões,há aqui pessoas que percebem bastante de sumps e podem ajudar,
tambem podes dar uma vista de olhos nos salgados,as sumps são mais utilizadas em aquários salgados mas com algumas diferenças...penso eu.

também podes colocar um sexto vidro (sump traseiro como lhe chamo) perdes 10cm na largura do aquário mas funciona. tenho no meu,dá uma vista de olhos aqui em baixo:

Ate que não me importo de perder 10cm.Então o sexto vidro fica a 10cm do vidro de tras,agora diz-me uma coisa este sexto vidro fica ao cumprimento todo do aquario,depois tenho que dividir,em quantas partes achas melhor?

Tenho que ter uma bomba que leve a agua para esse reservatorio e outra para enviar limpa novamente para o aquario,correcto?

J.J.Novo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Seg 28 Fev 2011, 18:08Responder ao tópico

Razz Razz Razz

J.J.Novo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Seg 28 Fev 2011, 18:27Responder ao tópico

fjcb escreveu:
Também preferia a SUMP nesse caso...
Ganhas espaço para matérias e mais Litragem hora com menos €...

penso que para fazer a reposição ao aquário será uma coisa deste género...

bomba de elevação

E para fazer o contrario......ou seja aquario sump Question Question

David Rosario

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Seg 28 Fev 2011, 20:42Responder ao tópico

J.J.Novo escreveu:
[Ate que não me importo de perder 10cm.Então o sexto vidro fica a 10cm do vidro de tras,agora diz-me uma coisa este sexto vidro fica ao cumprimento todo do aquario,depois tenho que dividir,em quantas partes achas melhor?

Tenho que ter uma bomba que leve a agua para esse reservatorio e outra para enviar limpa novamente para o aquario,correcto?

Sim,ocupa o vidro todo,podes fazer assim:

50-20-20-20-20-20-20
no primeiro pões 3 bombas com um passa-muros pois com esse espaço é dificil pores só uma devido á largura da mesma.

nas 5 seguintes pões as materias filtrantes.

na ultima fazes 3 furos quase a tona da agua e 3 +- a meia água.

a água passa por esses furos puxada pela bomba e leva o "lixo" os furos de cima servem para o que está a boiar e os a meia água para o "lixo" que anda por essa zona,anda aos "esses" pelas matérias filtrantes e acaba por sair limpa pelo outro lado.

e podes por o aquecedor por tras do vidro.
Vantagens:maior fluxo de água,mais matéria filtrante e sem mangueiras dentro do aquário.

David Rosario

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Seg 28 Fev 2011, 20:53Responder ao tópico

J.J.Novo escreveu:
E para fazer o contrario......ou seja aquario sump Question Question

a agua passa por decantação ou seja,cai literalmente para a sump por um tubo.

J.J.Novo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Seg 28 Fev 2011, 23:20Responder ao tópico

Rosario brr escreveu:
J.J.Novo escreveu:
[Ate que não me importo de perder 10cm.Então o sexto vidro fica a 10cm do vidro de tras,agora diz-me uma coisa este sexto vidro fica ao cumprimento todo do aquario,depois tenho que dividir,em quantas partes achas melhor?

Sim,ocupa o vidro todo,podes fazer assim:

50-20-20-20-20-20-20
no primeiro pões 3 bombas com um passa-muros pois com esse espaço é dificil pores só uma devido á largura da mesma.

nas 5 seguintes pões as materias filtrantes.

na ultima fazes 3 furos quase a tona da agua e 3 +- a meia água.

a água passa por esses furos puxada pela bomba e leva o "lixo" os furos de cima servem para o que está a boiar e os a meia água para o "lixo" que anda por essa zona,anda aos "esses" pelas matérias filtrantes e acaba por sair limpa pelo outro lado.

e podes por o aquecedor por tras do vidro.
Vantagens:maior fluxo de água,mais matéria filtrante e sem mangueiras dentro do aquário.

