Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Comprei um aquario!!! E Agora?????

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

David Nunes

Membro Prata
Membro Prata

Gostos : 24

MensagemAssunto: Comprei um aquario!!! E Agora?????   Seg 30 Mar 2009, 19:53Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Viva,

Compraram um aquario e não sabem o que fazer com ele???
Deixem-me ajudar-vos!!

1º Passo:

Façam uma boa pesquisa nas Imagens do Google para tentarem defenir aquilo que pretendem para o vosso aquario em termos de Hardscape (ver mensagem "O que é o Hardscape")!!
Uma vez encontrado o Hardscape têm de defenir o tipo de aquario que vai ter!!!!
Se for um aquario plantado, têm de ter em atenção quais as plantas que pretendem e quais as suas necessidades.

2º passo:

No caso dos aquarios plantados é necessario colocar um bom substracto no fundo do aquario, atenção aos niveis de N,P e K (Macro Nutrientes), pois estes vão ser essençiais ao bom desenvolvimento das plantas!!
Nos aquarios tipo biotopo basta escolher um areão inerte (constituido maioritariamente por rochas) da cor desejada, lava-lo bem, se houver necessidade ferve-lo, e aqui está uma parte muito importante, todo o material que entra no aquario tem de ser bem lavado e fervido (excepto os equipamentos)!!

3º passo:

Construção do hardscape:

Colocar os troncos e pedras que constituem a parte "morta" do aquario, atenção com a origem das pedras, pois algumas pedras alteram o Ph da agua e podem originar a morte do peixes!
Antes de comprar qualquer ornamento, pergunte ao lojista se é adequado para o seu tipo de aquario!!
Esta é uma das partes mais engraçadas da montagem dum aquario, deixem o vosso lado criativo vir a decima!!

4º passo

Encher o aquario. Só após o contacto com a agua é que podemos começar a chamar de aquario!
Para evitar remexer com o fundo recomendo que antes de deitar a agua, ponham um prato no fundo do aquario e que deitem a agua decima do mesmo ou então escolher uma parte solida (pedra ou tronco) do hardscape.
No caso dos plantados, a quem plante as plantas com cerca de 5/10cm de agua, eu aconcelho este metodo pois ajuda bastante na fixação das plantas ao substracto.

5º passso

Antes de encher por completo, coloquem os acessorios (filtro, termsotactos etc..)
Atenção, pois os equipamentos só são ligados após a sua total introdução na agua, o incorrecto manuseamento destes equipamentos pode resultar em avarias ou mesmo quebras

6º passo

Acabar de encher, se não souber calcular a capacidade bruta da litragem do aquario!!
Esta calcula-se pela seguinte formula:

Volume Bruto= (Comprimento x largura x altura)/100

Mas recomenda-se contar a quantidade de baldes/garrafões que foram necessarios para encher o aquario, de modo a saberem a litragem certa do aquario, pois isso vai ser muito importante daqui para a frente!!!

7º passo:

Ligar os equipamentos do aquario e deixar o aquario a funcionar pelo menos 1 ou 2 semana sem nenhum peixe, para este realizar o Ciclo do azoto (criação de colonias de batérias que estão alojadas nas esponjas dos filtros, que têm como função decompor o Azoto e a Amonia " Substançias toxicas para os peixes").

E pronto, espero que tenham gostado deste "pequeno" artigo !!!

In Angel-aqua blog

Rodolfo Silva

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Rodolfo Silva
Gostos : 143

MensagemAssunto: Re: Comprei um aquario!!! E Agora?????   Seg 30 Mar 2009, 22:21Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Muito bom para quem vai iniciar neste mundo

As coisas feitas com calma e muita paciencia podem resultar numa boa aventura e feitas a pressa sem serem ponderadas resulta numa má experiencia

Abraço

sophyazinha

Membro
Membro

Nome Real : Sofia
Gostos : 4

MensagemAssunto: Re: Comprei um aquario!!! E Agora?????   Seg 30 Mar 2009, 23:48Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Muito útil!
Thanks a lot!
Very Happy

David Nunes

Membro Prata
Membro Prata

Gostos : 24

MensagemAssunto: Re: Comprei um aquario!!! E Agora?????   Sab 04 Abr 2009, 12:11Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Viva,

Paciençia e calma são as melhores armas dum aquariofilista!!! lol!

