Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Planárias a praga

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Planárias a praga   Ter 22 Fev 2011, 01:23Responder ao tópico

Tal como o titulo indica e como é do conhecimento de muitos aquelas coisinhas esbranquiçadas com cabeça estranha, que se movimentam pelos vidros do aquário, chamadas planárias, da familia das platemites que por vezes nos arrasam colónias inteiras de invertebrados, isto porque se alimentam dos escrementos e restos de comida que não são ingeridos instantaneamente pelos invertebrados ou peixes.

Estas mesmo, há pouquissimas espécies de peixes que lhe toquem, são carnivoras daí o seu apetite por invertebrados, quando a comida escacea, por falta ou crescimento da colónia de planárias ou algum menos esclarecido se deixa apanhar, como é o caso das crias, reparem que andam mais activas quando existem crias pelo aquário, é o fim. Quantos de nós não fomos de férias, quando chegámos lá se foram os camarões, tanto bicho feio pelo aquário e não vale a pena desfazê-las elas depois de partidas voltam a regenrar-se originando novos individuos. Quantos de nós já desmontou completamente a montagem para salvar os camarões, não restando mais nada do que começar do 0.

Depois de ler bastante e de fazer várias esperiencias, nomeadamente com reds e camarão sossego, num aquário praticamente a entrar em descontrolo, utilizei uma colher de chá de um medicamento que contém Flubendazol para 15 litros uma única vez, passado 5 dias desapareceram completamente, os camarões não foram afectados, as plantas também não, cuidado com caracois e invertebrados que não tenham patas ficam afectados com o tratamento e morrem. Espero vir a ajudar no tratamento desta praga, como digo a informação já existe, mas não tinha visto testes 100% fiáveis, daí querer dar o meu testemunho, em breve vou fazer o teste com crystal red. Embora a melhor forma das evitar é dar comida em quantidade apenas o suficiente para os camarões comerem rápidamente, TPAs atempadamente, sem excepções, no fundo manter a água em boas condições.

Francisco Ramalho

Ricardo Monteiro

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Planárias a praga   Ter 22 Fev 2011, 09:47Responder ao tópico

Vou estar atento. Boa sorte com a experiência.

Joao_Costa

Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : João Costa
Gostos : 40

MensagemAssunto: Re: Planárias a praga   Ter 22 Fev 2011, 09:53Responder ao tópico

Boas,

Francisco boa sorte e força nisso.
Uma coisa apenas, ha outros tipos de planárias, ao que parece mais resistentes.
Era bom para a tua experiencia acrescentares algumas nesse aqua.

Dp falo ctg por mp.

Abraço

João

Rodolfo Silva

Nome Real : Rodolfo Silva
Gostos : 143

MensagemAssunto: Re: Planárias a praga   Qua 23 Fev 2011, 00:13Responder ao tópico

E que jeito que isso dava, estou farto de andar a ferver areões lol

appaf

Membro
Membro

Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: Planárias a praga   Qua 23 Fev 2011, 00:50Responder ao tópico

Para quem quiser matar planarias basta misturar o flubendazol como disse o Francisco com DMSO, bastam 5 mL, tenham o cuidado de ter a agua muito limpa antes de o fazer, uma aplicação e limpam tudo.

PS: DMSO ou importam dos states (1L 8 €) ou laboratórios em Portugal com cunha.

alberto rocha

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Planárias a praga   Dom 20 Nov 2011, 04:56Responder ao tópico

Esse artigo pode ajudar
http://www.sekaiscaping.com/2009/06/planar...silenciosa.html

Zell

Membro
Membro

Gostos : 6

MensagemAssunto: Re: Planárias a praga   Ter 12 Mar 2013, 17:47Responder ao tópico

Ora não é q eu acordo a meio da noite e vejo q deixei a luz do nano acesa. Vou desliga-la e qual não é a minha surpresa... ESTÁ PRAGADO DE VERMES!!!!!! HELP!

não me parecem ser planárias. Mas não tenho microscópio.

O movimento é típico de anelídeo (estica e encolhe) e são esbranquiçados (alguns parecem-me tb avermelhados).

Onde posso encontrar esses químicos que me falam?

Rui Bacelar Oliveira

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Planárias a praga   Ter 12 Mar 2013, 18:45Responder ao tópico

Fluvermal, 1 comprimido para 100 litros, é o remédio para as lombrigas. totalmente eficaz.

Zell

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Planárias a praga   Ter 12 Mar 2013, 19:37Responder ao tópico

Rui Bacelar Olivera escreveu:
Fluvermal, 1 comprimido para 100 litros, é o remédio para as lombrigas. totalmente eficaz.
o meu aqua é um pouco pequeno Razz existe alguma opção com dosagem mais pequena? não quero matar os camarões no processo

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Planárias a praga   Ter 12 Mar 2013, 19:45Responder ao tópico

Partes o comprimido em 2, seria a dosagem para 50L ou em quartos, caso tenhas apenas 25Litros. Se é para o teu nano, partes 1 comprimido em 4.

atenção que há mais métodos, mas o Fluvermal é o mais eficaz.

