Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Agua turva em Aquário de Oscares

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

cmbc

Membro
Membro

Nome Real : Castelinho
Gostos : 0

MensagemAssunto: Agua turva em Aquário de Oscares   Ter 01 Fev 2011, 01:18Responder ao tópico

Olá caros amigos.

Já há algum tempo que tenho o "bichinho" da aquariofilia instalado. E, num aquário de 120L (100 x 40 x 30), decidi alterar a família e instalar uns peixinhos chamados Oscares...5 com cerca de 7a 9 cm...e um Pleco com cerca de 12cm.. Asneira!!! Asneira, pois embora sabendo que estes peixes crescem bastante e a ideia inicial era procurar um casal e depois desfazer-me dos restantes, não me documentei devidamente.
Como até agora sempre me fiquei por peixes ditos comuns nunca tive grandes problemas e a filtragem interna tem sido suficiente. Acontece que hoje, 10 dias após introduzir os "bichos no aqua, verifico que a agua se apresenta muito turva e ao contrário do habitual, apesar dos peixes se manterem à superfície, quando lhes dei comida pura e simplesmente ignoraram-na. E mantinham-se à superfície como se agua estivesse demasiado poluída, e estava mesmo.
Fiz uma aspiração no aquário, substitui cerca de 40% a 50% da água e.... os Oscares ganharam vida.

Fazendo uma pesquisa através do amigo Google descubro que os Oscares são um grandes "porcalhões" pois se muito comem, muito... e além disso urinam em grandes quantidades o que provoca rapidamente um aumento excessivo de amónio, nitritos e nitratos.

Conclusão, digam-me se estou errado, devo investir rapidamente num filtro externo com uma capacidade a rondar os 400/500 L/h se quero manter uma agua cristalina e em condições, certo?

Agora surge um grande problema, nunca tive um filtro externo! Nunca soube nada sobre como montar e manter um filtro externo!
Após uma breve pesquisa, encontrei este SERA fil bioativos 130 + UV e este SERA fil bioativos 250 + UV, respectivamente com capacidade de 300 L/h e 750 L/h.
Serão filtros adequados para um principiante?
Serão filtros adequados para o meu aquário?
Exigem mais manutenção que outras marcas?

Desculpem tantas perguntas num só post.

Deixo o link para o site da Sera com informação especifica dos filtros em questão e no final download do manual com português a partir da pág.45:

http://www.sera.de/en/products/technical-equipment/aquarium-filters/external-filter/sera-fil-bioactive-uv.html

Desde já agradeço toda a colaboração que possam prestar.

Última edição por cmbc em Ter 01 Fev 2011, 01:46, editado 1 vez(es) (Razão : Problemas... e algum desanimo...)

Balejo

Membro
Membro

Nome Real : Tiago Balejo
Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: Agua turva em Aquário de Oscares   Ter 01 Fev 2011, 11:19Responder ao tópico

5 Oscars e 1 Pleco em 120L....
Acho que o teu primeiro investimento deve ser num aquário maior... e ai comprar uma filtragem adequada ao aquário também. Os Oscars crescem bastante rápido devias ter te informado melhor antes de os comprar. :|

cmbc

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Agua turva em Aquário de Oscares   Ter 01 Fev 2011, 13:40Responder ao tópico

Balejo escreveu:
5 Oscars e 1 Pleco em 120L....
Acho que o teu primeiro investimento deve ser num aquário maior... e ai comprar uma filtragem adequada ao aquário também. Os Oscars crescem bastante rápido devias ter te informado melhor antes de os comprar. :|

Tens toda a razão. Vou investir em filtragem e desistir dos oscares...passando para ciclideos mais pequenos e que não cresçam tanto. Se estiveres interessado ou conheceres quem esteja podemos combinar alguma coisa pois moro perto de Marvão.

E quanto a filtro que me sugeres?

Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Agua turva em Aquário de Oscares   Ter 01 Fev 2011, 14:07Responder ao tópico

Boas

Acho que fazes bem.
Agora toma atençao que ciclideos vais meter, visto o aquario nao ser muito grande.
Quanto ao filtro começa a pensar num que faça pelo menos 7 vezes a litragem do aquario.

Um abraço
Fernando Bagatelas

Balejo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Agua turva em Aquário de Oscares   Ter 01 Fev 2011, 14:14Responder ao tópico

Boas
Quanto ao filtro penso que o BAGA já respondeu Smile
Quanto aos ciclideos agora é veres o que gostas mas tem sempre atenção ao territorialismo dos mesmos Smile

De facto os oscars são peixes muito interessantes mas precisam de um "tanque" Razz
Tens também outros peixes mais pequenos engraçados mas isso já vai do gosto de cada um Smile
Qualquer cosia é só mandares PM.

cmbc

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Agua turva em Aquário de Oscares   Ter 01 Fev 2011, 15:08Responder ao tópico

Bem, primeiro vou tentar arranjar dono para estes... depois estou a pensar em alguns ciclideos africanos. Estive hoje numa loja em Portalegre e o Sr. que lá está deu-me alguns conselhos.
Este aquário como está encastrado na parede e é de difícil acesso para fazer manutenção vai passar para outro tipo de peixes mais pequenos e menos exigentes. Mais tarde vou tentar adquirir um aquário de 120x40x50 e ai sim, penso a sério nos "africanos".

Por isso se alguém entre Portalegre e Marvão estiver interessado em adquirir oscares ou quiser propor alguma troca... estou aberto a sugestões.

Obrigado pela tua disponibilidade Tiago, quem sabe não virei a consultar-te mais tarde.

Balejo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Agua turva em Aquário de Oscares   Ter 01 Fev 2011, 17:45Responder ao tópico

Acho que é a escolha correcta Smile
Eu também ainda sou novo nestas andanças mas no que puder ajudar é só dizeres Smile

Um Abraço.

g3orge2000

Membro
Membro

Nome Real : Antony George

MensagemAssunto: Re: Agua turva em Aquário de Oscares   Qua 02 Fev 2011, 03:18Responder ao tópico

Eu escolheria Acará bandeira (Pterophyllum scalare) São lindos e não muito exigente.

PedroCB

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Agua turva em Aquário de Oscares   Qua 02 Fev 2011, 21:03Responder ao tópico

boas, também sou novo nisto mas tenho um Sera 250+UV e estou muito contente com ele, ao contrario do que dizem da Sera que não vale nada eu não tenho razoes de queixa e se fosse hoje comprava o mesmo Wink

Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

Gostos : 501

MensagemAssunto: Re: Agua turva em Aquário de Oscares   Ter 22 Abr 2014, 18:29Responder ao tópico

cmbc escreveu:
Bem, primeiro vou tentar arranjar dono para estes... depois estou a pensar em alguns ciclideos africanos. Estive hoje numa loja em Portalegre e o Sr. que lá está deu-me alguns conselhos.
Este aquário como está encastrado na parede e é de difícil acesso para fazer manutenção vai passar para outro tipo de peixes mais pequenos e menos exigentes. Mais tarde vou tentar adquirir um aquário de 120x40x50 e ai sim, penso a sério nos "africanos".

Por isso se alguém entre Portalegre e Marvão estiver interessado em adquirir oscares ou quiser propor alguma troca... estou aberto a sugestões.

Obrigado pela tua disponibilidade Tiago, quem sabe não virei a consultar-te mais tarde.

Então e novidades??? Aquários, ainda mantêns algum??

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Agua turva em Aquário de Oscares   Responder ao tópico

Agua turva em Aquário de Oscares

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-