Obrigado pelos comentarios lol!

Cláudia Araújo

Nome Real : Cláudia Araújo
Gostos : 114

MensagemAssunto: Re: Comprei um aquario!!! E Agora?????   Sab 04 Abr 2009, 16:07Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Muito bem, David!
Obrigado pelo trabalho

Joao Pinto

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Comprei um aquario!!! E Agora?????   Seg 17 Jan 2011, 23:24Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

boas eu sou novo neste mundo e estou a gostar bastante ate agora, deu-me a ideia mandei fazer os vidros e fiz o tanque calculei a litragem e comprei os equipamentos nem nunca me informar de nada excepto o silicone, puz cascalho de obras e plantas artificiais, enchi de agua e puz o anti cloro e as bacterias, 3 dias depois adicionei peixes. ate agora so morreram 4 neon cardinal porque dei muita comida e estraguei a agora e troquei a agua td. fiz bem ou n Question

thepelvis

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Claudio Dean

MensagemAssunto: Re: Comprei um aquario!!! E Agora?????   Qui 17 Mar 2011, 03:27Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Tem os aceleradores de colonias de batérias. Uma mão na roda eles !!

Stress Zyme

Prime

Razz

Couvinhas

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Comprei um aquario!!! E Agora?????   Qui 26 Maio 2011, 15:48Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Ola, sou novo no forum e também na Aquariofilia...

Os meus passos:

-Comprei o aquário de 125l e pensei em meter apenas peixes pequenos (tetra cardinal, guppies...)
-Montei o filtro interno e o termostato
-Apliquei-lhe cascalho vulcânico escuro com umas quantas pedrinhas brancas também de origem vulcânica
-Coloquei a agua
-Plantei umas quantas plantas
-Inseri dois camarões e um limpa fundos (adorei xD)
-Juntei-lhe água ciclada fornecida por um amigo meu que já estava iniciado na aquariofilia ah bem mais tempo
-Apliquei umas pedras escuras depois de fervidas e bem lavadas (numa delas fiz uma espécie de teia com um fio para afixar uma espécie de musgo(gostei do efeito))
-Juntei-lhe 7 tetra cardinais e aguardo novos resultados para saber se devo ou não juntar-lhe mais peixes (até porque estes são muito pouquinhos para o tamanho do aquário)

Mais tarde envio umas fotos...
Alguma dica?

Couvinhas

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Comprei um aquario!!! E Agora?????   Qui 02 Jun 2011, 00:54Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Então pessoal, este fórum está inactivo ou que? queria umas digas..

Couvinhas

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Comprei um aquario!!! E Agora?????   Qui 02 Jun 2011, 00:55Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

dicas

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Comprei um aquario!!! E Agora?????   Qui 02 Jun 2011, 09:01Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Boas

Como começas-te com agua ja ciclada o que vai acelarar todo o processo, o auario ja deve de estar pronto a receber mais peixes.
Ja agora á quantos dias esta a funcionar.
Na minha opiniao devias de mudar o filtro para um esterior.

Um abraço
Fernando Bagatelas

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA
http://viviparos.org

AdminístradorPeixeFauna

Couvinhas

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Comprei um aquario!!! E Agora?????   Dom 05 Jun 2011, 03:31Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Boas amigo Fernando... já tenho o aquario para ai áh coisa de 20 dias a trabalhar, já comprei um filtro externo, já o instalei e está a trabalhar ás mil maravilhas e meti-lhe peixe:
10 neons tetra
10 neon black (acho que é isto)
10 guppys (7 femeas e 3 machos)
2 espadas (um macho e uma femea)

Baixas: 2 guppys machos (que amanha ou depois vou repo-los) e um neon tetra (a mesma coisa mas vou aplicar mais uns 10 ou 15 para aumentar o grupo, apaixonei-me pelas cores vivas desses bichinhos)

Mais alguma dica? "sou todo olhos" xD

Couvinhas

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Comprei um aquario!!! E Agora?????   Dom 05 Jun 2011, 03:32Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Quando a mudar para um filtro exterior, tenho os dois (o interior e o exterior) a trabalhar ao mesmo tempo...