Zell

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Planárias a praga   Ter 12 Mar 2013, 20:19Responder ao tópico

Rui Bacelar Olivera escreveu:
Partes o comprimido em 2, seria a dosagem para 50L ou em quartos, caso tenhas apenas 25Litros. Se é para o teu nano, partes 1 comprimido em 4.

atenção que há mais métodos, mas o Fluvermal é o mais eficaz.
hmmm isso é comprimido de quê? gatos? cães? para ver se conseguiria arranjar sem ter de comprar uma embalagem inteira :/

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Planárias a praga   Ter 12 Mar 2013, 21:18Responder ao tópico

Comprimido para pessoas x) Pois, não precisas da embalagem, bastava mesmo 1.

Cneto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Planárias a praga   Qui 17 Out 2013, 22:03Responder ao tópico

Peço desculpa por hoje estar numa de desenterrar tópicos, mas é o resultado de ter andado ausente. Embarassed 

Se calhar é uma pergunta estupida, mas o que é que origina o aparecimento destes vermes?
É algum factor exterior ou interior.
Visto que isto da geração espontanea é coisa que não existe, ha-de haver qualquer coisa que provoque o seu aparecimento.

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Planárias a praga   Qui 17 Out 2013, 22:20Responder ao tópico

Na maioria dos casos são restos de comida e dejetos dos invertebrados ou peixes, mais naturalmente invertebrados devido a fraca circulação da água pelo aquário que originam o aparecimento de planarias.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

Cneto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Planárias a praga   Qui 17 Out 2013, 22:51Responder ao tópico

Francisco Ramalho escreveu:
Na maioria dos casos são restos de comida e dejetos dos invertebrados ou peixes, mais naturalmente invertebrados devido a fraca circulação da água pelo aquário que originam o aparecimento de planarias.
Sim Francisco, mas o que me faz confusão sendo este verme um ser vivo tem de aparecer de algum lado. Ele apenas encontra condições propocias para se multiplicar.
Agora, como é que ele aparece?

Não sei se está a perceber onde eu quero chegar?

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Planárias a praga   Qui 17 Out 2013, 23:11Responder ao tópico

Num aquário sem qualquer habitante areão limpo e fervido elas apareceram em pouca quantidade mas apareceram, não percebi de onde, mas é algo que realmente também me intriga.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

Cneto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Planárias a praga   Qui 17 Out 2013, 23:38Responder ao tópico

Pois, mas tem de haver uma explicação. :scratch:  :scratch: 

Se deixar-mos um balde com água na rua, passado algum tempo aparecem lá por ex. larvas de mosquito.
Mas os mosquitos andam no ar ...

Joao_Costa

Nome Real : João Costa
Gostos : 40

MensagemAssunto: Re: Planárias a praga   Sex 18 Out 2013, 08:53Responder ao tópico

Boas,

As planárias vivem principalmente em ambientes aquáticos, rios e lago.
È de lá que vêm as plantas, areão que se usa e outras tantas coisas.

Alguns destes platelmintos têm vida livre, outros parasitam animais diversos. Além dos animais que parasitam eles depositam ovos em locais. Esses ovos podem muitas vezes vir agarrados a plantas, pedras ou substratos.

Eu acredito (apesar de não ter lido ainda nada sobre isso), que os ovos conseguem estar x tempo em latência até encontrarem as condições próprias para evoluir.

Eu nunca tive planárias nos meus aquários. Isto porque nunca coloquei nada deles que viesse de fora.

Notei agora num aqua que montei o aparecimento de planárias. Pensei que fosse do areão, porque era um areão diferente do que usava normalmente, mas lembrei-me também que comprei musgo a uma pessoa. Quem sabe se os ovos não vinham nesse musgo? O areão também é uma hipótese e se colocarmos a teoria dos ovos em latência, pode bem acontecer em várias coisas.

-- Assinatura --
Abraço João

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Invertebrados

Zell

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Planárias a praga   Sex 18 Out 2013, 22:56Responder ao tópico

tive planárias no meu shrimpario uma vez. suspeito do musgo que lá puz aliado com um pc de comida a mais, e BAM elas multiplicaram-se forte e feio.

O que me resolveu, e quase de imediato, foi ter adicionado 3 "mosquitos" (não sei a espécie do peixe, mas são muito pequenos) que as comeram até á exaustão e sem nunca prejudicar os camarões.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Planárias a praga   Responder ao tópico

Planárias a praga

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Invertebrados :: Alimentação e doenças-