Bom,se bem entendi,o primeiro de 50 de largura serve para a agua que cai do aquario para a sump,depois os restantes 5 as materias filtrantes,mas uma questão!!!estes passa muros tem que vir a decrescer,ou ficam todos ao mesmo nivel?Depois o ultimo leva os tais furos 3 mais 3.As bombas que puxão fica no ultimo onde leva os tais furos?como volta a agua limpa ao aquario,no caso de ser por bomba,onde fica posicionada na sump?Outra duvida que foi respondia que a agua cai na sump por um tubo,então no sexto vidro terei que fazer tambem um furo a baixo do nivel da agua para meter esse tudo,correcto?

David Rosario

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Ter 01 Mar 2011, 09:01Responder ao tópico

Boas,

no de 50cm pões as bombas.

nas 5 seguintes as matérias filtrantes

na ultima de 20cm os tais furos,eu disse 3 em cima 3 em baixo mas 2 em cima e 2 em baixo chega.

a água entra pelos furos da direita (20cm) segue por toda a sump e sai pelos furos da 1ª através das mangueiras que estão ligadas das bombas aos passa-muros e voltam para o aquário.

J.J.Novo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Ter 01 Mar 2011, 12:53Responder ao tópico

Rosario brr escreveu:
Boas,

no de 50cm pões as bombas.

nas 5 seguintes as matérias filtrantes

na ultima de 20cm os tais furos,eu disse 3 em cima 3 em baixo mas 2 em cima e 2 em baixo chega.

a água entra pelos furos da direita (20cm) segue por toda a sump e sai pelos furos da 1ª através das mangueiras que estão ligadas das bombas aos passa-muros e voltam para o aquário.

Desculpa a minha burrice,sera que não tens um desenho disso que me possas mostrar?Ou então umas fotos?

David Rosario

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Ter 01 Mar 2011, 13:55Responder ao tópico

!... ! ! !..!
! ! ! ! ! ! ! !
! ! ! ! ! ! ! !
! ! ! ! ! ! !..!
! ! ! ! !

não sei se dá para perceber. os pontos representam os furos,as exclamações os vidros. a água entra pelos 4 furos do lado direito e sai pelos 3 furos do lado esquerdo onde estão as bombas de água.

vou tentar fazer um desenho e enviar.

David Rosario

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Ter 01 Mar 2011, 13:57Responder ao tópico

isto não saiu bem.
vou tentar enviar um desenho amanha

J.J.Novo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Ter 01 Mar 2011, 15:40Responder ao tópico

Rosario brr escreveu:
isto não saiu bem.
vou tentar enviar um desenho amanha

Ok,manda la o desenho,mas acho que entendi,ou seja,no primeiro vidro do lado direito do aquario leva 3 furos em cima,aqui entra a agua,depois segue-se mais 1-2-3-4 vidros em que nao leva furos,diz-me uma coisa estes vidros ficam todos na mesma altura ou vai baixando,tipo escada.No ultimo vidro leva do lado esquerdo,mas desta vez em baixo 3 furos tambem,aqui fica o lugar das bombas.Que medida deve ter estes furos?

Como dizes que o espaço e reduzido leva tres bombas,por isso tres tudo para entrar no aquario,correcto?

Que filtros tens,ou entao os mais indicados para a minha litragem?

Andei a fazer uma pesquiza e encontrei esta sump,embora esta nao seja do que estamos a falar,pois aminha vai ser dentro,acho que e mais ou menos isto.Ora ve la.

Freddy Valente

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Freddy Valente

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Ter 01 Mar 2011, 19:34Responder ao tópico

Boas!
É +/- isso J.J.
Mas os peritos ajudam-te com certeza.

Cumpz

J.J.Novo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Qua 02 Mar 2011, 12:54Responder ao tópico

Rosario brr escreveu:

!... ! ! !..!
! ! ! ! ! ! ! !
! ! ! ! ! ! ! !
! ! ! ! ! ! !..!
! ! ! ! !

não sei se dá para perceber. os pontos representam os furos,as exclamações os vidros. a água entra pelos 4 furos do lado direito e sai pelos 3 furos do lado esquerdo onde estão as bombas de água.

vou tentar fazer um desenho e enviar.

Sim o desenho ajudava bastante,isto porque ainda tenho algumas duvidas.......

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: opçoes para sump interna   Responder ao tópico

opçoes para sump interna

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-