Rodolfo Silva

Nome Real : Rodolfo Silva
Gostos : 143

MensagemAssunto: Re: Comprei um aquario!!! E Agora?????   Dom 05 Jun 2011, 09:12Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Viva

Uma das dicas que podia ajudar era mesmo na mistura que estas a fazer com peixes de aguas acidas x peixes de aguas alcalinas

Além de que com 10 guppys entretanto tens o aquario cheio, assim que começarem a reproduzir

MSilva

Membro
Membro

Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Comprei um aquario!!! E Agora?????   Dom 05 Jun 2011, 11:42Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

boas,
Para além da dica do Rodolfo.
Acrescentaria:
Não introduzas mais peixes até teres isto estabilizado (não haver mortes).
Penso que as baixas que tens, tem a haver com os filtros ainda não aguentarem tamanha pedalada de peixes.
Logo, o meu conselho será, espera que não haja mais baixas pelo menos uma ou duas semanas,
e só então volta a introduzir mais uns poucos, sempre espaçadamente até atingires o numero que queres.

Couvinhas

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Comprei um aquario!!! E Agora?????   Ter 07 Jun 2011, 00:29Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Boas amigos MSilva e Rodolfo Silva, boas dicas Wink

vou aguardar portanto a estabilização, até não haver mortes depois logo coloco os peixes que falava... talvez mais uns 20 neons... por ai...

Quanto áh reprodução dos guppys, quero ver se os consigo reproduzir pois também tenho amigos que estão a iniciar esta "vida" e vou ter que ir oferecendo uns quantos Wink

Couvinhas

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Comprei um aquario!!! E Agora?????   Qua 08 Jun 2011, 13:56Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Quanto ao ph, que devo fazer?

burncrash85

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Comprei um aquario!!! E Agora?????   Qui 07 Jul 2011, 22:28Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Não concordo com o 7º passo... Duas semanas não são sufucientes para deixar o aquario com as bactérias necessárias para sobrevivências dos peixes, ainda mais sem acrescentar nenhuma fonte de amônia...

Couvinhas

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Comprei um aquario!!! E Agora?????   Qui 21 Jul 2011, 04:40Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Boas pessoal, após a estabilização, acho que já posso entao enviar uma fotozinha para voces comentarem Wink

Couvinhas

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Comprei um aquario!!! E Agora?????   Qui 21 Jul 2011, 04:42Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Uma já com o filtro externo...

Couvinhas

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Comprei um aquario!!! E Agora?????   Qui 21 Jul 2011, 04:44Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Ok, está tudo desorganizado, são as pedras mais feias que ja viram na vossa vida mas novas pedras já chegaram, só falta tempo para as lavar e mete-las dentro do aquario...

Entretanto essas cabombas e essas pedras que estão mais áh frente já sairam do aquario e já dei um "poda" nas plantas todas que em breve envio foto...

Tenho também tido problemas com uns caracois dentro do aquario que se reproduzem de uma forma louca e queria-me ver livre deles, alguma ideia?

Ideias para o aquario?

k3leinad

Membro
Membro

Nome Real : Daniel
Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: Comprei um aquario!!! E Agora?????   Seg 03 Out 2011, 22:44Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Olá a todos! Very Happy
eu estou a iniciar e para já tenho um aquário que leva 45l e gostava de saber quais os melhores peixes para começar se agua fria doce ou agua quente doce... e custos que dá mais ou menos!
Agradeço quem ajudar Smile

local

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Comprei um aquario!!! E Agora?????   Seg 03 Out 2011, 23:09Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Couvinhas
Os caracóis servem também para limpar o fundo e parece-me que não tem um limpa fundos. Penso que uma folha de alface é um bom chamariz para caracóis. Ou então uma helena...

k3leinad
Penso que para 45 litros deverás ir para peixe de água quente. São poucos litros para a maioria dos peixes de água fria, tem muito menos variedade e a diferença principal é mesmo no aquecedor. Um aquecedor é barato... Depois é saber qual é o seu ph, para depois escolher os peixes. boa sorte

k3leinad

Membro
Membro

Nome Real : Daniel

MensagemAssunto: Re: Comprei um aquario!!! E Agora?????   Ter 04 Out 2011, 13:23Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Muito obrigado agora vou começar a fazer a escolha de peixes para depois meter no aquário....

JoanaBento

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Comprei um aquario!!! E Agora?????   Seg 16 Abr 2012, 17:45Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Informaçoes muito uteis Parabens !Smile gostei muito;) cmps

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Comprei um aquario!!! E Agora?????   Hoje à(s) 20:54Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-