Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

 

Artigo - Reprodução de Kribensis

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Noé Miterhofer
avatar

Membro
Membro


Nome Real : Noé M.E.P.L. Costa
Localização : Viçosa-MG Brasil
Mensagens : 732
Data de inscrição : 12/12/2010
Gostos : 47


MensagemAssunto: Artigo - Reprodução de Kribensis   Sex 25 Fev 2011, 09:36Responder ao tópico

Li e vi varias perguntas qui no forum, sobre como é a reprodução dos kribensis, a ultima pergunta foi do Matheus (http://www.peixefauna.com/u6411)

Diferenças sexuais: O macho: é maior, tem
nadadeiras dorsais a anais bem pontudas, a caudal tambêm é em forma de espada nos machos e mais comprida. No macho a metade inferior do corpo é rosa -violeta prateado, enquanto que o ventre da fêmea apresenta um púrpura - vivo.
A fêmea: tem o corpo mais
arredondado as nadadeiras menores do que as do macho, e a listra que divide Os olhos da fêmea são dourados nas partes superior e inferior, e ambos os sexos possuem barras escuras na cabeça. seu corpo é quase imperceptível, o ventre no periodo de desova ele se torna bem mais vermelho.
Quando você consegue arrumar um bom casal desse peixe, eles vão ter laços taõ fortes que você não consiguira separa-los antes da morte de algum individuo, quando você tenta separar um deles, depois de alguma desova ele fica abalado, quietoe pode ter perda de cor. Por isso tenha cuidado, porque quando você aquiri um bom casal ele não vai parar tão cedo, as desovas seguidas.

O aquario: Bem plantando com varias opções de desovas como vasos quebrados, troncos, conchas, plantas, etc. Sendo a ultima ter grande ambundancia no aquario que deve ser plantado, com um bom substrato, pois caso aconteça a desova o casal mais os filhotes vão ficar ali por volta de 30 dias.

Primeira parte: No começo a fêmea toma a atitude de desova, corteja o macho, que juntos vão escolher um lugar para desovar, vão limpar esse lugar, que pode ser de um pedaço de argila no fundo até o vidro da lateral do aquario. Na época de reprodução o casal fica bem agressivo, até que a fêmea deposita seus ovos geralmente em troncos ou em um pedaço de vaso ou pedaço de argila inserida propositadamente pelo aquarista. O macho fecunda os ovos e em seguida o casal cuida da prole. As vezes o casal esconde os ovos.

Segunda parte: A eclosão ocorre geralmente
após dois dias, a natação livre deverá iniciar após mais dois dias, e é nesse momento que o aquarista deve inserir nauplius de artemias recém eclodidas ou infusórios para alimentar os filhotes. Caso o aquário seja comunitário, retire todos os peixes ou os alevinos assim que ocorre a eclosão dos ovos para um aquario bem plantado. Não se preocupe se você ver os pais com os filhotes na boca, pois é assim que eles carregam os filhotes que fogem do cardume de volta a prole. Os pais vão cuidar cuidadosamente da prole, desde o menor inimigo até um grande invasor. Os pais vão cuidar da desova até o fim dos primeiros 30 dias. Não se preocupe se você ver os pais com os filhotes na boca, pois é assim que eles carregam os filhotes que fogem do cardume de volta a prole.]Não se preocupe se você ver os pais com os filhotes na boca, pois é assim que eles carregam os filhotes que fogem do cardume de volta a prole.

Estou deixando claro que este artigo não foi escrito inteiramente por mim.

Fontes:

www.aquallun.com.br/Kribensis.htm

www.kribensis.kit.net/conteudo/misterio.htm

http://aquacoefil.blogspot.com/2009/05/kribensis.html

Voltar ao Topo Ir em baixo 

Vera Santos
avatar

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11608
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 499


MensagemAssunto: Re: Artigo - Reprodução de Kribensis   Qua 06 Jun 2012, 11:43Responder ao tópico

Tópico movido para local adequado.
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Artigo - Reprodução de Kribensis

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Ciclideos :: Ciclídeos Africanos :: Lago Victoria, Rios Africanos e Outros-